Entre para seguir isso  
José L

Radio VHF registro na Anatel

Recommended Posts

A lacha registrada para navegação costeira é necessário o registro na Anatel?

Se necessário como devo fazer?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A lacha registrada para navegação costeira é necessário o registro na Anatel?

Se necessário como devo fazer?

Caro pescador,

não sei o que diz a letra fria da lei, mas na pr´stica, pelo menos em minha região, acontece o seguinte:

A marinha exige que vc tenha o rádio e mesmo que não exigisse, acho um item indispensável.

Compre um rádio que seja homologado pela anatel. (pelo menos vc terá uma garantia mínima de qualidade)

A marinha não verifica se você tem licença da Anatel para operar esse rádio. Já fui parado diversas vezes pela capitania dos portos, verificaram o rádio, mas não pediram nenhuma licença anatel.

teoricamente a própria anatel poderia te fiscalizar, mas vc não usa o rádio com fins lucrativos, emfim.... acho que a anatel tem outras coisas mais importantes para se preocupar... além disso eles não tem lancha (héhéhé) para te fiscalizar no meio do Mar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

realmente nunca vi alguem registrar o radio. eu acho que não é de competencia da marinha fiscalizar.

eu acho que não vou registrar e ver o que vai acontecer.

Caro pescador,

não sei o que diz a letra fria da lei, mas na pr´stica, pelo menos em minha região, acontece o seguinte:

A marinha exige que vc tenha o rádio e mesmo que não exigisse, acho um item indispensável.

Compre um rádio que seja homologado pela anatel. (pelo menos vc terá uma garantia mínima de qualidade)

A marinha não verifica se você tem licença da Anatel para operar esse rádio. Já fui parado diversas vezes pela capitania dos portos, verificaram o rádio, mas não pediram nenhuma licença anatel.

teoricamente a própria anatel poderia te fiscalizar, mas vc não usa o rádio com fins lucrativos, emfim.... acho que a anatel tem outras coisas mais importantes para se preocupar... além disso eles não tem lancha (héhéhé) para te fiscalizar no meio do Mar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

realmente nunca vi alguem registrar o radio. eu acho que não é de competencia da marinha fiscalizar.

eu acho que não vou registrar e ver o que vai acontecer.

Não vai acontecer nada, eu não conheço quem tenha rádio VHF registrado em barco.

Compartilhar este post

Link para o post

eu não conheço quem tenha rádio VHF registrado em barco.

:simsim::simsim::simsim: Eu também não !

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é achar um fiscal mal intensionado ($$$) e cobrar a licença :censored: . Conheço alguns barcos profissionais que possuem o registro, afinal, pagam caro despachante naval pra cuidar de toda a papelada. :D

Salvo engano, aqueles rádios que possuem a função DSC (emergência), acoplado ao GPS, só irá funcionar se o rádio estiver registrado, caso contrário ficarão na mão! :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é achar um fiscal mal intensionado ($$$) e cobrar a licença :censored: . Conheço alguns barcos profissionais que possuem o registro, afinal, pagam caro despachante naval pra cuidar de toda a papelada. :D

Salvo engano, aqueles rádios que possuem a função DSC (emergência), acoplado ao GPS, só irá funcionar se o rádio estiver registrado, caso contrário ficarão na mão! :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Marcelão , voce sabe algo sobre o DSC , pois pelo que sei , ainda não temos essa função aqui no BR. Pelo menos quando comprei meu rádio fui informado disso e , nunca mais ouvi nada sobre .

Alguém sabe algo mais ?

Abraços !

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, desde há muitos anos que tenho a estação VHF do nosso barco registrado nos órgãos competentes, atualmente na ANATEL, embora nunca tenhamos sido fiscalizados.

Como já informado acima, no site da Anatel tem orientações para o requerimento do registro, mas é possível também ir direto a uma agência local da ANATEL e tentar o registro no balcão.

O custo inicial do registro está em torno de R$ 200,00 a R$ 300,00, não tenho certeza. Mas a taxa anual é bem barata, em torno de R$ 15,00.

Quanto ao DSC tabém já está em funcionamento no Brasil e já conseguimos tirar o número para registrar no rádio transceptor, todavia, no nosso caso, a interface do GPS permite apenas uma ligação, que está interfaceado com o sonar, de modo que não liguei ao VHF, apesar de ter o registro DSC.

Enfim,assim como a carteira de pescador amador que entendo necessária a todos os pescadores esportivos/amadores, recomendo aos que têm embarcação para pesca para mar aberto, obter o registro do rádio na ANATEL, apesar da deficiência na fiscaliszação.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Caros colegas.

Na minha antiga embarcação tinha VHF registrado na ANATEL e na atual tambem está registrado.Gosto das coisas certas ,ao igual que a carteira de pescador amador, aqui na minha região durante as abordagens por parte da autoridade marítima nunca me pediram nenhuma das duas; e talvez por essa falta de fiscalização e que a grande maioria do pessoal aqui não tem nem uma nem outra. :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

No Rio de Janeiro a Marinha cobra a Licença de Estação, ou seja, a regularização do mesmo com a ANATEL

Compartilhar este post

Link para o post

O CORRETO é que a embarcação/estação/operador tenham os seguintes registros:

- Licença de Estação de Navio

- Certificado de Operador de Radiotelefonia/Radiotelegrafia - CORF/CORT

A Licença de Estação de Navio habilita a embarcação a PORTAR E OPERAR estação de rádio e atribui um INDICATIVO a ela.

O CORF/CORT habilita o OPERADOR a operar a estação.

Para se obter a licença de Estação de Navio é necessário que o equipamento seja homologado pela ANATEL, que significa estar em conformidade da legislação de radiotransmissão vigente no Brasil.

Qualquer aparelho que transmitir DENTRO da faixa especificada para o serviço e na POTÊNCIA permitida, pode ser homologado individualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui parado sábado pela capitania e notificado pela comandante do barco da fiscalização tenente Valquiria por conta do rádio sem registro na anatel , ela me deu 8 dias para resolver o problema se não vou ser multado , tentei entrar no site da anatel que está fora do ar , é melhor quem não fez o registro correr atrás por que eles estão exigindo . Minha lancha é uma Top Fish 21 registrada para mar aberto , segundo ela é item obrigatório tal registro e isso vai ser cobrado nas fiscalizações. E eu nem sabia disso, vou tentar resolver o mais rápido possível .

Compartilhar este post

Link para o post

Fui parado sábado pela capitania e notificado pela comandante do barco da fiscalização tenente Valquiria por conta do rádio sem registro na anatel , ela me deu 8 dias para resolver o problema se não vou ser multado , tentei entrar no site da anatel que está fora do ar , é melhor quem não fez o registro correr atrás por que eles estão exigindo . Minha lancha é uma Top Fish 21 registrada para mar aberto , segundo ela é item obrigatório tal registro e isso vai ser cobrado nas fiscalizações. E eu nem sabia disso, vou tentar resolver o mais rápido possível .

Eu também não sabia . Mais uma "burrocracia"...

Compartilhar este post

Link para o post

Que é obrigatório sempre soube, mas até esse relato nenhuma autoridade cobrava. Mesmo caso do laudo técnico do desvio da bússola assinado por responsável. Nunca vi cobrarem em lanchas, já nos pesqueiros é sempre cobrado.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida o registro é obrigatório por lei, mas sempre pensei que o uso de rádio homologado seria o suficiente para a marinha , por tratar-se de equipamento obrigatório na navegação em mar aberto e a Norman 3 não detalhar sobre a questão do registro. Tinha a convicção de que a competência legal para fiscalizar o registro dos equipamentos seria da ANATEL e não da marinha. Será que não cabe recurso?

Compartilhar este post

Link para o post

Alem de ser o correto, o registro na ANATEL permite a obtenção do numero MMSI, que e o que você precisa para habilitar seu radio para usar o sistema DSC de chamadas de emergência, como adiantou o Marcelo.

Tenho meus radios registrados na Anatel ha varios anos e a fiscalização nunca pediu para ver o registro. Mas esses procedimentos estão sempre evoluindo, como ilustra o depoimento dos colegas acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje a mesma ten.Valquiria, que já me conhecia de outras oportunidades, me aplicou a mesma multa, depois de verificar que tudo estava em ordem e já ia me liberando me pediu a "maldita" licença ANATEL.... Tenho 2 VHF em minha embarcação... Por pouco ñ tomei duas multas. kkkk

Compartilhar este post

Link para o post