Entre para seguir isso  
Adriano Itapuã

Molinete Spirit 8000 e Vara Tubarão ideal para corrico e jig com caiaque

Recommended Posts

Prezados Capitão Tuba e colegas do fórum, Saudações!

Sou novo no Pescaki e também iniciante na pesca esportiva. Um amigo experiente me orientou a montar o seguinte kit para pesca de corrico e jig com caiaque aqui no mar de Salvador - Bahia, onde moro:

A) Molinete Sumax Spirit 8000;

B) Vara Marine Sports 20/60 libras de 1,80m;

C) 300 Yds de linha multifilamento Power Pro de 50 libras;

D) Iscas para corrico Rapala Magnum CD 9 e/ou CD 11;

E) Jigs de 50 à 100 gramas (não sugeriu marca nem tipo).

Depois de pesquisar exaustivamente aqui no fórum, constatei que o molinete Spirit 8000 é uma unanimidade e conheci aqui a vara Sumax Tubarão, que também possui ótimas referências. A minha dúvida está no modelo ideal da vara para o tipo de pesca pretendida. Imagino pescar em locais com até 30 metros de profundidade e suponho que os peixes provavelmente não passarão dos 50 kilos (ou mais, quem sabe?!).

Solicito a vossa valiosa e experiente ajuda para me indicar a melhor escolha para o conjunto e os objetivos, dentre os modelos abaixo:

B1) Vara Sumax Tubarão New LTB-58- 2X4S (1,74 m - Line WT: PE 2-4 Lure WT: 100-200g)

B2) Vara Sumax Tubarão New LTB-58- 4X5S (1,74 m - Line WT: PE 4-5 Lure WT: 150-300g)

Pelo que pesquisei e compreendi até o momento, as varas Sumax Tubarão possuem um excelente custo x benefício, alta qualidade, durabilidade, e ambos os modelos serviriam para o conjunto, entretanto, estou na dúvida qual o seria o modelo ideal e se elas não seriam para uma pesca mais pesada, ao invés da pescaria com caiaque.

Acredito que a modelo B1 já atenderia muito bem e proporcionaria mais emoção!

Pretendo comprar na Tucunaré Pesca, com o Paulo, que me atendeu muito bem hoje à tarde.

Agradeço a atenção de todos e me sinto desde já muito honrado e feliz de participar de um fórum deste nível.

Sds,

Adriano Souza

Itapuã, Salvador - BA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vc vai usar um conjunto pesado desse pra pescar de caiaque mesmo??

Compartilhar este post

Link para o post

eu iria de tubarão 2-4 e spirit 5.000

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma PE 2-4 e um spirit 5000 q uso para pescar até nuns 40m.

Compartilhar este post

Link para o post

minha indicação é a mesma do Moises e do Tuba .... mas ...

penso como o Miguel .... jigar com isso em cima de uma caiaque ? ...

outra ... se engatar coisa grande, vai com vara e tudo pra dentro dágua ...

Abrass

Compartilhar este post

Link para o post

Abrass

Exatamente! :plus:

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho experiencia nessa modalidade, mais acho que se entrar um peixe com mais de 50 kg de cima de um Yak vai ficar meio sinistro heim!! :eek:

Nessas horas é sempre bom ter algum parceiro filmando por perto :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vc vai usar um conjunto pesado desse pra pescar de caiaque mesmo??

Abrass

vocês repararam onde ele mora?

aqui na Bahia a coisa é mais bruta, o equipamento está bem dimensionado

abraxxxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

abraxxxxxxxx

kkkkkkkkkkkkk ............. eu vi capitão .....

mas a 30 mt de profundidade e em cima de um caiaque??? :eek::smiley-violent084:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, pessoal... A coisa aqui né brincadeira não... Os peixes daqui são brutos mesmo!!

Vejam no link a seguir o tamanho do Bijupirá que um cara capturou na semana passada aqui, no 2º navio do farol da barra, um dos pontos mais batidos de Salvador: http://www.guarapas....forumpost309491

Tenho pesquisado muito no You Tube sobre Kayak Fishing e já encontrei diversos vídeos de grande capturas, como estes abaixo:

Se até Marlin os gringos capturam de caiaque, por que nós também não podemos?!! O que nos impede?!

Pretendo ir em busca de peixes grandes e pra isso quero ir bem preparado em todos os sentidos. Já possuo um excelente caiaque oceânico da Brudden de 4,00 m com leme, que suporta 240 kg de carga. É um modelo Ômega 3, que infelizmente já saiu de linha porque era muito caro e vendia pouco em razão do preço. Com ele dá pra atingir pesqueiros distantes rapidamente e com pouco esforço físico. Depois postarei umas fotos do caiaque.

A grande vantagem da pesca com caiaque é justamente o fato dele servir como uma espécie de bóia de arrasto, desde que não esteja apoitado. Possuindo leme, os quais controlo através de pedais, conseguirei manobrá-lo rapidamente conforme a necessidade.

Capitão! Diante do que acabei de expor, qual a configuração do conjunto que você definitivamente me recomenda?! Posso usar o Spirit 8000 + Tubarão 4-5 ou devo usar mesmo a Spirit 5000 + Tubarão 2-4 ? A construção do molinete 5000 é idêntico ao 8000 e seria diferente apenas no tamanho, capacidade de linha e força de arraste??

Pretendo capturar peixes acima de 5 kg, mas nunca sabemos o que podemos encontrar. Busco um conjunto que me permita essa flexibilidade, se é que isso é possível, pois ainda estou aprendendo e tentando compreender essa diversidade de conjuntos e variáveis da pesca esportiva.

Se eu usar a Tubarão 2-4 com a Spirit 8000 o conjunto fica desequilibrado?! Estou batendo na tecla da Spirit 8000 porque encontrei muitas recomendações dela aqui no fórum que coincidem com a recomendação do meu amigo que a indicou, o Marcel Britto, que também entende do riscado... Minha maior dúvida, à princípio, seria sobre a Vara Sumax Tubarão que o capitão Tuba desenvolveu, que me impressionou muito em beleza e tecnologia.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa Adriano, mas a primeira coisa que me veio em mente são aqueles caiaques normais .... sabe como é né ... segurança nunca é demais ....

mas nunca iria numa dessas sozinho ... sempre com algum parceiro ao lado ...

abrass

Compartilhar este post

Link para o post

abraxxxxxxxx

Capitão, o equipamento esta mto bem dimensionado, inclusive eu tenho o mesmo equipamento que montei com a tua ajuda sanando duvidas!

Só acho que fazer essa pescaria de cima de um caiaque é punk! risos!

Adriano. A tubarão 2-4 com um spirit 6000 esta otimo. Vc leu boas recomendações do spirit 8000, o 6000 é o mesmo molinete, porem menor!

No mais, espero ver teus relatos! Abçxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

abraxxxxxxxx

Se pega um peixe de 30kg de caiaque tem que torcer pro peixe não correr na direção da África...

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkk ............. eu vi capitão .....

mas a 30 mt de profundidade e em cima de um caiaque??? :eek::smiley-violent084:

qual o problema?

Capitão! Diante do que acabei de expor, qual a configuração do conjunto que você definitivamente me recomenda?! Posso usar o Spirit 8000 + Tubarão 4-5 ou devo usar mesmo a Spirit 5000 + Tubarão 2-4 ? A construção do molinete 5000 é idêntico ao 8000 e seria diferente apenas no tamanho, capacidade de linha e força de arraste??

o 5.000 é um pouco emnor do que o 8.000, inclusive o chassis, os que tem o mesmo tamanho são o 6.000 e o 8.000 inclusive com os carretéis intercambiáveis entre esses dois modelos, com o 5.000 não dá.

eu ficaria com a PE 2-4 e o 5.000 mesmo, eu uso aqui dois conjuntos iguais para praticamente tudo, já peguei até olhos de boi com eles.

coloca uma linha PE4 no 5.000

abraxxxxxxxxxxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Se pega um peixe de 30kg de caiaque tem que torcer pro peixe não correr na direção da África...

o peixe cansa logo de rebocar o caiaque

Compartilhar este post

Link para o post

o peixe cansa logo de rebocar o caiaque

É justamente o que ia dizer! Contudo o segredo de uma captura desse porte é paciência e muita linha no carretel, se entrar o bitelo vc estará num caiaque. Na lancha o capitão corre atrás do peixe, no caiaque resta torcer pra linha não acabar e fricção sempre excepcionalmente bem regulada e até um ponto que não te arranque do caiaque. Agora, pegar um OB grande e este correr pras pedras no fundo, já era, num caiaque vc não segura nem ferrando...

Compartilhar este post

Link para o post

.... Agora, pegar um OB grande e este correr pras pedras no fundo, já era, num caiaque vc não segura nem ferrando...

imaginei uma garoupa/caranha ....... isso que eu chamo de "jogo de cintura" .... rsrsrs

não consigo nem pinchar direito em cima de um troço desses .... rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

imaginei uma garoupa/caranha ....... isso que eu chamo de "jogo de cintura" .... rsrsrs

vixi...

Compartilhar este post

Link para o post

o 5.000 é um pouco menor do que o 8.000, inclusive o chassis, os que tem o mesmo tamanho são o 6.000 e o 8.000 inclusive com os carretéis intercambiáveis entre esses dois modelos, com o 5.000 não dá.

eu ficaria com a PE 2-4 e o 5.000 mesmo, eu uso aqui dois conjuntos iguais para praticamente tudo, já peguei até olhos de boi com eles.

abraxxxxxxxxxxxxxxx

A Tubarão PE 2-4 com o Spirit 5000 fica então mais equilibrado, mais leve?! Esse modelo, apesar de ser menor, tem a mesma construção e qualidade do 6000 e 8000? A linha PE4 seria a de 50 libras? Tem alguma linha que você recomendaria?! Quantos metros de linha devo colocar neste molinete?! Desculpe-me por tantas perguntas, Capitão, mas tenho que aproveitar essa oportunidade pra tirar essas dúvidas também! Muito obrigado e um forte abraço!

Por isso é bom trabalhar o equilíbrio! Pratico Swásthya Yôga há alguns anos e isso deve ajudar muito nessa situação, além de proporcionar muita calma e paciência também...! Espero...!!

É justamente o que ia dizer! Contudo o segredo de uma captura desse porte é paciência e muita linha no carretel, se entrar o bitelo vc estará num caiaque. Na lancha o capitão corre atrás do peixe, no caiaque resta torcer pra linha não acabar e fricção sempre excepcionalmente bem regulada e até um ponto que não te arranque do caiaque. Agora, pegar um OB grande e este correr pras pedras no fundo, já era, num caiaque vc não segura nem ferrando...

Na pior das hipóteses, já terá valido a emoção e a experiência para o aprendizado nesta situação!

desculpa Adriano, mas a primeira coisa que me veio em mente são aqueles caiaques normais .... sabe como é né ... segurança nunca é demais ....

mas nunca iria numa dessas sozinho ... sempre com algum parceiro ao lado ...

abrass

Você tem razão quanto a segurança, mas se depender de parceiro pra pescar, o cara tá ferrado... Pretendo me equipar com rádio comunicador a prova d'agua (http://loja.intelbra...roof-862.aspx/p) e com outros itens de segurança, mas tudo tem um risco na vida, desde que seja bem calculado...

Compartilhar este post

Link para o post

Capitão, o equipamento esta mto bem dimensionado, inclusive eu tenho o mesmo equipamento que montei com a tua ajuda sanando duvidas!

Só acho que fazer essa pescaria de cima de um caiaque é punk! risos!

Adriano. A tubarão 2-4 com um spirit 6000 esta otimo. Vc leu boas recomendações do spirit 8000, o 6000 é o mesmo molinete, porem menor!

No mais, espero ver teus relatos! Abçxxxx

Imagino que o barato da pesca com caiaque é ser meio punk mesmo! Um misto de Serenidade com Adrenalina pura!! Não tenho pressa de aprender e de obter bons resultados, mas também espero apresentar bons relatos aqui um dia!

Muito obrigado à todos pela atenção e pela colaboração! Forte abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino que o barato da pesca com caiaque é ser meio punk mesmo! Um misto de Serenidade com Adrenalina pura!! Não tenho pressa de aprender e de obter bons resultados, mas também espero apresentar bons relatos aqui um dia!

Muito obrigado à todos pela atenção e pela colaboração! Forte abraço!!

Boa Sorte Adriano! espero que venham ótimos relatos!

E nos desculpem as brincadeiras... aqui o povo é bem descontraído mesmo ... mas sabe como é né, "segurança" é tudo .

Quanto aos Spirit, pode ficar sossegado, é um baita molinete! antigo Aplause da Ryobi com algumas melhorias ...

Eu possuo os 3 ... Zauber - Aplause - Aluma que são basicamente o mesmo molinete Spirit ...

Um molinete que tambem tem me agradado muito é o Fin Nor Inshore ... construído no sistema "forja a frio" e rolamentos selados .... totalmente marinizado ...

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Boa Tarde!!!

Vendo este tópico, não resisti e montei um conjunto para mim Vara Tubarão 4X5 + Molinete Spirit 6000, agora gostaria de saber dos amigos, qual a linha ideal para usar nesse conjunto???

Grato,

Compartilhar este post

Link para o post

qual o problema?

o 5.000 é um pouco emnor do que o 8.000, inclusive o chassis, os que tem o mesmo tamanho são o 6.000 e o 8.000 inclusive com os carretéis intercambiáveis entre esses dois modelos, com o 5.000 não dá.

abraxxxxxxxxxxxxxxx

Saudações Capitão Tuba!

Finalmente chegou o dia de comprar o conjunto de pescaria para caiaque de acordo a sua orientação. Contudo, visitei novamente o site da Tucunaré Pesca para realizar a compra e em lugar de encontrar a Vara Sumax Tubarão New LTB-58- 2X4S (1,74 m - Line WT: PE 2-4 Lure WT: 100-200g), aparece lá a Vara Sumax Tubarão Molinete. Consultei no próprio site se essa vara Tubarão era a New e fui informado que a Sumax está fabricando a NEW somente na configuração LTB-58-5x6c 200-400g, para carretilha. Achei estranho. Como sei que foi o Cap Tuba quem desenvolveu a vara Tubarão, gostaria que você me confirmasse se essa informação procede e, caso proceda, se poderei pegar essa Vara Sumax Tubarão Molinete assim mesmo ou, caso não proceda, onde eu poderia encontrar e comprar a Vara Sumax Tubarão New LTB-58- 2X4S (1,74 m - Line WT: PE 2-4 Lure WT: 100-200g).

A vara Tubarão New seria bem superior ao modelo anterior ou as diferenças seriam mínimas?!

Agredeço muito por sua atenção e colaboração, Cap Tuba.

Segue o link da Tucunaré Pesca onde constam as informações: http://www.tucunarepesca.com.br/vara-tubarao#pergunta

Compartilhar este post

Link para o post

A vara Tubarão New seria bem superior ao modelo anterior ou as diferenças seriam mínimas?!

O real seat é próprio para jigar (PSDL-carretilha)

dpspss.gif

E os passadores são da serie K (tangle free) ..... a antiga é BMNAG

BKWAG - (Tangle Free)

462431761_large.jpg

BMNAG - antiga

bmnag.jpg

a serie K faz diferença no pincho .... e para jigar de carreta ....

no molinete não vejo diferença (vantagem) nenhuma ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post