Entre para seguir isso  
Mauricio Sass.

Farpas nas garatéias e anzóis - tópicos reunidos sobre o assunto!

143 votos

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Please sign in or register to vote in this poll.

Recommended Posts

Bom criei este topico pensando em quem sai prejudicado se é nos os pescadores ou o peixe.

no meu ponto de vista claro que é o peixe por sofrer menos dano com as farpas. Mas ja tem gente que descorda dizendo que se amassa as farpas dos anzois e garateias os peixes escapam mais facilmente.

Agora vai:

Vocês amassa as farpas?

qual a sua opiniao sobre as farpas (beneficio x prejudicação do peixe)?

realmente a mais chance do peixe escapar?

é isso muito obrigado a todos que postarem

Forte Abraço

Mauricio.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amasso TODAS as farpas.

Não senti queda de produtividade quando comecei a fazer isso - basta manter a linha esticada que não escapa, e sinceramente, é mais esportivo.

Soltar o peixe fica muito mais fácil e rápido (mais tempo livre para pescar).

Machuca ele bem menos sem dúvida, aumentando suas chances de sobrevivência.

Mas o que mais me preocupa sou eu mesmo.

Já espetei a mão várias vezes, uma foi na palma, e se tivesse farpa, estava "ferrado" e lá ia eu para uma clínica retirar o desgraçado, e perderia uma pescaria.

E se num arremesso "torto" acerto alguém? P*ta sacanagem.

Também mantenho distância dos que pescam com farpas. Besta eu?

Até, quando posso e acredito que não vai ser chato, recomendo que amassem as farpas.

Não lembro onde li, e quem falou, mas era mais ou menos isso: se eu tivesse dó do peixe, não pescaria. O que não quero é um anzol/garatéia "fincada" em mim.

Produtividade? É só ser mais técnico e aceitar as perdas inevitáveis, que acontecem inclusive usando farpas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amasso TODAS as farpas.

Não senti queda de produtividade quando comecei a fazer isso - basta manter a linha esticada que não escapa, e sinceramente, é mais esportivo.

Já espetei a mão várias vezes, uma foi na palma, e se tivesse farpa, estava "ferrado" e lá ia eu para uma clínica retirar o desgraçado, e perderia uma pescaria.

Até, quando posso e acredito que não vai ser chato, recomendo que amassem as farpas.

Não lembro onde li, e quem falou, mas era mais ou menos isso: se eu tivesse dó do peixe, não pescaria. O que não quero é um anzol/garatéia "fincada" em mim.

Produtividade? É só ser mais técnico e aceitar as perdas inevitáveis, que acontecem inclusive usando farpas.

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Amasso TODAS as farpas.

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Amasso TODAS as farpas.

é eu senti um perda mas bem razoavel pois quando eu pescava com anzois com farpa a linha eu deixava ela meia banba e talz mas agora que entrei nas artificiais com a linha bem esticada é dificil perder alguma traira

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, no meu caso, nem sempre amasso as farpas. Na maioria das vezes sim mas nem todas.

Quando a pescaria é esportiva (maioria das vezes), amasso sim.

Quando pesco peixe de couro, eles engolem tudo, aí nem precisa de farpa mesmo. É até difícil amassar as farpas dos anzóis 8/0 da Gamakatsu, nada que uma esmirilhada não resolva.

Agora, e as garatéias, todo mundo amassa as farpas? E aquelas iscas novinhas? Tenho certeza de que a maioria não amassa pelo que vejo nas pescarias.

Apesar da recuperação dos peixes ser mais rápida que a do ser humano, sempre machuca sim.

Meu pai teve uma garatéia fincada nas costas por um colega de pesca, aí não teve jeito, no final da pecaria deu uma passadinha no hospital.

Tenho em minha caixa de pesca vários anzóis que já comprei sem farpa. Uso principalmente quando levo a garotada pra pescar.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

eu amasso todas as farpas das garateias fazem muitos anos

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem não sabe como amassar farpas, ou acha difícil:

http://www.naclinho.com/AmassarFarpa.html

Pronto.

Vapt Vupt

eu nao amassava, mas a um tempo eu venho amassando elas, nao vejo diferença, e so nao deixar qa traira pular

Compartilhar este post

Link para o post

Ate as da garateia em iscas??

essa eu nao sabia!

Compartilhar este post

Link para o post

Ate as da garateia em iscas??

essa eu nao sabia!

Até e mais, pois se Você for fisgado por uma ... tá "funhanhado" de A a Z.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

mais uma coisa.

Embarcado a situação fica mais crítica se seu companheiro não amassar as farpas.

É o balanço do barco, a proximidade obrigatória...

A possibilidade de se fisgarem aumenta, e o tempo para chegar em uma clínica, mais ainda.

Não vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu axo k ja devia sair sem farpa de fabrica(MAIS UM MISTERIO DA VIDA.....).

blz e boa pescaria

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês amassa as farpas? Não amasso

qual a sua opiniao sobre as farpas (beneficio x prejudicação do peixe)? Prejudicação com ou sem farpa, pois voce está furando ele da mesma forma

realmente a mais chance do peixe escapar? No meu ponto de vista sim, principalmente no meu caso que pesco Robalos e Tucunarés que são verdadeiros acrobatas com seus belos saltos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, eu pesco de fly e de bait casting há muitos e na minha opinião existem diferentes ocasiões na qual amasso ou não as farpas. Aqui no Canadá, onde moro atualmente, há alguns rios onde só se é permitido pesque-e-solte, anzol sem farpa, e somente um anzol por isca (garatéias não são permitidas por exemplo). São rios de trutas e que sofrem uma certa pressão de pesca esportiva, portanto o governo quer tentar manter seus estoques de peixes. Pessoalmente mantenho 90% das minhas moscas sem farpa, principalmente pra pesca de trutas, mas tenho 10% aqui que, não conta pra ninguém não? Amasso deixando o "calombinho"...

Compartilhar este post

Link para o post

eu amasso todas as farpas das garateias fazem muitos anos

Capt. Tuba, lembro de uma pescaria sua com o seu compadre Lusca em que você diz exatamente isso :D

Eu Também amasso as farpas de todas as minhas iscas assim que chegam da loja!

Depois de passar por alguns acidentes onde as conseqüências só não foram mais graves devido ao fato de ter amassado as farpas, conclui que Não compensa deixa-las em garatéias e anzóis.

É uma questão de segurança em minha opinião.

[]´s

Vitão.

Compartilhar este post

Link para o post

Amasso TODAS as farpas.

Falou tudo...

Eu tenho anzóis e garatéias amassadas e nunca senti queda nas capturas, é só deixar a linha esticada o tempo todo na briga. :D

Compartilhar este post

Link para o post

qual a sua opiniao sobre as farpas (beneficio x prejudicação do peixe)? Prejudicação com ou sem farpa, pois voce está furando ele da mesma forma

realmente a mais chance do peixe escapar? No meu ponto de vista sim, principalmente no meu caso que pesco Robalos e Tucunarés que são verdadeiros acrobatas com seus belos saltos.

Furar dos 2 geitos vai

mas se voce estiver com farpa vai prejudicar mais se o peixe "encharutar"! a isca

Compartilhar este post

Link para o post

Eu axo k ja devia sair sem farpa de fabrica(MAIS UM MISTERIO DA VIDA.....).

blz e boa pescaria

Te apoio!!!

Forte abraço

Mauricio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu amasso todas as farpasyes.gif, principalmente depois do dia em que meu primo em um arremesso mau feito ganhou um enfeite na mão e foi parar no hospitalweirdsmiley.gif, aquilo me deu um belo susto e agora toda isca nova que eu compro tem as farpas amassadas, sem contar que se tornou muito mais fácil tirar o azol ou garateia do peixe, quanto ao fato de o peixe escapar mais, eu não percebi nenhuma diferença.

thumbsup.gifthumbsup.gifthumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

SEMPRE!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não amassava, pq eu achava que ia perder os peixes.... sim sim... eu achava isso....

Ai um amigo falou, se á doido de n tirar as farpas.... ai eu perguntei... mas vc tira pra n machucar os peixes? ele falow... não é por isso, imagina uma garateia dessa no seu dedo, vai precisar ir pro hospital, tomar anestesia, estragar a sua pescaria e dos outros... se tiver sem farpa, vc puxa e arremessa de novo.

A partir dai amasso todas e já tomei várias ferradas nos dedos e sempre foi só puxar, graças a deus.

Compartilhar este post

Link para o post

você já tomou uma garateiada Rogério?

Compartilhar este post

Link para o post

Furar dos 2 geitos vai

mas se voce estiver com farpa vai prejudicar mais se o peixe "encharutar"! a isca

As vezes a farpa dificulta a penetração do anzol, principalmente em peixes do boca mais dura. algumas vezes é amis facil o peixe escapar de um anzol com farpa do que de um anzol sem farpa :D

Compartilhar este post

Link para o post

Capt. Tuba, lembro de uma pescaria sua com o seu compadre Lusca em que você diz exatamente isso :D

Eu Também amasso as farpas de todas as minhas iscas assim que chegam da loja!

Depois de passar por alguns acidentes onde as consequências só não foram mais graves devido ao fato de ter amassado as farpas, conclui que Não compensa deixa-las em garateias e anzóis.

É uma questão de segurança em minha opinião.

[]´s

Vitão.

Eu tomei tantas garateiadas nos anos em que trabalhei como guia de enchovas que perdi até a conta, por isso que só uso garateias sem farpas.

Compartilhar este post

Link para o post