Entre para seguir isso  
Mauricio Sass.

Farpas nas garatéias e anzóis - tópicos reunidos sobre o assunto!

143 votos

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Please sign in or register to vote in this poll.

Recommended Posts

:assobiando::assobiando::assobiando:

E aí Tubarão, já fosse para a plataforma?

Grande abraço.

Massao

Eu tomei tantas garateiadas nos anos em que trabalhei como guia de enchovas que perdi até a conta, por isso que só uso garateias sem farpas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas eu tiro a farpa,mas também tenho algumas com farpa

Compartilhar este post

Link para o post

:assobiando::assobiando::assobiando:

E aí Tubarão, já fosse para a plataforma?

Grande abraço.

Massao

fui nada, só pesquei robalos ultimamente

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só tiro das iscas de fly.

Sem as farpas, a segurança é infinitamente maior.

Por sinal, já passei apuros na água com uma garatéia no dedo, sozinho no caiaque, e tive que me virar para tirar.

A farpa é #$@%*&. No nosso dedo então, parece que não vai sair nunca, pode botar força! kkkkkk

Mesmo assim, apesar dos riscos e dos cometários de quem entende do assunto, não consigo acreditar que o índice de fuga não aumente...

Nem sei porque me preocupo tanto com as fugas, depois eu solto o peixe mesmo! heheheh

Abraçooo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só tiro das iscas de fly.

Sem as farpas, a segurança é infinitamente maior.

Por sinal, já passei apuros na água com uma garatéia no dedo, sozinho no caiaque, e tive que me virar para tirar.

A farpa é #$@%*&. No nosso dedo então, parece que não vai sair nunca, pode botar força! kkkkkk

Mesmo assim, apesar dos riscos e dos cometários de quem entende do assunto, não consigo acreditar que o índice de fuga não aumente...

Nem sei porque me preocupo tanto com as fugas, depois eu solto o peixe mesmo! heheheh

Abraçooo

isso ae é uma put@ dor eu ja tive que ir no hospital cortal a lateral do dedo indicador para retirar o anzol de uma garateia que quebro eu a pindurei no forro de casa e fui pega resbalei e interrei ela ;(:(:(:( amasse semre nao se preocupe com o peixe e sim com voce mesmo

Forte abraço

Mauricio

Compartilhar este post

Link para o post

você já tomou uma garateiada Rogério?

Tuba em mais de 20 anos pescando com artificiais nunca tive e nem presenciei nenhum acidente (no barco em que eu estava), pois só pesco com 3 pescadores no barco se os mesmo forem pinchadores, caso contrario é somente dois pescadores, e outra coisa acho que no seu caso é muito importante retirar as farpas, pois alem do barco mexer de mais nas suas pescarias, voce deve levar muitos pescardores iniciantes (na contra) pois eu também já fui um, e na hora da pegadeira os caras devem ficar desemperados para pinchar.

Nada contra de quem amassa as farpas, pois voces estão mais que certos, mas as minhas não amasso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu passei a amassar depois que uma garatéia ficou presa na minha mão com o peixes junto e pulando. Aquilo parece que não sai de forma alguma mesmo forçando pra valer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre usei sem farpa minhas iscas e anzois.

Pra mim é indiferente como o BACA bem disse vou soltar o peixe mesmo, se ele escapar na briga já ta valendo :D

O importante é o Peixe sair sem grandes danos como no caso de encharutar ou pegar nas guelras ai pode ocorrer um dano maior no bixinho!

E fora nos acidente q nunca tive mais vai saber.

:joia:

Acho que pesca esportiva é igualar as chances do peixe Vs pescador :D

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos do Pescaki. Uma dúvida que me persegue a tempos é o uso de farpas nas garateias. O que os amigos do Pescaki acham? Eu particularmente não uso, pois sou no mínimo desastrado e sempre pesco com meus grandes companheiros de pesca, meu pai, que me incentivou a tirar as farpas e meu irmão, que é pequeno, mas apaixonado tanto quanto eu.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos do Pescaki. Uma dúvida que me persegue a tempos é o uso de farpas nas garateias. O que os amigos do Pescaki acham? Eu particularmente não uso, pois sou no mínimo desastrado e sempre pesco com meus grandes companheiros de pesca, meu pai, que me incentivou a tirar as farpas e meu irmão, que é pequeno, mas apaixonado tanto quanto eu.

Abraços

ultimamente eu sempre amasso as farpas em meus anzóis e garateias,menos nos jigheads.porque não influencia quase nada,e qualquer descuido,sai facilmente do corpo

Compartilhar este post

Link para o post

Também estou começando a amassar as farpas das minhas artificiais, principalmente pela segurança e pelo fato de praticar o pesque e solte.

Abraçoo

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho algumas isca com as farpas amassadas ,mas ainda tenho muitas originais.

Compartilhar este post

Link para o post

fazem muitos anos que todas as minhas garatéias tem as farpas amassadas

Compartilhar este post

Link para o post

Eu amasso de todas as minhas garatéias!

Em relação a perdas de peixes ter aumentado, não notei NENHUMA variação. Eu também tenho uns chicotes de fundo prontos na minha caixa, para quando pesco pintados, pacus e dourados. TODOS os anzóis estão com as farpas amassadas, pois eu os pesco em pesque-e-solte. Logo, como o objetivo é causar o mínimo de impacto no peixe, faço isso e nunca perdi um peixe por causa da farpa.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Amasso as farpas de todos os azois que uso, vc começe a fazer isso depois vira hábito..abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados, pratico a pesca muito em pesqueiro e ja vi muitos tambacus e pacus baguelos e sempre tive duvida se isto acontece por causa das farpas dos anzois que podem fisgar proximos aos dentes e na hora de tirar o anzol a dentadura do bixo vai pro saco ou pode ser alguma bacteria que da nos bichos causando mais ou menos uma carie e ai os dentes caem.

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados, pratico a pesca muito em pesqueiro e ja vi muitos tambacus e pacus baguelos e sempre tive duvida se isto acontece por causa das farpas dos anzois que podem fisgar proximos aos dentes e na hora de tirar o anzol a dentadura do bixo vai pro saco ou pode ser alguma bacteria que da nos bichos causando mais ou menos uma carie e ai os dentes caem.

por causa de alicates de contenção,ou acabam caindo mesmo,mas acontece com os maiores e mais velhos(eu acho)

Compartilhar este post

Link para o post

por causa de alicates de contenção,ou acabam caindo mesmo,mas acontece com os maiores e mais velhos(eu acho)

heheh vo chama o mister M para desvendar este misterio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu suspeito que seja em virtude dos alicates de contenção, pois existem muitas pessoas que não sabem usar esse equipamento.

A exemplo da GRANDE MAIORIA dos pescadores de tambas e pacus, as fotos deles são SEMPRE segurando o peixe ou pela cauda e apoiando o queixo com a outra mão, dentro do pussá ou "abraçados" com o peixe.

Não sou um pescador dos redondos, mas é o que eu suspeito.

Além do que, esses peixes temdem a serem grande e pesados. Usando o alicate de contenção neles é bem provavel que se quebre alguma dentição deles mesmo.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Tiro a farpa ate dos anzois pra lambaris,coisa mais inutil!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tiro de todas, acidentes sempre acontecem :assobiando:

E vai que entra uma garatéia na pele tendo a farpa amassada é facinho de tirar :D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tiro de todas, acidentes sempre acontecem :assobiando:

E vai que entra uma garatéia na pele tendo a farpa amassada é facinho de tirar :D

2X

Já vivi essa tortura. A garatéia estava com farpa e eu tinha 11 anos... :blink: :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tirava até um tempo atrás porque ficava sempre com um pé atrás achando que os peixes iam escapar. Depois que experimentei e vi que NENHUM me escapou por este motivo, virei um demolidor de farpas... :D

A percentagem de peixes que poderão escapar é muito baixa, isso não influenciará nas suas pescarias. Os peixes somente escapam se você deixar a linha bambear/frouxar com o peixe fisgado, qualquer pescador sabe que isso não pode ocorrer mesmo com farpas.

Pra quem ainda tem dúvidas, pode amassar as farpas sem medo, RECOMENDO. Menor dano aos seus troféus e à você caso ocorra algum acidente.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com todos os amigos do tópico, na minha modesta opinião, uma grande besteira e erro usar farpas no anzol.

Nunca perdi peixe devido ao anzol sem farpa. Está quase automático tirar as farpas das garateias e anzois, e como disse o João, também virei um demolidor de farpas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou da Seguinte opinião:

"Melhor perder 10 peixes ( o que sinceramente não acontece por culpa das farpas ), do que na melhor das hipóteses, apenas dia de pesca..."

Ou seja, o perigo do anzol ou garateia machucar alguem ja é muito grande, se estiver com farpa entao piorou... vai perder pelo menos o dia de pesca...graças a deus nunca me ocorreu, mas ja vi isso algumas vezes...

Abraço....

Compartilhar este post

Link para o post