Entre para seguir isso  
MauLDF

Pesca de fundo

Recommended Posts

Tenho uma dúvida que pode parecer simples, mas preciso esclarecer.

Para pesca de fundo, utilizo: chumbada solta - girador - chicote e anzol direto na linha.

Apesar de relativo sucesso, às vezes nao confio muito nessa montagem.

Explico:

Com a chumbada solta e o anzol a 30 cm, não corremos o risco da isca ficar presa no solo, ou seja ficar enconstada no fundo diminuiindo a visualização do peixe?

O melhor não seria ela ficar ha pelo menos uns 15 cm do solo?

Abraçso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende do lago onde pesca, se for um lago muito antigo, que nao tenha muita manutenção, acaba formando um lodo no fundo do lago e dependendo da isca, ela ficara nesse lodo, porém como disse ter sucesso, acredito que nao seja o caso do pesqueiro onde esta pescando, e nesse caso, existem varias especies de peixes, que se alimentam justamente do "solo" do lago, que é onde sua isca estará...

Compartilhar este post

Link para o post

depende muito da especie que vc esta pescando... existem peixes que tem a boca voltada para baixo justamente por se alimentar no fundo dos rios e lagos, e os peixes nao usam apenas a visao, muito pelo contrario quanto mais fundo o lago mais os peixes se utilizam do olfato para conseguirem achar seu alimento.

entao antes de fazer a montagem, voce deve saber o que esta querendo pescar e saber a profundidade do lago onde se esta pescando, para assim com esse conhecimento saber fazer a montagem adequada ao tipo de peixe e lago aonde se esta pescando !!!!!!

abraco.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem esclarecedor. Obrigado

O fundo do tanque é de concreto e não tenho percebido muita sujeira, algumas linhas, mas nada demais.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de peixe tem pego de fundo por la? Carpas Hungaras / Espelho? Cat Fish? Pincacharas?

Compartilhar este post

Link para o post

Pra falar a verdade nenhum desses. Como sou novato, peguei um matrinxã uma unica vez. Mas as beliscadas são constantes por isso fiquei com duvida quanto a isso

Compartilhar este post

Link para o post

É, essa de pesca de fundo vai mais do pesqueiro mesmo. Sabendo-se do costume de quem pesca de fundo no lugar é que se chega à conclusão sobre a montagem. De qualquer forma, eu também costumo montar de acordo com a isca. Se for isca que bóia, tipo salsicha flutuante, tripa de galinha, pão, etc, pra pescar no fundo, essa sua montagem tá legal, mas as vezes eu nem uso cabo de aço, encastoado, ou outro empate. Coloco o chumbo solto e a linha direto no anzol. Caso queira parar o chumbo pra isca não subir muito, eu uso uma linha e dou um nó de correr, aí ajusta onde quer que o chumbo pare. As outras iscas que afundam, muitas vezes eu uso só o anzol direto na linha, a não ser que se precise arremessar mais longe, aí entra o chumbo. Lembrando que os peixes também se orientam pelo cheiro da isca. :D:book:

A boa dica é sondar lá no pesqueiro também.

Abraço. :by::book:

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa.. pegou uma matrinxã... elas são mais comuns na superfície! Ou seja, deu sorte!

Eu uso um chumbo pequeno solto na linha, um girador para parar o chumbo a uns 15 ou 20cm do anzol... e para mim tanto faz o uso do encastor, uma vez que os peixes de fundo não visualizam a montagem, e também não são tão manhosos quanto os de superfície... o chumbo solto serve como peso para arremesso, para permitir que se deixe a linha esticada, e fica solto para que o peixe arranque sem perceber seu peso... as vezes se fisgando sozinho,ou dando tempo para que o pescador o fisgue. Se o chumbo estiver preso na linha.. o peixe logo perceberia a armadilha e tentaria se soltar...

Espero que tenha conseguido explicar um pouco sobre o assunto, uma vez que se diz iniciante...

Abraço.

ps: continue pesquisando.

Compartilhar este post

Link para o post

Só se o lago tiver muito lodo no fundo, que é o caso do pesqueiro Brycon em Limeira, mas mesmo assim ainda saem bons exemplares. Para esse pesqueiro a melhor opção é não usar chumbada, mesmo de fundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos!
A única diferença da chumbada solta ou presa é essa do peixe sentir o chumbo?

Percebi que o esquema com chumbo solto + girador + chicote 20cm e anzol - quando faço o arremesso a inércia leva o chumbo para trás, e o mesmo cai um pouco distante da isca. É assim mesmo? Estando distante mesmo assim o chumbo fará com que a isca fique no fundo?

Estava usando um esquema que meu pai fez, acho que estava chumbo preso pois caia bem perto da isca e assim estava dando resultado.

Compartilhar este post

Link para o post
50 minutos atrás, felipe_gallo disse:

Olá amigos!
A única diferença da chumbada solta ou presa é essa do peixe sentir o chumbo?

Percebi que o esquema com chumbo solto + girador + chicote 20cm e anzol - quando faço o arremesso a inércia leva o chumbo para trás, e o mesmo cai um pouco distante da isca. É assim mesmo? Estando distante mesmo assim o chumbo fará com que a isca fique no fundo?

Estava usando um esquema que meu pai fez, acho que estava chumbo preso pois caia bem perto da isca e assim estava dando resultado.

Depende da isca que você tem usado e do tamanho do chumbo e linha etc. algumas espécies nao chegam pelo chumbo estar muito perto da isca, algumas comem muito embaixo. tudo depende de como você está pescando.

Sentir o peixe é bom para tilápias e outros peixes mais manhosos, que as vezes vao levando devagar, mas desistem ao sentir o peso do chumbo, coisa que não acontece se você estiver usando o chumbo solto, mas tem algumas outras que levam brutamente a isca..

Basicamente. não tem certo ou errado, faça oque estiver dando mais resultado no dia.

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, tatibano disse:

Depende da isca que você tem usado e do tamanho do chumbo e linha etc. algumas espécies nao chegam pelo chumbo estar muito perto da isca, algumas comem muito embaixo. tudo depende de como você está pescando.

Sentir o peixe é bom para tilápias e outros peixes mais manhosos, que as vezes vao levando devagar, mas desistem ao sentir o peso do chumbo, coisa que não acontece se você estiver usando o chumbo solto, mas tem algumas outras que levam brutamente a isca..

Basicamente. não tem certo ou errado, faça oque estiver dando mais resultado no dia.

Obrigado pela resposta André!
Realmente vou seguir o que estava dando resultado. Só pra completar, estava usando linha 0,25mm com chicote de 0,40mm. Chumbo pequeno e isca de salsicha. Entra pacu, catfish e até alguns matrinxas. Peguei uma pirarara no fundo assim também.

De qualquer modo obrigado pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

como é pesca de fundo o chicote pode ser grosso assim, e a salsicha sobe um pouco mesmo, se fica solta ela tende a flutuar(subir) um pouco.

tenta uns queijo pra pegar mais pira hahahaah

Compartilhar este post

Link para o post

Então neste caso é melhor deixar o chumbo amarrado mesmo né?

Queijo é bom para pira? Não sabia, vou levar mesmo, essa que eu peguei era pequena..

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, felipe_gallo disse:

Queijo é bom para pira? Não sabia, vou levar mesmo, essa que eu peguei era pequena..

Queijo, Ovo Cozido, Guelrra, Peixinho vivo, beijinho... Pirarara come de tudo... só acertar onde elas estão...

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, felipe_gallo disse:

Então. como é salsicha e o fundo aparentemente ta limpo, amarra sim, quando o fundo ta sujo, eles mal batem na isca. Você vai saber na hora certa de usar os 2 estilos hahah

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, tatibano disse:

Então. como é salsicha e o fundo aparentemente ta limpo, amarra sim, quando o fundo ta sujo, eles mal batem na isca. Você vai saber na hora certa de usar os 2 estilos hahah

Entendi hehe.  Agora pelo fato da salsicha ser leve se usar chumbo solto pode ser que ela fique mais em cima da água é isso?

EDIT: Desculpe li de novo sua resposta acima você já tinha respondido que era isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Sabotagem

Nao gosto de usar chumbada nas minhas pescarias, agora no inverno tenho pescado de UL.

Muito dificil eu usar chumbada, tanto na pesca de fundo, como meia agua (poita), minha opiniao que os peixes de pesqueiro estao cada vez mais espertos. e como eu nao acredito em sorte ( aquele velho ditado que a pirarara sempre puxa na vara com linha mais fina), eu prefiro tentar ser o mais discreto possivel.

Tem alguns casos que o uso do chumbo se faz nescessario , mas na grande parte das vezes eh so mais uma coisa pro peixe encafifar e nao comer sua isca.

Acredito eu que a maioria dos alimentos que nao boiem, em qualquer lugar(lagos, represas ...) vao direto para o fundo, logo faz parte do comportamento do peixe ir buscar comida nesses lugares. o que nao faz parte eh a linha, o anzol, o chumbo, o encastoado .... 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/08/2017 at 16:30, Sabotagem disse:

Nao gosto de usar chumbada nas minhas pescarias, agora no inverno tenho pescado de UL.

Muito dificil eu usar chumbada, tanto na pesca de fundo, como meia agua (poita), minha opiniao que os peixes de pesqueiro estao cada vez mais espertos. e como eu nao acredito em sorte ( aquele velho ditado que a pirarara sempre puxa na vara com linha mais fina), eu prefiro tentar ser o mais discreto possivel.

Tem alguns casos que o uso do chumbo se faz nescessario , mas na grande parte das vezes eh so mais uma coisa pro peixe encafifar e nao comer sua isca.

Acredito eu que a maioria dos alimentos que nao boiem, em qualquer lugar(lagos, represas ...) vao direto para o fundo, logo faz parte do comportamento do peixe ir buscar comida nesses lugares. o que nao faz parte eh a linha, o anzol, o chumbo, o encastoado .... 

Seu argumento faz sentido, o problema é que como eu to usando salsicha, a tendência dela é boiar sem o chumbo né.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Sabotagem
18 horas atrás, felipe_gallo disse:

Seu argumento faz sentido, o problema é que como eu to usando salsicha, a tendência dela é boiar sem o chumbo né.

Algumas marcas de salsicha boiam, outras afundam. O que voce pode fazer  eh usar um anzol mais pesado o que fara com que a salsicha afunde. Do outro lado pode usar um EVA para que a salsicha boie. 

Ja vi levarem salsicha cozida no microondas pois dizem que esta boia. ( a que boia que eu conheco eh a BONASA). 

Compartilhar este post

Link para o post