Entre para seguir isso  
Felix Oliveira

Pesca Litoral RJ - Costa Verde e Zona Oeste

Recommended Posts

Fala galera, meu primeiro post aqui no fórum.

Peço desculpas se for no local errado, mas acredito que minha questão se enquadre melhor nesta parte do fórum.

Vamos lá:

Voltei pro RJ a pouco mais de 6 meses, estava morando em Alagoas e foi por lá e comecei a praticar a pesca amadora em Praias e Costões. Assim que cheguei ao RJ juntei minhas coisas e parti para a Costa Verde para tentar algo por aquelas bandas. Como tenho casa alugada na Praia do Saco em Mangaratiba, lá foi meu primeiro destino. Muita chuva de manhã, o que atrapalhou um pouco a pescaria, adiando para o inicio da tarde, infelizmente a Praia do Saco tem alguns problemas para quem pratica a pesca de praia; a quantidade excessiva de algas na água, dificultando em muito a vida do pescador, diversas vezes no recolhimento percebia a minha isca intacta e coberta por algas, além dos inúmeros barcos que ficam por toda a praia, um convite para perder chumbadas, chicotes e anzois nas cordas dos mesmos. Resultado foi uma Cocoroca de tamanho médio e pouco mais de um palmo de tamanho, além de dois bagres e uma betara.

Pois bem, dado a essa experiência não muito animadora, resolvi mudar de local. Como sou de Santa Cruz, bairro da zona oeste do RJ, moro bem próximo a Sepetiba, bairro banhado pela Baia de Sepetiba. Não há dúvidas que por questões ambientais a pesca era impraticável na região a alguns anos atrás, mas para a minha surpresa em uma visita sem compromisso percebi o quanto a pesca amadora cresceu na região, sendo hoje em dia disputado os lugares quando a maré está favorel.

Pois bem, por 3 meses mais ou menos pesquei somente naquele local. As fisgadas variavam entre bagres, papa terras e corvinas. De Junho pra cá reparei na falta de peixes na região, não sei se foi devido a mudança de clima, pesca predatória etc, mas podemos dizer que a pescaria se tornou muito improdutiva, a ponto de não sair nada no decorrer de um dia inteiro, apenas pequenos exemplares.

Com isso, mudei de local novamente e resolvi me aventurar nas praias da Região de Guaratiba, Recreio e Barra. Sem muito sucesso.

Fiz uma pescaria na praia de Grumari, um dia até tranquilo, poucas ondas e poucos surfistas caindo na água, enfim, era um bom dia para pesca; acabou saíndo um Pampo de bom tamanho, foi uma boa briga por sinal, mas foi só isso mesmo. Acabei insistindo e voltando lá pouco tempo depois, sem muito sucesso com outros peixes, a pescaria terminou com 5 Baiacus Arara de ótimo tamanho (pra ser sincero, nunca havia visto maiores) e por incrível que parece não perdi nenhum anzol neste dia, mesmo sem utilizar o fio de aço. No mesmo dia saíndo do Grumari resolvi tentar algo na praia da Reserva, sem sucesso com exemplares maiores, sairam apenas dois pampos pequenos, menores de um palmo de mão.

Semana passada voltei a Costa Verde e dessa vez resolvi tentar a sorte na Praia Grande - Mangaratiba. Chegando já ao local achei péssima a conservação da praia, muito lixo na areia, parece que os banhistas não respeitam e não tem concientização ambiental nenhuma, além de um mosquito que é menor que um grão de arroz, mas que morde doído demais, nem o repelente estava dando jeito. :rotfl2: ... Enfim, das 08h às 11h não tivemos quase nenhuma ação, quando a vara deu aquele sinal que era um peixe bom, ao recolher vi que era um Cação Viola, fisgado pela calda, soltei o bichão, logo após tirei um Voador e um Baiacu Arara da água. Somente após muita insistencia, procurando os peixes, trabalhando com 3 varas (uma jogando na beira 15~25m, outra entre 30~50m e outra mais para o fundo) que saiu justo na vara que estava mais para o fundo uma Corvina de bom tamanho. Segue foto do meu pai com com ela.

0547eb427184214.jpg

Detalhe que ela foi fisgada no anzol para Robalo. Depois disso não houve mais nenhuma ação, recolhemos as coisas e fomos embora.

Por último fiz uma pescaria em Itacuruça, também na Costa Verde. Devo dizer que fiquei intrigado com o lugar. Ao aremessar reparava pesquenas biliscadas na ponta do caniço, ao recolher o anzol vinha vazio. Na segunda vez que aconteceu isso resolvi trocar os anzois, e fui diminuindo o tamanho, mas nada de fisgar, apenas biliscadas bem leves... o dono do bar próximo falou que poderia ser os siris da região, mas fiquei intrigado, pois a pernada estava longe do chumbo, teoricamente não estaria no fundo, mesmo assim o siri conseguiria chegar na isca? De qualquer forma como não fui com muito tempo pra lá, acabei não fazendo outros testes de pernadas e anzois e acabei saindo de lá no 0 x 0, ou melhor, perdi de goleada, pois nem uma Manjubinha saiu para contar história. :rotfl2:

Queria saber do pessoal alguma região que vocês possam indicar aqui no RJ para pesca de Praia, que seja mais produtiva que as regiões que citei. Ouvi falar da Praia de Santo Antônio em Junqueira , procede que o lugar realmente é produtivo? Alguém saberia dizer como é o acesso, tem lugar para deixar o carro próximo, precisa fazer trilha...? Teriam outros lugares para a prática que não fossem tão afastados da Zona Oeste? Até Zona Sul tudo bem, mas pra mim é inviável ir para Niterói e afins... apesar de alguns amigos falarem bem de alguns locais naquela região, mas devido a distância teria que ser algo muito bem planejado para fazer uma tentativa por lá. Descia para região do lagos uma vez a cada 2 meses para ficar na casa de uns parentes em Maricá, mas desde que voltei pro RJ não fui lá, e quando ia a alguns anos atrás eu não praticava pesca. A região lá é boa para a prática?

Desculpem o tópico longo amigos, mas quis explicar com detalhes os locais que visitei e com foram as pescarias.

Se houver um grupo público de Whatsapp do pessoal daqui do fórum que pratica pesca aqui no RJ, será que eu poderia participar?

Agradeço a paciência de quem leu até aqui!

Abraço à todos e boa pescaria!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanto a praia de sto antonio, como a praia de junqueira, são otimos pontos!

Minha dica: Na praia de junqueira, procure o "FILE TAXI BOAT" e peça pra ele te levar à Ilha Guaíba, de preferencia do lado de fora da ilha.... se o mar não der condiçoes, do lado de dentro mesmo. Do lado de dentro ha um restaurante onde vc pode almoçar e consumir em geral. Procure pescar nas extremidades das praias, beirando as pedras!

Boa sorte!

Abçxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Felix, primeiramente seja bem vido ao nosso Pescaki e também pela bela "bocuda roncadora"! :ok:

Vc expos muito bem a condições atuais próximas aos grandes centros, lamentavelmente a realidade é essa mesmo.

Acho que vc realmente deve procurar fugir para lugares mais distantes, mesmo que isto não possa ser feito com muita frequência.

Mesmo que as pescarias não sejam tão frequentes, elas acabam rendendo boas capturas e nos motivando para as próximas! :joia:

Um grande abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, qual isca vc utilizou? Se pegar o mar bom na região do recreio e são conrado pode fazer boas pescarias... mas mais para o último canal e quando o mar não está puxando muito...

Isca infalivel lá é michoca, depois lula e depois camarao... vende em lojas de pesca da região.. minhoca está mais dificil de achar, mas se achar, não deixe de comprar...

abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto a praia de sto antonio, como a praia de junqueira, são otimos pontos!

Minha dica: Na praia de junqueira, procure o "FILE TAXI BOAT" e peça pra ele te levar à Ilha Guaíba, de preferencia do lado de fora da ilha.... se o mar não der condiçoes, do lado de dentro mesmo. Do lado de dentro ha um restaurante onde vc pode almoçar e consumir em geral. Procure pescar nas extremidades das praias, beirando as pedras!

Boa sorte!

Abçxxxxx

Obrigado pela dica Miguel, vou estar de folga esta semana e vou dar um pulo em Junqueira. Só não vou poder ir na Ilha de Gaíba, pois meu pai vai junto dessa vez e ele não entra em barco nenhum, o coroa tem medo d'agua. :rotfl2:

Você sabe me dizer como é o acesso lá pra praia de Santo Antônio. Tem local para deixar o carro na praia ou é fechado? Tem trilha para chegar até lá? Se sim, sabe dizer quanto tempo de caminhada?

Obrigado, abraço!

Felix, primeiramente seja bem vido ao nosso Pescaki e também pela bela "bocuda roncadora"! :ok:

Vc expos muito bem a condições atuais próximas aos grandes centros, lamentavelmente a realidade é essa mesmo.

Acho que vc realmente deve procurar fugir para lugares mais distantes, mesmo que isto não possa ser feito com muita frequência.

Mesmo que as pescarias não sejam tão frequentes, elas acabam rendendo boas capturas e nos motivando para as próximas! :joia:

Um grande abraço,

É amigo, infelizmente as condições para pesca amadora estão cada vez mais dificeis por aqui. Pode ser também pela mudança do clima, mas enfim... vida que segue e vamos insistir, porque pescaria boa não é só aquela que dá peixe né, mas a que te leva para ter mais contato com a natureza.

Estarei programando uma pescaria em Niterói, vou dar uma olhada aqui no fórum para procurar os 'points' de lá. Também preciso comprar equipamento para ir preparado. Na minha mudança de Maceió pro RJ acabei perdendo duas carretilhas e duas varas (levaram de dentro do carro que estava na cegonha). Fica complicado ir pra costão com os caniços que tenho aqui, todos com mais de 3,90m.

Abraço!

Amigo, qual isca vc utilizou? Se pegar o mar bom na região do recreio e são conrado pode fazer boas pescarias... mas mais para o último canal e quando o mar não está puxando muito...

Isca infalivel lá é michoca, depois lula e depois camarao... vende em lojas de pesca da região.. minhoca está mais dificil de achar, mas se achar, não deixe de comprar...

abraços,

Fala José, beleza amigo? Estava mesmo pensando em dar um pulo lá em São Conrado. O que me deixa com certo receio de pescar lá é a segurança. Sempre tento chegar cego, antes das 7h e não sei como é a segurança da região pra ser sincero. Ficar ali após o elevado do Joá, logo em frente aquele campo que o pessoal que pratica paraglider pousa é uma boa?

Vou dar uma pesquisada nas lojas da região. Realmente estava muito difícil achar isca natural, nas peixarias só estavam vendendo camarrão de cativeiro, mas encontrei um local na Barra de Guaratiba com camarrão de lá, comprei logo 2kg. hehe ... mas já que você disse, vou agora em busca das minhocas e da lula fresca.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Felix, ali em Sao Conrado eu sempre pesco perto da pista de pouso.. acho que é o segundo ou terceiro quiosque... ali é mais tranquilo... mas realmente ali é minha ultima opcao justamente pela segurança... mas é a melhor pra mim rsrs..

Procura as lojas Minhoca Feliz em Jacarepagua e Boa Isca em Vila Isabel.. eles sempre tem isca fresca... lula, camarao, corrupto, michoca... eles tem camarao ferrinho com tamanho perfeito para praia..

Usa o iscador para camarao, que a isca fica perfeita no anzol...

abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica Miguel, vou estar de folga esta semana e vou dar um pulo em Junqueira. Só não vou poder ir na Ilha de Gaíba, pois meu pai vai junto dessa vez e ele não entra em barco nenhum, o coroa tem medo d'agua. :rotfl2:

Você sabe me dizer como é o acesso lá pra praia de Santo Antônio. Tem local para deixar o carro na praia ou é fechado? Tem trilha para chegar até lá? Se sim, sabe dizer quanto tempo de caminhada?

Obrigado, abraço!

Na praia de junqueira mesmo eu nao recomendo.... Devido ao grande transito de embarcações.... No caminho de mangaratiba pra junqueira tem uns pontos que são melhores do que pescar da praia propriamente dito.

O acesso à praia de Sto Antonio é facil.... va sentido junqueira, passe direto por junqueira e vc vai chegar a base da ponte do trem de minerio...... vc vai avistar um bar e um portão, entre pelo portão e vc vai sair na linha do trem. Nesse ponto vc ja ve a praia e varios acessos, estacione em qlq lugar e curta a praia! O portão fecha as 18hs, saia antes desse horario!

Boa sorte! Abçxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Vc pode pescar em Ibicui tbm....

Passe direto da entrada de ibicui sentido mangaratiba, mais a frente um pouco depois de um mercadinho vc vai ver uma placa indicando o Iate Clube Ibicui à esquerda..... entre nessa rua a esquerda e logo depois a esquerda de novo.... Desça a ladeira direto, sem entrar em nenhuma rua..... La no final estacione o carro e vc vai estar de cara pra praia de Ibicui.

Abçxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Zona Oeste:Grumari,Reserva da Barra e Recreio

Zona Sul:Pedra do Leme e Forte de Copacabana

Compartilhar este post

Link para o post

Então Felix, ali em Sao Conrado eu sempre pesco perto da pista de pouso.. acho que é o segundo ou terceiro quiosque... ali é mais tranquilo... mas realmente ali é minha ultima opcao justamente pela segurança... mas é a melhor pra mim rsrs..

Procura as lojas Minhoca Feliz em Jacarepagua e Boa Isca em Vila Isabel.. eles sempre tem isca fresca... lula, camarao, corrupto, michoca... eles tem camarao ferrinho com tamanho perfeito para praia..

Usa o iscador para camarao, que a isca fica perfeita no anzol...

abraços,

Fala José, beleza amigo? Trabalho pertinho de Vila Isabel, alí no Maracanã, vou dar uma passada nessa lojinha. O camarrão ferrinho eu sempre comprei lá na Ilha da Madeira, sempre tem um pessoal lá vendendo, inclusive acha camarrão vivo também por lá, mas minhoca nunca encontrei em lugar nenhum. Vou dar uma olhada! Valeu pela dica.

Quanto a São Conrado, vou fazer uma pescaria lá e qualquer coisa relato por aqui com foi. Minha preocupação por lá sempre é segurança, sempre acontencem assaltos por alí, inclusive um amigo meu perdeu a bike lá em agosto, pleno domingo 7:30 da manhã. Vou procurar um horário de mais movimento e vou marcar com um galera pra irmos juntos.

Abraço!

Na praia de junqueira mesmo eu nao recomendo.... Devido ao grande transito de embarcações.... No caminho de mangaratiba pra junqueira tem uns pontos que são melhores do que pescar da praia propriamente dito.

O acesso à praia de Sto Antonio é facil.... va sentido junqueira, passe direto por junqueira e vc vai chegar a base da ponte do trem de minerio...... vc vai avistar um bar e um portão, entre pelo portão e vc vai sair na linha do trem. Nesse ponto vc ja ve a praia e varios acessos, estacione em qlq lugar e curta a praia! O portão fecha as 18hs, saia antes desse horario!

Boa sorte! Abçxxxx

Valeu pela dica à respeito da praia de Santo Antônio, sempre tive dúvida quanto ao acesso. Como é um lugar complicado de ser ir, sempre tiver certo receio de chegar lá e dar viagem perdida. Esperar a próxima folga e irei lá, torcer pra lua 'tá boa'. hehe

Abraço!

Vc pode pescar em Ibicui tbm....

Passe direto da entrada de ibicui sentido mangaratiba, mais a frente um pouco depois de um mercadinho vc vai ver uma placa indicando o Iate Clube Ibicui à esquerda..... entre nessa rua a esquerda e logo depois a esquerda de novo.... Desça a ladeira direto, sem entrar em nenhuma rua..... La no final estacione o carro e vc vai estar de cara pra praia de Ibicui.

Abçxxxx

Por coincidência minha tia tem casa na Praia de Ibicuí, está fechada a mais de um ano pois ela já é de idade e não vai mais. Qualquer fim de semana vou 'roubar' a chave dela e vou cair pra lá. Não tenho lembranças muito boas daquela praia, pois me afoguei lá e me perdi dos meus pais uma vez, na minha lembrança aquela praia ficava igual um formigueiro aos fins de semana. Chegavam ônibus e mais ônibus de excursões, era surreal. hehe Vamos ver se mudo minha opinião agora, mais de 15 anos depois.

Zona Oeste:Grumari,Reserva da Barra e Recreio

Zona Sul:Pedra do Leme e Forte de Copacabana

Recreio qual seria o posto, 9? Vou dar um ida na Reserva por esses dias, o que complica é o calorão que tá fazendo no RJ, a praia fica lotada e meio de semana é complicado.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Por coincidência minha tia tem casa na Praia de Ibicuí, está fechada a mais de um ano pois ela já é de idade e não vai mais. Qualquer fim de semana vou 'roubar' a chave dela e vou cair pra lá. Não tenho lembranças muito boas daquela praia, pois me afoguei lá e me perdi dos meus pais uma vez, na minha lembrança aquela praia ficava igual um formigueiro aos fins de semana. Chegavam ônibus e mais ônibus de excursões, era surreal. hehe Vamos ver se mudo minha opinião agora, mais de 15 anos depois.

Por isso eu te dei a planta pra vc entrar pela rua do Iate Clube.... Vc vai sair no final do praia, onde é bem mais vazio e por coincidencia de frente a uma laje, so arremessar perto dela

Abçxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso eu te dei a planta pra vc entrar pela rua do Iate Clube.... Vc vai sair no final do praia, onde é bem mais vazio e por coincidencia de frente a uma laje, so arremessar perto dela

Abçxxxx

Obrigado Miguel!

Amanhã estou livre e vou me arriscar lá. Ao fim do dia relato como foi!

Abraço, e mais uma vez agradecido! ;)

Compartilhar este post

Link para o post