Entre para seguir isso  
DiegoG.D.

Complexo Cantareira - Oportunidade de Pescaria

Recommended Posts

Olá Sr. Pescakianos,

Estava aki a ler uma noticia que saiu no G1 hoje : http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/04/nivel-de-agua-do-sistema-cantareira-cai-abaixo-dos-11-pela-1-vez.html, e me surgiu algo.

Sera que com essa seca no Cantareira alguns exemplares que seriam dificil de ser pegos (como as lendarias carpas cabeçudas gigantes e os grandes pacus caranhas ), seriam pegos com mais facilidade?

:smiley-violent084:

Seria essa uma oportunidade de pescaria na represa cantareira com oporunidade de grandes capturas e não apenas o carazinhos e trairas que se pescam nas margens? :jump:

Abro aki para debate e exposição do pensamento de todos e tambem pra que caso alguem queira tentar uma ida eu topo...rs :natal_biggrin:

Grande abraços :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em breve esses peixes estarão na margem, devorados pelos urubus.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

:ok::ok:

Compartilhar este post

Link para o post

o Sistema Cantareira é responsável por 50% ( 33 mt³ ) da agua tratada na região metropolitana de SP ...

de onde vem os outros 50 % ?? ....

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ser moleza pescar as carpas igual a:

- Empurrar bêbado em ladeira;

- Catar moedas em calçada alta;

- Sentar no pudim.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

o Sistema Cantareira é responsável por 50% ( 33 mt³ ) da agua tratada na região metropolitana de SP ...

de onde vem os outros 50 % ?? ....

Se não me engano, Armando, contribuem também para o abastecimento o Alto Tiete, o Alto cotia, Rio Claro, Rio Grande (Billings), Guarapiranga e mais um outro que não lembro o nome. :ok:

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

É triste de ver, pescar assim não tem graça!

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme os amigos disseram se já não morreram todos...

muito triste a situação do complexo cantareira

Compartilhar este post

Link para o post

Então vamos pesca-lo e come-los....rs

Ou fazer como um Brother vez algum tempo nos amazonas, pescava para transportar as matrizes para ajuda-los tirando da lagoas rasas e colocando-as nas lagoas mais fundas!

Compartilhar este post

Link para o post

Se não me engano, Armando, contribuem também para o abastecimento o Alto Tiete, o Alto cotia, Rio Claro, Rio Grande (Billings), Guarapiranga e mais um outro que não lembro o nome. :ok:

então Robson .... desde 2011 o Sistema Cantareira vem perdendo 25% ao ano ....

então eu diria que antes do final do ano vamos ter reservatórios "zerados" ...

mas ninguem informa a situação dos "outros" 50% ...

estive em Nazaré no fim de semana e ví até a "tampa" .... cheio... cheio ..

Compartilhar este post

Link para o post

acabei de ver uma matéria que diz que o Sistema Cantareira já operou em 2003 com 3% .....

o ponto que quero chegar é .... o Atibainha ( Sistema Cantareira ) não tem ligação com Nazaré ? ( cheio ) ...

Compartilhar este post

Link para o post

então Robson .... desde 2011 o Sistema Cantareira vem perdendo 25% ao ano ....

então eu diria que antes do final do ano vamos ter reservatórios "zerados" ...

mas ninguem informa a situação dos "outros" 50% ...

estive em Nazaré no fim de semana e ví até a "tampa" .... cheio... cheio ..

Eu não sei qual o motivo de pegarem água só da Cantareira, nem a porcentagem exata de cada reservatório, sei que a Billings também esta bem cheia.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, a Represa Billings está bastante cheia...... Pelo que noticiam, do Guarapiranga pra Cantareira tem como enviar água.....e pelo que consta também, da Billings pro Guarapiranga também. Posso estar enganado, mas deve ser pra não prejudicar a energia gerada serra abaixo pela Billings ou realmente algo não está certo....infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com o Ito, fico sem entender, pois Nazaré...está cheeeiiaaaa;.;....e mto cheia de vida!!!

Porém a Obra que pretendem buscar água do tal "nível morto"....tbm está bem acelerada!! E fica uma enorme mancha de barro na água da represa!!

Compartilhar este post

Link para o post

A coisa tá feia, a coisa tá preta... sem ironias, pessoal, mas, vamos esperar melhorar...

Compartilhar este post

Link para o post

acabei de ver uma matéria que diz que o Sistema Cantareira já operou em 2003 com 3% .....

o ponto que quero chegar é .... o Atibainha ( Sistema Cantareira ) não tem ligação com Nazaré ? ( cheio ) ...

Armando tem sim!! o que ocorre é que algumas represas interligadas fazem parte do cantareira: Piaracaia, bragança , atibainha ou nazaré paulista e por ultimo mairiporã, mairiporã e nazaré estão cheias "até a tampa" pois são reservatórios de "passagem" e recebem água de piracaia que por sua vez recebe de joanópolis ou bragança (Essa sim esta em estado lastimável) a água segue um fluxo:

Bragança - piracaia - atibainha e mairiporã. porém a represa de bragança é o grande reservátório profundo! as outras secariam rápidamente depois de finalizada a água de bragança...

"As águas do Sistema Cantareira descem pelo efeito da gravidade desde as represas de Jaguari e Jacareí, na região de Bragança Paulista, passando para as represas de Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro. De lá seguem por dutos até a Estação Elevatória de Santa Inês, que bombeia as águas para a pequena represa de Águas Claras. Este reservatório tem uma função de segurança, permitindo que o funcionamento do sistema prossiga por até 3 horas em caso de alguma paralisação. De Águas Claras a água é enviada para a Estação de Tratamento de Água de Guaraú16 , onde são tratados atualmente 27,9 m3 de água por segundo3 ." - fonte wikipedia.

Olha um exemplo da disparidade entre os tamanhos:

"Os reservatórios Jaguari e Jacareí, considerados o coração do Sistema Cantareira - maior fonte de água para a Grande São Paulo -, ficaram pela primeira vez na história abaixo dos 10% de sua capacidade nesta terça-feira, 11, atingindo 9,9%. As duas represas, que são interligadas e funcionam como uma, armazenam 808 bilhões dos 973 bilhões de litros água do sistema, que é levado em conta na divisão para abastecimento da Grande São Paulo e interior." - Retirado do Estadão.

A noticia de quem pesca nos reservatórios jacarei e jaguari não é das melhores! com a seca os cardumes se concentram sendo alvos fáceis da pesca predatória, ainda muito presente na região em questão.

abração.

Pleffer.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Armando tem sim!! o que ocorre é que algumas represas interligadas fazem parte do cantareira: Piaracaia, bragança , atibainha ou nazaré paulista e por ultimo mairiporã, mairiporã e nazaré estão cheias "até a tampa" pois são reservatórios de "passagem" e recebem água de piracaia que por sua vez recebe de joanópolis ou bragança (Essa sim esta em estado lastimável) a água segue um fluxo:

Grandee Tiago!

agora entendí .... srrsrs

tão cheios pq "seguram" agua morro abaixo ... e a "fonte" tá secando ...

Jaguari responde por 80% do suprimento de agua ... e tá abaixo dos 10% ...

quando chegar a 5% , o fornecimento de agua é interrompido .....

aí eu quero ver ...

abrasss

Compartilhar este post

Link para o post

Grandee Tiago!

agora entendí .... srrsrs

tão cheios pq "seguram" agua morro abaixo ... e a "fonte" tá secando ...

Jaguari responde por 80% do suprimento de agua ... e tá abaixo dos 10% ...

quando chegar a 5% , o fornecimento de agua é interrompido .....

aí eu quero ver ...

abrasss

pois eh!! exatamente isso !!

fiquei muito triste como pescador quando falaram de usar a água do "volume morto" a tendência é vermos pós-eleições duas coisas: "Racionamento" e a outra Deus nos livre "muitos peixes mortos por falta de oxigênio na água".

A grande questão é que o governo não quer dar o braço a torcer com racionamento pra não perder a eleição, depois o bicho vai pegar!

A tempos atrás ocorreu uma quase seca na represa de cachoeira do frança em juquitiba, na época eu pescava lá... e posso dizer que depois de uma seca a represa leva cerca de 10 anos pra recuperar os peixes de antes... isso sem contar espécies que eventualmente possam ser extintas nesse processo, como ocorreu com o black Bass por lá... :(

lembro aos amigos que não é mais permitido fazer alevinagens de tucunarés ou tilápias por serem espécies não nativas... logo vamos torcer pra que atibainha não venha a secar senão Adeus tucunas por lá...

E desculpem se estou sendo pessimista, mas os bases de piracaia acredito que também estão por um fio...

Abraços e sigo na torcida por uma chuva!

Compartilhar este post

Link para o post

O problema da seca está tão grave que avança nos rios de Minas também. Tem um amigo meu de Piumhi em MG próximo a cabeceira do S.Francisco que me contou que a água baixa fez com que a piracema nos rios afluentes da região fosse fraca e com grande morte de grandes fêmeas maduras de dourados e piaparas, que não conseguiram desovar. Ele, um pescador amador muito simples mas consciente está simplesmente arrasado.

Disse que é de dar dó, a pescaria pós defeso é uma das mais fracas em mais de uma década e o nível dos rios.....baixos ainda. Nem mandi pega-se bem agora.....

Esta falta de água que assola parte do Sudeste deveria ser tratada de forma mais séria pelo Governo não só em S.Paulo, mas no País todo!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito preocupante mesmo !!

Compartilhar este post

Link para o post

Deu no Ultimo Segundo ( IG ) .....

Billings tem a mesma capacidade de armazenamento que "todo" Sistema Cantareira ...

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2014-05-03/despoluicao-da-represa-billings-pode-salvar-o-abastecimento-de-agua-em-sao-paulo.html

* sugeriria à moderação que editasse o tópico para somente " Complexo Cantareira" e o movesse ao fórum de Ecologia ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera já pesquei muito em Mairiporã é realmente tem gigantes lá em 2010 antes de me casar pesquei uma traira de 4,700kg e pacus e outro peixes cresci pescando na amada represa hoje já temos lá desde uns anos tucunas de 5kg e outros menos e black Bass em bons tamanhos 

Compartilhar este post

Link para o post

Agora estou querendo me aventurar no sistema alto cotia para pesca inicialmente de black Bass e tucunas quem quiser pode me procurar 

Compartilhar este post

Link para o post

esses pesqueiros dai da grande sao paulo poderiam reunir com os governantes para salvar esses peixes, tipo, capturarem eles e soltarem em seus açudes, melhor pescar ele num pesqueiro de que ver fotos e videos deles mortos por causa da seca da lagoa.

Compartilhar este post

Link para o post