Entre para seguir isso  
Korch

Pirararas - Dicas e sugestões

Recommended Posts

Podem me dizer qual a maneira correta de se iscar a tuvira e a pirambóia?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podem me dizer qual a maneira correta de se iscar a tuvira e a pirambóia?

Eu só atravesso o "cangote" dela com o anzol e pronto. Na da de ficar enfiando na boca e atravessando a guelra ou ficar "costurando" as coitadas.

Uma passada só é suficiente. Uso um chumbo para limitar o espaço e deixo ela nadando :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Yan,

Como citei no início do tópico, a questão do chicote ou líder é bem pessoal, pra não dizer polêmica.

De fato, a pirarara não tem dentes mas tem centenas de dentículos (parece uma lixa) que acabam esfolando a linha. Eu já tive o dedão esfolado ao tirar uma de 24Kg da água.

24%252C3Kg_1.JPG24%252C3Kg_3.JPG

Se usar um anzol circular resolve o problema mas, ainda prefiro o lider de aço.

Eu utilizo:

- Líder de aço flexível na cor preta, 100lbs;

- Anzol Gamakatsu Octopus 8/0;

- Girador n.4;

- Buchas duplas.

Veja algumas fotos:

P1030376.JPGP1030378.JPGP1030382.JPGP1030385.JPGP1030389.JPGP1030390.JPG

Note que anzol e girador ficam soltos no aço.

O nó que mais utilizo é o Clinch invertido:

15.jpg

2ª Opção o Trilene (o que mais aguentou nos testes que fiz com monofilamento), mas tem que fazer bem feito, com calma pra que fique bem ajustado ao girador.

18.jpg

Ah, te mandei meu check list por e-mail.

Vamos trocando ideias! :ok:

Isso aqui está sendo a bíblia das piras !!! Já comprei todo o material, agora só falta o anzol.

Qual marca você me indica ???

Tomare que no córrego pegue celular e 3g, se bater uma dúvida eu consulto o fórum, se não eu te ligo Korch kkkkkkk

Obrigado mesmo pela ajuda e desculpa por tomar seu tempo assim.

Valeu !!!! Explicação perfeita :D

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aqui está sendo a bíblia das piras !!! Já comprei todo o material, agora só falta o anzol.

Qual marca você me indica ???

Tomare que no córrego pegue celular e 3g, se bater uma dúvida eu consulto o fórum, se não eu te ligo Korch kkkkkkk

Obrigado mesmo pela ajuda e desculpa por tomar seu tempo assim.

Valeu !!!! Explicação perfeita :D

MP respondida.

Gamakatsu Octopus 8/0. Não é o circle nem o 4x :ok:

Referência: https://dispropil.com.br/produtos/anzol-octopus-gamakatsu

Compartilhar este post

Link para o post

MP respondida.

Gamakatsu Octopus 8/0. Não é o circle nem o 4x :ok:

Referência: https://dispropil.com.br/produtos/anzol-octopus-gamakatsu

Outra dúvida é em relação sobre chumbos !!!

De dia terei que levar a isca de barco e soltar bem no meio da represa, tem a necessidade de usar chumbo? Se sim, quantas gramas?

Na parte da noite eu sei que não, já que solta a isca bem próximo ao barranco.

Em questão de anzol só estou achando Mustad 8/0 e MS 10/0.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra dúvida é em relação sobre chumbos !!!

De dia terei que levar a isca de barco e soltar bem no meio da represa, tem a necessidade de usar chumbo? Se sim, quantas gramas?

Na parte da noite eu sei que não, já que solta a isca bem próximo ao barranco.

Em questão de anzol só estou achando Mustad 8/0 e MS 10/0.

Eu usava de 30g solto na linha, mas nas últimas vezes nem usei, não precisa. A não ser que vais utilizar isca viva e queira limitar o espaço da isca se movimentar.

No Castelinho só uso cabeça de tilápia. De noite nas beiradas e de dia arremesso no meio sem problemas.

Se for usar pintinho e isca, um chumbo de 30g vai bem.

MS não recomendo. Mustad são bons sim :ok:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usava de 30g solto na linha, mas nas últimas vezes nem usei, não precisa. A não ser que vais utilizar isca viva e queira limitar o espaço da isca se movimentar.

No Castelinho só uso cabeça de tilápia. De noite nas beiradas e de dia arremesso no meio sem problemas.

Se for usar pintinho e isca, um chumbo de 30g vai bem.

MS não recomendo. Mustad são bons sim :ok:

Obrigado Korch !!!

Peguei o Mustad e o MS a diferença entre um e outro nem se compara.

Fui de Mustad 8/0 mesmo... o frete pra comprar anzol igual o seu ficou inviável pra mim !!!

Valeu e já já te mando MP com mais dúvidas !

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Korch !!!

Fui de Mustad 8/0 mesmo... o frete pra comprar anzol igual o seu ficou inviável pra mim !!!

Mustad é ótimo!

MP respondida :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Korch !!!

Para afiar os anzóis, uso uma pedrinha de cerâmica exatamente como no vídeo:

Uso nos meus canivetes também :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Para afiar os anzóis, uso uma pedrinha de cerâmica exatamente como no vídeo:

Uso nos meus canivetes também :ok:

Interessante demais isso!!! Meus anzóis de robaldo 2/0 da MS precisa disso a cada fisgada KKKK eles vem com as pontas torta sempre!

Aonde você comprou a sua pedra? Preciso de uma dessa na minha caixa de pesca também !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante demais isso!!! Meus anzóis de robaldo 2/0 da MS precisa disso a cada fisgada KKKK eles vem com as pontas torta sempre!

Aonde você comprou a sua pedra? Preciso de uma dessa na minha caixa de pesca também !!!

Comprei numa loja em Campinas, se não me engano na Sugoi. As deves encontrar fácil em loja de pesca.

Tem uns afiadores mais sofisticados e caros, mas a pedrinha tem sido muito útil e suficiente :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

estes relatos me deixam com uma vontade enorme de experimentar as gigantes...

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigos,

Show de bola os comentários, mas fiquei ainda na duvida quanto ao chicote que deve ser usado para pegar a Pira.

Deve ser usado um chicote de fundo?, com girador em uma das pontas, uns 20 cm de cabo de aço e na outra ponta o anzol?  deve usar chumbada de poita antes do girador, na linha do molinete?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/03/2019 at 16:48, edu rodrigues 78 disse:

Ola amigos,

Show de bola os comentários, mas fiquei ainda na duvida quanto ao chicote que deve ser usado para pegar a Pira.

Deve ser usado um chicote de fundo?, com girador em uma das pontas, uns 20 cm de cabo de aço e na outra ponta o anzol?  deve usar chumbada de poita antes do girador, na linha do molinete?

Obrigado

Olá Edu! Eu não uso cabo de aço mas nada impede usar pois a pirarara não refuga, eu uso somente uma linha mais grossa que a linha da carretilha, no momento to usando 0,50mm na vara e 0,70mm no chicote. Isso porque as piras não são tão brutas, no castelinho por exemplo tem que usar no mínimo uns 0,70 na vara, pois tem muita estrutura e ela leva pro enrosco.

Já o chumbo eu acho melhor não usar, pois muitas vezes ela sente o peso e solta a isca da boca. Se você precisar do chumbo para arremessar um pouco mais longe, quanto menor melhor. Eu gosto de deixar a carretilha destravada e deixar ela levar bem, mas isso é questão de gosto a quem prefira deixar travada com a fricção mais aberta.

OBS: EU ainda to começando agora a pesca de pira, talvez alguém mais experiente possa te ajudar, mas já consegui pegar belos exemplares, beirando seus 20kg.

Abraço e boas pescarias.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém pode dar umas dicas atuais do castelinho, vou a primeira vez, qual isca ta funcionando, tamanho de anzol e ponto? obrigado

Compartilhar este post

Link para o post