Entre para seguir isso  
luigimagalhaes

Pesca Sub! Como Anda isso?

Recommended Posts

Fala galera, bom primeiramente eu queria falar que minha intenção não é gerar conflitos, mas eu queria saber como anda a legislação a respeito da Pesca Sub?!?

Eu como Pescador Esportivo sou contra a pesca sub, eu respeito os praticantes é o esporte deles e tudo mas continuo achando uma convardia, o peixe não tem a minima chance!

Muitas vezes eu estou procurando videos de pesca e me deparo com videos de pesca sub, os cara matando grandes matrizes ou peixes em época de reprodução, eu chego a ficar puto de raiva, os caras pegam as grandes matrizes e matam por exporte e com o tempo lá se foi a genética do peixe!

Eu acredito que exista os caras com consciência, mas matar por esporte é sacanagem!

A pescaria predatória com redes e afins prejudica muito alem da sub com certeza, mas ainda existe a justificativa de que é pra se sustentar, mesmo nos pescadores esportivos sabendo que o peixe vale muito mais vivo do que morto, eu ainda acho uma justificativa melhor do que a pesca sub!!

Enfim quero saber se isso é totalmente legal, pesca sub, ou se existe alguma restrição quanto a lugar, tamanho, época...e como isso funciona em países mais evoluídos do que nos na pesca esportiva a tendencia é continuar ou acabar?

Enfim oq vcs acham disso?!

Nota da Administração:

Grande Luigi e Amigos,

Apesar de a intenção da postagem ser das melhores, sempre que este assunto vem à tona, acaba gerando discussões intermináveis, com passagens nada adequadas na forma de discutir, resultando que afinal não se chega a qualquer resultado senão o fechamento ou exclusão do tópico, de sorte que segue aberto, mas com a recomendação de que siga da forma como até agora veio, com manifestações contrárias ou favoráveis, mas sempre discutidas de forma educada e exemplar. :coolio:

Editado por Domingos Bomediano
Nota da administração

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Christian

Nem comento ABOMINO, essa tal de pesca sub... Covardia do ca*****.....

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que tem um projeto que vai proibir a pesca Sub mas não acho que não está valendo ainda. A pesca Sub é o modo que mais se extermina o Tucunaré pois este não entra em rede facilmente

Compartilhar este post

Link para o post

Só acho errado chamarem de pesca... isso é CAÇA e não pesca.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Semana passada no café da manhã com os amigos, apareceu um sujeito mostrando fotos em seu celular de um amigo (para mim um IMBECIL) que tinha matado uma Garoupa de 120 kgs na pesca sub !!! Deixei bem claro a ele a minha desaprovação quanto ao que o amigo tinha feito, e ele até ficou sem graça por ter mostrado as fotos. Lamentável.

Compartilhar este post

Link para o post

O pior que a pesca sub normalmente é praticada pelas classes mais altas, as quais tem condições de buscar diversas outras formas de pesca, em melhores condições, bem como tem acesso a diversas modalidades de esporte muito mais saudáveis. Ou mesmo podem pensar um pouco melhor antes de qualquer coisa...

Eu tenho vontade de fazer mergulhos e apreciar peixes, corais, etc. Acho absurdo quem vai na intenção de matar sem proporções. Pegar um ou outro, seletivamente, como fazemos com nossas pescarias não vejo problema nenhum, complicado são os que vão atrás de quantidade ou não pensam se é uma matriz, defensora de determinado local, etc.

Esses dias na praia me passa um cidadão com umas 5 garoupas de +- 2kg cada em seu arpão, desfilando todo pintoso, como se fosse uma "vitória". Esse tipo de exemplo ninguém precisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, na minha opinião existem os pescadores que respeitam e os que não respeitam como os que praticam a caça sub.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tipo de CAÇA é uma vergonha....

Lutamos tanto pra preservar matrizes etc.... e alguns vem com a cara lavada dizendo "selecionamos os peixes" , desculpa, mas vai se f****.

O peixe esta muitas vezes descansando, não tem como se defender, e o cara vai e dá um tiro no meio da cabeça do bicho.

Pescaria consiste em chances e possibilidades, não em atirar na cabeça de uma criatura.

Você ta pescando ali, o peixe, pode ou não comer, muitas vezes refuga quando vê linha, e mesmo quando fisgado, muitas vezes consegue se desvencilhar... Agora ele vê uma criatura nadando e do nada toma um tiro.

É uma vergonha. Espero que seja proibido.

Em Piracaia, Bragança e Santa branca, já vi vários desses caras, me dá nojo....

Compartilhar este post

Link para o post

Só acho errado chamarem de pesca... isso é CAÇA e não pesca.

Bom, na minha opinião existem os pescadores que respeitam e os que não respeitam como os que praticam a caça sub.

2x .....

isso é igual discutir o uso de Boga Grip .... rsrrsrs

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou Mergulhador 2 estrelas certificação CMAS/CBPDS com cursos de Busca e Resgate de Carga Leve e Criação de Recife Artificial, todos pelo Clube Barracuda de Desportos, RJ!

Hj eu não pratico Caça Sub, mas não julgo! Cada maluco com a sua mania! Mas se eu gostasse e tivesse folego, :assobiando:, eu praticaria numa boa. Ja pratiquei e ja matei peixe no tiro e algumas lagostas com bicheiro!

A mesma emoção que eu tenho ao arremessar uma isca, trabalha-la e ver o peixe atacar, brigar com ele, embarca-lo, fotografa-lo, solta-lo, receber os abraços dos amigos, etc e tal, o praticante de Caça Sub tem ao mergulhar em apneia, sei la qts metros de profundidade, entrar numa toca e acertar um peixe.

O que mais tem é linguiceiro que, aqui no RJ, lota isopor de olho de cão!

Aqui em Juturnaiba, o tucunare ta quase extinto por causa da pesca com lambari vivo!

E tem mto mais pescadores de linha, seja de Bait ou linguiceiro, do que pescadores sub......

Enfim, tem "sangue ruim" em todo o tipo de modalidade de pesca! E cada um defende a sua modalidade!

O que falta mesmo é conscientização e fiscalização dos orgãos competentes.

Abçxxxx

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou Mergulhador 2 estrelas certificação CMAS/CBPDS com cursos de Busca e Resgate de Carga Leve e Criação de Recife Artificial, todos pelo Clube Barracuda de Desportos, RJ!

Hj eu não pratico Caça Sub, mas não julgo! Cada maluco com a sua mania! Mas se eu gostasse e tivesse folego, :assobiando:, eu praticaria numa boa. Ja pratiquei e ja matei peixe no tiro e algumas lagostas com bicheiro!

A mesma emoção que eu tenho ao arremessar uma isca, trabalha-la e ver o peixe atacar, brigar com ele, embarca-lo, fotografa-lo, solta-lo, receber os abraços dos amigos, etc e tal, o praticante de Caça Sub tem ao mergulhar em apneia, sei la qts metros de profundidade, entrar numa toca e acertar um peixe.

O que mais tem é linguiceiro que, aqui no RJ, lota isopor de olho de cão!

Aqui em Juturnaiba, o tucunare ta quase extinto por causa da pesca com lambari vivo!

E tem mto mais pescadores de linha, seja de Bait ou linguiceiro, do que pescadores sub......

Enfim, tem "sangue ruim" em todo o tipo de modalidade de pesca! E cada um defende a sua modalidade!

O que falta mesmo é conscientização e fiscalização dos orgãos competentes.

arrasou irmão ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que me deixa p*** da cara com os praticantes da sub, é quando você está pescando em cima da pedra e o elemento fundeia a lancha na sua frente, e mergulha para espetar o peixe no seu pesqueiro.

Pqp... o cara tem uma baita lancha, pode mergulhar nos quatro cantos do mundo, e vê que você está pescando ali, não tem muitas opções de locais pra pescar, e mesmo assim mergulha. :censored:

Fico doido com esta falta de respeito e de bom senso do elemento. Isto aconteceu comigo um tempo atrás, e tive que chamar o cara pra bater um papo. Depois, para "amaciar" a situação, o sujeito veio me oferecer um peixe... :wacko: Falei pra ele; "eu não mato peixe... peixe morto não me interessa". O cara subiu na lancha e foi embora.

Mas assim... não vou julgar se sou contra, ou a favor da caça sub, pois tem matador pra tudo, seja com rede, no anzol, ou no arpão, e até com outros meios. O que tem que acontecer é uma legislação forte e rigorosa para a nossa ictiofauna, em todas as categorias, e claro, educação e bom senso do praticante.

Abraços! :ok:

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

O que me deixa p*** da cara com os praticantes da sub, é quando você está pescando em cima da pedra e o elemento fundeia a lancha na sua frente, e mergulha para espetar o peixe no seu pesqueiro.

Pqp... o cara tem uma baita lancha, pode mergulhar nos quatro cantos do mundo, e vê que você está pescando ali, não tem muitas opções de locais pra pescar, e mesmo assim mergulha. :censored:

hahahha .... Melinger , comigo aconteceu exatamente o contrário ....

tava em Ilhabela pescando e do nada aparece um cara ( mergulhador ) falando que eu tva pescando no local de mergulho dele ... vce não imagina o "sarau" que deu .... ahhahaha

abrasss

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

tava em Ilhabela pescando e do nada aparece um cara ( mergulhador ) falando que eu tva pescando no local de mergulho dele ... vce não imagina o "sarau" que deu .... ahhahaha

abrasss

Nao deve ser muito legal discutir com alguem com um arpao na mão xD

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Luigi e Amigos,

Apesar de a intenção da postagem ser das melhores, sempre que este assunto vem à tona, acaba gerando discussões intermináveis, com passagens nada adequadas na forma de discutir, resultando que afinal não se chega a qualquer resultado senão o fechamento ou exclusão do tópico, de sorte que segue aberto, mas com a recomendação de que siga da forma como até agora veio, com manifestações contrárias ou favoráveis, mas sempre discutidas de forma educada e exemplar. :coolio:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

arrasou irmão ...

É irmão.... Te chamo carinhosamente de professor não é a toa....

Esses "Eco-Chatos", adoram falar em matar peixes, etc.....

Agora, olha isso aqui:

m8kl.jpg

u4gp.jpg

Isso é todo dia aqui na zona sul do RJ. Na cara de pau, todo mundo vendo! E todo mundo sabe que esses peixes são descarregados de madrugada em niteroi....

Ai me diz: O que é pior? Levar um peixe pra casa que vc mesmo pescou, dentro do que uma lei te permite, ou financiar esse tipo de coisa que essas fotos mostram, comprando peixe em feiras livre, mercados e peixaria?

.....

Abçxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

abrasss

Aconteceu comigo tbm....

O cara xingou um pouco "entre os dentes", subiu na lancha e foi embora.... kkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho amigos praticantes da pesca sub. Já os vi pescando e posso afirmar que os mesmos tem consciência, já que o abate nunca se da de forma exagerada.

Sempre que mergulham, eles se deparam com vários peixes e até que encontrem um que se enquadre nos critérios legais, eles não atiram.

Cada um deles (são três amigos) retornam de um dia de mergulho com um

Peixe apenas.

Pescando com linha tem muita gente que mata o que sair da água. Conheço um sujeito que mata tudo o que vê. Costumo brincar ( com fundo de verdade) que se a mãe dele vier na ponta do anzol é PAULADA NA VÉIA!

portanto, dentro se cada modalidade é possível pescar sem depredar, pois cada modalidade da a chance ao pescador de escolher se vai matar muitos peixes ou se vai escolher um para consumo próprio.

É como o amigo Miguel falou. Tem muito filho de uma égua que enche isopor de peixe linguicando, da mesma forma tem arpoador que sai com a fieira abarrotada. E as redes nem se fala.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Christian

O que vejo aqui é que não há como comparar situações diferentes sobre essa tal CAÇA sub:

1 - ela no mar pode até ser menos impactante, menos até que muito nego que adora matar matriz com suas potentes e poderosas artificiais, dentro da lei, mas fora da ética de pescador esportivo;

2 - pesca sub em rios, lagos e represas, principalmente onde habitam tucunarés, trairões etc.. Pra mim tem que ser proibida, não passa de assassinato.. É uma covardia o que os caras fazem, e não me venham com essa de escolher, pois se for assim 99% dos vídeos da net não são reais..

Resumindo: na minha opinião tem que haver leis rigorosas para a CAÇA sub em águas interiores, sendo que a melhor delas seria a PROIBIÇÃO DE TAL MODALIDADE/BOÇALIDADE..

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal, primeiramente quero manifestar , aqui a importância do Pescaki pra mim como pescador, pois reconheço que antes não tinha idéias do tipo pesca esportiva, consciência e etc e tal e, por ignorância aprendida sempre pensei que pescaria se resumia a quantidade de peixes independentes do tamanho (confesso Miguel que já matei muito olho de cão e vc sabe quem me ensinou..rss(maritidi...)) mas tenho aprendido bastante (em tudo conhecimento é fundamental). E hoje toda vez que pesco penso no impacto que a minha pescaria estará fazendo ao lugar.

Diante da pouca experiência que tenho, se temos faltas de algumas espécies antes facilmente encontradas e outras que praticamente sumiram mesmo, não seja resultado de um indivíduo que leva para casa uma quantidade de peixes para consumo próprio imediato dentro dos padrões de medidas e cotas estabelecidas pelas leis vigentes, independente da modalidade que seja (nem todos sabem trabalhar uma I.A ou mesmo manejar um arpão (e talvez por "n" questões nunca saberão). Alguns só pescam com um caniço ou linha de mão e, esses por sua vez não podem ser privados da alegria de pescar). Acredito que o problema está (como mostrado nas fotos do Miguel) em primeiro lugar:

1_ A Pesca comercial indiscriminada, e a culpa é do governo que fecha os olhos para situação por conveniência (como em outras tantas coisas no país)

2_ A irresponsabilidade individual de cada pescador independente da modalidade que seja (onde o governo também tem sua parcela de culpa na falta de fiscalização para que se cumpra as leis vigentes sobre a pesca amadora).

Acredito que o que podemos fazer é isso. Discutir o assunto sem hipocrisia e de forma imparcial principalmente, e procurando disseminar um conceito de pescaria consciente, levando o conhecimento, juntando cada vez mais os pescadores amadores ao ponto que sejamos uma voz tão alta a ponto do governo não poder ignorar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

abrasss

Pois é Armando, tem gente que se acha dono do lugar, e por um pensamento errôneo, a situação acaba migrando para um lado desagradável e perigoso. Acredito que há espaço para todo mundo, desde que haja respeito mútuo.

O que sempre levo comigo é que o ambiente onde estou usufruindo não me pertence... está apenas "emprestado" a mim... pertence à coletividade, por isso não tenho o direito de causar danos (explorar, matar ou sujar). Um dia eu vou morrer e tudo isso vai ficar... não levo nada, porque não é meu.

Abração!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Comparando pescadores amadores x Sub em se tratando do Tucunaré que o é principal peixe na pesca nacional, pelo meu convivio e experiencia hj 50% praticamente praticam o pesque solte dessa espécie abatendo no máximo 1 ou outro exemplar pra consumo, enquanto que os que praticam pesca Sub nem 10% praticam a pesca seletiva, os videos no Youtube estão aí pra comprovar e o pior sempre procuram e abatem as matrizes. Esse é o grande problema da Sub, além disso não é rentável pro país, pois a pesca esportiva gera muitos empregos e $$, na construção de pousadas, barco hotéis, revistas, barcos cada vez mais potentes e confortáveis, equipamentos, etc... enquanto que a Sub só um arpão, uma roupa e um snokel, ainda abatem o principal ator que é o peixe. Sou totalmente a favor da proibição da pesca Sub, assim como apetrechos como redes, espinhéis etc..em aguas interiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico doido com esta falta de respeito e de bom senso do elemento. Isto aconteceu comigo um tempo atrás, e tive que chamar o cara pra bater um papo. Depois, para "amaciar" a situação, o sujeito veio me oferecer um peixe... :wacko: Falei pra ele; "eu não mato peixe... peixe morto não me interessa". O cara subiu na lancha e foi embora.

Mas assim... não vou julgar se sou contra, ou a favor da caça sub, pois tem matador pra tudo, seja com rede, no anzol, ou no arpão, e até com outros meios. O que tem que acontecer é uma legislação forte e rigorosa para a nossa ictiofauna, em todas as categorias, e claro, educação e bom senso do praticante.

Abraços! :ok:

Rapaz se eu te contar que ia rolar uma dessa comigo e o cara sair correndo rapidinho huauhahuauha

Tava com um policial federal junto pescando o cara ia aprontar dessa o cara ranco a arma e disse , mergulha que quem vai levar tiro vai ser tu. O cara só deu meia volta e sumiu.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz se eu te contar que ia rolar uma dessa comigo e o cara sair correndo rapidinho huauhahuauha

Tava com um policial federal junto pescando o cara ia aprontar dessa o cara ranco a arma e disse , mergulha que quem vai levar tiro vai ser tu. O cara só deu meia volta e sumiu.

Hahaha! Na ocasião Luis, eu também estava "maquinado", mas o papo foi numa boa, na base do entendimento. Iria evitar ao máximo derivar para este lado. Não compensa, é muito pouco pra chegar a este ponto.

Abração! :ok:

Compartilhar este post

Link para o post