Ir para conteúdo

que peixe é esse? piapara ou piauçu?

Recommended Posts

Bom dia pessoal, saiu mais uns peixes "esquisitos" aqui pra regiao, o pessoal tem pego bastante, tudop nesta faixa de peso, alguem arrisca oque é?

PS: foto não é de autoria minha. eu faz tempo que nao pesco, estou apenas cuidando do meu pai.

mas logo, ele voltar a pesca, provavelmente, semana que vem se der, embarcado ele ja pode ir...

irei no local que foi capturado os exemplares.

dicas? sugestoes? haha

obrigado abraço

http://i.imgur.com/gqbqGau.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é Piapara e nem Piavuçu.

Aqui nós chamamos de Piaba.

Link para o post

Esses Piaus dá muita confusão. Onde foi pego , qual bacia? Pela coloração das nadadeiras parece Piapara, se água do Rio tiver muito turva elas costumam ser mais branconas. O peixe tá morto e sem escamas também o que dificulta um pouco. Em alguns lugares chamam a Piapara de Piava .

Pra comparar com aqui no Pardo:

-Piapara quando a água está Turva:

398236_243635662400899_1095643115_n.jpg?

-Piapara com água limpa:

545667_260566077384531_283418837_n.jpg?o

Piauçu:

540513_259251484182657_775371451_n.jpg?o

Link para o post

É sempre difícil poder afirmar a qual espécie pertencem alguns espécimes da família dos leporídeos, vez que não basta apenas comparar o aspecto visual, coloração e manchas pelo corpo, pois o que determina uma espécie são detalhes nem sempre percepctíveis a olho nu ou numa observação superficial, como por exemplo, a contagem do número de escamas por cm2, algo difícil de se fazer em campo, derrubando por terra as tentativas de se resolverem as dúvidas.

No entanto, se formos analisar apenas pelo aspecto visual, arriscaria dizer tratar-se de um espécime de Leporinus fridericci, conhecido pelo nome comum de piau-três-pintas. As pintas habituais se destacam, ou deixam de se destacar, conforme o ambiente em que o peixe está. :simsim:

Link para o post

obrigado pessoal, acabou saindo no riu iguaçu, tanto na massinha como no milho, peito de frango ela possui alguns "dentes" na parte inferior da boca.

aqui tem mais um foto, me sinto meio mal, postar foto do peixe morto, mas é a unica que tem...

me perdoem pela má edição, mas é so pra preservar o pescador, e o local

http://i.imgur.com/MWID4Av.jpg

Link para o post

Agora sim, Piapara sem duvida.. A Piapara possui 3 manchas mas bem sutis ao contrário do Piau 3 pintas, além de ter as nadadeiras bem amareladas.

Piau 3 pintas:

piau+3+pintas.jpg

Link para o post