Entre para seguir isso  
Luis Alberto Wolschick

tucunaré em açude

Recommended Posts

pessoal sou novo aqui e ñ sei bem como funciona ainda...

minha duvida é o seguinte

posso ter tucunarés em um açude que tem mais ou menos de comprimento 50 mt por 25mt de largura

os tucunas são mais para controle de população de tilapias, soltamos um tanto a um tempo e logo elas começão a se reproduzir... usamos trairas em outro açude mais estamos querendo variar um pouco.. fica localizado no oeste do Paraná, onde se encontra no lago os tucunarés amarelos que dificilmente passam de 2,5kg... Sera que funciona os tucunas?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Christian

Funcionar funciona, mas demanda cuidados. nos dois primeiros eles vão crescer, se reproduzir e comer tudo que verem pela frente, vão acabar com a comida, depois vem a fase do canibalismo e depois começam a definhar pois não há o que comer.. Na minha (ouça bem minha) concepção você tem que ter um feeling para achar a hora certa de introduzir mais alimento no lago. Poderia ter um laguinho menor onde criaria tilápias não revertidas e seus filhotes serem usados para alimentar os tucunas no lago principal quando a oferta de alimento acabar... Lambaris são muito bons para controlar a população de tucunarés também...

Bom isso é o que ví acontecer em alguns locais pelo menos....

Compartilhar este post

Link para o post

Funcionar funciona, mas demanda cuidados. nos dois primeiros eles vão crescer, se reproduzir e comer tudo que verem pela frente, vão acabar com a comida, depois vem a fase do canibalismo e depois começam a definhar pois não há o que comer.. Na minha (ouça bem minha) concepção você tem que ter um feeling para achar a hora certa de introduzir mais alimento no lago. Poderia ter um laguinho menor onde criaria tilápias não revertidas e seus filhotes serem usados para alimentar os tucunas no lago principal quando a oferta de alimento acabar... Lambaris são muito bons para controlar a população de tucunarés também...

Bom isso é o que ví acontecer em alguns locais pelo menos....

Me preocupo muito com isso christian. um sinal de que é hora de introduzir mais tilapias seria quando eles começam a emagrecer, ou ai ja esta tarde? Os lambaris controlam a população de tucunas?Como, comendo os ovos?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Tucunaré em um tanque deste tamanho é pura ilusão, principalmente em tanques sem manejo . Use matrinxã, é uma espécie extremamente esportiva, controla a população de tilápia, desenvolve bem, é rústica e suporta bem a variação de temperatura além de ser fácil adquirir alevinos.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

Difícil saber a hora certa.. É muito difícil... Sim os lambarís comem as ovas deles, por isso os tucunas tem ódio mortal deles....

Compartilhar este post

Link para o post

Tucunaré em um tanque deste tamanho é pura ilusão, principalmente em tanques sem manejo . Use matrinxã, é uma espécie extremamente esportiva, controla a população de tilápia, desenvolve bem, é rústica e suporta bem a variação de temperatura além de ser fácil adquirir alevinos.

Normando, pra voce qual o tamanho minimo que um lago artificial para tucunare deve ter?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Normando, pra voce qual o tamanho minimo que um lago artificial para tucunare deve ter?

Incrível como existe muito pouca informação a respeito da criação de tucunaré. Por isto mesmo as opiniões são bastante divergentes, no entanto praticamente em tudo que já pude ver, recomenda-se no mínimo cinco mil metros quadrados.

Um resumo de alguns aspectos da criação você pode ver aqui

http://www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=530

Alguns estudos realizados em hidrelétricas onde o Tucunaré foi introduzido como Itumbiara e Três Marias, observou-se que a desova do Tucunaré é parcelada porém concentrando mais no período mais quente do ano.

Estudo da EMBRAPA com o objetivo de avaliar o impacto da presença do tucunaré no pantanal constatou-se que 99% da alimentação do mesmo se constitui de peixes.

Na prática o que temos observado é que tanques na faixa de 1000 a 2000 metros quadrados, usados normalmente na criação de outras espécies, não tem se mostrado adequado a tucunaré. O canibalismo é bastante comum, escapando um percentual muito baixo do peixamento original. A espécie e bastante voraz e as espécies forrageiras presentes logo entram em colapso. O desenvolvimento não é bom, sendo comum os exemplares atrofiados chamados de "cabeçudos" isto é, com o tamanho da cabeça desproporcional ao corpo,

Existem raros trabalhos que tratam de conversão alimentar, densidade populacional, desenvolvimento corporal e outros parâmetros importantes para avaliações biométricas.

Dê uma pesquisada na net e você vai observar, tem muita oferta de alevino de tucunaré e pouquíssimas informações técnicas de criação.

Compartilhar este post

Link para o post

então eu liguei numa piscicultura da região e a mulher me falou que tinha 15 alevinos juvenis em torno de 10cm ja, e que ele vai crescer no açude, mais diz que é pouco provável que ele se reproduz o que me dizem ? custo da unidade dos alevinos $ 10,00 estou aceitando todas sugestões

Compartilhar este post

Link para o post

então eu liguei numa piscicultura da região e a mulher me falou que tinha 15 alevinos juvenis em torno de 10cm ja, e que ele vai crescer no açude, mais diz que é pouco provável que ele se reproduz o que me dizem ? custo da unidade dos alevinos $ 10,00 estou aceitando todas sugestões

Como eu disse, no meu sitio soltei apenas 10 alevinos e eles se reproduziram com facilidade. Mas cada caso pode ser diferente, podendo haver outros fatores que dificultem a reprodução, enfim é dificil falar ja que não conhecemos a referida piscicultura e a interferencia do clima da sua região na criação da especie. Eles podem tambem estar dizendo isso para que voce compre mais alevinos.

Compartilhar este post

Link para o post

Incrível como existe muito pouca informação a respeito da criação de tucunaré. Por isto mesmo as opiniões são bastante divergentes, no entanto praticamente em tudo que já pude ver, recomenda-se no mínimo cinco mil metros quadrados.

Um resumo de alguns aspectos da criação você pode ver aqui

http://www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=530

Alguns estudos realizados em hidrelétricas onde o Tucunaré foi introduzido como Itumbiara e Três Marias, observou-se que a desova do Tucunaré é parcelada porém concentrando mais no período mais quente do ano.

Estudo da EMBRAPA com o objetivo de avaliar o impacto da presença do tucunaré no pantanal constatou-se que 99% da alimentação do mesmo se constitui de peixes.

Na prática o que temos observado é que tanques na faixa de 1000 a 2000 metros quadrados, usados normalmente na criação de outras espécies, não tem se mostrado adequado a tucunaré. O canibalismo é bastante comum, escapando um percentual muito baixo do peixamento original. A espécie e bastante voraz e as espécies forrageiras presentes logo entram em colapso. O desenvolvimento não é bom, sendo comum os exemplares atrofiados chamados de "cabeçudos" isto é, com o tamanho da cabeça desproporcional ao corpo,

Existem raros trabalhos que tratam de conversão alimentar, densidade populacional, desenvolvimento corporal e outros parâmetros importantes para avaliações biométricas.

Dê uma pesquisada na net e você vai observar, tem muita oferta de alevino de tucunaré e pouquíssimas informações técnicas de criação.

Então no meu caso acho que o tamanho do lago ta bom. Mas acho que ta na hora de introduzir forrageiros, ja que não vejo filotes de tilapia. Mais uma pergunta: será que seria interessante introduzir trairões no lago para que uma especie controle a outra?

Obrigado pelas informações.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Normando

Então no meu caso acho que o tamanho do lago ta bom. Mas acho que ta na hora de introduzir forrageiros, ja que não vejo filotes de tilapia. Mais uma pergunta: será que seria interessante introduzir trairões no lago para que uma especie controle a outra?

Obrigado pelas informações.

Abraço!

Se as espécies forrageiras estão escassas a introdução de mais um predador vai desequilibrar mais ainda. Introduza primeiro uma espécie forrageira que pode ser tilápia (não sexada) ou lambari. Em criações onde se pratica o policultivo (várias espécies), os predadores não devem passar de 10%. Em áreas sem controle é um pouco complicado conseguir avaliar, mas pode-se fazer empiricamente no peixamento, por exemplo, para cada dez tilápias um predador.

Compartilhar este post

Link para o post

Se as espécies forrageiras estão escassas a introdução de mais um predador vai desequilibrar mais ainda. Introduza primeiro uma espécie forrageira que pode ser tilápia (não sexada) ou lambari. Em criações onde se pratica o policultivo (várias espécies), os predadores não devem passar de 10%. Em áreas sem controle é um pouco complicado conseguir avaliar, mas pode-se fazer empiricamente no peixamento, por exemplo, para cada dez tilápias um predador.

Mas o estranho é que tem muitas tilapias de um palmo, mas não vejo mais os filhotes.

Compartilhar este post

Link para o post

no meu ponto de vista ñ coloque trairas.. virão pragas em açude... coloque pintados.. provavelmente eles vão eliminar de tudo que for pequeno e se adaptam facilmente..

Compartilhar este post

Link para o post

então estou pensando em pegar uns pequenos no lago.. e depois soltar no açude.. ver se eles se adaptam, espero que sim estamos eliminando trairas.. ñ queremos mais e tals... varias um pouco!!

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei o bonde andando e não tenho tempo de ler todas as respostas agora...

Por experiencia, tenho um açude de mais ou menos 30 x 20 x 3m, tava com muita tilapia, e quando fu pescar acabei trazendo 18 tucunarés entre 12 e 30cm e soltei no lago... isso tem mais ou menos 1 ano, a população de tilapias continua enorme, e os tucunarés tão nem ai pra nada... até esse final de semana eles estavam encardumados perto de uma pedra, joguei tudo quanto foi artificial na cara deles e nada...

acho q estão comendo ração junto com os outros peixes....

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei o bonde andando e não tenho tempo de ler todas as respostas agora...

Por experiencia, tenho um açude de mais ou menos 30 x 20 x 3m, tava com muita tilapia, e quando fu pescar acabei trazendo 18 tucunarés entre 12 e 30cm e soltei no lago... isso tem mais ou menos 1 ano, a população de tilapias continua enorme, e os tucunarés tão nem ai pra nada... até esse final de semana eles estavam encardumados perto de uma pedra, joguei tudo quanto foi artificial na cara deles e nada...

acho q estão comendo ração junto com os outros peixes....

ja ouvi falar tambem nisso.. que eles perdem o instinto predador.. mais da mesma forma tenho vontade de tentar.. pra vc ver seu lago ñ é tão grande e eles se adaptaram... quero que no meu tambem de certo... mais e eles se reproduzirão??? e se desenvolverão bem??

Compartilhar este post

Link para o post

Cara a ultima vez q peguei um tem uns 3 meses, o q notei é de preto amarelado como eles erram, estavam ficando brancos... talvez pela cor da agua ser clara... ou por questão de camufalgem, comida eu sei lá.. rsrsrs

não se reproduziram não, pelo menos q eu saiba, mas minha região é fria muito fria, talves eles tentem ou comecem a reproduzir nesse verão, apartir de outubro, pois quando eu vi eles no final de semana, por baixo da agua parecia q ele estava com uma cor mais viva, e até onde eu sei, o tucunaré fica com uma cor mais viva quando está pra começar o processo de reprodução...

digo isso pois, o tucunaré da região onde eu pesco, é quase todo dessa cor :

2013-03-17%252015.46.08.jpg

e agora parece q ele ta ficando assim, q é quando eles tão começando o periodo de reprodução, na represa onde os pesco:

2013-06-16%252017.13.49.jpg

Mas como não peguei nenhum, não da pra ver se ta criando cucurute ou não...

Compartilhar este post

Link para o post

huum entendi.. a minha região ja é bem quente, e geralmente eles são mais amarelados... igual da segunda foto, pretendo soltar alguns.. engraçado que muda muito de região para região, o guilherme ja me disse que estão se reproduzindo e acabando com as tilapinhas pequenas...

vamos esperar mais respostar de outros pescadores pra ver que dizem brigado por enquanto...

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, eu peguei tucunarés azuis selvagens e soltei em um açude particular, quais as condições necessárias pra eles reproduzirem e crescerem? Tem muito lambari e muito cara no açude.

Compartilhar este post

Link para o post