Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Nivel das aguas da Represa de Furnas e o mais baixo dos ultimo 11 anos


Recommended Posts

0__2012_furnas389_graph.gif

ano de 2012

0__2001_2012_furnas821_graph.gif

Comparaçao 2001 e 2012

Furnas062012-1-2.jpg

Furnas31.jpg

Estas fotos foram de frente a AABB em Alfenas

Gutierre1.jpg

Restaurante do Juquinha - Gutierri - BR 491

La se foi as aguás :cry: :cry: :cry: :cry:

Sera que em dois anos volta?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Vartão,

É lamentável, porque com isso, além dos problemas naturais de geração de energia, teremos redução dos estoques pesqueiros, sobretudo os de reprodução em águas paradas, como o tucunaré, por exemplo. Ademais, com a diminuição da lâmina d'água acaba havendo um confinamento dos peixes em áreas menores, resultando mais fáceis de se encontrar, sobretudo pelos predadores e redeiros.

É muito triste a situação! :triste:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui no ultimo final de semana na Represa de Igarata, em sao jose dos campos, e a situaçao eh a mesma. Será que isso tem uma justificativa comum?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Transcrevo um texto que escrevi já há algum tempo lá no nosso fórum irmão Peskbem, para facilitar um pouco o entendimento deste processo maluco.

Estive pesquisando sobre o assunto, inclusive assistindo a algumas palestras promovidas pelo Ministério das Minas e Energia, na TV Senado e, muito embora já soubesse mais ou menos como isso funciona, aprendi um pouco mais, inclusive as denominações que dão aos represamentos. Assim sendo, existem dois tipos de reservatórios, sendo um tipo denominado "Usina Reservatório a Fio D'água" e um tipo denominado "Usina Reservatório de Regularização".

O primeiro identifica as represas que demandam menor área de alagamento, com o fim específico de geração de energia, utilizando a vazão normal do curso de água, deixando sair a mesma quantidade de água que entra, ou quantidade muito próximas entre a entrada e a saída, de sorte que muito pequena é a variação no nível de água mesmo duranto todo o ano. Este tipo de represamento é o que vem sendo mais adotado atualmente em razão das questões de impacto ambiental, mas de cara já se percebe que em termos econômicos gera muito menos energia que geraria caso se enquadrasse no segundo tipo.

O segundo tipo, reservatório de regularização, além de gerar energia, tem a finalidade de reservar massa de água para que ao longo do ano, seja distribuída paulatinamente promovendo a otimização de sua utilização e, assim, toda esta água reservada vai gerar energia nas usinas reservatórios a fio d'água, mesmo nos períodos de seca. Este tipo de reservatório, por necessitar de grandes áreas de alagamento acaba sendo o mais prejudicial em termos de impacto ambiental e por esta razão vem sendo menos utilizado.

Então, se estas usinas, de um lado, promovem grande e prejudicial impacto ambiental, por outro lado, temos que estas mesmas usinas são as de melhor aproveitamento do recurso hídrico, gerando mais energia. Segundo as palestras que assisti, o Ministério não vem construindo este tipo de represamento, mas precisa urgentemente retomar um programa neste sentido para evitar futura escassez de energia.

Resulta que Furnas é uma usina reservatório de regularização e guarda água para todas as represas que se lhe sucedem no curso do Rio Grande, para depois servir também às represas do curso do Rio Paraná, valendo dizer que Furnas guarda água até mesmo para a usina reservatório a fio d'água de Itaipu! Isso mesmo: Itaipu é uma usina reservatório a fio d'água! Isso, eu não sabia! Surpreendente, mas é verdade, pois sua vazão é praticamente a mesma de entrada e seu nível só varia em razão da escassez de água. icon_eek.gif

Assim, meus amigos, num ano de seca tão destacada como este, penso que fica mais fácil entender o porquê das grandes variações a que está sujeito o nível do nosso querido reservatório de Furnas.

De mesmo modo, a represa do Jaguari (Igaratá), a represa de Santa Branca e a de Paraibuna, são também reservatórios de regularização, pelo que vêm sofrendo as mesmas consequências. :ok:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

www.petsEXPERT.pt
×
×
  • Criar Novo...