Entre para seguir isso  
Melinger

Os peixes vêem cores??? Boa pergunta!!!

Recommended Posts

Amigos do Pescaki!!!

Esta é uma grande preocupação do pescador esportivo, principalmente os que utilizam iscas artificiais.

Vou tentar resumir:

Um trabalho interessante feito pelo Dr. Dwight A. Burkhardt, da Universidade de Minesota (EUA), que durante 6 anos estudou esta particularidade no olho do peixe, matéria na qual foi publicada na revista In-Fisherman. O peixe estudado chama-se walleye, uma espécie que não existe no Brasil. É um peixe predador, que tem semelhança com o Black Bass. Além do estudo do walleye, o Dr. Dwight faz observações sobre os outros peixes de água doce.

A questão é: Os peixes preferem uma cor à outra? Eles podem ver a cor?

Estudando o olho do walleye, o Dr. Dwight, em um relatório bastante extenso, concluiu que o walleye consegue ver, principalmente, as cores laranja e verde-limão. Diz mais, se essas cores forem fluorescentes, são ainda mais visíveis. As outras cores, na profundidade das águas, simplesmente desaparecem. Dependendo da profundidade, as cores das iscas passam de foscas para acinzentadas.

Quanto aos outros peixes de água doce, o trabalho científico demonstra que podem, vejam bem, ser iguais ao walleye. Mas esta afirmação não está cientificamente comprovada.

Por outro lado, o Dr. Th. Berr (Die Accomodation in der Thierreiche), já mais categórico, diz que o peixe mais escuta do que vê.

Fonte: Matéria retirada da revista Aruanã, ano III, Nº 18 de outubro de 1990.

Enfim, o único estudo que conheço sobre o assunto é este, e o pesquisador concluiu que o peixe estudado distingue o laranja e o verde-limão. As demais cores é vista em preto e branco, ou melhor, acinzentadas.

O que os amigos pescadores acham???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigos do Pescaki!!!

Esta é uma grande preocupação do pescador esportivo, principalmente os que utilizam iscas artificiais.

VOU TENTAR RESUMIR:

Um trabalho interessante feito pelo Dr. Dwight A. Burkhardt, da Universidade de Minesota (EUA), que durante 6 anos estudou esta particularidade no olho do peixe, matéria na qual foi publicada na revista In-Fisherman. O peixe estudado chama-se walleye, uma espécie que não existe no Brasil. É um peixe predador, que tem semelhança com o Black Bass. Além do estudo do walleye, o Dr. Dwight faz observações sobre os outros peixes de água doce.

A questão é: Os peixes preferem uma cor à outra? Eles podem ver a cor?

Estudando o olho do walleye, o Dr. Dwight, em um relatório bastante extenso, concluiu que o walleye consegue ver, principalmente, as cores laranja e verde-limão. Diz mais, se essas cores forem fluorescentes, são ainda mais visíveis. As outras cores, na profundidade das águas, simplesmente desaparecem. Dependendo da profundidade, as cores das iscas passam de foscas para acinzentadas.

Quanto aos outros peixes de água doce, o trabalho científico demonstra que podem, vejam bem, ser iguais ao walleye. Mas esta afirmação não está cientificamente comprovada.

Por outro lado, o Dr. Th. Berr (Die Accomodation in der Thierreiche), já mais categórico, diz que o peixe mais escuta do que vê.

Fonte: Matéria retirada da revista Aruanã, ano III, Nº 18 de outubro de 1990.

Enfim, o único estudo que conheço sobre o assunto é este, e o pesquisador concluiu que o peixe estudado distingüe o laranja e o verde-limão. As demais cores é vista em preto e branco, ou melhor, acinzentadas.

O que os amigos pescadores acham???

ola melinger, tenho um ps2, e um jogo de pesca (rapala pro fishing), e esses walleye atacam mais as iscas x-rap, esqueci o mdelo, e azul em cima e ice o corpo, o jogo e muito dinamico, e cada peixe tem uma preferencia, nos jogos de hoje ha muita pesquisa, tendo em vista que sao usado o nome de empresas e pessoas importante ex: rapala no caso, ferrari, e muitos outros, agora pros black Bass da do nas iscas verde limao, detalhe so tenho experiencia no ps2, mas na agua tenho ido muitooooo pouco, mas quem sabe pude t ajudar, pelo menos um pouquinho. valeu, abrs

Compartilhar este post

Link para o post

<!--quoteo(post=46321:date=Feb 27 2008, 07:40 AM:name=Thierry Cioquetta)--><div class='quotetop'>QUOTE(Thierry Cioquetta @ Feb 27 2008, 07:40 AM) <a href="index.php?act=findpost&pid=46321"><{POST_SNAPBACK}></a></div><div class='quotemain'><!--quotec-->Olhem essa matéria: <a href="http://www.pescanet.com.br/Mate_gessullo_cores.htm" target="_blank">Cores..</a>

Espero que tenha servido de ajuda...

Valeu!!<!--QuoteEnd--></div><!--QuoteEEnd-->

Obrigado Thierry,

Com certeza agregou bastante!

Compartilhar este post

Link para o post

<!--quoteo(post=46324:date=Feb 27 2008, 07:46 AM:name=Celmer)--><div class='quotetop'>QUOTE(Celmer @ Feb 27 2008, 07:46 AM) <a href="index.php?act=findpost&pid=46324"><{POST_SNAPBACK}></a></div><div class='quotemain'><!--quotec-->ola melinger, tenho um ps2, e um jogo de pesca (rapala pro fishing), e esses walleye atacam mais as iscas x-rap, esqueci o mdelo, e azul em cima e ice o corpo, o jogo e muito dinamico, e cada peixe tem uma preferencia, nos jogos de hoje ha muita pesquisa, tendo em vista que sao usado o nome de empresas e pessoas importante ex: rapala no caso, ferrari, e muitos outros, agora pros black Bass da do nas iscas verde limao, detalhe so tenho experiencia no ps2, mas na agua tenho ido muitooooo pouco, mas quem sabe pude t ajudar, pelo menos um pouquinho. valeu, abrs<!--QuoteEnd--></div><!--QuoteEEnd-->

Obrigado Celmer,

Ajudou com certeza!

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito ...ajudou bastante ...!!

Alias topico bem util ...!1

abçs

Obrigado Thierry,

Com certeza agregou bastante!

Compartilhar este post

Link para o post

Se o pessoal quiser acrescentar mais aguma informação ou opinião sobre este assunto, por favor... acredito que vai ser bem útil a todos.

Valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

nossa

dei sorte rsrs

comprei sabado passado uma isca artificial MARURI Aztra minnow, e justamente verde e laranja ehhehehe...alem de ser uma gigantesca de 12cm e 13g

e bom saber....tbm tenho uma poper verde e laranja...

o unico mal e q eu NUNCA PEGUEI UM PEIXE NA ARTIFICIAL....nem mesmo TRAIRA.....

ou e falta de sorte ou o problema ta no pescador rsrs

:<:<:<:<:<:<:<:<:<:<

fui

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que sei, e já ouvi alguns biólogos falando, peixe não ve cor oque atraia o bicho é o reflexo da isca na água e o barulho, por isso optamos por diversas cores pois cada uma causa um tipo de reflexo, e cada peixe se atrai por um tipo.

Compartilhar este post

Link para o post

EU CREIO QUE VÊEM SIM...

ABRAÇOS!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pela experiência que tenho, minha opinião é a mesma do Cleverson,

O peixe identifica a presa pelo barulho que a mesma faz e algumas cores que se sobressaem, isto é, que o peixe identifique melhor.

É sabido, no caso do robalo, que a cor verde-limão fluorescente é excelente.

Se conseguirmos uma isca que execute um bom trabalho, que faça um barulho atraente e que seja nesta cor, considero uma grande vantagem na pesca deste peixe tão manhoso!

Um abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Thierry Cioquett, a matéria está muito legal !!!

valeu a dica...

abração !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

ATÉ ACHO Q NUM VEEM 100% DE COR... MAS ACHO Q A COR INFLUENCIA PELO REFLEXO DA ÁGUA... TEM ALGO COM ISSO...

O BARULHO... O TRABALHO.. TUDO ISSO AUMENTA A POTENCIA DA ISCA...

SE ELA É PEGADEIRA OU NÃO...

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza José, acho que a realidade é mais ou menos esta!!!

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu sempre entendí, é que o espectro de cores alcança determinada profundidade em determinadas situações...

Por ex: O espectro azul/rosa alcança a maior profundidade no mar azul.....

O espectro verde/laranja alcança maior profundidade na agua doce...

Que eu sei , o peixe enxerga em preto e branco...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com você Armando. Até onde eu sei é isso mesmo.

Um abraço.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

ESSA DISCUSSÃO VAI LONGE... OS PEIXS TEM QUE VIR AQUI FALAR... HHAHAHA

Compartilhar este post

Link para o post

Se eles veem cores eu não sei, mas que a gente fica louco e compra todas as cores de isca a isso sim !!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade Satkunas, quando entro em uma loja de pesca fico maluco! Dá vontade de comprar todas!!!

Mas na realidade, sempre procuro uma isca artificial que seja a mais próxima possível da presa do local, conforme o tipo de peixe que pretendo pescar. Aquela que seja a mais parecida com a alimentação dos peixes na época, sendo o mais fiel possível nas cores e tamanhos.

Há períodos do ano que a alimentação é o camarão, em outra, pequenos peixes e por aí vai.

O importante é ter muitas, de vários tipos, cores e trabalhos diferentes para garantir o sucesso!

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
É verdade Satkunas, quando entro em uma loja de pesca fico maluco! Dá vontade de comprar todas!!!

Mas na realidade, sempre procuro uma isca artificial que seja a mais próxima possível da presa do local, conforme o tipo de peixe que pretendo pescar. Aquela que seja a mais parecida com a alimentação dos peixes na época, sendo o mais fiel possível nas cores e tamanhos.

Há períodos do ano que a alimentação é o camarão, em outra, pequenos peixes e por aí vai.

O importante é ter muitas, de vários tipos, cores e trabalhos diferentes para garantir o sucesso!

Um abraço.

Concordo!!!! Em genêro, número e grau. :simsim:

Mas vou deixar anotado o lance de azul/rosa e verde/laranja. Vamos ver se muda alguma coisa. :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do Topico!!

Achei essa matéria também: A Visão dos Peixes

Na Página tem o link pro arquivo original em .pdf

Pessoal. Já lí muito sobre isso mas não entendo o pq é indicado usar iscas artificiais escuras (douradas, pretas, marrons) em águas turvas e cores mais vibrantes em águas claras? (Tem a ver com a camuflagem da isca ou coisa do tipo?) e pq que não se fala em usar uma isca "marca-texto" em águas barrentas, por exemplo...

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do Topico!!

Achei essa matéria também: A Visão dos Peixes

Na Página tem o link pro arquivo original em .pdf

Pessoal. Já lí muito sobre isso mas não entendo o pq é indicado usar iscas artificiais escuras (douradas, pretas, marrons) em águas turvas e cores mais vibrantes em águas claras? (Tem a ver com a camuflagem da isca ou coisa do tipo?) e pq que não se fala em usar uma isca "marca-texto" em águas barrentas, por exemplo...

Abraço!

O texto é interessante Lucas. Seria mais interessante se tivéssemos trabalhos a este respeito com peixes brasileiros, apesar de que alguns referidos no trabalho frequentam nossas águas. Ajudaria muito a entender melhor sua reação quando se deparam com a presa.

Quanto a sua pergunta, a idéia é o contraste. Iscas escuras em águas turvas contrastam melhor e acredito que exploram melhor as desvantagens visuais dos peixes. E assim, ao contrário em águas mais claras.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Como ja foi dito, acho que algumas cores eles realmente conhecem, mais o fator principal deve ser o som; Como tenho pesquisado bastante iscas para robalos, e vi muitas pessoas recomendando umas iscas da KV, percebi que as mesmas são extremamente barulhentas, então acho que o fator som influencia muito, mais não pode ser nenhuma escola de Samba.

Compartilhar este post

Link para o post

O texto é interessante Lucas. Seria mais interessante se tivéssemos trabalhos a este respeito com peixes brasileiros, apesar de que alguns referidos no trabalho frequentam nossas águas. Ajudaria muito a entender melhor sua reação quando se deparam com a presa.

Quanto a sua pergunta, a idéia é o contraste. Iscas escuras em águas turvas contrastam melhor e acredito que exploram melhor as desvantagens visuais dos peixes. E assim, ao contrário em águas mais claras.

Abraço.

Umm sakei. Como se elas fossem mais fáceis de distinguir do "plano de fundo". Valeu Melinger!

Como ja foi dito, acho que algumas cores eles realmente conhecem, mais o fator principal deve ser o som

Também acredito que o som, a vibração e o trabalho da isca são os fatores principais pra atrair a atenção do bichão, deixando a cor da isca como algo secundário (que deve só ser visível aos peixes). Meu maior alvo nas artificiais são as traíras, e dizem que a visão delas é bem apurada, inclusive a noturna.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post