Entre para seguir isso  
Rism86

Diferenças entre bonito e atum

Recommended Posts

Olá amigos, desculpe se não postei no fórum certo (caso isso aconteceu por favor transfiram de forum).

Gostaria de saber quais são as diferenças entre os peixes bonito e atum? Desde diferenças físicas, naturais e culinarias, até a diferença do preço de ambos quando são vendidos inteiros e frescos... moro no rio de janeiro se puderem colocar a diferença de preço considerando esta região eu agradeço.....

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

São dois peixes da mesma familia .... só que o atum atinge grandes tamanhos (500kg ou mais) e o bonito não ultrapassa 10 kg ...

Tirando o fator "tamanho" a principal diferença são listras longitudinais bem acentuadas ... e nadadeiras inferiores mais "largas" enquanto o do atum é estreito e longo ... cabeça mais "bicuda" ...

A grosso modo, o atum é "curto" e "redondo" ... enquanto o bonito é "esguio" e "comprido" ...

Em termos nutricionais, o bonito é descartável, enquanto o atum atinge alto valor comercial ... algo como entre 7x a 10x o valor ...

Carne muito "sangrenta" de baixo "paladar" ....(crú) ... (cozido é outra coisa) ....

valores?? .... vou te dever ... só sei que aqui em Sampa é caro bagarai!!! ... rsrrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

tenho essa duvida, pois tenho interesse em tirar os files do peixe para comer, vi alguns videos no youtube de como limpar atuns, o os files eles usam pra diversos fins, desde sashimis até "bifes" de file de atum....

So quero saber se posso fazer o mesmo com um bonito, se suas carnes diferem tanto assim, pois o bonito se não me engano seu preço é bem inferior ao do atum... Saber se eu perco muito por causa do menor preço e possivel menor qualidade....

Compartilhar este post

Link para o post

O Bonito é também conhecido como Bonito Serra!!!...

Esses peixes, mesmo de pequeno porte, dá uma bela briga!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
So quero saber se posso fazer o mesmo com um bonito, se suas carnes diferem tanto assim, pois o bonito se não me engano seu preço é bem inferior ao do atum... Saber se eu perco muito por causa do menor preço e possivel menor qualidade....

se a carne do bonito fosse boa, seria o mesmo preço que o atum .... rsrsrrs

contanto que não seja cru ... pode fazer de qualquer jeito ...

Compartilhar este post

Link para o post

certa vez vi no discovery, barco pesqueiro.. varios dias no mar, nada de peixe, até que no ultimo dia de pesca entra um atum de 400kg se nao me falha, a vara do barco que segurava o peixe era bem rustica, tipo um tronco de madeira quase sem flexibilidade nenhuma, e mesmo assim ela bebia água. o peixe foi vendido por 15 mil dólares.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bonito é comível, mas não é lá essas coisas, embora seja parecido com o atum, o saber da carne de um e outro tem diferenças consideráveis.

Comi esse bonito numa acampamento quando a gente tava morrendo de fome, então foi bem passável...rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Se for pra consumo especialmente em sashimi prefira o atum (eu sou mais o salmão).

bonito é bm melhor como isca do que comida, garoupa e badeijo adora ainda mais se tiver sangrando.

Um atum de 200 kg foi arrematado em um leilão no japão por 2,5milhões!!! e nem fresco era.

no mestres da pesca eu vi o kra trazer um de 260kg e vendeu no porto por 60mil dolares.

eles sangram o peixe e o rebocam até o porto onde tem guincho pra puchar o bicho pra cima.

bizarro mesmo é a grossura da vara eo tamanho das carretas q os kras usam.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, todos dizem que o bonito não é grande coisa com arroz. Mas é comível se o temperar bem. Fica mais ou menos como o "atum" de lata, que na verdade, não passa de bonito mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bonito é bom, mesmo cru. Depende da preparação.

Mas é muito diferente do atum. Não tem nem como confundir.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A m|ae do meu amigo faz um tataki (carpaccio) de bonito que fica muito bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto muito de bonito, mas o grande, chamado de cadelão pelos caiçaras. Pra ele ficar ainda melhor, quando o pegar dê um corte pra fazer ele sangrar, fica show. Bonito cozido ou escabeche na panela de pressão é sensacional. Sashimi nunca comi.

Agora, bonito de até 2kg não perco tempo e uso de isca pra garoupa kkkkkkk

Podem me criticar, mas não vejo nada demais no atum fresco, carne muito seca, apenas sashimi e olhe lá...

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto muito de bonito, mas o grande, chamado de cadelão pelos caiçaras. Pra ele ficar ainda melhor, quando o pegar dê um corte pra fazer ele sangrar, fica show. Bonito cozido ou escabeche na panela de pressão é sensacional. Sashimi nunca comi.

Agora, bonito de até 2kg não perco tempo e uso de isca pra garoupa kkkkkkk

Podem me criticar, mas não vejo nada demais no atum fresco, carne muito seca, apenas sashimi e olhe lá...

:rango: :rango: :rango: Humm, já dando fome....

Compartilhar este post

Link para o post

tbem acho .... salmão tbem .... "invenção" de brasileiro ....

já comeu de pargo?? ... é bom demais...

Compartilhar este post

Link para o post

tbem acho .... salmão tbem .... "invenção" de brasileiro ....

já comeu de pargo?? ... é bom demais...

Aí vc sacaneou, pra mim pargo é muuuuito melhor que atum. Caiçara tem o gosto certo pra peixes, diferentemente dos que formaram seu gosto pelo preço, nos restaurantes, através de propagandas, etc...

Tratando-se de gosto, obviamente individual e que respeito todos, mas uma garoupa cozida com banana verde é praticamente imbatível kkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

O segredo ao grelhar o atum é sempre deixar a carne meio crua por dentro. Ele fica crocante por fora e suculento por dentro. Se não fizer assim fica ressecado.

Experimente cortar o lombo do atum em cubos, temperar com sal e pimenta do reino, empanar com gergelim branco e preto (misture os dois em uma vasilha depois passe o atum sobre eles - não precisa passar no ovo batido), depois grelhe em uma frigideira com teflon.

Faça um molho agridoce ou picante e... hummmmmmmmmmmm

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o debate de cunho culinário (que todo pescador também adora :simsim: ) , alguém sabe alguma manha pra salgar o bonito. Tentei fazer igual faço com a sardinha e ficou uma lástima pra iscar.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o debate de cunho culinário (que todo pescador também adora :simsim: ) , alguém sabe alguma manha pra salgar o bonito. Tentei fazer igual faço com a sardinha e ficou uma lástima pra iscar.

Tente tirar os filés antes de salgar, assim vc vai salgar só os filés e ficarão bem firmes. Escolha os bonitos de até 1kg, são mais fáceis de salgar.

Compartilhar este post

Link para o post

Tente tirar os filés antes de salgar, assim vc vai salgar só os filés e ficarão bem firmes. Escolha os bonitos de até 1kg, são mais fáceis de salgar.

Eu pensei em salgar em postas para o sal penetrar mais, não tinha pensado em filé. Vou seguir tua sugestão. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta , no caso , sangrar o Atum ou o Bonito , seria para que exatamente ? ja vi em uma pescaria na plataforma de mexilhão , mais esqueci de perguntar.........se não o fizer , muda o gosto da carne , ou algo do tipo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta , no caso , sangrar o Atum ou o Bonito , seria para que exatamente ? ja vi em uma pescaria na plataforma de mexilhão , mais esqueci de perguntar.........se não o fizer , muda o gosto da carne , ou algo do tipo ?

Devido a um sistema de troca da temperatura corporal, o Atum possui os músculos do seus corpo extremamente irrigados, Por isso, ao ser pescado, deve receber um corte nas branquias para sangrar, antes de ir para o gelo. Isso faz com que a coloração e o sabor da sua carne fiquem menos acentuados. Os japoneses não consomem atuns que não tenham passado por esse processo..

Abrxxx

Theo

Compartilhar este post

Link para o post

Humm... eu logo desconfiei nessa questão do sangue. Sou de beira de praia, mas não gosto da parte escura das tainhas, por exemplo. Quanto mais  branca a carne, mais  gosto do peixe, como a corvina. Aproveito pra perguntar uma coisa (aliás, cheguei aqui por isso): dizem que o bonito e a tuna servem pra fazer um peixe fermentado no Japão. Quais são os peixes no Brasil que poderiam substituir esses? Bonito serra é a mesma coisa que bonito ( Katsuobushi)? Obrigada 

Compartilhar este post

Link para o post