Entre para seguir isso  
Guest Allison fernando nunes

Motores de popa

Recommended Posts

Bom criei esse tópico pensando em duas coisas , mecânica e consumo dos motores de popa de baixa cilindrada. Eu por exemplo tenho um Tohatsu 18 hp, que em matéria de mecânica é muito confiável e seu baixo consumo não pesa no bolso. já tive um Mercury 15 hp 4 tempos e um Yamaha 15 hp 2 tempos, o Tohatsu deixa os dois a ver navio. O consumo de combustível é o mesmo do Mercury e em relação ao Yamaha é a metade, os motores foram usado na mesma embarcação em varias pescarias desde de 2007. Tem muito pescador comprando por nome, deixando de economizar um bom dinheiro. Em 81 pescarias (de 01/07/11 à 07/07/13) eu gastei em média:

GASOLINA 562,3 ...LITROS

ÓLEO 16,518........... LITROS

HORAS TRABALHADAS .....170,5

DESPESA .............R$ 1.835,67

MÉDIA DE CONSUMO HORA ......3,9297 LITROS

TOHATSU+18+HP.jpg

Não tenho pretensão de puxar pra marca A ou B, só quero dizer que tenho um baita motor na mão, que empurra uma bateira feita em compensado naval 10mm de 6 metros por 1.60 de largura.

DSCF1619.jpgDSCF1637.jpg

Tem que ter força pra isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como calcular o arrasto ideal do seu motor:

1 - De acordo com o representante e importador dos motores aqui no Brasil, qualquer motor carburado, independente do numero de Hps, funcionando em stand by (funcionando parado), gasta 0, 275 ml por HP/Hora:
15 Hp x 0.275 ml = 4,13 L/Hora
25 Hp x 0,275 ml = 6,88 L/Hora
40 Hp x 0,275 = 11 L/Hora

2 - Para se chegar ao Arrasto ideal da embarcação, usa-se a regra de 22 a 28 Kg por Hp do motor:
28 Kg x 15 Hp = 420 Kg
28 Kg x 25 Hp = 700 Kg
28 Kg x 40 Hp = 1120 Kg

Então vamos tentar exemplificar essa conta: (aproximadamente)
Barco de Alumínio 5m = 100Kg
Motor de Popa 15Hp = 30Kg
Caixa de Gelo = 20Kg
Motor Elétrico = 4Kg
Bateria 60Amp = 25Kg
Caixas de Isca (3) = 30Kg (já incluído máquina fotográfica, e toda a tralha)
Tanque de Combustível = 25Kg
Pescadores (3) = 240Kg (80Kg cada um)
Total aproximado = 474Kg

....ou seja...você estará navegando com 54Kg a mais de peso q o ideal...Sua embarcação está sobre carregada, gerando um gasto de combustível maior, e navegando numa velocidade um pouco abaixo da "recomendável". Tenha paciência.

Fonte: Nautibras

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, acho que vc exagerou um pouco ao afirmar que o 18 Tohatsu gasta metade do 15 Yamaha.

Tenho um 18 e por muitos anos 15 Yamaha.

O 18 é mais economico sim, mas eu diria que a diferença deve dar uns 20% no máximo.

E o 15 mercury, atualmente acho que vende mais que os Yamaha.

è só ver por aqui no fórum.

ABS.

Compartilhar este post

Link para o post

Afirmo pra ti sem medo Alexandre que que o Yamaha bebe o dobro ou perto disso. Mais meu objeto não é desmerecer motor algum longe disso, o Yamaha em aparência da de dez no Tohatsu. Tenho todas minhas pescarias registradas em relação ao consumo e tempo de motor trabalhando. Se estou errado nos meus cálculos não é por muito não...rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, então tá.

Eu nunca controlei o consumo por hora assim não, admiro sua meticulosidade.

Mais um motivo para eu ficar contente, já que tenho um 18.

Compartilhar este post

Link para o post

....rsrsrsrsrsrsrsr ( Gostei do meticuloso)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o mercury super 15 HP e já acho muito econômico , então esse tohatsu deve ser um verdadeiro prodígio !

Compartilhar este post

Link para o post

Bom criei esse tópico pensando em duas coisas , mecânica e consumo dos motores de popa de baixa cilindrada. Eu por exemplo tenho um Tohatsu 18 hp, que em matéria de mecânica é muito confiável e seu baixo consumo não pesa no bolso. já tive um Mercury 15 hp 4 tempos e um Yamaha 15 hp 2 tempos, o Tohatsu deixa os dois a ver navio. O consumo de combustível é o mesmo do Mercury e em relação ao Yamaha é a metade, os motores foram usado na mesma embarcação em varias pescarias desde de 2007. Tem muito pescador comprando por nome, deixando de economizar um bom dinheiro. Em 81 pescarias (de 01/07/11 à 07/07/13) eu gastei em média:

GASOLINA 562,3 ...LITROS

ÓLEO 16,518........... LITROS

HORAS TRABALHADAS .....170,5

DESPESA .............R$ 1.835,67

MÉDIA DE CONSUMO HORA ......3,9297 LITROS

TOHATSU+18+HP.jpg

Não tenho pretensão de puxar pra marca A ou B, só quero dizer que tenho um baita motor na mão, que empurra uma bateira feita em compensado naval 10mm de 6 metros por 1.60 de largura.

DSCF1619.jpgDSCF1637.jpg

Tem que ter força pra isso.

Sem entrar no mérito de consumo, cada vez que vejo foto dessa bateira, fico mais e mais convencido de que eu quero um barco igual a esse para pescaria na baia de Paranaguá.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o mercury super 15 HP e já acho muito econômico , então esse tohatsu deve ser um verdadeiro prodígio !

Paulo pelo meu conhecimento o Mercury e o Tohatsu são o mesmo motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Dado Miranda a Bateria foi feita pelo Cláudio carpinteiro naval, em São Francisco do Sul - Praia dos Paulas - Rua Virgílio Machado cidral. Se tiver interesse mesmo o telefone dele é: 47-91262786.

https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&ll=-26.22897,-48.612614&spn=0.005861,0.006899&t=h&z=17

Obrigado. Vou ligar pra ele.

Sua bateira ficou muito bonita. Gosto deste estilo de proa alta. Isso dá muita segurança. Você saberia dizer o peso sem motor?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado. Vou ligar pra ele.

Sua bateira ficou muito bonita. Gosto deste estilo de proa alta. Isso dá muita segurança. Você saberia dizer o peso sem motor?

Eu vou chutar entre 200 à 250 quilos, eu sei que meu motor empurra bem o barco com duas pessoas de 80 quilos, mais tenho consciência que o ideal seria um 25 hp pra sobrar motor

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive, já andei e tenho varios motores, o Tohatsu 18 é economico mas como disse o Alex, é 20% no máximo mais economico que o Yamaha, e lógico que o Mercury Super e o Tohatsu 18 deixam os outros pra tras, lembrem eles tem 3hp a mais, assim como meu antigo Mercury 18hp XD deixa o Tohatsu 18 comendo poeira, devido a seu bloco de 25hp.. Normalmente se mede o consumo de um motor de popa portátil em Litros/Hora em Rpm máximo. Um 15hp fica entre 7 e 9 Litros/H, um 25hp 12-14 Litros /h e um 40 entre 17-20 Litros/h, existem muitas variaveis, mas difícil sair disso. Eu já pilotei o Mercury Super já com 18hp, medimos o consumo e deu 8Litros/h num barco bem leve, portanto é um motor economico pela velocidade que se atingi mais nada de surpreendente. Não defendendo o Yamaha, pois prefiro Mercury, mas convenhamos o Yamaha 15hp é 6kg mais leve, tem funcionamento mais suave, tem partida mais leve em se comparando com o Mercury S ou Tohatsu 18, então ele tem suas vantagens.

Compartilhar este post

Link para o post

O mercury 15 é um pouco diferente do tohatsu 18. Muda carburação e avanço do motor.

Mas dá pra transformar o 15 no 18, igual ao 25 sea pró "virar" um 30.

Compartilhar este post

Link para o post

O mercury 15 é um pouco diferente do tohatsu 18. Muda carburação e avanço do motor.

Mas dá pra transformar o 15 no 18, igual ao 25 sea pró "virar" um 30.

Meu sonho de consumo " 25 hp Sea Pro"

Compartilhar este post

Link para o post

O 25 Seapro realmente é surpreendente, e hj quase todos eles já vem sem a junta restritora, entregando seus 30hp, tenho o meu há 5 anos mas uso muito pouco, acho que não deu nem 50 horas, o bicho anda muito e o consumo é uns 10-20 % menor que o Yamaha 25hp, o unico problema dele é a partida a frio, as vezes ele resolve não pegar e dalhe braço. Pena que subiram muito de preço, hj já tá quase R$8000, com esse dolar em alta nem quero ver. Na época paguei 6mil e ganhei um monte de coisa ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

também to com um aqui, maas ainda não estreei o bicho. Só liguei pra testar.

2010 com partida elétrica.

Compartilhar este post

Link para o post

To pra comprar uma partida elétrica da Transcol, durante o dia ele pega com meia cordada, mas pela manhã se ele afogar, fu....eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha um Mercury 4 tempos assim, quando afogava dava o bicho pra pegar, até porque sou pequeno filho de caboclo...rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Guto! é bem simples de resolver o problema de partida a frio, basta fazer 2 furos de 3mm na borboleta do afogador.

Ví isso em um forúm de pesca, não lembro qual, mas segundo a pessoa que postou afirmo que resolveu o problema de partida a frio.

Bom, ta aí pro pessoal discuti... eu não preciso pois o meu é no máximo 5 manetadas e pega redondinho...

Compartilhar este post

Link para o post

Aristeu eu já vi esse tópico, acho que foi no Turma do Bigua, o meu mecanico disse isso, mas não quis arriscar. O meu Mercury já veio com a junta de 30hp, mas não foi mudado o ponto do motor em 5 graus pra ficar igual o Tohatsu 30, ele sempre foi muito bom de partida, mas depois que mudei o ponto notei que ele piorou muito a partida a frio, e a velocidade aumentou no máximo 1km /h, não sei se tem a ver isso. Um outro ponto que tenho duvida, é que depois que comecei usar o oleo Yamalube tcw3, tds meus motores começaram a fumacear mais e pioraram a partida, acho que vou voltar pro Ipiranga náutico denovo.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, é por isso que não mexo no original... se veio de fábrica assim, é assim que tem que funcionar... quanto ao óleo eu uso o quicksilver, marine, e atualmente o xd30. Até agora o motor não xiou... mas o marine fumacea mais se comparado com os outros...

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o original é com junta de 30hp e o ponto em 25 graus, eles mudam isso pra que na importação ele venha como 25hp portanto com menos IPI baixando preço um pouco pra f.... com a concorrencia, tanto que nos Exterior esse motor é importado como 30hp mesmo com adesivos vermelhos . Tanto que na caixa de ferramentas onde as lojas não mudam antes de vender tem a junta de 30hp. Os donos dos motores que vieram original 25hp, o que foram poucos ,disseram que a mudança da junta com o ponto fez um grande efeito, sem aumentar o consumo. To achado que deve ser esse óleo, pois até meu 15 que pegava com meia fierada anda dando trabalho, e já tem alguns relatos falando mal do Yamalube. Por curiosidade olha com ele é lá fora:

http://www.boatsonline.com.au/boats-for-sale/used/marine-items/new-mercury-30hp-manual-handle-2-stroke-outboard-motor/42710

Compartilhar este post

Link para o post