Entre para seguir isso  
Mauricio Sass.

Farpas nas garatéias e anzóis - tópicos reunidos sobre o assunto!

143 votos

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Please sign in or register to vote in this poll.

Recommended Posts

Também retiro as farpas das garatéias, algumas ainda preciso tirar, já as iscas anti enrosco, frogs, ratos e isca cmc essas ainda não tirei.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Evidentemente a retirada da Farpa, facilita a fulga dos peixes, principalmente dos que saltão : Dourado,Matrinxã,Tambas pelos seus puxões,etc... Porém, nós pescadores Esportivos,adeptos do Pesque e Solte, temos que nos adaptar a essa necessidade de minimizar danos aos nossos amigos de escamas.

Durante o recolhimento do Peixe é só não deixar a linha ficar frouxa e uma recomendação que posso dar é manter a vara com a ponta para baixo no trabalho com o peixe fisgado.

Ao meu ver, o sentimento de soltar o peixe capturado é igualmente prazeroso quanto fisga-lo.

Portanto fora com as Farpas de Anzóis e Garatéias. :censored: :censored: :censored:

Obs : Tem gente ainda pescando de Fundo com Chuveirinho e aquele monte de anzóis... : :smiley-sport041:

Abraço a todos.

Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

Aprendi a pescar com as farpas amassadas, machuca menos o peixe e pra não perder o peixe é só manter a linha sempre esticada. E sem falar que dependente da espécie do peixe demora e é difícil tirar o anzol com farpa. Amasse elas pra você ver.

Abraço amigo e boas pescarias

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí, vejo que a maioria do pessoal aqui visa devolver o peixe em perfeitas condições, retirando as farpas e tendo consciência. Todos dourados e matrinxãs que peguei até agora foram com anzóis sem farpas, não tendo nenhum problema com seus saltos, desde que se mantenha a linha esticada, não vejo nenhum problema, o índice de captura é o mesmo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala pessoal,

Estou abrindo esta enquete para saber qual a estatística do uso das farpas nos anzóis e garatéias.

Abri este tópico, pois realmente fiquei com pena do último peixe que pesquei. Normalmente eu amasso as farpas, mas comprei uma isca nova, e na ânsia de pescar esqueci de faze-lo, e o robalo engoliu a isca inteira. Fiquei muito tempo tentando tirar a isca e acabei machucando o peixe um pouco.

Como nosso esporte é o característico pesque e solte, vale a pena fazer da forma mais segura ao peixe, para que quando solto ele consiga se recuperar rapidamente do trauma.

E aí, qual a sua opinião?

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

eu amasso de todas as garatéias sem exceção fazem muitos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

eu amasso de todas as garatéias sem exceção fazem muitos anos.

Não só pelos peixes mas pelos barbeiros né :assobiando: :assobiando: :assobiando: :assobiando: :assobiando: :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Não amasso mais ultimamente estou pensando muito nisso, com certeza próxima pescaria já estarão todas amassadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre.

Muito mais benefícios que "perdas".

Boa enquete!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda nao entendo porque os anzois vem com farpas de fabrica??????

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já até vi uns anzóis próprios para pesca esportiva sem farpas, mas não tem variedade de tamanhos e são o dobro do preço dos outros. Por isso compro o normal e amasso as farpas. Me sinto muito mal quando preciso tirar uma garatéia com farpas bem fisgada no peixe...

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Como a criançada me acompanha nas pescarias e acampamentos, amasso todas.

Compartilhar este post

Link para o post

Amasso todos, desde que a alguns anos atras uma garateia enroscou no meu pulso perfurando 2 veias e tendo que sair que nem louco da beira do rio pro hospital :4:

Compartilhar este post

Link para o post

To começando a amassar todos, conforme vou usando vou tirando as farpas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não só pelos peixes mas pelos barbeiros né :assobiando: :assobiando: :assobiando: :assobiando: :assobiando: :assobiando:

principalmente pelos barbeiros :D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não amasso!

Na minha opinião, perde-se mais na ferrada. Pelo menos teve uma pescaria que notei diferença quando troquei as garatéias.

Estava usando uma smith wavy (isca que vem com garatéias sem farpas), perdi vários robalos....quando troquei as garatéias originais por garatéias com farpas, não perdi nenhum mais.

Se o que eu falei foi uma mera coicidência...aí eu nao sei!

Compartilhar este post

Link para o post

Amasso tudo tbm... como disseram, acabo me enquadrando em quase todas as justificativas acima...

1º Por causa dos Barbeiros

2º Por causa da Criançada

3º Machuca menos o peixe

4º Não perde a eficiencia na minha opiniao...

Compartilhar este post

Link para o post

Legal galera, valeu pela participação. Mas fiquei com uma dúvida? Porque por que por causa dos barbeiros?? Os barbeiros de arremesso??

Compartilhar este post

Link para o post

Legal galera, valeu pela participação. Mas fiquei com uma dúvida? Porque por que por causa dos barbeiros?? Os barbeiros de arremesso??

Exatamente.... e por falar nisso pescando de cevadeira ja me acertaram umas 03x, mas nenhuma delas o anzol chegou a perfurar de verdade...e eu ja acertei sem querer uma garça em pleno voo.... imagina um anzol com farpa entrando em alguma coisa, fica praticamente impossivel de retirar pelo buraco que entrou....

Compartilhar este post

Link para o post

Estou amassando todas agora !

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu vejo que ta machucando muito os peixes ou em pescarias mais ''rotineiras'' costumo amassar... em ocasioes mais ''especiais'' em que eu posso pegar um troféu eu deixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu amasso todas, sem exceção. Não vejo grande diferença nas perdas, pra mim, o grande segredo é sempre manter a linha tensionada.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tiro as farpas,mas sempre manuseio o peixe com alicate de conteção e alicate de bico e sempre retiro o peixe com passaguá da água!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tiro as farpas sim, meu pensamento é que não faz diferença, o peixe está ali porque pensou tratar-se de um alimento, se eu conseguir fisga-lo e traze-lo até a terra tudo bem se não tudo bem também, acho que ele tem direito de escapar pois está lutando pela sua vida, e o anzol sem farpa pode facilitar-lhe isso, se escapar tente de novo.

Só quem teve um anzol enfiado na carne, sabe como é importante tirar a farpa.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem penso mais sobre isto ... amasso sempre as farpas tanto de anzóis quanto de garatéias automáticamente.

Compartilhar este post

Link para o post