Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
le_rodrigueez

Carretilha de fly para iniciante

Recommended Posts

Boa tarde galera do Pescaki,

Sou de Jundiaí - SP.. Domingo passado (19) fui no pesqueiro Lagoa dos Patos dar uma volta lá e ver como estavam as ações de peixes no dia..

No lago de tilápia, ví que havia um casal de japoneses e um senhor pescando de Fly quase do lado deles..

Como eu sei que os Japoneses são meio sistemáticos, nem prestei muita atenção neles e fui conversar com o senhor do lado deles pescando com Fly.

Sempre fui maravilhado por esse sistema de pesca, porem achei muito difícil kk mais gostei muito e estou decido a montar equipamento pra mim.

Andei pesquisando nos fóruns e não achei respostas pra minha pergunta..

Gostaria de saber se, a carretilha de fly para iniciantes deve ser de plástico, abs (um plástico mais rígido) ou metal, e no caso, qual desses 3 modelos seriam melhor.

Fora as dimensões das carretilhas:

Dimensões 3,15 x 2,87 x 2,48 em em (8 cm x 7,3 centímetros x 6,3 centímetros) Peso

4,2 onças (119 g)

Dimensões 3,27 x 3,15 x 2,76 em (8,3 cm x 8 cm x 7 cm) Peso 5,4 onças (153 g)

Dimensões 3,66 x 3,43 em no x 2,83 em (9,3 centímetros x 8,7 centímetros x 7,2 cm) Peso 6,1 onças (173 g)

Dimensões: 4,17 x 3,94 em no x 2,44 em (10,6 cm x 10,0 centímetros x 6,2 cm)
Peso: 5,78 onças (164 g)

Dimensões: 2,64 em x 2,44 x 2,36 em (6,7 cm x 6,2 centímetros x 6,0 cm)
Peso: 4,87 onças (138 g)

Dimensões: 3,74 x 3,54 em x 2,36 em (9,5 cm x 9,0 cm x 6,0 cm)
Peso: 6,10 onças (173 g)

Sei também que a vara de fly irá influenciar bastante também, mais prefiro pensar primeiro na carretilha.

Se alguém puder me ajudar em que tamanho (capacidade) da carretilha comprar.

Valeu galera (:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei também que a vara de fly irá influenciar bastante também, mais prefiro pensar primeiro na carretilha.

eu faria exatamente o contrario ... primeiro a vara ... ( #6 )

* Redington

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro,

Recomendo que você estude um pouco mais antes de se decidir pela compra. Sei que é uma euforia danada partir pra comprar o material, mas como a pesca com mosca é um pouco diferente das outras modalidades, alguns conceitos devem estar solidificados para que sua escolha seja embasada.

Só para exemplificar, na maioria grande maioria das situações de pesca com mosca, a função da carretilha é meramente armazenar a linha, logo é o elemento menos importante. Na pesca com mosca, a vara e a linha devem ter prioridade quando se fala de investimentos.

Você vai definir o equipamento em função principalmente do peixe e das iscas, mas também precisa considerar as condições de onde pretende pescar :vento, espaço (para fazer os arremessos), se é para água doce ou salgada entre outros itens. Isso vai ajudar na escolha o material da carretilha, bem como no dimensionamento do equipamento.

Sei que são muitas informações, mas considero necessário uma visão geral do fly (pra entender os termos e os conceitos) antes de partir para a definição, compra e pesca.

Minha sugestão inicial de leitura (com o prévio perdão da administração e da moderação) são esses tópicos do Caterva, escritos pelo mestre Beto Akamine: http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?p=1062302

Não considere má vontade em responder às suas questões, mas depois que já tiver lido, pelo menos, esse material, acho que concordará e verá que será mais fácil listar sua dúvidas. :)

Grande Abraço ;)

Compartilhar este post

Link para o post

André falou tudo!

A carretilha é importante, como cada segmento de material utilizado nesta modalidade, mas não é a mais importante. É ótimo ter uma carretilha top de linha, com um freio ótimo, um design legal e tal, mas se preocupe mesmo com a vara.

Respondendo dentro do meu conhecimento do fly, a carretilha para iniciante não é bem uma regra, se você começar com um equipamento top, a unica diferença é que terá um período maior de aproveitamento, pois já vai começar com algo mais sofisticando e que te dê um melhor desempenho.

Agora, não é regra.

Veja algo com um custo benefício bom, porque tem uma chance (mesmo que mínima) de que acabe não se interessando tanto(tenho amigos que tentaram e desistiram). Não estou dizendo que irá fazer o mesmo hehe, mas é sempre bom se prevenir.

Abração e boas compras.

Compartilhar este post

Link para o post

eu faria exatamente o contrario ... primeiro a vara ... ( #6 )

* Redington

Já chuta o pau da barraca... compre essa...

http://www.lojafsb.com.br/vara-orvis-helios-2.~1003~106~1~varas---conjuntos.~orvis

Brincadeirinha... :rotfl2: ...

Segue o conselho do André Ribeiro, leia bastante, veja os principios basicos de arremesso e se possivel faça um curso de fly o que vai te ajudar a não ter certos vicios, aprendendo de forma correta!!!

O que o Guilherme comentou, também parto desse principio... "Para iniciante não precisa ser material de pouca qualidade, já começa com uma de boa qualidade!!!"

Existem no mercado uns conjuntos completos de boa qualidade, exemplo que o Ito citou ...Redington

Acho que não preciso acrescentar mais nada... já te posicionaram na direção certa!!!

Um abraço, :D

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, se quer adquirir um equipamento de fly leia isso, se já não leu!!!

http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/61373-iniciando-no-fly/

Hoje em dia se compra no credito, como se cada mês comprasse uma peça do conjunto!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Já chuta o pau da barraca... compre essa...

http://www.lojafsb.com.br/vara-orvis-helios-2.~1003~106~1~varas---conjuntos.~orvis

Brincadeirinha... :rotfl2: ...

Segue o conselho do André Ribeiro, leia bastante, veja os principios basicos de arremesso e se possivel faça um curso de fly o que vai te ajudar a não ter certos vicios, aprendendo de forma correta!!!

O que o Guilherme comentou, também parto desse principio... "Para iniciante não precisa ser material de pouca qualidade, já começa com uma de boa qualidade!!!"

Existem no mercado uns conjuntos completos de boa qualidade, exemplo que o Ito citou ...Redington

Acho que não preciso acrescentar mais nada... já te posicionaram na direção certa!!!

Um abraço, :D

Ai chutou ate o terreno onde a barraca tava armada, uai...

Compartilhar este post

Link para o post

Ai chutou ate o terreno onde a barraca tava armada, uai...

:rotfl2: :rotfl2: :rotfl2: Fala, Luiz Carlos, que é isso!!!

Falando nisso, vou chutar é a barraca inteira!!! :assobiando:

Como esse topico é de carretilha e só postei avara, então aí vai uma para fazer o conjunto... :ok:

http://www.lojafsb.com.br/carretilha-tibor.~457~10~2~carretilhas.~tibor.

E ainda falam que a linha de fly é cara!!!! :harhar:

Um grande abraço, :D

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Rodriguez!

Gostaria de saber se, a carretilha de fly para iniciantes deve ser de plástico, abs (um plástico mais rígido) ou metal,

Pode ser de plástico sim, mas na verdade o que parece plástico é na verdade um composto sintético com grafite, inclusive seu custo é menor e muito indicado para quem está começando. Uma carretilha de metal acaba tendo um custo maior e muitas vezes, dependendo da pescaria que vai fazer, torna-se desnecessário investir tanto.

Você nos informou dimensões e pesos de três carretilhas, mas antes de tudo o mais importante nesse momento é você definir a numeração do conjunto que deseja montar. Os conjuntos de Fly são montados em função de uma numeração que posso exemplificar como #4, #5, #6, #7 e #8. Essa numeração é apenas um exemplo que estou te passando e é muito mais ampla, porém como aparentemente pretende pescar em pesqueiros, indico um conjunto #6, pois é muito bem indicado para iniciantes.

Nesse caso é mais indicado começar escolhendo uma boa vara e uma ótima linha, deixando a carretilha para depois. A qualidade de seus arremessos estará diretamente relacionado ao uso de uma boa vara e uma ótima linha, podendo fazer uso de uma carretilha econômica.

Se alguém puder me ajudar em que tamanho (capacidade) da carretilha comprar.

Colocamos numa carretilha #6 100 metros de backing, que é uma linha de base (cama) e por cima dessa linha colocamos a linha de Fly, que nesse caso tem pouco mais de 30 metros. Com o tempo verá que não é necessário mais do que essa quantidade de linha, podendo variar de acordo com o tipo de pescaria que vá fazer, mas como a princípio será em pesqueiros, isso é o bastante, pois das vezes que me diverti em pesque e pagues, poucas vezes um peixe tomou minha linha de Fly chegando ao backing e quando chega, não puxa mais do que 10 ou 20 metros de backing.

Do restante o importante é pesquisar e se informar bastante antes de dar o primeiro passo. ;)

Uma boa carretilha e vai te atender muito bem em pesqueiros.

Cascade-Fly-Reel-4-6.jpg

T+ :)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, paguei 40 reais na minha carretilha hahahahaha... É como todos falaram aí, eu preferi investir numa vara e linha melhor e futuramente faço a troca da carretilha.

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, um conjunto #6 com 9 pés é o mais indicado para iniciantes por ser bastante versátil, pois o mesmo pode ser utilizado em água salgada e doce nos mais variados peixes.

Opte por uma ação rápida se pretendes pescar com Bugs (Popper, Divers, Terrestriais) e Streamers de médio e grande volume, mas para isso é importante uma linha com peso na frente e ai te indico a Airflo Velocity #6 que é um bom custo benefício alem de ser uma linha mais tropicalizada.

Como o Fausto já te disse, uma boa carreta pode ser de grafite e a Okuma Air Frame 4/6 (tenho 2) é uma ótima opção de preço e muito resistente. Pega de 30 a 40 m de Backing de 30 Lb mais a linha.

Se você pretende pescar Trutas e outros peixes como tilápia por exemplo, com Dry (Moscas Secas), Wets (Moscas molhadas), Pupas e Ninphs, uma vara de ação moderada te dará uma apresentação mais sutil não assombrando os peixes pretendidos.

A linha pode ser uma WF6F tradicional de boa qualidade alias, em ambos os casos, a linha indicada WF-F é a melhor para iniciantes.

O amigo Armando falou e disse. A Vara é o mais importante na Pesca de Fly, depois a linha, depois o Leader, depois a mosca certa e por ultimo a Carretilha. :ok:

Compartilhar este post

Link para o post