Ir para conteúdo

Recommended Posts

Fui pescar na Represa do Guarapiranga hoje 02/01/14 sózinho. Cheguei as 08:49 es aí de lá 12:17, usei 3 tipos de varas, com massa, outra com frog para traíra e umas minhocas artificiais e não tive NENHUMA ação durante o período que estive lá!

Porém no final da pescaria estava pescando do lado de um jovem "japones" e ele pegava uma tilápia atrás da outra, porém todas pequenas demais!

Alguém aqui da região sabe me explicar o que aconteceu com os peixes dessa represa???

É triste ter uma represa tão grande como a Guarapiranga quase que do lado se casa e não ter peixes =\

Seguem algumas fotos:

Essa parte aqui secou em um mês

xs35.jpg

Parque barragem guarapiranga

3niz.jpg

Vara telescópica de 4,5m

n2gd.jpg

...

• Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconteceu o que acontece em muitos lugares de nosso país... as redes de pesca acabaram com a represa que já não é bem cuidada... ou seja, uma coisa leva a outra... mas tem bastante traira por la ainda, temos alguns relatos do Rodrigo Bezerra, e o Cristiano (Kill)...

• Like 1
Link para o post

Muitas vezes há alguma diferença de comportamento que nos impede de pegar os peixes. Por exemplo, o colega ao qual fez amizade, tinha cevado o local com antecedência?

Link para o post

Cara, trabalho na beira da represa faz 1 ano e meio, pesquei nela quando eu era criança e hoje pesco nela de caiaque.

Aqui é muitas redes, redes grandes em época de piracema, principalmente de madrugada. Acho que ajuda a quantidade de planta aquática que tem e protege muitos peixes.

O que eu conclui de cada espécie:

1- Tilápia: É peixe difícil de se ver pescaria dando certo. Já vi da grande nadando MUITO grande, pra mais de 3 kg muito fácil. Ver pegarem é muito difícil, acho que é a maior vítima da exploração.

2- Lambari: Esses tinham muito quando eu era criança, hoje é raro ver alguém pegando muitos lá.

3- Mandis: Tem bastante no anoitecer lá no Parque da Barragem e atrás dos restaurantes.

4- Bagres: Tem africano grande, mas nunca tentei pegá-los.

5- Piranhas: Tem cardumes gigantes das amarelas, mas que tem que dar muita sorte de achar. Esses dias tem saído bastante no Parque Nove de Julho.

Por último e mais importante:

6- Traíras: Essa sim, tem em grande quantidade na represa, muitas. Porém o comportamento delas é muito imprevisível. Tive inúmeras pescarias de barranco improdutiva no mesmo lugar onde as vezes 1 semana antes estava tendo bastante ações. A mesma coisa eu digo de caiaque.

No inverno desse ano, por exemplo, antes de entrar aquele FRIO DE RACHAR, elas ficavam ativas e batiam nos frogs bastante, principalmente nos dias de garoa. Mas já sai em dia assim também e não vi nenhuma batida.

Na minha última pescaria de caiaque, eu peguei 3, e 1 pequena e 2 com mais de 1 kg, 1,5kg. Aqui as traíras grandes são as que mais saem. Ao longo do dia eu tive mais de 30 ações. O Rodrigo Bezerra tava junto, acho que pegou uma pequena e um amigo nosso, muito lazarento em todas pescarias, pegou logo umas 6, 7. Eu já fiquei sabendo que esses dias eles fizeram essa pescaria de novo e não pegaram nada parece.

Com lambari lá eu diria que é quase 100% garantido em quase todo ano, só precisa achar onde elas estão batendo. De maneira em geral, de barranco é muito batido os pontos, mas tem um que posso te indicar que é TOP.

Não sei se posso divulgar, temos uma página no facebook, procure lá: :"Pescadores da Represa Guarapiranga"

Qualquer coisa pode me procurar no Parque Nove de Julho e a gente bate um papo. Estou lá quase todos os domingos, pode perguntar pros vigilantes pelo meu nome.

Abraços

PS: Pesquei já de caiaque nas represas de Salto Grande (Americana), "Igaratá", "Santa Branca", Cascavél (Bahia), Itaetê (Bahia) e até hoje só tive ações na Salto Grande (Piranhas) e Guarapiranga (Traíras), justo nas mais poluídas rs.

Link para o post

Pesco na Guarapiranga desde criança.

Era a represa que tinha mais tilápia do nilo que conheci e graúdas.

Oque aconteceu é oque acontece em todos os lugares, desrespeito com a natureza.

De tanto encher a geladeira de peixe, praticamente acabou a vida na represa.

Restam alguns lambaris, algumas tilapias e trairas.

Logo mais acaba tudo, se depender da vontade do povo, nem existiria mais agua.

Peguei uma época de grande fartura de tilápias, pegava várias no spinner, uma atrás da outra...

Link para o post

Vini Campi:

Eu acredito exatamente nisso, infelizmente essa é a realidade da nossa represa.

A um mês atrás eu fui com um tio e um primo meu lá no Parque Barragem Guarapiranga e vi Traíras enormes e até peguei uma tilápia.

ymql.jpg

Link para o post

Mauricio:

Eu não sei se o outro rapaz que estava pescando tinha cevado ou não, a questão é que a uns 2 ou 3 anos atrás quando fui lá no Parque Barragem Guarapiranga pela primeira vez pescar pegavamos muitos lambaris e algumas tilápias, mesmo sem cevar. Isso me mostra que tinha bastante peixes. Hoje em dia eu vou lá (fui 3 vezes só nessas férias agora) e não pego praticamente nada. Acho que a coisa tá feia, chegou em um nível muito preocupante para quem gosta de pescar por lá, infelizmente.

Nesse último dia que fui eu até cevei, usei kirela, mas acabei andando pela represa em pontos diferentes pra ver como estava para os outros pescadores, porém, só os ouvia dizer "tá fraco hoje".

Esse meu post foi só uma espécie de desabafo, não entendo nada de pesca, posso dizer que sou novo nesse mundo, só acho que algo devia ser feito, mas isso no nosso país é sonhar demais =\

Abraço

Link para o post

Starman(Vinicius):

Lendo tudo o que escreveu eu só posso pensar uma coisa, pescaria em represa (em particular na Guarapiranga) é uma grande loteria hahahaha

Eu quero saber esse lugar TOP pra pegar lambaris, seria legal achar um local em que pudesse me divertir mais na pesca hehehehe

Eu vou procurar a página no Facebook, isso se já não tenho ela no meu rs.

Em que lugar da Guarapiranga fica esse parque nove de julho? Não me recordo. Qualquer dia apareço por lá :)

Abraço

Link para o post

Mauricio:

Eu não sei se o outro rapaz que estava pescando tinha cevado ou não, a questão é que a uns 2 ou 3 anos atrás quando fui lá no Parque Barragem Guarapiranga pela primeira vez pescar pegavamos muitos lambaris e algumas tilápias, mesmo sem cevar. Isso me mostra que tinha bastante peixes. Hoje em dia eu vou lá (fui 3 vezes só nessas férias agora) e não pego praticamente nada. Acho que a coisa tá feia, chegou em um nível muito preocupante para quem gosta de pescar por lá, infelizmente.

Nesse último dia que fui eu até cevei, usei kirela, mas acabei andando pela represa em pontos diferentes pra ver como estava para os outros pescadores, porém, só os ouvia dizer "tá fraco hoje".

Esse meu post foi só uma espécie de desabafo, não entendo nada de pesca, posso dizer que sou novo nesse mundo, só acho que algo devia ser feito, mas isso no nosso país é sonhar demais =\

Abraço

Não tenha dúvida que o descaso às regras, nesse caso, é o maior responsável pela pouca frequência dos peixes.

Link para o post

O lugar top pra pescar da Guarapiranga (é mais trairas, mas deve ter lambari sim) vale a pena já pela sua paisagem.

Se perguntarem pra você quem indicou o lugar não diga que fui eu ein?? RSRSRS

https://maps.google.com.br/maps?saddr=Av.+Senador+Teot%C3%B4nio+Vilela,+S%C3%A3o+Paulo&daddr=Estrada+desconhecida&hl=pt-BR&ie=UTF8&sll=-23.793572,-46.782274&sspn=0.013312,0.024397&geocode=FT1alf4d9Sc3_Sk3dFWe4k7OlDFxhbltWrZS4w%3BFcPplP4daAQ2_Q&oq=av.+senador+teoto&t=h&mra=ls&z=14

Na verdade ali você estará pescando nas lagoas do Rio Embu Guaçu. É uma infinidade de lagoas.

Quando estiver na estrada do jaceguava, você vai passar o rodonael e a entrada do club de golfe e depois vai entrar numa estradinha a esquerda, que dá numa espécie de "condomínio". Não tem portaria e tem umas placas do tipo "proibido entrada não autorizada, proibido pescar, acampar, bla bla bla" ignore e siga direto.

Eu conheci esse lugar esse ano, fui só uma vez. Tive mais de 20 ações em 2h, mas não tirei nenhuma. A maioria é trairinha pequena ali, é como se fosse um berçário. Mas eu cheguei a engatar uma bitela e perder e meu parceiro perdeu outras 2. Ali as traíras são realmente muito cegas, incrivel como erram os botes. Nas épocas bem cheias, que não é agora, ali dá pra bater stick/zara, mas quando fui só anti enrosco mesmo.

Inclusive fique esperto que quando fui as traíras estavam muiiito no rasinho, água batendo na canela. As vezes a gente andando nas beiradas e tomava um susto com as explosões que elas dão quando vão fugir. Ou seja, só vá pros centros da lagoa se não tiver batendo nada nas partes rasas.

Quando eu fui tinha um eco sport acampado com uma familia. Mas ali é uma caixinha de surpresa, não dá pra prever que tipo de pessoas vai ter lá, então é bom combinar com um amigo. DA última vez que um parceiro meu foi lá, estavam sentando as redes.

Vocês tem que aproveitar agora, pois querem construir um aeroporto enorme exatamente do lado dessa área. A especulação imobiliária está correndo solta já e se fizerem esse projeto mequetrefe, pode ter certeza que vamos ter muito mais pressão urbana.

Encerro com uma foto do paraíso dentro da cidade de São Paulo:

http://cidadeaberta.org.br/wp-content/uploads/2013/08/aero_parelheiros-1024x768.jpg

Ah, o Parque Nove de Julho ta aqui:

https://maps.google.com.br/maps?saddr=Av.+Senador+Teot%C3%B4nio+Vilela&daddr=rua+naima+brein+siufi&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-23.720827,-46.709361&spn=0.013319,0.024397&sll=-23.725326,-46.702366&sspn=0.053275,0.097589&geocode=FbYYlv4d5mw3_Q%3BFbsGlv4dgzk3_SG25E6ayWCiPSkDU8CEU07OlDG25E6ayWCiPQ&t=h&mra=dme&mrsp=0&sz=14&z=16

Link para o post

Vinicius, que lugar legal! Uma pena eu estar sem carro, não conseguirei ir agora, mas imagino o quanto não deve ser legal hein, me deixou na vontade agora hahahaha

Vou chamar um tio meu que normalmente pesca comigo pra ir, acho que ele vai curtir o local :)

Obrigado pelas dicas!

Link para o post

Paulo, tem dias que é do Peixe mesmo :simsim:

Infelizmente também o homem contribui :4:

Tenho um quintalzinho também e vez por outra bate aquela frustração :frusty:

Mas Pescar também é Contemplação. Belas imagens :joia:

Link para o post

Tuã Torres:

Acredito nisso, não é todo dia que dá peixe, mas na guarapiranga tá complicado, mas eu vou continuar indo, pra ver se dou sorte de pegar um dia "bom", quem sabe :)

Siiimmm, só de estar longe da correria, vendo aquela paisagem bonita já vale mais do que qualquer peixe, mas claro que se vier peixe vai ser melhor ainda hahahaha

Link para o post

De traíra posso garantir que a represa tem muita, bem mais do que qualquer lugar que eu pessoalmente pesquei. O problema, como eu disse, é que elas são manhosas e de barranco os pontos são muito batidos. Tem dia que não ta batendo naaaaada, você começa a remar de caiaque nas beradinhas e é só PRAAAF, PROOFF, PRUFFFF, elas dando aquela batida ao fugirem assustadas. Teve um dia no início da primavera que eu vi sairem 7 traíras no nove de julho, só de manhã e viamos VÁRIAS nadando. Mas se fosse depender do barranco, eu e colegas já ficamos 2, ou 3 meses sem pegar!! Mas elas podem estar escondidas e manhosas, mas a quantidade é boa;

Os ônibus que atendem a região e passam próximo ao parque são: Linha 6030-10 UNISA-CAMPUS 1 ATÉ V. SÃO JOSÉ – TERM. STO. AMARO; Linha 6026-10 JD ICARAÍ – TERM. STO. AMARO; Linha 6110-10 CONJ. HAB. PALMARES – AEROPORTO. V.; Linha 637J-10 V. SÃO JOSE – PINHEIROS; Linha 677V-10 JD ALPINO – METRO JABAQUARA. Descer na altura do número 1200 da Rua Frederico Rene de Jagher próximo ao cruzamento com a Avenida Guilherme Henschel. Mais detalhes da linha podem ser consultados no site da Sptrans

Uma boa referência é o córrego onde tem um posto BR do lado. Tem um ponto do lado do córrego (serve) e um depois (melhor ainda)

Abraço

Link para o post

Olá, pessoal!

Vamos combinar uma pescaria em um desses pontos?

Já faz algum tempo que estou programando uma pesca de barranco - fora de pesque-pague e esses pontos, indicados pelo Vinícius.

Abraços.

Link para o post
  • 1 month later...

Então, do lado da Av. Atlantica a coisa parece estar um pouco melhor, embora faça um tempo que não vou lá, devo estar para tentar algo no Parque da Barragem por esses dias, dia de semana, já que nos fins de semana é muito cheio. A maior parte da área é cercada por propriedades particulares, portanto inacessível . Em ralação aos parques, parece que a coisa deu uma boa melhorada, foram tantos os abusos que a prefeitura resolver impor várias regras. Estão proibidos nos parques, pesca com redes, churrascos e fogueiras nos parques e algumas outras coisas. Acho que isso já ajuda muito. E parece que os programas de despoluição da represa tem tido algum resultado positivo também.

Link para o post
  • 3 months later...

Ano passado e retrasado peguei bagre de 25cm

Com uns tiozin q sempre estão lá maisssss sumiram desisti de procurar por enquanto mais tenho fé no lugar qndo pequeno eu meu pai meu irmão e uns amigos fazíamos a festa pescando o dia todo onde hoje no local é o parque ecológico guarapiranga que se não tivessem construido só deus sabe que fim teria o local.

Link para o post
  • 2 years later...

Boa noite,

Topico morto aqui, queria saber se alguem tem noticias desses pontos?

Esse ponto que o Vinicius falou perto do Golf club ainda vira alguma coisa?

Abraços

• Like 1
Link para o post

Só sei de uma coisa: São 45.000.000 de habitantes no estado de São Paulo. Se 2% destes habitantes pescarem, e 80% destes que pescam abaterem uns 5 peixes cada /ano, são 3.600.000 peixes mortos todo ano no estado de são paulo. Isso sem contar o pescador profissional que ainda é permitido nas represas próximas de centros urbanos.

Portanto a única saída para Guarapiranga, Igaratá, Mairiporã, Atibainha, Cachoeira do França, Fumaça, Paraibuna, Santa Branca, Piracaia, e tantas outras que temos próximas, seria a proibição da pesca profissional e a redução dessa tal de "cota" de 5kg por pescador, totalmente desatualizada e fora dos padrões ambientais do nosso Estado. Deveriam ser transformadas em parques de pesca-esportiva: para abater peixe tem que pagar uma taxa extra que será utilizada para soltar um exemplar juvenil da mesma espécie e programas de inclusão da população local no turismo da pesca. Não temos compensação ambiental por árvore cortada? e por que não algo parecido para a pesca? 

A pesca esportiva ainda não é uma realidade no Brasil. Pesca por aqui é relacionada a extrativismo.

• Like 1
Link para o post
  • 5 weeks later...
Em 28/07/2016 at 15:55, Leo Verhalen disse:

Só sei de uma coisa: São 45.000.000 de habitantes no estado de São Paulo. Se 2% destes habitantes pescarem, e 80% destes que pescam abaterem uns 5 peixes cada /ano, são 3.600.000 peixes mortos todo ano no estado de são paulo. Isso sem contar o pescador profissional que ainda é permitido nas represas próximas de centros urbanos.

Portanto a única saída para Guarapiranga, Igaratá, Mairiporã, Atibainha, Cachoeira do França, Fumaça, Paraibuna, Santa Branca, Piracaia, e tantas outras que temos próximas, seria a proibição da pesca profissional e a redução dessa tal de "cota" de 5kg por pescador, totalmente desatualizada e fora dos padrões ambientais do nosso Estado. Deveriam ser transformadas em parques de pesca-esportiva: para abater peixe tem que pagar uma taxa extra que será utilizada para soltar um exemplar juvenil da mesma espécie e programas de inclusão da população local no turismo da pesca. Não temos compensação ambiental por árvore cortada? e por que não algo parecido para a pesca? 

A pesca esportiva ainda não é uma realidade no Brasil. Pesca por aqui é relacionada a extrativismo.

:iCo01:

Link para o post