Entre para seguir isso  
Guilherme Eves

Cata de Corrupto em Balneário Camboriú - Proibido?

Recommended Posts

Boa tarde amigos.

Gostaria de saber se alguém tem conhecimento se é ou não proibido a cata/caça de corrupto para pesca amadora em Balneário Camboriú.

Procurei, procurei e procurei e não encontro nenhuma lei municipal ou estadual sobre o assunto.

Solicitei pela internet uma posição do IBAMA e da Policia Ambiental, mas não obtive nenhuma resposta.

Quero pescar lá, mas não quero fazer algo ilegal.

Se alguém souber, favor colar o link da lei ou instrução normativa a respeito.

Muito obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguém criou esse tópico.

Se for realmente proibido, a solução é pegar numa praia próxima.

http://www.Pescaki.com/index.php?/topic/72317-corrupto-em-sc/

abç

Fala João.

Eu tinha visto este tópico também, mas ficam somente no achismo ou em relatos sem fundamentação.

Gostaria de ter uma resposta concreta baseada em legislação, mas aparentemente ninguém sabe.

Estou começando a achar que seja um folclore ou lenda que foi passando de pessoa à pessoa, apenas por falar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

nao vejo buracos de corrupto la ha um bom tempo

Compartilhar este post

Link para o post

É proibida a captura do corrupto no estado de Santa Catarina inteiro, e o pior... eles fiscalizam... a lei que proíbe não é fundamentada em nenhum aspecto, simplesmente não pode.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho pescado vez ou outra em S. Catarina, pelos relatos dos pescadores locais há uma grande captura de corruptos e os mesmos estariam sumindo... Parece estar acontecendo o mesmo com o marisco branco (Mesodesma mactroides) que já desapareceu de algumas praias de lá!

Aqui no RS ainda é fácil encontrar corruptos, ele é utilizado por poucos pescadores! Mas o mesmo já não acontece com o marisco branco que sofre pressão principalmente pela coleta para fins alimenticios, em algumas prais é quase impossível achar mais que 1 ou 2 para iscar...

Lembro de uns 40 anos atrás, quando muitas vezes a areia da praia ficava branca de tanto marisco no recuo das ondas....

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala João.

Eu tinha visto este tópico também, mas ficam somente no achismo ou em relatos sem fundamentação.

Gostaria de ter uma resposta concreta baseada em legislação, mas aparentemente ninguém sabe.

Estou começando a achar que seja um folclore ou lenda que foi passando de pessoa à pessoa, apenas por falar.

pois é em itapoa sempre pego e nunca tive problemas e ja é SC.

Compartilhar este post

Link para o post

É proibida a captura do corrupto no estado de Santa Catarina inteiro, e o pior... eles fiscalizam... a lei que proíbe não é fundamentada em nenhum aspecto, simplesmente não pode.

Entendi Valdecir, mas se realmente não houver uma lei proibindo, não é proibido.

Até o momento não tive retorno dos órgãos competentes e nem o santo Google está ajudando.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi Valdecir, mas se realmente não houver uma lei proibindo, não é proibido.

Até o momento não tive retorno dos órgãos competentes e nem o santo Google está ajudando.

Eu falei que existe a lei, mas esta não tem fundamento científico. vou procurá-la e lhe passo o link.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falei que existe a lei, mas esta não tem fundamento científico. vou procurá-la e lhe passo o link.

Valdecir, não é o fundamento científico que estou procurando, mas sim o jurídico. Isso porque ninguém sabe qual lei é essa e parece que ninguém nunca a viu.

Se tiver o link por favor compartilhe.

Gostaria de ver e ler a lei que taxativamente proíbe, pois imagine você pescando umas betarinhas e acabar sendo repreendido ou escorraçado por pessoas que acham que existe uma lei que proíbe a cata de corrupto e na verdade não há.

É sempre bom termos conhecimento de nossas leis para que possamos saber reagir nestes casos.

E continuo sem resposta dos órgãos competentes e do Google.

Compartilhar este post

Link para o post

Conseguiu o Link Valdecir?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu sei que é proibido e não pego corrupto em B.C. e fim, já presenciei pessoal sendo retirado da praia e ficando sem o equipamento (bomba) então nem me dou o trabalho de saber se é fundamentada em alguma lei Federal, Estadual ou Municipal. Apenas respeito pra não passar por esse perrengue ainda mais podendo perder minha bomba que é toda em inox. Mas sei que tem pessoal que ainda se arrisca.

Valter

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu sei que é proibido e não pego corrupto em B.C. e fim, já presenciei pessoal sendo retirado da praia e ficando sem o equipamento (bomba) então nem me dou o trabalho de saber se é fundamentada em alguma lei Federal, Estadual ou Municipal. Apenas respeito pra não passar por esse perrengue ainda mais podendo perder minha bomba que é toda em inox. Mas sei que tem pessoal que ainda se arrisca.

Valter

O certo seria saber sobre a lei.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/09/2015 at 14:35, Guilherme Eves disse:

O certo seria saber sobre a lei.

O post é antigo , desculpem desenterrar . Alguém já tem uma informação mais concreta sobre a proibição ?

Compartilhar este post

Link para o post

No litoral sul de SP também não pode mais catar/caçar corrupto... Já faz anos que essa proibição existe por lá.

Pelo menos nas cidades de Santos, Sao Vicente e Praia Grande, se policia que fica andando pela areia ver voce pegando corrupto, eles te convidam a parar e explicam que é proibido, mesmo sendo para pesca amadora.

Nunca soube do equipamento para captura do corrupto ser confiscado pelos policiais, mas que eles fiscalizam com rigor, isso acontece sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Guarujá tinha um em um triplex, deve ser por isso que está proibido caçar corruptos até hoje!:rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post