Entre para seguir isso  
baldan

Ajuda com a Represa de Jurumirim/SP

Recommended Posts

Pessoal,

Não sei se alguem aqui conhece ou mesmo pescou nessa região, recentemente comprei um lote no residencial Terra de Santa Cristina (Sta Cristina) que fica na margem da represa na cidade de Itai.

Represa de Jurumirim fica no estado de São Paulo é formada pelo represamento pela Barragem de Jurumirim, no rio Paranapanema e banha 10 municípios no centro sul do estado.

O nome Jurumirim vem do tupi e significa "foz pequena".

Tem cerca de 100 quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa 3 quilômetros de largura. A represa tem um reservatório com área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.

Suas águas são uma das poucas não poluídas no estado.

Alguem sabe como é a pesca por lá?

Sei que no Rio Paranapanema é bom pescar, inclusive pegando alguns dourados, pintados e etc..

Se alguem souber e puder me informar agradeço!

Só vou saber quando for lá, primeiro preciso construir a casa! hahahaha

abs

Baldan

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Baldan,

Conheço bastante bem a represa de Jurumirim. Tenho uma casa na beira do lago e freqüento a região desde 1967. A represa sempre foi bem fraca de peixes. Dos peixes nativos da bacia, ainda se encontra bastante lambari, piranha (pirambeba), mandi e com um pouco de procura umas boas traíras. Também tem curimbatá, mas pega-los na linha na represa é tarefa difícil.

Recentemente a DUKE ENERGY fez um peixamento grande nas represas que possui no rio Paranapanema. É possível pegar uns piaus e até uns douradinhos (dizem, pois nunca os vi). Pacu também tem, se fizer ceva e tiver muita persistência.

Há uns 18 meses começou a aparecer uns tucunarezinhos. A Duke jura que não colocou tucunaré, mas coincidência ou não apareceram lá após a colocação de outdoors sobre o peixamento da Duke...

Não é fácil e não são grandes, mas tenho pegado constantemente os bocudinhos por lá. Para ficar mais interessante, pesco com equipamento bem leve. Uso varas de pesca com mosca #2 a #6 dependendo do vento.

Em qual Santa Cristina fica seu terreno? Há Santa Cristina I, II, III... até VIII de não me engano.

Boa sorte por lá!

Compartilhar este post

Link para o post

Legal cara!

Obrigado pelas informações e o meu fica no III bem perto de ITAÍ!

Bem pelo menos está começcando a dar o bocudo e é um bom sinal quem sabe daqui à 5 anos não esteja bom!

Valeu pela ajuda!

MAs que região você pesca? Perto que cidade?

abs

Baldan

Compartilhar este post

Link para o post

O tio da minha esposa tem uma casa lá.

Uma lá e outra em Avaré na mesma represa.

Ambas na beira do lago mesmo.

Em Itaí fica bem próxima ao clube. Do segundo clube que não tem piscinas.

Fiquei por lá alguns dias e realmente não pegamos nada.

Pegamos algumas piranhas bem pequenas, alguns mandis e uma piaparinha bem pequeninha também.

Só que não saí para explorar a região.

O motor do barco estava em revisão e então fui apenas até algo tipo uma balsa feita com galões plásticos vazios que ficam a cerca de 50 metros da margem e foi feito pelo tio da minha esposa mesmo. Me fugiu o nome disso.

Também imaginei que por ser um represamento do rio paranapanema tivesse bons peixes por lá.

Estava louco para voltar e explorar melhor a região atrás de uns bocudinhos.

Uma pena a pesca ser fraca na região porque lá tem tudo para ser muito bacana.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde Baldan,

Conheço bastante bem a represa de Jurumirim. Tenho uma casa na beira do lago e freqüento a região desde 1967. A represa sempre foi bem fraca de peixes. Dos peixes nativos da bacia, ainda se encontra bastante lambari, piranha (pirambeba), mandi e com um pouco de procura umas boas traíras. Também tem curimbatá, mas pega-los na linha na represa é tarefa difícil.

Recentemente a DUKE ENERGY fez um peixamento grande nas represas que possui no rio Paranapanema. É possível pegar uns piaus e até uns douradinhos (dizem, pois nunca os vi). Pacu também tem, se fizer ceva e tiver muita persistência.

Há uns 18 meses começou a aparecer uns tucunarezinhos. A Duke jura que não colocou tucunaré, mas coincidência ou não apareceram lá após a colocação de outdoors sobre o peixamento da Duke...

Não é fácil e não são grandes, mas tenho pegado constantemente os bocudinhos por lá. Para ficar mais interessante, pesco com equipamento bem leve. Uso varas de pesca com mosca #2 a #6 dependendo do vento.

Em qual Santa Cristina fica seu terreno? Há Santa Cristina I, II, III... até VIII de não me engano.

Boa sorte por lá!

Legal cara!

Para completar a sua informação olhe esses dois endereços e veja o que a DUKE ENERGY anda fazendo por lá

Duke Energy

E o Peixamento desse ano Peixamento DUKE

O tio da minha esposa tem uma casa lá.

Uma lá e outra em Avaré na mesma represa.

Ambas na beira do lago mesmo.

Em Itaí fica bem próxima ao clube. Do segundo clube que não tem piscinas.

Fiquei por lá alguns dias e realmente não pegamos nada.

Pegamos algumas piranhas bem pequenas, alguns mandis e uma piaparinha bem pequeninha também.

Só que não saí para explorar a região.

O motor do barco estava em revisão e então fui apenas até algo tipo uma balsa feita com galões plásticos vazios que ficam a cerca de 50 metros da margem e foi feito pelo tio da minha esposa mesmo. Me fugiu o nome disso.

Também imaginei que por ser um represamento do rio paranapanema tivesse bons peixes por lá.

Estava louco para voltar e explorar melhor a região atrás de uns bocudinhos.

Uma pena a pesca ser fraca na região porque lá tem tudo para ser muito bacana.

Abraços.

Quem sabe não se torna uma boa região com as atitudes que estão sendo tomadas por lá?

Abs

Baldan

Compartilhar este post

Link para o post

Tomara Baldan.

O lugar é muito bonito e só falta ter muito peixe.

Se tornaria perfeito para passar bons finais de semana descansando.

Enquanto isso vamos nos divertindo com o que existe por lá.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

A represa de Jurumirim, faz parte do Rio Paranapanema, como sabemos, cujo nome em tupy significa, "Rio que não tem peixe"

Compartilhar este post

Link para o post

Dezembro de 2008 me hospedei no hotel Península (em Avaré). Pesquei só um dia e peguei um unico Tucunaré de 2kg. O amigo dono do barco disse que pegava entre 1 e 3 todo dia e os guias do Hotel diziam que todo dia à tarde pegavam pelo menos 1, rolou até um de 3kg lá naquela semana.

O maior problema, pelo que constatei é a falta de vegetação, galhadas, pedras, etc. nestes trechos de condomínios e casas. O lugar todo é lindíssimo, agua transparente de tão limpa, praias etc. mas esqueceram que peixe gosta de se entocar, hehehehe.

O jeito é procurar os "cantos" que ainda se encotra mato ou tranqueiras na água. Pega sim, só precisa ir na hora certa/lugar certo.

Quando fui usamos um belo barquinho de popa / motos elétrico e fomos "varrendo" os trechos que ainda tinham mato no barranco. Curiosamente peguei o meu Tucuna na frente de uma casa, mas era com mato e até uma "casinha" de madeira que obviamente foi colocada na agua pra atrair os peixes. Alguns pontos vc encontra palanques (desses que junta passaro cagando), pode lancar sua artificial ali que pega.

Comece muito cedo (6:00 ou antes se pessível) e tente no máximo até às 11:00, óculos polarizado ajuda bastante a ver os tucunas passando, em alguns horarios eles simplesmente passam na sua frente e nem dao bola pra isca. Diz a lenda que na hora do sol forte eles saem dos cantos e barrancos e vão pro fundo.

ah, quanto à origem do peixe, vale lembrar que outros orgãos também fazem peixamento no rio, inclusive iniciativas municipais (e eleitoreiras). Me disseram por lá que o Tucunaré foi introduzido como solução pra acabar com as tilápias que cairam no rio por causa dos pesqueiros, a tilápia no caso é uma praga terrivel, o tucunaré de certa forma também seria um "desequilibrador", mas neste caso, o tucunaré controla as tilapias e as piranhas controlam os tucunarés... foi o que me disseram.

Compartilhar este post

Link para o post
Dezembro de 2008 me hospedei no hotel Península (em Avaré). Pesquei só um dia e peguei um unico Tucunaré de 2kg. O amigo dono do barco disse que pegava entre 1 e 3 todo dia e os guias do Hotel diziam que todo dia à tarde pegavam pelo menos 1, rolou até um de 3kg lá naquela semana.

O maior problema, pelo que constatei é a falta de vegetação, galhadas, pedras, etc. nestes trechos de condomínios e casas. O lugar todo é lindíssimo, agua transparente de tão limpa, praias etc. mas esqueceram que peixe gosta de se entocar, hehehehe.

O jeito é procurar os "cantos" que ainda se encotra mato ou tranqueiras na água. Pega sim, só precisa ir na hora certa/lugar certo.

Quando fui usamos um belo barquinho de popa / motos elétrico e fomos "varrendo" os trechos que ainda tinham mato no barranco. Curiosamente peguei o meu Tucuna na frente de uma casa, mas era com mato e até uma "casinha" de madeira que obviamente foi colocada na agua pra atrair os peixes. Alguns pontos vc encontra palanques (desses que junta passaro cagando), pode lancar sua artificial ali que pega.

Comece muito cedo (6:00 ou antes se pessível) e tente no máximo até às 11:00, óculos polarizado ajuda bastante a ver os tucunas passando, em alguns horarios eles simplesmente passam na sua frente e nem dao bola pra isca. Diz a lenda que na hora do sol forte eles saem dos cantos e barrancos e vão pro fundo.

ah, quanto à origem do peixe, vale lembrar que outros orgãos também fazem peixamento no rio, inclusive iniciativas municipais (e eleitoreiras). Me disseram por lá que o Tucunaré foi introduzido como solução pra acabar com as tilápias que cairam no rio por causa dos pesqueiros, a tilápia no caso é uma praga terrivel, o tucunaré de certa forma também seria um "desequilibrador", mas neste caso, o tucunaré controla as tilapias e as piranhas controlam os tucunarés... foi o que me disseram.

COITADOS DOS TUCUNARES rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
O amigo dono do barco disse que pegava entre 1 e 3 todo dia e os guias do Hotel diziam que todo dia à tarde pegavam pelo menos 1, (...)

Vc tem certeza que quer sair de caiaque atrás de peixe nesse lugar...??? <_< <_<

Compartilhar este post

Link para o post

tive uma casa lá em 1984, rsrs e pegava piranha aos montes, agora estou por fora, lambari aos milhares, sendo que o Gregório atador de fly fritava e servia com molho de tarrine, demais, sinto saudades de la', espero que ainda tenha peixes, abs

Compartilhar este post

Link para o post
Vc tem certeza que quer sair de caiaque atrás de peixe nesse lugar...??? <_< <_<

Neste lugar não, no comecinho, onde o rio desagua, que é uma area bem selvagem, muito mato mesmo, fica uns 40km antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das opções de hospedagem na região é a Colônia de Férias da AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, em Avaré, inaugurada há cerca de dois anos. Dizem que por lá existem tucunarés, muito embora confirmado o que aqui já postaram quanto à sua pouca incidência. :ok:

Compartilhar este post

Link para o post
Uma das opções de hospedagem na região é a Colônia de Férias da AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, em Avaré, inaugurada há cerca de dois anos. Dizem que por lá existem tucunarés, muito embora confirmado o que aqui já postaram quanto à sua pouca incidência. :ok:

Esse ai é perto da ponte, vizinho de uma baita marina, local dos mais movimentados e também relativamente perto do hotel onde fiquei.

Compartilhar este post

Link para o post