Entre para seguir isso  
Rafael Oliveira

Teoria: Quanto mais simples, melhor a pescaria

Recommended Posts

Estavamos comentando esse assunto com amigos de outro forum, e acho que vem a calhar aqui.

Tirei como exemplo minha noiva, as vezes vou pescar com ela e ela é absurdamente desprentesiosa quanto a pegar peixes equipamentos e outra coisas bobas com que nos precupamos.

E sempre que ela vai pescar me da um banho, sempre pega mais peixes que eu, logico que ela leva a pequena vantagem de enquanto o linha dela ja esta na agua ainda estou motnando a minha, ja que montei a dela antes :chuvaa:

E nao so ela como exemplo, meu pai é descendente de caiçara e meu vo sempre falou que o peixe ta pouco se lixando pra marca do seu molinete e de sua vara.

Meu pai e meu vo sempre pescaram com linha de fundo e sempre tiravam bichoes da agua.. e tudo de uma maneira tranquila e sem neura de equipamentos.

Sei que é legal nos envolvermos nesse capitalismo todo de comprar mais e o melhor e tal.. afinal isso move o mundo atual, mas sera que nao nos preocupamos demais com os equipamentos e esquecemos da simplicidade da pesca em si?

Nao sei, mas me parece que pesca é algo simples, que querem tornar complicado.

OBS: MPs vão voar por ai.... questionando por que reponderam esse topico, não?? :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Rafael

Na minha opinião, nós pescadores esportivos estamos sempre buscando nos aperfeiçoar. Afinal, nós temos q enganar o peixe no seu próprio habitat!!

O q serviu para capturar os peixes num dia, pode não servir em outra ocasião.

É claro q pescar com varinha de mão no barranco tb é muito divertido, mas a tendencia é q procuremos novos desafios a cada pescaria.

Aí, naturalmente, os gastos com equipamentos irão aumentar cada vez mais :wacko: .

Abço, Marcos.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Rafael,

É absolutamente verdadeiro o que você relata. Eu mesmo, quando entro em uma loja de pesca, fico maluco. Acabo comprando mais do que pretendia e mais do que realmente uso.

Mas todo este universo que envolve a pesca é realmente envolvente e acaba nos fazendo escravos da tecnologia.

E o charme de tudo isso está aí. Já pensou no leque de possibilidades de pesca, de uma simples pescaria com uma linha de mão e dois anzóis, até uma pescaria sofisticada utilizando uma carretilha elética com jigs de ultima geração?

Acredito que pescar é algo simples, o complicado é descobrir como enganar o peixe! É uma ciência!!!

Um grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Oi, Rafael

Na minha opinião, nós pescadores esportivos estamos sempre buscando nos aperfeiçoar. Afinal, nós temos q enganar o peixe no seu próprio habitat!!

O q serviu para capturar os peixes num dia, pode não servir em outra ocasião.

É claro q pescar com varinha de mão no barranco tb é muito divertido, mas a tendencia é q procuremos novos desafios a cada pescaria.

Aí, naturalmente, os gastos com equipamentos irão aumentar cada vez mais :wacko: .

Abço, Marcos.

Perfeito Marcos.

O grande lance é a evolução, buscar o melhor equipamento que se encaixe dentro da pescaria que quer realizar... Imagina Jigar um metal de 250 gr Com uma Esportex de 4 metros ????

Então vamos adaptando e evoluindo para melhorarmos e atingir a eficiência máxima que atecnologia nos permite.

O fato dela pegar mais peixe ou os maiores peixes que você em nada tem de "científico" envolvido.

Um fator na pescaria que nunca se pode descartar é a sorte.

Mas aí cai naquela velha história, Técnica X Sorte.

Minha opnião é que com técnica vamos de encontro a sorte muito mais que alguém que use apenas a sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas acho legal essa evolução mesmo esse monte de equipamentos e tal... mas de fato é curioso como as vezes deixamos de prestar atenção em coisas mais simples.

Sei la.. quando era pequeno quando escutava a palavra pescar logo me vinha na mente uma varinha de bambu com linha e anzol e massinha de pizza.

Nunca esqueço que a primeira vez que pesquei, tirei um pacu gigante com uma varinha de bambu destas...

Depois que adiquiri equipamentos numa mais peguei monstros assim.

Sei la as vezes... penso que o peixe sabe quando a gente quer muito ele, he he he!

Compartilhar este post

Link para o post
Nao sei, mas me parece que pesca é algo simples, que querem tornar complicado.

É exatamente isto mesmo! Uma coisa simples que se complica para que se torne um desafio ao pescador.

Pescar com fly (não pesco com fly e nem imagino como se faz) está longe de ser simples. Com certeza uma varinha de mão, com um milho verde também pega tilápia, mas pegar no fly, com um belo arremesso, uma excelente isca, um excelente trabalho, é muito mais desafiador que simplesmente pegar o peixe.

Na verdade não se trata nem de pegar o peixe, mas de dominar toda a técnica que está por tras desta captura, dos hábitos da espécie a ser capturada à esolha do equipamento e uso correto dele.

Tudo isto junto se resume no que se chama "pesca esportiva" ou esporte da pesca ou chamem do que quiser; já varinha é somente pesca, uma pesca despretenciosa.

As duas coisas são pescas, mas são pescas com finalidades distintas.

Parece fácil entender isso, mas vai explicar pro camarada que faz pesca despretenciosa e vive dizendo que com a varinha de bambú dele ele pega mais que você com todas as suas carretilhas caras, iscas caras, linhas caras e etc.... :wacko:

Uma coisa é uma coisa e....

outra coisa é outra coisa. :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Rafael

Gostaria de acrescentar uma questão que acho que vai de encontro com sua teoria, de qto mais simples, melhor a pescaria.

Eu tenho a crença que os equipamentos não passam de simples acessorios em uma pescaria, que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam, o que realmente importa é o dom natural do pescador, como outros dons relacionados com outras atividades.

De nada adianta ter equipamentos super modernos e sofisticados e seu piloto não ter o dom para o negocio, é como dar uma ferrari para o Nakagina dirigir, sabemos que o cara nunca vai ganhar nada.

Portanto Rafael, fisgar um peixe recheado de tecnologia, chega a ser covardia, quero ver fisga-lo com minha linha de mão e embarca-lo, sem os recursos que qq equipamento oferece.

Aí entra o cara com a varinha de mão dando baile na moçada recheada de tecnologia, mas na realidade o cara com a varinha de mão é que tem o dom ( instinto ) do negocio, o resto é o resto.

Abrç

Compartilhar este post

Link para o post

Pescaria com varinha de mão parece ser simples, em relação ao material utilizado, mas fisgar aqueles peixinhos pequenos precisa-se de muito sensibilidade, habilidade e paciencia e como já dizeram ter o dom pra pesca.

Mas, além disso, acho que um pouco é questão também de habito e de oportunidade, pois do mesmo jeito que a pessoa que pesca no barranco com varinha de mão não encontra dificuldades em pescar se ele for pescar em uma outra modalidade com certeza terá dificuldade e vice-versa até se adaptarem e pronto - então pescaria é dom mesmo da pessoa... não importa o equipamento ou modalidade.

A evolução nos equipamentos, talvez, além de uma necessidade do ser humano de evoluir deve ser também pela diminuição dos peixes e então criam mais e mais artificios para o sucesso da pescaria e certamente bse você levar sua noiva em uma pescaria mais sofisticada ela vai continuar te dando banho :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Toda forma de pescaria é válida como passatempo, terapia, estilo de vida ou qualquer outra destinação que queiram dar...

Tudo depende do lugar, do peixe que se busca e do gosto do pescador.

Por exemplo: nada melhor para capturar um olho de boi do que uma vara com molinete/carretilha de qualidade... tente pescar um olho de boi com um caniço de bambú... por outro lado, nada melhor para capturar um lambari de córrego do que a velha varinha de bambú com minhoca.

A compra de equipamentos serve tb como entretenimento e forma o conjunto de atrativos que faz da pescaria o mais delicioso hobby que eu conheço.

Compartilhar este post

Link para o post

De fato, gosto de equipamentos e fico maluco quando entro em lojas de qualquer coisa que eu gosto, por exemplo, pesca, games, tecnologia,carros etc...

Mas essa simplicidade de certas pessoas esse descompromisso que acho curioso, é bem como a Bel disse minha noiva sempre que for pescar sempre vai me dar banho...

Talvez a solução seja não levar ela!!! :rotfl2:

2386754724_16b468382d.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com as teorias da simplicidade e capitalismo.

Também estou começando a pescar, e estou provando na prática que quanto mais simples melhor.

É claro que é gostoso as vezes vc pegar na véspera e ficar montagem aquele chicote com todo carinho... Mas, nada impede que o parceiro ao lado chegue lá, coloquei uma isca no anzol, faça uma linhada, jogue na agua e tire um bixo grande. hehe

Quanto aos carissimos equipamentos, pra mim é como tudo na vida.

Temos o simples e temos o melhor, o mais luxuoso.

Vc pode comprar uma varinha de bambu, uma de marca intermediária nacional, ou as tops de linha japonesas. Acho que é assim pra tudo.

Vc pode comprar o 0km popular, o sedan médio, e o luxuoso.

Vc pode comprar uma bola dente de leite, uma intermediária ou a bola da final da copa do mundo Adidas.

Vc pode comprar um hot dog na banquinha, comer num bom restaurante ou ir jantar no maravilhoso Familia Mancini.

Tudo tem seus prós e seus contras.

O equipamento não pesca sozinho. Do mesmo jeito que a bola de futebol não joga sozinha. hehehe

O que eu quero dizer é, pra mim que sou iniciante duvido que um equipamento top de linha faria alguma diferença.

Se eu não sei jogar bola, não interessa a bola. Enquanto eu não treinar, não farei nada direito.

Agora, dá uma bola qualquer (ou até um limão) no pé do Ronaldinho Gaucho? Ele faz horrores... hehehehe

Simplicidade sempre.

Lazer acima de tudo, e bons equipamentos quando possível.

=)

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
De fato, gosto de equipamentos e fico maluco quando entro em lojas de qualquer coisa que eu gosto, por exemplo, pesca, games, tecnologia,carros etc...

Mas essa simplicidade de certas pessoas esse descompromisso que acho curioso, é bem como a Bel disse minha noiva sempre que for pescar sempre vai me dar banho...

Rafael, talvez a solução está ao seu lado, sua noiva, e tente ser menos exigente consigo mesmo

e apreciar o simples fato de não pegar o peixe mas estar ao lado de uma pessoa querida

e pode crer que sempre terá boas histórias para contar com ou sem banho.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, vejo que o assunto rendeu, ... isto é bom !!!

Mas depois de ler tudo isto acima fiquei pensando:

Como seriam os relatos do nosso amigão TUBA ??? :assobiando:

... aquela Canon trocada por uma "Kodak track",

... aquela vara "custombymarco ou a Rapala Gold" e sua carretilha elétrica Daiwa trocadas por uma linha de mão de naylon,

... suas iscas maravilhosas da Willianson trocadas por filés de sardinhas fedorentas,

... sua vestimenta da Ballyhoo trocadas por um calção de tac-tel e uma camiseta,

... sua Melissa trocada pelas havaianas (irk !!! joguei pesado !!!)

... e aquela Lancha Top de linha ??? GPS, sonda, ... etc. Vai de bote ???

Nem penso nisto !!! Gosto tanto dos relatos do Capitão que revelo quase todas as fotos !!! São verdadeiras Pescarias !!!

São inspiração para qualquer Pescador, ... de iniciante a profissional !!!

Eu pesco bagre em "Córgo" ( traduzindo: Córrego) e também faço Pesca Oceânica !!!

Tenho anzól mosquitinho e isca "Williamson" !!! Tenho varinha de bambú e tb "custombymarco" !!!

Me divirto com tudo !!! :simsim:

O que importa é Pescar !!! É aí que está a simplicidade !!! Simplesmente Pesco !!! :cap:

... E VAMOS PESCAR !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, vejo que o assunto rendeu, ... isto é bom !!!

... aquela vara "custombymarco ou a Rapala Gold" e sua carretilha elétrica Daiwa trocadas por uma linha de mão de naylon,

... suas iscas maravilhosas da Willianson trocadas por filés de sardinhas fedorentas,

... sua vestimenta da Ballyhoo trocadas por um calção de tac-tel e uma camiseta,

Nem penso nisto !!! Gosto tanto dos relatos do Capitão que revelo quase todas as fotos !!! São verdadeiras Pescarias !!!

Eu pesco bagre em "Córgo" ( traduzindo: Córrego) e também faço Pesca Oceânica !!!

Tenho anzól mosquitinho e isca "Williamson" !!! Tenho varinha de bambú e tb "custombymarco" !!!

Me divirto com tudo !!! :simsim:

O que importa é Pescar !!! É aí que está a simplicidade !!! Simplesmente Pesco !!! :cap:

... E VAMOS PESCAR !!!

Rafael, ... ter uma namorada, ou noiva, ou esposa PESCADORA é privilégio para poucos !!! :simsim:

Felicidades e muitas pescarias para vocês !!!

(mande os peixes prá sogra, ... limpar !!!) hehehehehehe !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pesco com a minha esposa desde o tempo de namoro. Depois de quase 20 anos, ainda ela nem sabe dar um nó decente. Sou eu que monto os equipamentos, coloco isca nos anzois e... passo a maior parte do tempo tirando os anzois dos peixes... que ela pescou. Ela, com seu spincast e vara genérica, seja lá a pescaria que for, sempre pesca mais peixes e maiores exemplares do que eu, com carretilhas e varas Shimano. Taí uma coisa para refletir...

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ai Sun estamos juntos nessa.

Quando digo que ela me da um banho na pesca, falo por falar, adoro quando acontece isso, porque é um incentivo a mais para ela ir pescar e torce sempre pra ela pegar muitos peixes.

Graças a Deus tenho uma companheira que gosta de fazer as mesmas coisas que eu sem imposição nem nada.

Pelo simples fato de ela estar ao meu lado, a pescaria ja foi otima, nao preciso pegar nem peixes, deixa pra ela, he he he!

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de pescar desde q nasci, nunca tive um molinete de marca renomada, linhas mais caras do q R$15,00, varas rapala etc..., não me ligo muito nisso não. Ah, tb nunca pesquei com artificiais (devo começar agora porque comprei caiaque) mas o q realmente gosto é linha de mão, é preciso muito mais técnica para tirar um belo peixe na linha do que na vara com molinete, isto porque vc não tem fricção, a vara para quebrar a força do peixe e 200m de linha de sobra... é na raça mesmo. Pesco com molinetes porque é mais fácil deixar de espera e ver o peixe puxar, mas a linha de mão está sempre comigo, NÃO TEM COISA MELHOR!!!

Pra mim é mais gostoso ferrar um OB na Teta com nylon 1,60mm e lula no anzol do que no jig e carretilha elétrica.

Esse é meu gosto, mas acho bacana essa parafernália para enganar o peixe, intrigante tb

Abraço a todos e como mencionaram aí: O IMPORTANTE É PESCAR!!!!! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho relativo em relação ao local que se pesca e o tipo de peixe pretendido.

Já presenciei casos onde o material é 90% da garantia de sucesso, como em Campeonatos de Pesca de Praia (e os peixes estarem batendo a 150 metros de distância), pescarias de olhete no JJ, onde a velocidade de recolhimento é que conta, aí junto vai força de tração, leveza do equip. etc. pescarias de Bass, nossa como é enjoado esse peixe, desisti de pescá-lo....cada ano o equip. para esses fica mais sensível, pesca de garoupão no shad (experimente usat nylon e um equip. vagabundo), dentre várias outras.

Agora se comparar essas pescarias a de baiacas e bagrinhos no canal de Bertioga e ao paredão da Ponta da Praia a noite num dá, né........lá no paredão é comum eu tomar espanco violento de minha esposa.....pois ela realmente está totalmente sem pretensão de pegar algo, mas se não pegar vai ficar querendo ir embora......aí o que faço, monto a vara p/ ela, coloco as iscas, retiro seu peixe.....se caso ela enrosque, passo meu conjunto para ela e fico tentando desenroscar o dela, que normalmente perde tudo, aí vou montar outro.....sempre fui seguidor da filosofia de "quanto mais tempo a isca ficar na água, maior a possibilidade de pegar um peixe".......enquanto estou preocupado montando a outra vara, olhando a caixa jogada na calçada longe da gente, como está a situação dos camarões no isopor, onde foi parar a chave do carro, para onde foi a linha dela, aqueles caras que vem lá são meio suspeitos, etc. ela simplesmente "pesca".

Parece mentira, mais lá naquele paredão que vc postou a foto da sua esposa e em seus arredores a minha já pegou uma corvina de 2kgs (de cima da pedra numa vara 12lb), já pegou peva de medida no shad, garoupa no shad e num dia pegou 12 pevas c/ vara telescópica e camarão morto.]

Já levei ela tb lá para fora, no cascalho. p/ tentar um cação, dourado ou prejereba....ela não passa mal, mas na pescaria a coisa mudou bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

ahaahahahahah muito bom, Sérgio!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tá aí uma coisa que aconteceu comigo:

Quando cheguei aqui e Búzios, depois de um tempo pra deixar as coisas em seus lugares, peguei minha esposa e a pequena e fui para um pier perto, só pra distrair....

Material bom e tals, levei uma surra de um molecote de dar dó.

E ele tava só com linha e anzol! :box:

Além disso, QUANDO minha mulher quer pescar com a varinha barata dela,levo pancada na certa.

Aliás, sou forçado a fazer Surf por causa dela ( Barco, nem pensar)

Mas isso não me incomoda,pois estou com alguém que amo ao lado e a pescaria se torna algo maior do que a busca do maior e melhor peixe e se torna uma atividade relaxante. :joia:

Não que eu tenha deixado de dar importância ao equipamento e tals, pois as vezes eu saio com os amigos para uma pesca mais técnica,mas o meu trabalho me limita o tempo de pesca para as praias, quando dá.

Então, pescar com todos aqueles equipamentos (que eu curto de montão), ou só de linha na mão, o importante é pescar e se sentir bem consigo mesmo,mesmo se voltar pra casa só com os peixes da patroa! :assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post
Um dia quiçá, faríamos uma reunião com todos os tipos de caiaque e cada uma remaria o do outro, aí sim poderíamos realmente afirmar os prós e contras de todos, o q acham??? Seria bem interessante!!!

Demorou!! Bertioga a principio seria um bom começo! Não tenho caiaque mas tô me coçando!!!Abs,

Compartilhar este post

Link para o post
Demorou!! Bertioga a principio seria um bom começo! Não tenho caiaque mas tô me coçando!!!Abs,

Este post foi editado para caiaque, Atenciosamente,

Compartilhar este post

Link para o post

Alo Rafael!!Concordo com você quando diz que a pescaria ter que ser simples. Entretanto as coisas mudam, veja só: Leonardo da Vinci inventou o paraquedas em 1452. Depois dele muirtos tentaram sem sucesso até que um francês em 1757 saltou de um balão a mil metros e pousou tranquilamente nos arredores de Paris. Bem certamente paraquedas não é a minha praia mas certamente não pularia num modelo desse nem a pau. Nem naqueles da segunda guerra mundial. A população mundial cresceu, idéias, projetos, aparecem diariamente em todos os segmentos e aí daquele que não acompanhar. Na pesca é a mesma coisa. Importante que saibamos usar estes equipamentos, preservar a nossa Mãe Natureza para que outras gerações também possam vivenciá-la. A tralha de pesca não foi e nunca será padrão para aproveitar um nascer do sol ou uma lua cheia no rio ou onde quer que apareça nem um lambari ou olho- de- boi.

CARPE DIEM!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

ola rafa, é impressão minha ou vc ja deu até sua vara(de pesca,rs) nova pra ela, abrs

Compartilhar este post

Link para o post

acho muito bom quando a esposa tamb gosta de pescar

quando pesco proximo de casa tamb levo a minha

pelo simples fato de como foi falado ela não saber nem

da um no preparo todo o material coloco isca e quando

peso em fazer o meu ela ja ta com um na linha ai tenho

que tira e isca o dela denovo e aminha vai ficando para

traz. essas rafael são as pescarias simples existe aquelas

+ complicadas que exigem materias + caros pois o peixe ta cada vez + longe

e + dificil de pega, e algo simples que asvezes se torna complicado meu a amigo