Entre para seguir isso  
Juarezroncalli

Tambaqui, tambacú e pacú... usar ou não encastor de aço?

Recommended Posts

Pessoal, fui em um pesque pague a alguns dias e durante todo o dia peguei apenas um peixe, que por sinal arrebentou a linha.

Porém do outro lado do tanque tinha uma dupla que pegou 25 peixes, entre tambaqui, tambacú, pacú entre outros. Usando ração de cachorro como isca. Minhas iscas eram também rações, porém não tinha o mesmo sucesso da dupla.

Ai vem minha dúvida, eu usava encastor de aço, isso afugenta os peixes? Qual método é o melhor para não perder tantos anzóis sem o encastor de aço??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Juarez beleza... Tira o encastoado e compra 3 pacotes de anzol... vai ter mto mais ação vai peder anzol, vai perder peixe mais uma hora o peixe sai....

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Sejá bem vindo Juares a Familia Pescaki.

Isso mesmo tira o encastroado pois em dias que estão manhosos eles nem chegão perto ...

troca pelo anzol de robalo 1/0 vai garantir suas fisgadas

Abração

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um tema polêmico e que já foi bem discutido em outros tópicos com o mesmo questionamento.

Se tu pretende usar cevadeira, não use aço.

Pessoalmente não gosto de cevadeira, nem de perder peixe nas tentativas de fisgar outros, nem de ficar arremessando o dia todo aquele monte de ração. Eu uso líder de aço e pesco na maioria das vezes de fundo com massa. Raras vezes com torpedo.

Já usei também o anzol circular, onde não se faz necessário o uso do aço.

Quando vou pescar, meu objetivo principal é relaxar, sair da rotina do trabalho e tal, então, a quantidade de peixes fisgados não me interessa, e sim a emoção da briga!

É claro que é sempre bom pegar vários peixes, principalmente quando entra aquele bitelo! :ok:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Juarez beleza... Tira o encastoado e compra 3 pacotes de anzol... vai ter mto mais ação vai peder anzol, vai perder peixe mais uma hora o peixe sai....

Olá Rafael, acho que vou fazer é isso mesmo, comprar algumas caixas de anzol!rss

Compartilhar este post

Link para o post

Só fica uma pergunta, é anzol para robalo????

Quando vc não pega nada, tudo é pretexto!!!!

Vejam o chicote matadeira do sr. Luis. Ele só usa encastoado.

Falando nele vou visitar 6ª, dia que literalmente sou expulso de casa..rsrsr

j8HB0.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Raphael, seja bem vindo, mas da uma boa pesquisada aqui na seção de pesque&pague, principalmente nos tópicos fixos, por aí tem tudo que vc precisa saber pra se dar bem. A questão da cevadeira, se meu parceiro Korch me permite, vou descordar, é uma técnica muito interessante, eleva o nível da pesca em pesqueiros. A última intenção da pesca com cevadeira é pegar muitos peixes, pode até acontecer, mas o objetivo principal é pescar os maiores, pois se pesca na superfície, ou perto dela, que é onde os grandões dominam. Já cansei de ir em pesqueiros e o povo que pesca de fundo pegar um atrás de outro, peixes menores claro. Se por acaso você estiver pegando tanto que chegue a cansar, basta mudar o esquema. Sem falar que com a bóia cevadeira vc fica com o equipa na mão, fica na expectativa, os peixes estourando na superfície, a bóia afunda, adrenalina, fisga, etc, etc... É uma pesca dinâmica. De qualquer forma é vc que escolhe. Sobre o encastoado, no caso da pesca de fundo ele não atrapalha muito não, quando posso, eu evito. Mas tudo isso com a prática vc vai se adaptando. Eu uso as duas formas, se a cevadeira estiver "bombando" eu deixo a de fundo prá lá. Enfim, adapte-se à situação.

Abraços. :guitar:

Compartilhar este post

Link para o post

Então na minha visão tudo depende do dia/local..rsrs

Vamos aos fatos

É bom o encastoado ou um anzol maior para que o peixe nao chegue a linha e corte ela facilmente, porém dependendo do local onde pesca, se utilizar encastoado o peixe fica afugentado, é o caso do matsumura, se usar linha grossa, anzol grande ou encastoado nao vai pegar nada. o esquema é linha fina, azol pequeno direto na linha. Outros lugares como 3 manos ou o Kobayashi, os bichos atacam mesmo com encastoado ou anzol grande.... outro exemplo é o taquari, se usar encastoado nao bate, ja o anzol grande com 2evas no anzol, batem normal....rs

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Raphael, seja bem vindo, mas da uma boa pesquisada aqui na seção de pesque&pague, principalmente nos tópicos fixos, por aí tem tudo que vc precisa saber pra se dar bem. A questão da cevadeira, se meu parceiro Korch me permite, vou descordar, é uma técnica muito interessante, eleva o nível da pesca em pesqueiros. A última intenção da pesca com cevadeira é pegar muitos peixes, pode até acontecer, mas o objetivo principal é pescar os maiores, pois se pesca na superfície, ou perto dela, que é onde os grandões dominam. Já cansei de ir em pesqueiros e o povo que pesca de fundo pegar um atrás de outro, peixes menores claro. Se por acaso você estiver pegando tanto que chegue a cansar, basta mudar o esquema. Sem falar que com a bóia cevadeira vc fica com o equipa na mão, fica na expectativa, os peixes estourando na superfície, a bóia afunda, adrenalina, fisga, etc, etc... É uma pesca dinâmica. De qualquer forma é vc que escolhe. Sobre o encastoado, no caso da pesca de fundo ele não atrapalha muito não, quando posso, eu evito. Mas tudo isso com a prática vc vai se adaptando. Eu uso as duas formas, se a cevadeira estiver "bombando" eu deixo a de fundo prá lá. Enfim, adapte-se à situação.

Lammar, tu és um Malacabado Hilário!!! :rotfl2:

Não pelo post...(sem omitir que você chamou o Juarez de Rafael rsrsrs) e sim pelo novo avatar!!! Tutubarão!!!! kkkkk

Abração, daqui do cimentão! :natal_biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Não pelo post...(sem omitir que você chamou o Juarez de Rafael rsrsrs) e sim pelo novo avatar!!! Tutubarão!!!! kkkkk

:rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: :harhar:

Compartilhar este post

Link para o post

Juarez, seja bem vindo!!!

Eu pesco em todos os estilos...kkkk Cevadeira, Torpedo, fundo, varinha de mão...da forma que for possível por um anzol na água eu estou dentro...kkk

Mas minha preferência é muito maior pela pesca com cevadeira e miçangas, e concordo com o Vini, tem lugares que até é possível utilizar encastroado na pesca de superfície, embora eu acredite que mesmo nestes lugares se utilizar o anzol direto na linha é mais chance de entrar algum peixe...Mesmo quando pesco de fundo eu nunca uso encastroado, a única hora que arrisco por um arame bem fino no anzol é quando quero pegar uns douradinhos, ai não tem jeito...sem encastroado é perda de peixe em quase todas as fisgadas.

Respeito também a opinião do Rodolfo Korch, mas concordo com o Lamar, é uma questão de gosto...mas para mim não tem comparação a adrenalina de ficar na expectativa de ver a bóinha cagueta afundando em meio aos estouros dos tambas comendo a ração!!!! Muitas vezes no Taquari, que é onde pesco com mais frequência, as ações são muito maiores na vara armada para pescar de fundo, mas quando os peixes começam a se alimentar da ceva...não penso duas vezes, tiro a vara de fundo da água e fico só com a cevadeira na mão!! No máximo deixo um torpedo poitado quando as ações são menos frequentes. Com nunca uso encastroado e ainda por cima utilizo anzóis bem pequenos, é imprescindível ficar com a vara na mão, pronto para dar a fisgada, assim, o anzol normalmente pega bem no beicinho do tamba, se der um tempo para ele engolir o anzol, ai fica mais fácil para ele cortar a linha...sem falar que como na superficie normalmente sai os maiores, esses peixes já tem os dentes bem gastos então não cortam tanto a linha como os pequenos redondos com seus dentes afiados.

Agora, a preferência por pesca de fundo e superfície (cevadeira), varia muito de um pesqueiro para outro, no Castelinho mesmo, que a maioria vai atrás da piras, quem pesca de cevadeira é quase que considerado como um "mau elemento"....kkk já no Taquari, é tanto cevador, que até quem pesca de torpedo não é bem visto...famoso chupa ceva..kkk

Para terminar, uma vez estava pescando com beijinho no torpedo no Taquari e começou a entrar uns PDM's, era um atrás do outro, mas a maioria cortava a linha logo depois de fisgado...coloquei encastroado e as ações diminuiram muuuuiito, pensei que os peixes tinham trocado de lugar...ai eu tirei o encastroado e começaram a bater na isca novamente...

Já falei demais...rsrsr

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha região costumo pescar na seguinte montagem: linha mono, líder fluor mais grosso, girador, encastoado preto flexível e anzol e de isca pão flutuando.

Sim, não perde o peixe e anzol, mas é impressionante o que deixa os tambas desconfiados.

Pra vc ter uma idéia: Eu costumo jogar alguns pães na água pra levantar os tambas. Costumam ser devorados antes que encharque. Quando somem, eu arremesso o meu com o anzol... eles ficam tão desconfiados que ficam nadando em volta feito tubarões e muitas vezes o pão encharca tanto que o anzol cai sozinho... daí leva segundos pro pão sumir.

Tenho um conjunto de molinete light + vara longa + linha mono 0,25mm para arremesso de bóia torpedo pequena e um anzolzinho chinú pequeno que praticamente some na ração na pinga. A intenção é fisgar as tilápias e matrinxãs do lago, mas é um problema pq os tambas insistem em querer pegar a ração. Já consegui tirar tamba de 10kg nesse sistema e vou dizer: é um sufoco pra tirar... a maioria corta a linha. A diferença de ação é muuuuito grande. No sistema que o pessoal pesca com cevadeira deve funcionar muito bem.

Questão de gosto. Nos pesqueiros que frequento, mesmo com bem menos ações, eu ainda prefiro usar o encastoado.

Monte dois conjuntos, um de cada jeito, e vá experimentando.

Abc.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão de usar um chicote de linha mono, de 0.50 resolve alguma coisa, para evitar o corte da linha?

Compartilhar este post

Link para o post

A questão de usar um chicote de linha mono, de 0.50 resolve alguma coisa, para evitar o corte da linha?

se entrar um peixe com uma boa denticao ... é corte na certa ... nao tem jeito ... o melhor é a fisgada rapida ... assim nao da tempo do peixe engolir muito e cortar a linha ...

Compartilhar este post

Link para o post

É pessoal, só sei que assisti a uma pescaria de mais de 25 peixes, na média de 10 kg e não consegui pegar um.

Agora com essas dicas, vi que o problema realmente pode ser o encastor, pois o meu brilhava tanto que pensei ter lustrado ele. rss

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Juarez mais pratico você mensionar o tipo de pesca costumeiramente utilizado por você pois ai não vai ter que fazer citações sobre qual eu faço ou gosto etc.

ex:

cevadeira

foguetinho

ou de fundo ..

já vi caso aonde saiu um baguá que foi utilizado linha 0,30 de chicote !!! vai entender cada pescador tem seus costumes ..

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Juarez mais pratico você mensionar o tipo de pesca costumeiramente utilizado por você pois ai não vai ter que fazer citações sobre qual eu faço ou gosto etc.

ex:

cevadeira

foguetinho

ou de fundo ..

já vi caso aonde saiu um baguá que foi utilizado linha 0,30 de chicote !!! vai entender cada pescador tem seus costumes ..

Marco, pesco apenas com ração no anzol, nada mais.

Normalmente pesca de fundo mesmo, sem uso de boia.

Compartilhar este post

Link para o post

Juarez, nem sempre os peixes estão comendo embaixo!

Então você viu o qual o estilo e a isca dos caras???quantidades de varas???? pra que lado está ventando???qual a sua paciencia????

São varios fatores que influencia na pescaria, é o que sempre falamos aqui... tem que ter feeling!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo eu sempre pesco sem o encastor de aço, porem uso um chicote com linha 0,50 ou 0,60 de preferencia de linha transparente,As vezes acaba perdendo um ou outro exemplar mais mesmo assim ainda a pescaria vai ser muito mais produtiva pois o numero de ação aumenta bastante sem o encastor

Compartilhar este post

Link para o post

Quando comecei a pescar usava castor até em varas de mão com medo dos peixes cortar a linha

colocava aqueles castor de 30 cm achando que ia pesca tubarão kk mas depois com tempo

vi que não bem assim se for o caso do peixe escapar até com castor pode acontecer hoje em dia

uso um lider de linha 0.50 já aconteceu de redondos engolir o anzol e a linha não se cortar

as perdas são poucas em um pescaria perco no máximo 2 anzóis.

Compartilhar este post

Link para o post

Opá agora sim ,então de fundo normalmente vai ter que usar chumbos para atingir uma distância favoravel digo lá no meio do lago ..

exemplos usados são altura das iscas no chicotes ou mesmo usando um chumbo direto na linha para correr com um girador ..

o willian Ferreira fez um video que por sinal extremamente otimo vou ver se consigo localizar ele ou se alguem poder ajudar ..

Juarez os tambas os baguás ditos pelos pescadores ficam quaze que na superficie em busca de alimento ao meu ver as possibilidades de você fisgar

uns bruto na cevadeira ou foguetinho são maiores não que de fundo não sejá boa .Obs:sobre usar castroado vai depender muito do lugar

já ditos pelos nossos amigos ,tem lugar que os peixes nem ligam para os encastroados bate forte em outros você não vai ter ação ..

quaiquer dúvidas só avisar..

Amigo dá uma olhadinha nesse video ...

http://youtu.be/wuXYHYBhgKM

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Juarez, nem sempre os peixes estão comendo embaixo!

Então você viu o qual o estilo e a isca dos caras???quantidades de varas???? pra que lado está ventando???qual a sua paciencia????

São varios fatores que influencia na pescaria, é o que sempre falamos aqui... tem que ter feeling!!!!

Eles tinham 8 molinetes, usavam ração, o q não consegui ver se estavam ou não com encastores.

Eles chegaram por volta das 8h e saíram as 17h, praticamente o mesmo horário que eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem precisa falar mais nada neh... os experts ja falaram tudo.

Abraxxx

Compartilhar este post

Link para o post

:rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: :harhar:

Foi mau, foi mau Rafael, acho que na hora que voltei o mouse pra olhar o nome do parceiro Juarez eu olhei o seu Rafael :weirdsmiley: :weirdsmiley: :weirdsmiley: Poxa MPN Hélio, não escapa nada hein?! Viu que eu pesquei o Tutubarão? :guitar::first:

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mau, foi mau Rafael, acho que na hora que voltei o mouse pra olhar o nome do parceiro Juarez eu olhei o seu Rafael :weirdsmiley: :weirdsmiley: :weirdsmiley: Poxa MPN Hélio, não escapa nada hein?! Viu que eu pesquei o Tutubarão? :guitar::first:

Grande Lammar!!!

:rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: viu que a graça as vezes está nos pequenos detalhes!!!

Mas essa foto do Tutubarão é melhor do que o do mãozona... :rotfl2:

Abração daqui do cimentão pra aí do cerrado!!! :natal_biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post