Entre para seguir isso  
gabrielcc

Carpa Capim pode limpar este açude?

Recommended Posts

Blz Gustavo!

O tamanho das carpas e tambacus estão bons para soltar na outra lagoa, pois já estão bem espertos e com um tamanho suficiente para escapar das traíras, pq dos surubins com aquela caçapa (boca)... :assobiando:

Deve ser levado em consideração também:

• tamanho da lagoa x quantidade de peixes (densidade)
  • são alimentados regularmente ou não
  • existem estruturas para refugiar os peixes menores (aguapés, galhadas, vegetação submersa...)
Observando bem estes pontos, os peixes menores terão uma chance maior ou menor de sobreviverem aos predadores que já estão por lá, sempre assumindo que terá perdas.

Cara... pra saber se realmente tem algum desses tambas, só passando rede pra ter certeza. Se nessa lagoa vc não os mantêm alimentados com ração constantemente, eles ficam muito, mas muito manhosos mesmo. Continua insistindo, se ainda tiver alguns, quem sabe vc não tem uma boa surpresa :ok:

Qualquer coisa, estamos aí!

Abraço!

Muito obrigado!

*O lago é bem grande!

* São alimentados diariamente com ração.

* Tem bastante lugar para os peixes se esconderem!

Antes via os tambas na superfície comendo frutas e flores..Agora mesmo jogando a ração so aparece as tilapias e carpas.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado!

*A lago é bem grande!

* São alimentados diariamente com ração.

* Tem bastante lugar para os peixes se esconderem!

Antes via os tambas na superfície comendo frutas e flores..Agora mesmo jogando a ração so aparece as tilapias e carpas.

Abs

Bacana Gustavo!

Sendo desse jeito que vc me falou, não tem muito que se preocupar com os peixes que vc vai soltar, tendo comida, espaço e abrigo as perdas são menores.

É... complicado mesmo saber se os tambas ainda estão por aí... só passando a rede mesmo pra saber. Compensa mesmo é repor com juvenis e esperar, pois se não estiver nos planos uma reforma na lagoa ou algo que justifique passar o arrasto, nem compensa mexer com isso. :ok:

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana Gustavo!

Sendo desse jeito que vc me falou, não tem muito que se preocupar com os peixes que vc vai soltar, tendo comida, espaço e abrigo as perdas são menores.

É... complicado mesmo saber se os tambas ainda estão por aí... só passando a rede mesmo pra saber. Compensa mesmo é repor com juvenis e esperar, pois se não estiver nos planos uma reforma na lagoa ou algo que justifique passar o arrasto, nem compensa mexer com isso. :ok:

Abraço!

:ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... eu não tenho nada contra, gosto muito de pescar e comer bagres, vai muito do seu gosto... Alguns pegam nas iscas artificiais, mas nas naturais é que eles entram mesmo. E chegam a ficar com bom tamanho, o catfish mesmo já peguei de 4,5kg em pesqueiros e dão uma briga legal, fica a seu critério no final :ok:

Pra saber a quantidade, tem que saber o tamanho dos peixes, a profundidade média e a área do açude... pra poder chutar :heh: pra dar uma informação mais exata, só vendo vazão, medindo os parâmetros da água e tal, mas vou te poupar dos detalhes ... :assobiando::chuvaa:

Qualquer coisa estamos aí!! :ok:

Belezura!!! Vou ver se arranjo o tal do catfish!

Outra duvida que tenho é assim, agora que eu fechei o açude, quanto tempo tenho de esperar para fazer o esquema do "disco" e quanto tempo levará para o cal sumir? Pois ele está no fundo e não tem problema isso?

Segue a foto de quando fui fechar o bixo...

qpra.jpg
Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post

Link para o post

Belezura!!! Vou ver se arranjo o tal do catfish!

Outra duvida que tenho é assim, agora que eu fechei o açude, quanto tempo tenho de esperar para fazer o esquema do "disco" e quanto tempo levará para o cal sumir? Pois ele está no fundo e não tem problema isso?

Segue a foto de quando fui fechar o bixo...

qpra.jpg
Uploaded with ImageShack.us

Parabéns pelo trabalho Gabriel!! A calagem foi bem feita mesmo :bs-aplauder:

Não se preocupe com a cal, quando encher o açude isto vai dissolver e o cálcio que ela contêm vai servir pro plâncton crescer e pros peixes mais tarde, além de servir de "tampão" para o pH da água.

Para utilizar o disco, vc pode começar uns 4 dias depois do açude estar cheio, apenas para ir acompanhando o crescimento do plâncton (se a água vai esverdear). Se vc deixar uma semana e ver que a água já está naquelas condições que te falei antes (água verde-chá e transparência entre 30cm, acredito que aí a transparência vai ser maior pela pouca insolação, já que os pinheiros dão uma bela sombreada mesmo) pode começar a soltar os peixes. ;)

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo trabalho Gabriel!! A calagem foi bem feita mesmo :bs-aplauder:

Não se preocupe com a cal, quando encher o açude isto vai dissolver e o cálcio que ela contêm vai servir pro plâncton crescer e pros peixes mais tarde, além de servir de "tampão" para o pH da água.

Para utilizar o disco, vc pode começar uns 4 dias depois do açude estar cheio, apenas para ir acompanhando o crescimento do plâncton (se a água vai esverdear). Se vc deixar uma semana e ver que a água já está naquelas condições que te falei antes (água verde-chá e transparência entre 30cm, acredito que aí a transparência vai ser maior pela pouca insolação, já que os pinheiros dão uma bela sombreada mesmo) pode começar a soltar os peixes. ;)

Abraço!

Obrigado!! Tentei fazer o meu melhor!

Segue as fotos de hoje, ainda faltam uns 50, 60 cm de água... Existe uma espuma branca que da pra ver nas fotos, é normal isso? Vai sumir?

Será que meu trabalho foi bem feito? hahaha tomara.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

gl7i.jpgUploaded with ImageShack.com

Fica tranquilo cara! Vc fez certo! :ok:

Essa "espuma" branca que tá subindo aí é por conta da matéria orgânica que sobrou e reagiu com a cal, daí a importância de se retirar o máximo possível da lama... mas tb nada que quando o açude estiver cheio e renovando a água, não resolva. Por isso é bom saber se a vazão do açude vai ser suficiente pra dar essa renovada, mas acho que com as chuvas que vem por aí, isso não vai ser problema tb...

Vc disse que ainda faltam uns 50-60 cm de água né? Pq dá a impressão desse lago ser bem raso então... vamos acompanhando rsrs :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Fica tranquilo cara! Vc fez certo! :ok:

Essa "espuma" branca que tá subindo aí é por conta da matéria orgânica que sobrou e reagiu com a cal, daí a importância de se retirar o máximo possível da lama... mas tb nada que quando o açude estiver cheio e renovando a água, não resolva. Por isso é bom saber se a vazão do açude vai ser suficiente pra dar essa renovada, mas acho que com as chuvas que vem por aí, isso não vai ser problema tb...

Vc disse que ainda faltam uns 50-60 cm de água né? Pq dá a impressão desse lago ser bem raso então... vamos acompanhando rsrs :ok:

Entendi... A chuva ameaçou e não veio, choveu, mas muito pouco...

Sim ainda falta, e o açude é raso mesmo... O lugar mais fundo deve ter 1metro e meio de àgua da superfície até na lama, essa vai ate o joelho na parte mais funda...

Compartilhar este post

Link para o post

A nascente que serve esse açude, ela verte bastante água?

Compartilhar este post

Link para o post

A nascente que serve esse açude, ela verte bastante água?

Sim... E ainda tem uma dentro do proprio açude...

Compartilhar este post

Link para o post

Ah então é só questão de tempo mesmo... é só dar um tempo pra encher, dar uma limpada nessa "baba de sapo" que vai subir do fundo (devido a formação de gases da decomposição da matéria orgânica na lama) e nesse meio tempo o plâncton tb vai dar o ar da graça... talvez haja uma variação nesse tempo de espera até a soltura dos peixes, mas vai valer a espera. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah então é só questão de tempo mesmo... é só dar um tempo pra encher, dar uma limpada nessa "baba de sapo" que vai subir do fundo (devido a formação de gases da decomposição da matéria orgânica na lama) e nesse meio tempo o plâncton tb vai dar o ar da graça... talvez haja uma variação nesse tempo de espera até a soltura dos peixes, mas vai valer a espera. :joia:

Boa!! Amanhã estou indo lá cortar alguns pinheiros, quero tirar mais fotos, da nascente também, postarei aqui dai...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa!! Amanhã estou indo lá cortar alguns pinheiros, quero tirar mais fotos, da nascente também, postarei aqui dai...

Vai ficar massa! Depois pode juntar todas as fotos em sequência e fazer um relato da empreitada toda rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

lggianne ontem passei a rede "piabeira" no lago berçário, peguei muitos mais muitos tambacus e levei eles para um lago médio, fiquei com medo dos surubins do lago principal fazerem um lanche com eles rsrsrs, vou esperar eles ficaram com cerca de 1kg.

Agora a duvida a rede que passei no lago pode ter machucado os peixes a ponto deles morrerem? (Meu tio que cuida dos lagos não viu nenhum morto!)

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar massa! Depois pode juntar todas as fotos em sequência e fazer um relato da empreitada toda rsrs

Boa ideia!! Vou esperar pra depois que colocar os peixes, registrar tudo e fazer um baita relato..

Compartilhar este post

Link para o post

Fui lá e esqueci do celular pra tirar fotos, ahuahuahuahua... Tirei 5 pinheiros, e ainda tem uns 2, 3 que quero desgalhar bem...

Compartilhar este post

Link para o post

Fui lá e esqueci do celular pra tirar fotos, ahuahuahuahua... Tirei 5 pinheiros, e ainda tem uns 2, 3 que quero desgalhar bem...

:bag: faz parte rsrsrs

Vai ficar bacana o lugar! :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

*****!!!

É mato pá P...... Rss

Mas pelo visto existem muitos experiente por aí!!!

Eu seria mais bruto, cataria um trator, arranjaria um sistema gambiarra mas com cuidado para não sair arrastando no fundo, e passaria de ponta a ponta para tirar o grosso, depois soltaria as carpas que você falou e deixaria elas 4e por aí ts

Compartilhar este post

Link para o post

lggianne ontem passei a rede "piabeira" no lago berçário, peguei muitos mais muitos tambacus e levei eles para um lago médio, fiquei com medo dos surubins do lago principal fazerem um lanche com eles rsrsrs, vou esperar eles ficaram com cerca de 1kg.

Agora a duvida a rede que passei no lago pode ter machucado os peixes a ponto deles morrerem? (Meu tio que cuida dos lagos não viu nenhum morto!)

Foi dar uma conferida nos peixes Gustavo! rsrs legal!

Depende do tipo de rede, as que são usadas em pisciculturas, são de "tecido" e não malham o peixe (lógico que tem que usar com a abertura de malha adequada com o tamanho do peixe) e não machucam o peixe, óbvio que há perda de escamas e muco nessa história, mas se for bem manejada, não vai ter nada de grave... se for a de nylon (malhadeira), essa sim pode machucar bastante o peixe, mas também se usar uma malha pequena e tiver jeito, não compromete tanto os peixes a ponto de morrerem. Mas não custa ficar de olho.

Rapaz... vc tá precavido mesmo! rsrs esperar os tambinhas chegarem a 1kg pros surubins não pegarem... mas tá certo, pelo menos fica na certeza mesmo!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do tipo de rede, as que são usadas em pisciculturas, são de "tecido" e não malham o peixe (lógico que tem que usar com a abertura de malha adequada com o tamanho do peixe) e não machucam o peixe, óbvio que há perda de escamas e muco nessa história, mas se for bem manejada, não vai ter nada de grave... se for a de nylon (malhadeira), essa sim pode machucar bastante o peixe, mas também se usar uma malha pequena e tiver jeito, não compromete tanto os peixes a ponto de morrerem. Mas não custa ficar de olho.

Rapaz... vc tá precavido mesmo! rsrs esperar os tambinhas chegarem a 1kg pros surubins não pegarem... mas tá certo, pelo menos fica na certeza mesmo!

Abraço!

Dependendo do Surubim tamba de 1kg vira banquete .... :assobiando::assobiando::assobiando: rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo do Surubim tamba de 1kg vira banquete .... :assobiando::assobiando::assobiando: rsrsrsrs

Ah sim... esse bicho é só boca rsrs Mas com surubins de 4Kg como o Gustavo disse que tem por lá, não acho que dão conta de engolir um tamba de quase 1Kg... e se der, vai ficar um bom tempo sem incomodar os outros tambas...

Ou fica que nem esse aqui :chuvaa:http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/11563-surubim-guloso-pego-com-a-mao/

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço!

Passei a piabeira de malhar, mas os tambinhas já não malham nela por serem muito redondos rsrs

Olha os surubins acabaram com as tilapinhas da lagoa, que antes tinha as centenas na beira agora tem uma o outra kkkk

:rotfl2: :rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post

Passei a piabeira de malhar, mas os tambinhas já não malham nela por serem muito redondos rsrs

Olha os surubins acabaram com as tilapinhas da lagoa, que antes tinha as centenas na beira agora tem uma o outra kkkk

Então tá tudo sob controle... é só deixar os bichos crescerem mesmo e boa! :joia:

Ainda bem que eles fazem essa limpa nas tilápias mesmo, se deixar elas se reproduzem tanto, que depois fica aquele monte de piruázinho atormentando na hora de pescar :heh:

Compartilhar este post

Link para o post