Entre para seguir isso  
Mauricio Sass.

Farpas nas garatéias e anzóis - tópicos reunidos sobre o assunto!

143 votos

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Please sign in or register to vote in this poll.

Recommended Posts

Oi meu amigo que bom ver você por aqui.. Rapaz sei que você vai brigar comigo, mas eu não tenho este costume, volto com 99,9% dos peixes para água, mas como na maior parte do tempo, só tenho traíras para treinar com as artificiais, amassar as farpas fica meio complicado, a boca do bicho é dura..

Olha só como é legal expor as opiniões para esse tipo de discussão. Eu ja digo que para as trairas as farpas sequer fazem diferença. Quando a fizgada é certeira e penetra a mandibula, pode-se até deixar a linha afrouxar que não sai de jeito nenhum. E na hora de retirar a garatéia percebe-se que as farpas pouco fixam as garatéias. As farpas fixam bem as garatéias quando a traira engole um pouco mais a isca, e as garatéias se fixam naquela carne que tem no fundo da boca dela. Ai meu amigo é até covardia. Nesse caso é até dificil remover sem arrancar um pedaço da carne dela. :triste:

Ja para os tucunarés eu acho que faz uma diferença sim, mas pouco a pouco estou removendo as minhas farpas também.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amasso tudos sem pensar duas vezes.

Isca nova já sai da caixa direto pro bico do alicate.

Mais faço isso muito mais por segurança, pois arrancar da pele anzol com farpa é osso.

[]'s

Fabio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca me machuquei com as farpas do anzol e nem com as garatéias (já vi muitos casos) e nem imaginava que podiam existir barbeiros de arremesso tb :comemorando: :comemorando: , meu problema mesmo era machucar o peixe, sendo que ia devolvê-lo a água. Acho até de uma certa crueldade com o pobre coitado.

Eu sempre preferi pescar sozinho, com meu pai e/ou com poucos amigos em lugares mais isolados, então tive pouco contato com outros pescadores. Na pescaria eu gosto de silencio. :assobiando: :assobiando:

Gostei muito das opiniões de todos..

Valeu pessoal,

Compartilhar este post

Link para o post

eu amasso de todas as garatéias sem exceção fazem muitos anos.

Faço a mesma coisa a alguns anos!

Só quem teve uma garatéia fincada no corpo compreende o quanto isso é importante! É a diferença entre continuar pescando e largar tudo e correr para o hospital.

Além disso, não pode faltar um bom óculos! É um item de segurança em qualquer pescaria.

[]´s

Vitão.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu amasso quando vou fazer a pesca esportiva,pois se uns dos fiscais que estão no pesqueiro que na maioria das vezes são os donos ou sócios do pesqueiro,se te pegarem com o anzol com farpa é bronca na hora!

Já viu muitos pescadores novatos que não respeitaram essa regra do pesqueiro,que levaram uma tremenda de uma bronca,foi aos gritos para esculachar o pescador mesmo!

Logo na entrada do lago já tem todas as informações e regras do pesqueiro,só não respeita quem é cego.

Compartilhar este post

Link para o post

Um costume (amassar as farpas) que não tenho mas estou tentando me acostumar.

Compartilhar este post

Link para o post

Como aprendi desde pequeno com meu tio a tirar as farpas, eu compro a isca e antes de ir pra água já vai sem farpa, a mesma coisa com anzol, é muito mais fácil tirar e evita muito mais os danos no peixe!

Quando está com farpa dependendo de como fisgou a coisa fica muito difícil tirar!

Compartilhar este post

Link para o post

Faço a mesma coisa a alguns anos!

Só quem teve uma garatéia fincada no corpo compreende o quanto isso é importante! É a diferença entre continuar pescando e largar tudo e correr para o hospital.

Além disso, não pode faltar um bom óculos! É um item de segurança em qualquer pescaria.

[]´s

Vitão.

perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Amasso 100% a medida q vou tirando da caixa ... bem mais seguro e produtivo = !

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que comecei praticar a pesca esportiva, aprendi e sempre amasso as farpas. Não percebi nada sobre as perdas. Na verdade eu achei ótimo. Tirar um anzol com farpa da boca do peixe dá dó.

Imaginem a cena. Meu sobrinho, na época com 8 ou 9 anos, segurando a vara (totalmente quieto e obediente como toda criança), meteu o anzol no lábio do meu irmão. O anzol atravessou e tinha farpa. Era um dia ruim demais de peixe, imagina a gozação. kkkk. Final das contas, eu com um alicate tipo turquesa tentando cortar a farpa pra terminar de atravessar o anzol.

Como eu disse, o dia estava ruim, todo mundo viu. Pior foi no final do dia. Fomos pagar a conta e o cara perguntou pro meu sobrinho se ia querer pesar o "peixe" e levar ou devolver pra água.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, gostaria de saber a opinião de vocês sobre a remoção das farpas (fisgas) dos anzóis e garateias. Muitos defendem a remoção tanto por motivos de segurança do pescador quanto por causar menos danos aos peixes. Outros dizem que se removermos as farpas dificilmente fisgaremos peixes que saltam durante a briga. O que vocês pensam sobre isso? Vocês removem as farpas de seus anzóis e garateias?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu amasso a farpa de todo anzol e garateia utilizado ( exceto em competição ), já que vou devolver o peixe a água, é melhor fazer de uma maneira com que ele não tenha tantos "danos". Mas isso cada um faz o que prefere, é gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tiro não, prefiro não arriscar a perder um troféu por causa disso. Quanto a segurança, adoraria que os parceiros que pescam comigo tirassem, pois apesar de nunca ter me machucado com garateias e anzóis, as vezes em que percebi o risco era das iscas dos que estavam comigo, nunca da minha.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tiro quando pratico a pesca esportiva que é 99% das minhas pescas, primeiro pq ja fui parar em hospital por conta de anzol e segunda pq tiro o anzol mais rapido da boca do peixe, geralmente tiro com a mão mesmo de tão facil que sai

Compartilhar este post

Link para o post

acho até meio demagógico de minha parte, mas ... acho legal tirar, machuca menos(nós e o peixe) ... mas eu não tiro ... se for pensar nisso, melhor nem pescar ...

sei-la ... só to sendo sincero .... rsrsrs

Abrass

* esse assunto me fez voltar à memória o caso do boga-grip ....

muita gente criticou o uso deles .... mas quando eu ví a foto do Zurlini segurando uma traira no alicate na Pesca&Cia do mes passado .... percebam que a boca da traíra está "moída" .... e ninguem comentou nada a respeito ... (nem eu)

mas deixa pra lá .... isso é muito "polêmico" .... rsrsrsr ... e tbem não é tema do tópico ...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tiro. As vezes por causa disso escapam alguns peixes. Mas, uma vez ao fisgar uma traira soltou a isca da boca dela e voou em minha direção, eu consegui desviar, hehe, mas quando olho pra tras a isca estava pendurada no labio da minha namorada, e graças eu tinha amassado a farpa, senão seria dificil retirar e com certeza muito doloroso, nela é claro. Hehehe, porque eu tiro sarro disso até hoje.

Mas você quem deve saber o que vale mais a pena.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

acho até meio demagógico de minha parte, mas ... acho legal tirar, machuca menos(nós e o peixe) ... mas eu não tiro ... se for pensar nisso, melhor nem pescar ...

sei-la ... só to sendo sincero .... rsrsrs

Abrass

* esse assunto me fez voltar à memória o caso do boga-grip ....

muita gente criticou o uso deles .... mas quando eu ví a foto do Zurlini segurando uma traira no alicate na Pesca&Cia do mes passado .... percebam que a boca da traíra está "moída" .... e ninguem comentou nada a respeito ... (nem eu)

mas deixa pra lá .... isso é muito "polêmico" .... rsrsrsr ... e tbem não é tema do tópico ...

Desculpa por estar desvirtuando o tópico, mais acho extremamente necessário comentar sobre isso também Armando, sou assinante da revista, e ha um bom tempo não via uma barbaridade dessas, pelo peso do nome Pesca&Cia e por ser o carro chefe da divulgação da pesca no Brasil eles não poderiam deixar passar essa, o garotinho destruiu a mandíbula e os dentes da traira com aquele alicate de bico, isso que eles chamam de pesca esportiva? lamentável ...

agora em relação ao tópico, eu prefiro deixar as farpas para não perder o troféu apesar de já ter passado maus bocados por conta delas :P

Compartilhar este post

Link para o post

"Faça o que eu digo, não faça o que eu faço". :47_47::assobiando: .

Nos somos muito adepto dessa frase.

Estando em companhia de amigos na pescaria nos amassamos a farpa, mas fora da vista deles continuamos com farpa.

Não sei, mas a maioria dos casos deve acontecer com garateias, então deve amassar.

No nosso caso o tamanho do anzol é minimo, mas não justifica.....

A mesma coisa acontece com colete salva vida na embarcação...quem usa???..

Pouca vezes pesco de FDS, mas fico estarrecido com presença de crianças, principalmente quem utiliza boia cevedeira com chicote de mais de 2ms, por mais que tome cuidado, criança e imprescindível....ai deve amassar...apesar que uma vez fisgado a diferença fica somente na retirada do anzol...o estrago e a mesma..

Dizer que machuca mais ou menos peixe é hipocresia....

Seria mesma coisa voce pedir para assaltante não utilizar "peixeira" mas sim uma faca para sashimi...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Sim

Compartilhar este post

Link para o post

Em Pesque e Pague tem que tirar, se voce presa seu local de pesca e busca voltar mais vezes entao cuide dos peixes, mesmo nao sendo seus

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tiro com ceerteza!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho algumas amassadas outras não, mas meu medo mesmo é acidentes com agente, não acredito que vai ser a farpa que segura o trofeu. :p

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo isso mais como questão de segurança pro pescador do que para o peixe. Machuca-lo nós iremos de qualquer maneira, porém de nada adianta as farpas serem retiradas se o pescador não sabe como manusear o peixe fora d'agua.

Ao meu ver, um tombo ou até mesmo deixar o peixe se sujar de terra e areia podem ser mais prejudiciais do que uma perfuração na mandibula.

E ainda temos que lembrar do uso correto do boga e dos alicates de bico entre outros...

Não vou mentir dizendo que retiro de todas as iscas, mas pelo menos metade das minhas iscas estão com as farpas amassadas.

Sobre as capturas, peixes com a boca cartilaginosa escapam com mais facilidade, mas peixes com a boca óssea (traira, dourado, tabarana) escapam mas não por conta das farpas. Alias, eu tenho a impressão que no caso desses peixes as farpas em quase nada ajudam, ja que é dificil perfurar as bocas duras desses peixes, e os que vem a escapar são justamente pelo anzol ou garatéia não ter penetrado a mandibula. Uma vez que pelo menos uma das alças da garatéia perfurou a boca, basta manter a linha esticada e tera 90% de chances de retira-lo da água.

Compartilhar este post

Link para o post

Andei amassando a farpa de alguns anzois que tenho, mas percebi que em pesqueiros, poucos são os que utilizam dessa pratica

a duvida é, só de amassar a farpa esta bom? ou tem que esmirilhar mesmo como alguns fazem?

e em questão das garatéias nas iscas artificiais, amassar também? ou trocar a garateia por uma amassada?

complicado neh

ah Armando, a imagem da revista seria essa imagem???

dezembro-2012-1280x10241.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Já andei amassando uma vez mais confesso que não tenho mais esse costume, procuro na retirada do anzol do peixe fazer da maneira que menos o machuque.

Compartilhar este post

Link para o post