Ir para conteúdo

Relato sem peixes - Rio Pardo - UL

Recommended Posts

Bom dia pessoal.... nem sei se devia entrar como relato mas como prometido eu fui estrear meu conjunto UL ontem (28/12).

Olha aí Guto nosso Pardão como está por aqui.

Sai de casa às 8h com destino ao Rio Pardo na zona rural na altura do bairro João Nery que faz parte do distrito rural de Palmeiral na serra do Selado (não sei se pertence a Poços de Caldas ou Botelhos/MG)

De casa na ponte do João Nery foram 25km de estrada vicinal com asfalto bem judiado. Na ponte não tem como pescar pois o acesso pra descer de todos os lados é fechado por propriedades particulares. Da ponta pra frente, estrada de terra.

Fotos do lado de cima da ponte:

NyWYvqO.jpg

bCZdmpq.jpg

Fotos do lado de baixo da ponte. Vejam que lugar perfeito pra bater umas tabaranas se tivesse como descer nas pedras.

R5RzkJF.jpg

tghXQzN.jpg

Então minha alternativa foi entrar em uma pequena estradinha. Primeira conclusão que cheguei... preciso de um carro que goste de terra pois o meu (Ford Focus Ghia 2008) é muito baixo e sofre demais com qualquer estrada ruim. Todos os acessos ao rio acima ou abaixo até a represa são por estrada de terra e com acesso complicado devido às chuvas.

Chegando no local uns 800m pra baixo da ponte é um poção onde acabam as pequenas quedas d'água e é um local de fácil acesso à margem.

Pra minha surpresa o local estava cheio de gente, todos pescando com varas de mão e molinetes com chumbo.

Conversando com o pessoal a maioria estava pegando mandis (até uns de bom tamanho). Ninguém tentando tabarana. Quando falei que ia pescar com IAs é claro, como de costume, uns riram, outros deram de ombro e outros já falaram que era perda de tempo. A cultura aqui é a pesca caipira mesmo...

Como os lugares próximos estavam cheios e não gosto de ser entrão, bati umas iscas no fim do local, onde o rio já volta ao leito normal.

Este é o local logo após as quedas, onde a maioria pescava.

lX0vnzM.jpg

ZnoZJgI.jpg

Conclusões sobre o conjunto UL

O conjunto UL (Sumax Lunker 1-4lb, Shimano Sienna 500 e linha Nanofil 6lbs)

O conjunto ficou muito leve e gostoso de se trabalhar mas eu acho que não tanto para mim por um detalhe: eu sou semidestro, isto significa que faço certas coisas só com o lado direito e outras só com o lado esquerdo. Escrevo e chuto com o lado direito, jogo tênis e qualquer outra coisa que exija força com o braço esquerdo. Se eu for jogar uma pedra ou qq coisa com o braço direito vcs racham de rir.

Minhas carretilhas são manivela direita e meus molinetes são manivela esquerda :rotfl2: :rotfl2: e não me peçam pra mudar kkkk

Enfim, é um ótimo conjunto mas como eu acostumei arremessar carretilha com a esquerda e molinete com a direita, acho que trabalhar IAs com molinete não é pra mim.

Tive pouco ganho com iscas mais leves como a Rapala Countdown de 3,5gr. Acima disso acho que o meu conjunto de 4-8lb arremessa a mesma coisa. Tentei vários spinners e plugs pequenos até 5,5gr mas só tive uma ação no spinner que não vingou.

Enfim, o local é promissor e vou explorá-lo mais vezes. Tem também um local a 15km já onde o rio chega na represa da Graminha que tem saído tabaranas... vou tentar ir lá esse fim de semana.

Quando ao conjunto, vai ficar como opção para lambaris e carás e iscas abaixo de 4gr. Para o resto meu desconcerto de habilidades motoras ainda prefere a carretilha :rotfl2: :rotfl2:

Desculpem o relato longo....

Abraços a todos

• Like 5
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá bem preservado aí, o problema é a cor dessa água, tá igual aqui, vai ser difícil acertar as Tabaranas. Belo local, quando limpar a água vais sair sim. Já aqui é quase impossível pegar as tabaranas, só abaixo da Represa do Limoerio, lá sai muito

• Like 1
Link para o post

Poxa que pena não sair peixe....

confesso que me esforcei pra entender sua questão de semidestro.... minha esposa é mais ou menos assim...ela escreve com a direita mas tem mais força e controle com a esquerda... no caso dela tenho minha teoria....quando pequena ela estava aprendendo a escrever e quando pegava o lápis com a esquerda o pai batia na mão dela falando que não era com aquela mão..rss e acho que ela só escreve hoje com a direita por conta disso...

No mais lamento que o conjunto não tenha talvez respondido as expectativas criadas.. mas de qualquer forma... que ele ainda te proporcione muitas alegrias.....

• Like 1
Link para o post

Tá bem preservado aí, o problema é a cor dessa água, tá igual aqui, vai ser difícil acertar as Tabaranas. Belo local, quando limpar a água vais sair sim. Já aqui é quase impossível pegar as tabaranas, só abaixo da Represa do Limoerio, lá sai muito

Pois é Guto... engraçado pegarem tabaranas lá perto da represa e aqui que tem mais corredeiras é raro aparecerem... de qualquer forma vou tentar outros pontos.

Um belo local. Acho que vale a pena tentar mais vezes, pois as corredeiras prometem.

Com certeza Maurício.... choveu muito recentemente e a água esta turva demais.... mas nunca vi a água transparente nessa parte do rio.... Vou tentar outras vezes com certeza...

Poxa que pena não sair peixe....

confesso que me esforcei pra entender sua questão de semidestro.... minha esposa é mais ou menos assim...ela escreve com a direita mas tem mais força e controle com a esquerda... no caso dela tenho minha teoria....quando pequena ela estava aprendendo a escrever e quando pegava o lápis com a esquerda o pai batia na mão dela falando que não era com aquela mão..rss e acho que ela só escreve hoje com a direita por conta disso...

No mais lamento que o conjunto não tenha talvez respondido as expectativas criadas.. mas de qualquer forma... que ele ainda te proporcione muitas alegrias.....

Fala Brunão... então.... Freud explica rsrs... sou Gerente de RH e fazemos avaliação psicológica com algumas ferramentas. Em todos os levantamentos psicológicos meus mostram um perfil antagônico (não me chame de bipolar kkkk) onde dois perfis contraditórios predominam.... pior que minha filha puxou pra mim.... tem dias que eu a vejo com o garfo na mão esquerda e outros dias na mão direita...

O conjunto vai ser bom pra peixes pequenos e certos tipos de isca .... não é o conjunto que não me atende, acho que eu não atendo a ele :rotfl2: :rotfl2:

• Like 1
Link para o post

grande Helmar ... o local promete, não desiste não. o pardão nos locais que pesco, aqui mais para baixo dele, próximo de viradouro, tbm tem esse tom de água. tentou iscas mais escuras?

eu tbm tenho comportamente parecido com o seu, semi/ambidestro e geralmente também utilizo o lado esquerdo quando é preciso mais força e o direito mais para precisão. você citou o tênis e no meu caso é basquete. me identifiquei quando você falou de arremessar pedra, pois, apesar de conseguir arremessar com a direita (mesmo que não alcance a mesma distância), sinto uma estranheza muito grande quando o faço. com a esquerda o movimento é natural.

agora não entendi o porquê de você ter acostumado no molinete com a direita. hehehe. na carretilha você arremessa com a mão esquerda e passa a vara p/ a direita antes de recolher? eu acostumei desde moleque com manivela esquerda no molinete. fui usar carretilha só na fase adulta e continuei na esquerda.

boa sorte nas próximas. abraço

• Like 1
Link para o post

Fala grande Helmar bom local com a água limpa vai ter ações com certeza esses dias fui pra um pesqueiro e estou sem carreta de grande capacidade de linha pois não e que tomei uma surra dele no começo acho q já acostumei demais com as carretas pode ser isso abraços

• Like 1
Link para o post

Rapaz, esse ponto embaixo da ponte com a agua limpa é festa com as tabaranas!

O pessoal costuma rir das IAs até a gente começar a pegar, dai até vem pedir pra ensinar ou pra negociar isca!

Se não pegar também, ai que a gozação come solta! hahahaha!

Quando quiser aparece pros lados de ca pra conhecer as tabaranas do sapucai e do machado!

• Like 1
Link para o post

Grande Helmar,

Primeiro, destacar que é sempre um gosto poder ver o Pardo, berço de minha existência, pois nasci aí, bem pertinho. :joia:

Em seguida, destacar também que este ponto é muito promissor para as tabaranas, desde que com água mais limpa, o que agora vai demorar um pouco em razão da época. Entretanto, percebo ainda a possibilidade de dourados, desde que com muita insistência e, para estes a água nem precisa limpar muito, desde que se passem dois ou três dias sem chuva. :simsim:

• Like 1
Link para o post

grande Helmar ... o local promete, não desiste não. o pardão nos locais que pesco, aqui mais para baixo dele, próximo de viradouro, tbm tem esse tom de água. tentou iscas mais escuras?

eu tbm tenho comportamente parecido com o seu, semi/ambidestro e geralmente também utilizo o lado esquerdo quando é preciso mais força e o direito mais para precisão. você citou o tênis e no meu caso é basquete. me identifiquei quando você falou de arremessar pedra, pois, apesar de conseguir arremessar com a direita (mesmo que não alcance a mesma distância), sinto uma estranheza muito grande quando o faço. com a esquerda o movimento é natural.

agora não entendi o porquê de você ter acostumado no molinete com a direita. hehehe. na carretilha você arremessa com a mão esquerda e passa a vara p/ a direita antes de recolher? eu acostumei desde moleque com manivela esquerda no molinete. fui usar carretilha só na fase adulta e continuei na esquerda.

boa sorte nas próximas. abraço

Fala Elmiro... blz? Então, eu também comecei com molinete desde moleque e só fui conhecer carretilhas por volta de 1998... o molinete sempre manivela esquerda.... mas pra minha surpresa qdo fui comprar minha primeira carretilha eu testei os dois lados e achei natural arremessar com a esquerda... não troco a carreta de mão não... arremesso com a esquerda e trabalho com a esquerda. Por isso minhas carretilhas são manivela direita. Vai entender rsrsrs

Fala grande Helmar bom local com a água limpa vai ter ações com certeza esses dias fui pra um pesqueiro e estou sem carreta de grande capacidade de linha pois não e que tomei uma surra dele no começo acho q já acostumei demais com as carretas pode ser isso abraços

Eduardo, eu sempre usei molinete pra pesca de espera... o problema é trabalhar IA com ele.. achei muito desengonçado

Rapaz, esse ponto embaixo da ponte com a agua limpa é festa com as tabaranas!

O pessoal costuma rir das IAs até a gente começar a pegar, dai até vem pedir pra ensinar ou pra negociar isca!

Se não pegar também, ai que a gozação come solta! hahahaha!

Quando quiser aparece pros lados de ca pra conhecer as tabaranas do sapucai e do machado!

Fala Pedro... opa é só chamar que estamos na área... realmente o pessoal ri das IAs.. principalmente aqui que é bem o berço da cultura caipira...Qdo fui pegar uns tucuninhas pequenos pro aquario levei um sabiki e colocava pequenos pedaços de salsicha nos anzois... sem vara, pescando com a linha na mão... todo mundo riu.... em 15 minutos já tinha 3 tucunarés juvenis no balde pra levar pra casa..... aí todo mundo ficou quieto kkkk

Lugarzinho arrumado hein!! vale apena insistir...Boa sorte nas próximas... :D

Valeu Murilo

Não desanima não do conjuntinho valeu :joia:

Com certeza.... valeu!

Grande Helmar,

Primeiro, destacar que é sempre um gosto poder ver o Pardo, berço de minha existência, pois nasci aí, bem pertinho. :joia:

Em seguida, destacar também que este ponto é muito promissor para as tabaranas, desde que com água mais limpa, o que agora vai demorar um pouco em razão da época. Entretanto, percebo ainda a possibilidade de dourados, desde que com muita insistência e, para estes a água nem precisa limpar muito, desde que se passem dois ou três dias sem chuva. :simsim:

Grande Mestre! Os dourados estão cada vez mais raros acima da barragem... só ouço notícias de dourados pegos perto da represa... rio acima nunca ouvi ninguém falar de dourados... se as tabaranas conseguem subir pra se reproduzir os dourados também deveriam... mas com certeza eu vou explorar mais a região até achar esses danadinhos :bravo: :bravo: :smiley-sport041: :smiley-sport041: :simsim: :simsim:

• Like 3
Link para o post

Grande Helmar,
Tudo bem Amigão???

:clapping: :clapping: Parabéns pela Pescaria :clapping: :clapping:

Nem sempre temos sucesso, más peixes são só consequência,
O importante é estar em harmonia com a natureza em um rio tão lindo quanto este que estava...
Notei que a água estava um pouco suja, nessas ocasiões costumo usar cores dourado com preto e cítricas,
Não sei porque más tenho mais ações nessas cores com água suja...

Sobre o molinete, tem como virar a manivela para o lado esquerdo, já testou???
Quem sabe se adapta melhor...

Sinceramente, entre usar a Chronarch 50MG tunnada pela FishingMaster e o Sedona 500FD eu também prefiro a carretilha...

Forte Abraço e Boas Pescarias!!!
Dio

:ok:

• Like 1
Link para o post

Grande Helmar,

Tudo bem Amigão???

:clapping: :clapping: Parabéns pela Pescaria :clapping: :clapping:

Nem sempre temos sucesso, más peixes são só consequência,

O importante é estar em harmonia com a natureza em um rio tão lindo quanto este que estava...

Notei que a água estava um pouco suja, nessas ocasiões costumo usar cores dourado com preto e cítricas,

Não sei porque más tenho mais ações nessas cores com água suja...

Sobre o molinete, tem como virar a manivela para o lado esquerdo, já testou???

Quem sabe se adapta melhor...

Sinceramente, entre usar a Chronarch 50MG tunnada pela FishingMaster e o Sedona 500FD eu também prefiro a carretilha...

Forte Abraço e Boas Pescarias!!!

Dio

:ok:

Grande Dio.... beleza?

Eu não conseguiria me acostumar com o molinete do mesmo lado da carretilha. Desde moleque meus molinetes são esquerdos. Acredito que vc tenha um ganho nos arremessos devido ao fato de ser uma Chronarch e pela tunagem da Fishing Master. Pq acho que usamos o mesmo caniço (Rapala Gold 4-8lb).

Sinceramente testei esta vara com a Saint Plus Sole e com a Curadinho 50E e tenho dificuldades em arremessar a nossa querida Rapala Countdown de 3,5gr.

Acho que vou intestir em uma Daiwa T3 Air e acabar com meus problemas :rotfl2: :rotfl2:

Um abraço amigão

• Like 1
Link para o post

Grande Dio.... beleza?

Eu não conseguiria me acostumar com o molinete do mesmo lado da carretilha. Desde moleque meus molinetes são esquerdos. Acredito que vc tenha um ganho nos arremessos devido ao fato de ser uma Chronarch e pela tunagem da Fishing Master. Pq acho que usamos o mesmo caniço (Rapala Gold 4-8lb).

Sinceramente testei esta vara com a Saint Plus Sole e com a Curadinho 50E e tenho dificuldades em arremessar a nossa querida Rapala Countdown de 3,5gr.

Acho que vou intestir em uma Daiwa T3 Air e acabar com meus problemas :rotfl2: :rotfl2:

Um abraço amigão

Grande Helmar,

Sinceramente para pescar com artificiais também eu gosto mais das carretilhas pelo fato serem mais confortáveis,

Más para pescar piaparas não abro mão de molinetes pela pegada sutíl...

Sobre a Curado 50E, já pensou em tunnar ela???

#ABEC7 e Freio Carbontex vai te sair uns R$ 250,00 na fishingmaster e fica top,

Não precisa colocar a manivela de carbono, eu coloquei porque ela reduz bastante o peso...

Sai mais barato do que investir em uma T3 Air...

E a Curado 50E é bem compacta, acredito que seria uma ótima opção...

Eu sempre tive um sonho de comprar uma Chronarch 50E e mandar tunnar só para as trairas...

Más por enquanto não será possível, estou com planos de comprar uma Piragua Argentina que tem na argentina de 4,7 metros que pode ser acoplado motor de até 4,7 metros, 40 kg e suporta até 3 pessoas e 350 kg...

ngd4sw.jpg

Não precisa ser registrado porque é considerado caiaque e tem menos de 5 metros...

E os itens de segurança obrigatórios é apenas o colete homologado que não pode ser tirado do corpo...

Forte Abraço

:ok::ok:

• Like 1
Link para o post

*****.. que loco... muito legal.... eu não entendo nada de embarcações mas essa proa estreita dá estabilidade em águas mais agitadas? Sobre a tunagem da Curadinho vc acha q compensa em termos de arremessos de iscas mais leves?

Abraço

• Like 1
Link para o post

*****.. que loco... muito legal.... eu não entendo nada de embarcações mas essa proa estreita dá estabilidade em águas mais agitadas? Sobre a tunagem da Curadinho vc acha q compensa em termos de arremessos de iscas mais leves?

Abraço

Grande Helmar,

Vi um desses pescando no tombo do Horizonte, um lugar de água brava que motor de 15 força bastante pra subir,

E os caras entre 2 com motor de 5 hp subindo tranquilo...

As águas do rio Uruguai são rápidas, más não são agitadas...

Porque quero a piraguá??? Para pescar piapara na ceva precisa levar balde de milho, bolsa de materiais, cevador, etc, etc, etc,

No caiaque fica complicado se movimentar para jogar milho, ficar sentado muitas horas na mesma posição cansa...

Na piragua, dá para parar de pé colocar uma cadeira de abrir e ficar melhor posicionado... Essa é a vantagem...

Pelo que sei, a curado é a "irmã" mais nova da chronarch,

Ela deve ficar top sim, mesmo para iscas mais leves...

Vou falar com o Fernando e depois te respondo...

Forte Abraço

:ok::ok:

• Like 1
Link para o post

Helmar não sei se vc já viu por aí mas o barco mais usado aqui no Pardo seja pelos redeiros, pescadores amadores é a Piramirim da Mogi de 5 e 6m, um barco que se sai muito bem nas corredeiras e pedreiras , é ótimo pra remar, pois tem pouco arrasto é estreito e por incrível que pareça tem uma boa estabilidade devido ao fundo chato, e anda bem e sobe qualquer corredeira com um 8hp andando muito bem com um 5hp. Dourados ano passado foram soltos muitos nesse trecho de São josé que vai até aí, o que vejo na verdade que muito poucas pessoas pescam essa espécie, tenho amigos que estão no Rio 2 a 3x na semana que sempre pegam e dos grandes, mas tem seus pontos trancados a 7 chaves.

Link para o post

Esses conhecidos meus tem um ponto que é ai perto pra baixo do estreito, olha os monstros que eles pegam:

10168164_530872060357256_2046184778_n.jp

• Like 2
Link para o post

Esses conhecidos meus tem um ponto que é ai perto pra baixo do estreito, olha os monstros que eles pegam:

10168164_530872060357256_2046184778_n.jp

Caramba Guto.... assim vc me mata de vontade de pegar uma prateada dessas... o difícil é achar um local pra baixo da barragem.... ali devem ficar as matrizes pq não sobem barragem acima

Link para o post

Qual barragem vc diz. Porque entre São José, e Caconde( represa de graminha) não existe nenhuma, ou vc pesca o trecho acima da Graminha? Já peguei muita Tabarana porém pequenas em cima das pedras da Comportas e Funil da represa de Graminha( área proibida) elas e os Tucunas ficam tudo lá, duro os guardas corretamente espantam o povo jogando pedras, hehehehehe. Mas faz muito tempo que não vou é baguçado demais de lanchas e jets

• Like 1
Link para o post

Qual barragem vc diz. Porque entre São José, e Caconde( represa de graminha) não existe nenhuma, ou vc pesca o trecho acima da Graminha? Já peguei muita Tabarana porém pequenas em cima das pedras da Comportas e Funil da represa de Graminha( área proibida) elas e os Tucunas ficam tudo lá, duro os guardas corretamente espantam o povo jogando pedras, hehehehehe. Mas faz muito tempo que não vou é baguçado demais de lanchas e jets

É lá mesmo que eu sempre pescava quando tinha com quem descer o barco.... eu chamei de barragem mas não é uma barragem né... mas é o que separa a represa do rio? (não seria uma barragem? kkk)

Nunca peguei tabarana lá.... meu maior tucuna (1,7kg) foi pego ali mesmo com os caras apitando na minha cabeça pra eu cair fora.

Link para o post

Sim é na Barragem, agora entendi vc pesca subindo a represa pra cima do Palmeiral, pensei que fosse abaixo onde se faz os Raftings e onde meus amigos pescam. Abração. Olha as fotos da aérea proibida, e do maior que já pegamos lácaconde-1.jpg

caconde-4.jpg

Link para o post