Ir para conteúdo

Recommended Posts

Bom dia pessoal, esse é meu primeiro post e se tiver alguma coisa errada por favor me corrijam.

Gosto muito de pescar desde criança porém pela pouco experiencia me considero iniciante, o pouco que aprendi foi navegando pole fórum.

Fiquei interessado nessas varas levinhas UL e tenho muita vontade aprender pescar com artificiais. Como é muito difícil os peixes dos rios aqui na região (Artur nogueira, interior de São Paulo) passar de 2kg estou pensando em unir estar duas vontades.

Notei que este tipo de vara apesar de ser muito comum fora do Brasil é pouco acessível aqui, difíceis de encontrar e relativamente caras, assim como iscas pequenas e leves para esse tipo de modalidade.

Encontrei shimano Stimula e sojourn que tem características semelhantes (Não entendi a diferença entre as duas):

Stimula/sojourn:

Especificações: Aplicação: Molinete;
Tamanho: 5'6" ou 1,68m;
Nº de parte(s): 2;
Potência: Ultra leve;
Ação: Rápida;
Lure Wt (Peso da isca): 1/32 a 3/16oz
Material do cabo: Cortiça.
Material do blank: Grafite Composto.
Tipo de passador: Óxido de alumínio.
Nº de passadores: Tip (Ponteira) + 4.

Daiwa:

Aplicação: Molinete;

Tamanho: 5'6" ou 1,68m;
Nº de parte(s): 2;
Potência: Ultra leve;
Ação: Rápida;
Lure Wt (Peso da isca): 1/32 a 1/8oz
Material do cabo: Cortiça.
Material do blank: Grafite IM-7

Reel Seat: Fugi.
Tipo de passador: Óxido de alumínio.

Cabo: EVA
Peso: 101,8

Gostei das 3 mais ainda da Daiwa, porém fiquei inseguro com LW, veja que o máximo dela é 1/8oz - 3.5 gramas certo? Não é muito pouco? Na pratica fica ruim para arremessar iscas um pouco mais pesadas.

Acredito que as iscas que encontramos por aqui na maioria serão de 3 a 6g, o que acham?

Estou no caminho certo?

Muito obrigado a todos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo Henrique

Comprei a Sojourn 6lbs recentemente (na loja azcampingpesca.com.br - loja de extrema confiança), é mais cara que a Stimula, mas é superior. A varinha é show de bola, vale a o investimento (cerca de R$ 170).

Abc

Link para o post

Grande Henrique,

Deixo de opinar sobre as varas, pois só as conheço de ver nas lojas, sem ter usado, mas venho aqui para dar-lhe boas-vindas! :joia::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

PS. Tenho grande amigos aí na tua Terra, Sr. Arlindo Dias e o filho, Manoel Dias! São gente boa demais! :iCo01: Espero que os conheça! :simsim::joia:

Link para o post

Se vai pescar com softs e iscas bem levinhas, Sumax Lunker

Se vai pescar de bait, Sumax Tracker

Meio termo, sumax sensitive

Abçxxxxx

Link para o post

Seja bem vindo Henrique

Comprei a Sojourn 6lbs recentemente (na loja azcampingpesca.com.br - loja de extrema confiança), é mais cara que a Stimula, mas é superior. A varinha é show de bola, vale a o investimento (cerca de R$ 170).

Abc

Muito obrigado Luiz, encontrei pelo mesmo preço da Stimula acho que está na promoção. Estou considerando.

Grande abraço!

Link para o post

Grande Henrique,

Deixo de opinar sobre as varas, pois só as conheço de ver nas lojas, sem ter usado, mas venho aqui para dar-lhe boas-vindas! :joia::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

PS. Tenho grande amigos aí na tua Terra, Sr. Arlindo Dias e o filho, Manoel Dias! São gente boa demais! :iCo01: Espero que os conheça! :simsim::joia:

Muito obrigado Domingos! Estou gostando muito de começar fazer parte desta comunidade.

Não conheço de nome, mas com certeza de vista já que a cidade é pequena.

Grande abraço.

Link para o post

Se vai pescar com softs e iscas bem levinhas, Sumax Lunker

Se vai pescar de bait, Sumax Tracker

Meio termo, sumax sensitive

Abçxxxxx

Valeu Miguel,

Gostei muito da Lunker, tem a (Grande)vantagem de ser 1,80, vou considerar aqui.

A tracker é molinha né? tenho uma saint galaxy que eu adoro mas é de 5-15, essa vai ficar aqui nos meus planos futuros.

A Sensitive não encontrei por aí.

Muito obrigado.

Link para o post

quais peixes voce prentende pescar???

por exemplo.. aqui na regiao tem trairas de 2 kg que voce nao fisga com uma vara 15 lb

acho que o peso do peixe nao tem nda a ver com a libragem da vara.. mas sim o tipo de peixe pra tal vara

pega uma vara 15 libras e vai pescar tucunaré açu .. e pega um de 3 kg pra tu ve o estrago...

so minha opiniao

Link para o post

quais peixes voce prentende pescar???

por exemplo.. aqui na regiao tem trairas de 2 kg que voce nao fisga com uma vara 15 lb

acho que o peso do peixe nao tem nda a ver com a libragem da vara.. mas sim o tipo de peixe pra tal vara

pega uma vara 15 libras e vai pescar tucunaré açu .. e pega um de 3 kg pra tu ve o estrago...

so minha opiniao

Fala Willian,

Então, essa questão da capacidade de libras da vara/peso do peixe que deve confundir muito o pessoal iniciante eu fico confuso. Claro que sei que apesar de existir uma proporcionalidade entre a massa(Peso em Kg) do peixe e a tração com ele nadando contra, sei que não é a mesma.

Aqui perto de predadores que eu sei tem jacundás, pequenos tucunarés, traíras, piranhas, tabaranas (pequenas), dourados(pequenos também), tilápias, lambaris... o que tem perto para pescar é a represa de cosmópolis que é bem limpa, o Mogi-Guaçu e o Jaguari.

90% dos casos peixe pequeno, quando se pega alguma coisa de 500g é festa, kkkk. Estou comprando umas pequenas iscas e uma vara para ir atrás aqui na região e ver se aprendo pegar alguma coisa.

Fiquei empolgado de poder usar um equipamento bem leve e tornar a pesca desses pequenos mais esportiva, vou usar linha leve afim de se der o azar de entrar alguma coisa maior e eu não der conta, arrebentar a linha... o que acha?

Grande abraço.

Link para o post

Bom dia,

A sujourn 2-6 encontrei por 119 + frete na internet.

Daiwa 1-4 cerca de 160 + Frete -> Mas tem o problema do LW até 3.5g apenas.

Gostei muito da Sumax Lunker por ser 1.80m encontrei por 180 + frete (135 em uma loja que não confiei muito).

Ontem vi uma Lumis Mirage 2-6 que eu pense ser a mesma que a mystique porém para carretilhas em uma loja de cosmopolis.

Gostei muito da vara apesar de ser 1,50m. A mystique so encontrei 1.50 em 1 parte por 135 + frete, como pelo tamanho so transportadora o frete deve ficar bem caro.

O vendedor colocou uma Saint Sole na mirage 2-6 e ficou muito leve e legal, ja escutei muito falar da Sole mas ficou muito caro, o conjunto passa dos 500 reais.

Vejo relatos de terem comprado essa carretilha na faixa de 200 reais em dezembro e agora está tudo 60% ou mais, mais caro, é isso mesmo?

Quando for comprar minha primeira carretilha ou terei que comprar uma mais simples ou usada dos classificados... :frusty:

Bom, a duvida só aumentou... acho que vou fazer ao meu primo em americana e fazer uma visita em uma loja maior para ver se encontro alguma coisa.

Alguém mais me dá uma direção?

Obrigado.

Link para o post

Boas amigo!!! meu conjunto preferido é a Vara Daiwa com um molinete Milo Joker........ quanto ao cast da Daiwa realmente é baixo.... mas já arremessei com o devido cuidado iscas de até 6gr com ela.... sem forçar consigo distâncias acima de 20 metros..... oque acho até muito para UL...rs....rs......

Sugestão, independente da vara que comprar..... para UL use um bom molinete, tentei usar carretilhas e foi só stress.... cabeleira em cima de cabeleira..... já com molinete é só alegria!!!

Grande Abraço!!

Thiago

Link para o post
  • 1 month later...

Realmente Thiago, para UL o melhor é molinete, (nada contra carretilhas), eu tenho dois, um UL e um macro.

Link para o post

Tenho duas Stimulas, uma 5'6" 2-6lb e outra 6' 6-12lb gosto bastante das 2, as duas arremessam muito bem iscas pequenas.

Uma particularidade sobre esse tipo de pesca de ultra light com artificial é o molinete, quando pensamos em pescaria ultra light logo vem na cabeça micro molinete, porém temos que pensar no trabalho da isca e artificial eu particularmente acho que o recolhimento de micro molinetes muito lento para trabalhar alguns tipos de isca, então acabo usando molinete médio.

Link para o post
  • 2 weeks later...

A questão molinete x carretilha é uma guerra (no bom sentido) eterna. Uso os dois em ultra light, não tenho problemas com cabeleira e arremesso iscas bem pequenas, com multifilamento 0,12. Tem que equilibrar o equipamento, carretilha de carretel raso, linha fina, nó de união bem acabado e isca compatível com a libragem da vara. De resto é treino, eu particularmente gosto mais de carretilha.

Abraços

Link para o post