Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Recommended Posts

Amigos pescadores , eu estava lendo esta matéria , bem interessante....uma boa notícia , no meio de tanta destruição que vem acontecendo com nosso hobby !!!

http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2014/02/06/peixe-parecido-com-salmao-e-que-sumiu-de-sp-ha-30-anos-volta-ao-rio-tiete.htm#fotoNav=1

que dê certo e aumente cada vez mais !!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só espero sinceramente que dê certo... mas infelizmente muitos só pensam em encher o próprio frezzer e do vizinho, e do tio, e do irmao, e do amigo, e etc....

• Like 1
Link para o post

verdade Vini..........ao menos , o que se lê é que estão soltando muito peixe , muitos alevinos............espero que daqui a alguns anos já esteja bem recuperada a espécie

Se chegassem aqui no Rio Paraíba seria ótimo

Link para o post

Com certeza Bruno....aqui na minha região , no Vale do Paraíba , já vem ocorrendo , a CESP me parece que tem um programa de repeixamento , não sei dizer quais espécies...nosso mestre Bomediano com certeza saberá nos dizer , me parece , que uma delas é o surubim do paraíba

Link para o post

Muito bom. Peguei desse peixe somente duas vezes na minha vida, e exemplares muito pequenos, de um palmo apenas. Espero que voltem aos rios.

Link para o post

pois é Mauricio , segundo a matéria , está voltando depois de 30 anos...nunca pesquei ela....

aqui na região , o que está voltando também , vi alguns relatos de capturas é a Piabanha , outro peixe que sumiu bem...

Link para o post

A AES Tietê fez a mesma coisa com o Pacu Caranha a alguns anos atrás, antes de voltar os esforços para as piracanjubas!

Hoje se pega com alguma frequência, pacus nos rios de São Paulo.

Infelizmente sabemos que não vai durar muito, pois quase nenhuma das barragens no Tietê, Grande e Paraná tem escada de subida para peixes.

Na minha opinião, a AES Tietê deveria ser multada por descumprir os requisitos básicos para obter a Licença de Operação de suas usinas (construir escadas ou fazer repeixamento).

[]´s

Vitão.

Link para o post

A AES Tietê fez a mesma coisa com o Pacu Caranha a alguns anos atrás, antes de voltar os esforços para as piracanjubas!

Hoje se pega com alguma frequência, pacus nos rios de São Paulo.

Infelizmente sabemos que não vai durar muito, pois quase nenhuma das barragens no Tietê, Grande e Paraná tem escada de subida para peixes.

Na minha opinião, a AES Tietê deveria ser multada por descumprir os requisitos básicos para obter a Licença de Operação de suas usinas (construir escadas ou fazer repeixamento).

[]´s

Vitão.

bem por ai Vitão...essas escadas para a subida dos peixes é de suma importância.........vi uma matéria a algum tempo atrás , se não me engano de Itaipu , que tem essa escada , mais não tenho certeza.......

Lembro que era algo bem interessante , rampas com uma área para descanso dos peixes , e mais rampa , e por ai vai , era bem legal

Link para o post

Vitão , é Itaipu sim , que tem essa escada , para compensar o desnível de aproximadamente 120 metros....da uma olhada

y50c.jpg

Link para o post

Galera, vi essa notícia hoje no UOL e achei muito bacana e achei válido compartilhar! É bom ver que tem pessoas preocupadas com a preservação de diversas espécies ameaçadas de extinção.

http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2014/02/06/peixe-parecido-com-salmao-e-que-sumiu-de-sp-ha-30-anos-volta-ao-rio-tiete.htm#fotoNav=1

Link para o post

Postaram essa noticia a algumas horas atrás..rss é isso aí globalização.. :headsetsmiley: ..

De qualquer forma é bom saber que os pescadores estão ligados no que tá acontecendo..

Link para o post

Show deve ser muito bom pescar uma piracanjuba em ambiente natural , em PP já peguei várias na IA e realmente o peixe dá um show!!!!

Agora peixe parecido com salmão ...... sei não hehehehe... só a carne mesmo ......

Link para o post

Que esse projeto se estenda para outros rios do Brasil, com peixes que foram praticamente extintos

Uma pena Mauricio , que essa iniciativa seja de empresas que fazem para compensar algum mal que fizeram para a natureza , claro , de repente é o preço da evolução , mais se viesse por parte do governo , essa iniciativa poderia ser mais ampla , abrangendo mais e mais rios

Link para o post

Blablabla.
''Politicagem''.
Vamos aos fatos reais que não citaram na reportagem.
Quem fez diminuir a população da Piracanjuba foram as barragens e não os pescadores,poluição e/ou outros fatores.
Um amigo tem casa em Ubarana(pequena cidade abaixo da barragem de promissão) e sempre que pesco de rede com os ribeirinhos vem piracanjuba.
Ela nunca desapareceu.Apenas sofreu.Igual os dourados,curimbas,piaparas,lambaris e os demais que fazem piracema para desovar,já que as barragens antigas como de Promissão não tem escadas.
A Usina de Belo Monte está saindo...e ai,qual será a próxima espécie a ''desaparecer''?

Link para o post

Tomara que de certo 1,6 milhões de alevinos .... :eek::blink::oh ..... pior que é pouco considerando o tamanho da bacia toda Rio Tiete, Pardo e Grande ...etc ...

Link para o post

Tomara que de certo 1,6 milhões de alevinos .... :eek::blink::oh ..... pior que é pouco considerando o tamanho da bacia toda Rio Tiete, Pardo e Grande ...etc ...

Verdade Piner , muito pouco , muito pouco irá chegar na idade adulta , em função de predadores e tal....porém , já é uma iniciativa né...o bom é que na mesma matéria fala do Pacú , que fez e teve sucesso....que tenha com a Piracanjuba também

• Like 1
Link para o post

e o título da reportagem vai contribuir para que "suma" novamente ... o que não vai ter de gente querendo fazer sashimi de piracanjuba, hein?!

sei que são briguentas, assim como suas "primas" as piraputangas e matrinxas, mas nunca comi (nem as "primas"), então não posso falar da carne. aqui em minas é uma espécie sempre presente nos peixamentos realizados em rios da bacia do grande e paranaíba. mas, como já foi citado aqui no tópico, a principal causa de seu "sumiço" são a pesca predatória e construção de usinas ...

Link para o post

Na verdade ela nunca sumiu, só que era mais difícil de ver, no Rio Grande tem tbm, e lá não se se fazem o repovoamento...

Na verdade eles não estão fazendo mais que a obrigação, em repovoar, pq as usinas são culpadas tbm, as piracanjubas se reproduzes menos por causa das barragens, não concordo que são somente eles os culpados, pq o pouco que sobra ai vai os pescadores profissionais e pegam na rede e que eu saiba caiu na rede vai morrer, pq a rede machuca, mesmo se soltar(e todos nós sabemos que a maioria dos pescadores profissionais não soltam) o peixe na maioria das vezes morre, rede tinha que ser proibido em todo lugar, aqui onde pesco no tiete pescadores amadores e profissionais estão matando tudo que pescam, tem gente indo só prá pescar piracanjuba, e onde está a fiscalização... estão atrás dos pescadores de corvina, que é um peixe exótico e que devia ser liberado a quantidade tbm, pq é praga, parece que prá cada corvina pega aparece 100 no lugar, cada dia tem mais.

Link para o post

....... corvina, que é um peixe exótico e que devia ser liberado a quantidade tbm, pq é praga, parece que prá cada corvina pega aparece 100 no lugar, cada dia tem mais.

já peguei muuuuita corvina em Rubinéia .... rsrsrrs

preciso voltar ... hehhehe

Link para o post

.. e sempre que pesco de rede com os ribeirinhos vem piracanjuba.

Aí não tem jeito mesmo... nem repovoando...

Link para o post