Entre para seguir isso  
fabiano.fsilva

Momento certo da fisgada?

Recommended Posts

Olá amigos

Hoje fui no pesqueiro São Luiz em Mogi das cruzes e tive um dia muito agradável, peguei uma cachara assim que cheguei e um bagre no final da tarde, porem teve muitas ações que não tive sucesso é justamente sobre isso que quero tirar minha duvida. Tanto de profundidade quanto de superfície os peixes batiam bem, na superfície usei uma boia cevadeira com chicote de 50 cm e anzol chinu 9, por varias vezes os peixes puchavam pra baixo e qd eu dava a fisgada nada! De profundidade a mesma coisa, os peixes davam uma puchada e por sinal bem forte as vezes e qd eu tentava fisgar nada tb!! Tem alguma dica pra eu ter mais sucesso nas minhas pescaria? Será que devo esperar o peixe se fisgar sozinho?

Agradeço a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem poderia ser o tipo de anzol para o fundo ... as pessoas preferem mais o do tipo circle hook pois nele o peixe meio que se fisga sozinho ... agora o chinu é um bom anzol ... talvez o problema possa ser o peixe estar manhoso ... dar um tapa apenas na isca e ja soltar ... bem nesse caso seria estar com a vara na mao para poder dar a fisgada assim que a boia descesse ... como esta ficando mais frio a tendencia é os peixes atacarem menos ou ficarem manhosos ... nas ultimas pescarias perdi fisgadas pois o peixe dava apenas uma beliscada e ja soltava ... conseguia fisgar quando percebia a boia se movimentando ai ja ficava com a vara em punho e assim que a boia deitava ja tomava fisgada... :2guns: :2guns:

Compartilhar este post

Link para o post

bem poderia ser o tipo de anzol para o fundo ... as pessoas preferem mais o do tipo circle hook pois nele o peixe meio que se fisga sozinho ... agora o chinu é um bom anzol ... talvez o problema possa ser o peixe estar manhoso ... dar um tapa apenas na isca e ja soltar ... bem nesse caso seria estar com a vara na mao para poder dar a fisgada assim que a boia descesse ... como esta ficando mais frio a tendencia é os peixes atacarem menos ou ficarem manhosos ... nas ultimas pescarias perdi fisgadas pois o peixe dava apenas uma beliscada e ja soltava ... conseguia fisgar quando percebia a boia se movimentando ai ja ficava com a vara em punho e assim que a boia deitava ja tomava fisgada... :2guns: :2gunZ

Fernando

O anzol de fundo era o comum nº 5, eu até tenho um circle hook mas é o 8/0 que era muito grande para a ocasião. Eu senti que os peixes estavam manhosos mesmo, davam uma beliscada e largavam dificultando a nossa vida. Valeu pela dica. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Fabiano!!!

Momento certo da fisgada é muito dificil de definir é momento unico, só seu!,esse momento é aquele que a concentração está na boia ou na ponta da vara, você quem decide, mas tem gente que deixa a ansiedade dominar, aí é certo a paçocada... :frusty:

Aí, tem que ter "feeling"... :assobiando:

O que o Nando mencionou está correto, nessa epoca os peixes estão tão manhosos e sem vergonha que na ultima vez que fomos pescar (até parece que foi há muito tempo, foi semana passada, rsrsrs) a minha boia afundava, voltava, corria de lado, parava, tornava a afundar e aconteceu umas quatro vezes isso no mesmo arremesso... :4: aí que te falo, o tal de "feeling"... :bangin:

Mas no verão o caso é diferente, praticamente os peixes se suicidam!!! pega na isca com tamanha violencia que se tiver com a vara na mão e distraido , eles te arrancam da mão!!! ou seja se fisgam praticamente sozinho... :yahoo:

Poderia escrever ou melhor discriminar vários momentos de fisgadas, mas não tem jeito...cada situação é uma situação diferente...ou seja cada caso é um caso!!! :coolio:

Resumindo...fisgada depende unicamente do bom senso do pescador...até hoje ainda não aprendi direito esse quesito!!! talvez nem aprenda... :oh:blink:

Então vamos paçocar é muuuiiiitooo!!!!!! :harhar:

Abraços, :D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu espero ele da uma passeadinha com a isca(no caso das naturais)

Compartilhar este post

Link para o post

No fundo é mais ou menos o que vc tá pensando mesmo, o bicho se fisga sozinho. A linha corre, vc olha, tem certeza que ela vai continuar, segura a vara, sente o peso do peixe e fisga, uma puxada rápida e seca. :smiley-sport041: Se a vara tá no suporte o melhor é esperar a vara começar a envergar e :smiley-sport012: . Nessa pesca o circle hook é bom, mas no máximo 4/0 (esse aguenta pirarara com mais de 20kg). Os redondos pega também, mas qualquer outro anzol faz o serviço. O circle hook é mais útil para peixes de couro, pois nesses ele corre para o canto da boca.

A pesca de superfície com bóia cevadeira, principalmente com miçangas é, pra mim, mais técnica, mais esportiva e mais divertida, independentemente de qual delas pega mais peixes. :ninjabattle: Nessa é como o MPN Hélio falou, é feeling, ou seja, as vezes a bóia inclina pro lado e essa é a hora (como disse o Fernando), as vezes tem que esperar ela afundar, as vezes tem que contar 2 segundos, as vezes tem que sentir o peso do peixe. É feeling, pena que a gente não tenha uma palavra dessas em português. :book:

Sem falar que na pesca com bóia, uma olhada pro lado pode comprometer a fisgada. :dormindo::frusty::thumbsdownsmileyanim::bangin:

Enfim, eu acho esse o momento mais gostoso da pesca. :first:

Abraços. :guitar:

Compartilhar este post

Link para o post

Fabiano!!!

Momento certo da fisgada é muito dificil de definir é momento unico, só seu!,esse momento é aquele que a concentração está na boia ou na ponta da vara, você quem decide, mas tem gente que deixa a ansiedade dominar, aí é certo a paçocada... :frusty:

Aí, tem que ter "feeling"... :assobiando:

O que o Nando mencionou está correto, nessa epoca os peixes estão tão manhosos e sem vergonha que na ultima vez que fomos pescar (até parece que foi há muito tempo, foi semana passada, rsrsrs) a minha boia afundava, voltava, corria de lado, parava, tornava a afundar e aconteceu umas quatro vezes isso no mesmo arremesso... :4: aí que te falo, o tal de "feeling"... :bangin:

Mas no verão o caso é diferente, praticamente os peixes se suicidam!!! pega na isca com tamanha violencia que se tiver com a vara na mão e distraido , eles te arrancam da mão!!! ou seja se fisgam praticamente sozinho... :yahoo:

Poderia escrever ou melhor discriminar vários momentos de fisgadas, mas não tem jeito...cada situação é uma situação diferente...ou seja cada caso é um caso!!! :coolio:

Resumindo...fisgada depende unicamente do bom senso do pescador...até hoje ainda não aprendi direito esse quesito!!! talvez nem aprenda... :oh:blink:

Então vamos paçocar é muuuiiiitooo!!!!!! :harhar:

Abraços, :D

Helio!

Como pesco a pouco tempo e as vezes que fui foi no verão estou percebendo bem essa diferença de hábitos dos peixes e que sou pescador de verão :D , rss. Como esse bichos ficam manhosos no frio! A minha boia estava uma carnaval parecendo a sua, mas eu só dei paçocada. Teve vezes que dexei o peixe fazer o que queria pra ver se eu pegava desse jeito , mas não tive sucesso. Estou precisando melhorar meu "Feeling" um pouco mais. Agradeço pelas dicas. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou fá de pesca de fundo, para tal costumo usar circle hook 2/0 para redondos e até 4/0 para peixes de couro...

A particularidade do circle hook é que vc só deve fisgar quando a vara envergar para beber agua...se você fisgar quando começar a sentir pequenos toques a ponta da vara esquece...pelo formato do anzol ele sairá da boca do peixe na hora...precisa treinar a paciência e ter sangue frio para esperar a envergada mais forte, que indica que o anzol prendeu no canivete do peixe...

Quer ficar p*** é estar dedão o dia inteiro e ficar olhando a ponta da vara 20 minutos dando pequenos toques...hehehehehehe....da vontade de gritar "morde logo essa @#$%%¨%$$!!!"....hehehhehee....mas a envergada violenta, o som da fricção cantando...pra mim é a melhor parte da pescaria!! :comemorando: :comemorando: :comemorando:

Compartilhar este post

Link para o post

No fundo é mais ou menos o que vc tá pensando mesmo, o bicho se fisga sozinho. A linha corre, vc olha, tem certeza que ela vai continuar, segura a vara, sente o peso do peixe e fisga, uma puxada rápida e seca. :smiley-sport041: Se a vara tá no suporte o melhor é esperar a vara começar a envergar e :smiley-sport012: . Nessa pesca o circle hook é bom, mas no máximo 4/0 (esse aguenta pirarara com mais de 20kg). Os redondos pega também, mas qualquer outro anzol faz o serviço. O circle hook é mais útil para peixes de couro, pois nesses ele corre para o canto da boca.

A pesca de superfície com bóia cevadeira, principalmente com miçangas é, pra mim, mais técnica, mais esportiva e mais divertida, independentemente de qual delas pega mais peixes. :ninjabattle: Nessa é como o MPN Hélio falou, é feeling, ou seja, as vezes a bóia inclina pro lado e essa é a hora (como disse o Fernando), as vezes tem que esperar ela afundar, as vezes tem que contar 2 segundos, as vezes tem que sentir o peso do peixe. É feeling, pena que a gente não tenha uma palavra dessas em português. :book:

Sem falar que na pesca com bóia, uma olhada pro lado pode comprometer a fisgada. :dormindo::frusty::thumbsdownsmileyanim::bangin:

Lamartine

Eu estou gostando muito da pesca com cevadeira, comprei até uma vara maior da kenzaki para melhor o arremesso. Eu também achei muito mais técnica esse tipo de pesca, há muitas variáveis que devem ser notadas como escolha da miçanga, altura do anzol, entre outros, que devagarzinho e lendo muito estou pegando. No fundo é mais simples a montagem do equipamento, na próxima vou testar o anzol circle hook. Valeu pelas dicas. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

É feeling, pena que a gente não tenha uma palavra dessas em português. :book:

Tem sim e comeca com F.. :D :D

Tem outro detalhe, se voce demorar mais 1 seg. o peixe engole o anzol.

Como disseram colegas acima, o gostoso de uma pescaria e o momento da fisgada onde vc percebe se pegou um bitelo ou PDM, tudo isso e a sensibilidade de cada pescador..

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo que os amigos postaram acima fazem parte da cartilha...

só dou uma ênfase maior, principalmente, quando estiverem bemmmmmmmm manhosos...

a questão: além de manter a linha "esticada"... juntamente se faz necessário "sentir" o peso do peixe, senão éééé paçocada na certa... hehehe

já teve ocasiões... que eu chasquei, depois de o peixe ficar passeando com o torpedinho(deitado) por mais de 5 metros(vindo em meu sentido)...

a linha chegava até a esticar porém "sem peso"... portanto, nessas horas... até o sentido do vento pode favorecer... ou deixar, mais desafiador... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

só dou uma ênfase maior, principalmente, quando estiverem bemmmmmmmm manhosos...

a questão: além de manter a linha "esticada"... juntamente se faz necessário "sentir" o peso do peixe, senão éééé paçocada na certa... hehehe

já teve ocasiões... que eu chasquei, depois de o peixe ficar passeando com o torpedinho(deitado) por mais de 5 metros(vindo em meu sentido)...

a linha chegava até a esticar porém "sem peso"... portanto, nessas horas... até o sentido do vento pode favorecer... ou deixar, mais desafiador... hehehe

Shin

Eu cai nessa pegadinha! A boia afundo, a linha começou a esticar, porem sem peso, eu pensei que tava no papo e dei uma fisgada certera e adivinha, uma bela paçocada! rss

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou fá de pesca de fundo, para tal costumo usar circle hook 2/0 para redondos e até 4/0 para peixes de couro...

A particularidade do circle hook é que vc só deve fisgar quando a vara envergar para beber agua...se você fisgar quando começar a sentir pequenos toques a ponta da vara esquece...pelo formato do anzol ele sairá da boca do peixe na hora...precisa treinar a paciência e ter sangue frio para esperar a envergada mais forte, que indica que o anzol prendeu no canivete do peixe...

Quer ficar p*** é estar dedão o dia inteiro e ficar olhando a ponta da vara 20 minutos dando pequenos toques...hehehehehehe....da vontade de gritar "morde logo essa @#$%%¨%$$!!!"....hehehhehee....mas a envergada violenta, o som da fricção cantando...pra mim é a melhor parte da pescaria!! :comemorando: :comemorando: :comemorando:

Ótima e excelente dica! :bs-aplauder:

Sempre via esses anzóis em sites e nas lojas,mas nunca tinha me interessado por falta de informação e desconhecimento da utilidade ou técnica que era preciso com esse tipo de anzol.

Compartilhar este post

Link para o post

uai mas e se for um lugar que os peixes sao manhosos e só dao cutucoes e vc tem que fisgar justamente neles?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala meu grande parceiro! Pois isso que vc falou aconteceu comigo na última vez que estive no quintal aqui. O bichos manhosos. Aí um PDM, creio eu, entortou a bóia cevadeira, que tinha um chicote de 1,5m, só que veio na minha direção, aí não teve jeito, esperei, enrolei a linha, fisguei, senti o peso, mas o fela foi embora :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2:

Isso, se o vento tiver na nossa direção aí acho melhor trocar de lugar. :brinde:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

tem coisa que não dá pra explicar:

Qual o momento de Toca a Fisgada? :assobiando: :assobiando:

Quando devo declarar a solução a uma Dúvida feita pela Esposa? :triste::bravo: :bravo:

Qual é a melhor Religião? :47_47:

O que é Torcer PRO CORINTHIANS? :wub:

É só vivenciando,errando muito e acertando de vez em quando!Só assim vamos ter muita história pra contar :by: :by: :by:

Falo pessoal

Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

É só vivenciando,errando muito e acertando de vez em quando!Só assim vamos ter muita história pra contar :by: :by: :by:

Falou tudo Pedrão!!! Não tem como aprender só lendo... tem que praticar muito, errar muito e ir evoluindo!

iCo01.gifiCo01.gifiCo01.gifiCo01.gif

Forte abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

tem coisa que não dá pra explicar:

Qual o momento de Toca a Fisgada? :assobiando: :assobiando:

Quando devo declarar a solução a uma Dúvida feita pela Esposa? :triste::bravo: :bravo:

Qual é a melhor Religião? :47_47:

O que é Torcer PRO CORINTHIANS? :wub:

Falo pessoal

Pedro

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

é como aprender a dirigir carro... o iniciante se conseguir fazer o bom uso de filtrar, agregar e colocar em prática "as dicas, as manhas, as orientações" das pessoas um pouco mais experientes... poderá otimizar a sua performance nessa fase inicial ... e com o decorrer do tempo e da prática... encontrará o seu próprio jeito...

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei uns anzóis de Pacu, os de haste longa. O método para a fisgada nessas bicadinhas seria como? Esperar afundar e fisgar ou esperar envergar a vara?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala meu grande parceiro! Pois isso que vc falou aconteceu comigo na última vez que estive no quintal aqui. O bichos manhosos. Aí um PDM, creio eu, entortou a bóia cevadeira, que tinha um chicote de 1,5m, só que veio na minha direção, aí não teve jeito, esperei, enrolei a linha, fisguei, senti o peso, mas o fela foi embora :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2:

Isso, se o vento tiver na nossa direção aí acho melhor trocar de lugar. :brinde:

Faaaaala Lammarr!!!!!

sabe... até então, pensava de um modo geral, quando começa a sessão da dança do

torpedinho... prá cá... prá lá... deita, sobe... é coisa de PDM... e para conseguir

fisgá-lo... é outra Estória... hehehe

nesse domingo estivemos no Maeda Tanque de Engorda e para nossa surpresa(depois de tantas

tentativas de iscas e chicotes) acertamos = amigo do Cebolinha a 1,80m rss... e demos

sorte... pela 1ª vez, vieram uns "PDM meio avantajados"... hehehe

então, na dança dos pivetes... agora, tem companhia dos maiorzinhos perdidos... que bommm...

abs!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Faaaaala Lammarr!!!!!

sabe... até então, pensava de um modo geral, quando começa a sessão da dança do

torpedinho... prá cá... prá lá... deita, sobe... é coisa de PDM... e para conseguir

fisgá-lo... é outra Estória... hehehe

nesse domingo estivemos no Maeda Tanque de Engorda e para nossa surpresa(depois de tantas

tentativas de iscas e chicotes) acertamos = amigo do Cebolinha a 1,80m rss... e demos

sorte... pela 1ª vez, vieram uns "PDM meio avantajados"... hehehe

então, na dança dos pivetes... agora, tem companhia dos maiorzinhos perdidos... que bommm...

abs!!!

Fala Shin!!! Blz?

Legal a sua boa noticia, então o tanque de engorda está abrindo de final de semana... :bs-aplauder::bs-aplauder:

Teve uns tempos que de final de semana ficava fechado e só abria no meio da semana e o tancão vice-versa! :4:

Deixa a friaca passar que marcaremos uma lá... :beer:

Abração, :D

Compartilhar este post

Link para o post

SHIN e Hélio é bom pescar lá no tanque de engorda? Vocês acham que é muito diferente dos outros tanques? Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

O que é Torcer PRO CORINTHIANS? wub.gif

S O F R I M E N T O .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Não poderia perder esta...rsrsrsrsrscomemorando.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Shin!!! Blz?

Legal a sua boa noticia, então o tanque de engorda está abrindo de final de semana... :bs-aplauder::bs-aplauder:

Teve uns tempos que de final de semana ficava fechado e só abria no meio da semana e o tancão vice-versa! :4:

Deixa a friaca passar que marcaremos uma lá... :beer:

Abração, :D

Grande Hélio!!!

caracas... nem sabia disso... até sairmos de casa, távamos em dúvida em qual pesqueiro irmos... SL, Terapia, Tanquinho, Engorda, ou até msm 3 manos...

paRpite da Nádia: Engorda... então como sou o último que fala... tá bão sim senhora... hehehe

ela rodou em 3 lagos: maior, do meio e o em frente a lanchonete -> engatou belos pintados, catfish, parentes híbridos, e um PDM troféu...

eu tbm rodei em 3 lagos: o último, da lanchonete, e o maior -> engatei 3 PDM, sendo 2 avantajados...

ao longo do dia... me surpreendi pela boa quantidade de frequentadores, principalmente no último lago... contei mais de 20...

vamos sim Helio... o Engorda promete...

Abs!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post