Ir para conteúdo

Recommended Posts

Bom dia...

Nao sei por onde começar, porem fazem alguns anos que pesco neste lugar maravilhoso, sempre abundante em lambaris e Saicangas.

O lugar é maravilhoso, com um bom espaço em pedras para pescar com Fly. Na montante do Rio paraibuna. E numa das minhas pescarias no local, capturei um peixe Do tamanho de um lambari, porem com algumas diferenças principalmente em sua boca, me alertando a possibilidade de ser uma piabanha. Que apesar de ser uma especie em extinção eu imaginaria mesmo que poderia existir neste local , pelo fato de ele ser bem preservado e nao existir mais barragens ate sua cabeceira... porem talvez com mais dificuldades de capturar por nao existir repeixamentos de piabanha como na sua jusante no municipio de Paraibuna. Enfim continuei frequentando o lugar, sempre pensando que um dia iria capturar uma piabanha, ou pelo menos a Pirapitinga do sul, que ainda nao tive a oportunidade.

Na Semana retrasada estive no local, e arremessando o fly, quase a noite ja tive a surpresa de capturar a primeira piabanha no local, com um bom tamanho , passando dos 30cm foi minha maior felicidade em pescarias, a minha maior piabanha pescada, porem por nunca imaginar que iria capturar um peixe de bom porte no local e realmente ate entao apos mais de 30 vezes no local, nao havia mesmo feito nenhuma captura ... ou seja... peguei a piabanha porem antes de eu registrar ela se bateu comigo tirando a isca e caiu de volta na agua...rsrs... eu pensei meu deus...nao acredito... me prometa que me dara pelo menos mais uma oportunicade de registrar uma cena dessas... Comprei um puça de borboletas para usar , por ele ser menor...

Pra nao dizer que foi historia de pescador prefiri insistir e publicar isso na proxima vez que tivesse esse sucesso... e ele nao demorou muito... ontem numa tarde chuvosa e com alguns trovoes ... fiz a festa só capturas de bons tamanhos... porem desta vez Saicangas mais ativas no spinners , apenas uma no Fly... E a Poderosa... A Piabanha logo na segunda captura.... 

2h6wt1z.jpg

http://f0p9fr.jpg

Por um momento achei que fosse uma pirapitinga, porem a pirapitinga tem suas nadadeiras avermelhadas... porem se nao for me corrijam

http://View My Video

2z5ryaa.jpg

28ujjmt.jpg

8yrhg6.jpg

Deixei essa Saicanga por ultimo porque ela foi a maior , e para ter a noção do tamanho dos peixes a boca do puça tem 21cm...

263zjmc.jpg

Fotos do Local.... Que mudou o nome de Paraiso das Saicangas para Paraiso da Piabanha...

Abraços

• Like 6
Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, Mauricio. disse:

Bela Saicanga!:bs-aplauder:

Editei, faz tempo que nao crio topico aqui... ralei um pouco...rs

Obrigado

• Like 1
Link para o post

Grande Raphael,

Sentíamos tua falta aqui, uai! :joia: 

À exceção da segunda foto, todas as demais são de saicangas. O peixe da segunda foto é de uma pirapitinga-do-sul, nativa da Bacia do Paraíba-do-sul e, pode ter variações na coloração das nadadeiras dependendo do local e condições ambientais. :coolio: 

Parabéns pelas capturas e pelo relato! :bs-aplauder: 

• Like 1
Link para o post
1 hora atrás, danilo steinke disse:

bacana, que iscas as saicangas estão atacando no fly?

Na verdade vou falar de um modo geral porque gosto tanto de pescar nesse lugar que 80% das minhas ultimas pescarias andam sendo ai... no fly as saicangas atacam mais em cor marrom amarela e branca ou preto... ontem utilizei uma que simula uma abelha... porem algumas vezes é melhor usar spinner como ontem foi... utilizo um chamado sonic rooster tail... que impressionante a qualidade dessa isca... muito efetiva em varias outras especies... abraços

Link para o post
1 hora atrás, Domingos Bomediano disse:

Grande Raphael,

À exceção da segunda foto, todas as demais são de saicangas. O peixe da segunda foto é de uma pirapitinga-do-sul, nativa da Bacia do Paraíba-do-sul e, pode ter variações na coloração das nadadeiras dependendo do local e condições ambientais. :coolio: 

Bomediano, boa tarde... estou sempre por aqui vendo alguns topicos e tals, porem nao andei fazendo relatos por bons tempos.... estava com dificuldades em achar um servidor de fotos legal depois que o imageshack virou pago... pois bem.... mais uma novidade pra mim.... minha primeira pirapitinga do sul... mais nao desisto da piabanha ainda... sendo que eu tinha quase certeza que a capturada a duas semanas era piabanha... a de ontem eu tive duvidas mesmo... voce sabe me informar até quantos quilos chegam as pirapitingas e tamanho???

Obrigado 

Abraços

Link para o post

relato ótimo parabéns pelas capturas, da pra sentir no seu relato sua alegria de ter capturados todos esses peixes ! show de pesca!:plamas:

Link para o post
9 horas atrás, Raphael Prado disse:

Bomediano, boa tarde... estou sempre por aqui vendo alguns topicos e tals, porem nao andei fazendo relatos por bons tempos.... estava com dificuldades em achar um servidor de fotos legal depois que o imageshack virou pago... pois bem.... mais uma novidade pra mim.... minha primeira pirapitinga do sul... mais nao desisto da piabanha ainda... sendo que eu tinha quase certeza que a capturada a duas semanas era piabanha... a de ontem eu tive duvidas mesmo... voce sabe me informar até quantos quilos chegam as pirapitingas e tamanho???

Obrigado 

Abraços

Grande Raphael,

Segundo o pessoal da Estação de Piscicultura da Usina de Paraibuna, elas podem chegar a um quilo e duzentos gramas, mas eu nunca fisguei uma com mais de um quilo. :ok: 

Link para o post
Em 28 de janeiro de 2016 at 11:48, Domingos Bomediano disse:

Grande Raphael,

Oloco!!! Show de pescaria e um pouquinho de conhecimento!!!

:D:D:D

Link para o post

Parabéns amigo.

Lindo lugar e belos peixes !!!

Peixes de pequeno porte capturados com equipamento leve , tanto no fly quanto no bait é uma pesca simplesmente fascinante.

Abraçoooo!!!!

Link para o post

Eita que legal em , gostei do seu relato em empenho para capturar a danada piabanha :natal_w00t: As saicangas são criadas em parabéns !!

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Muito legal sua pescaria, belos peixes, e a busca sempre continua, parabéns e vai uma foto da piabanha do Itapemirim-ES, Vale conferência dos amigos do fórum;

0999a9eb-e0d4-4cba-bfdd-1fad92518421_zps

Link para o post
Em 28/01/2016 at 09:55, Raphael Prado disse:

Bom dia...

Nao sei por onde começar, porem fazem alguns anos que pesco neste lugar maravilhoso, sempre abundante em lambaris e Saicangas.

O lugar é maravilhoso, com um bom espaço em pedras para pescar com Fly. Na montante do Rio paraibuna. E numa das minhas pescarias no local, capturei um peixe Do tamanho de um lambari, porem com algumas diferenças principalmente em sua boca, me alertando a possibilidade de ser uma piabanha. Que apesar de ser uma especie em extinção eu imaginaria mesmo que poderia existir neste local , pelo fato de ele ser bem preservado e nao existir mais barragens ate sua cabeceira... porem talvez com mais dificuldades de capturar por nao existir repeixamentos de piabanha como na sua jusante no municipio de Paraibuna. Enfim continuei frequentando o lugar, sempre pensando que um dia iria capturar uma piabanha, ou pelo menos a Pirapitinga do sul, que ainda nao tive a oportunidade.

Na Semana retrasada estive no local, e arremessando o fly, quase a noite ja tive a surpresa de capturar a primeira piabanha no local, com um bom tamanho , passando dos 30cm foi minha maior felicidade em pescarias, a minha maior piabanha pescada, porem por nunca imaginar que iria capturar um peixe de bom porte no local e realmente ate entao apos mais de 30 vezes no local, nao havia mesmo feito nenhuma captura ... ou seja... peguei a piabanha porem antes de eu registrar ela se bateu comigo tirando a isca e caiu de volta na agua...rsrs... eu pensei meu deus...nao acredito... me prometa que me dara pelo menos mais uma oportunicade de registrar uma cena dessas... Comprei um puça de borboletas para usar , por ele ser menor...

Pra nao dizer que foi historia de pescador prefiri insistir e publicar isso na proxima vez que tivesse esse sucesso... e ele nao demorou muito... ontem numa tarde chuvosa e com alguns trovoes ... fiz a festa só capturas de bons tamanhos... porem desta vez Saicangas mais ativas no spinners , apenas uma no Fly... E a Poderosa... A Piabanha logo na segunda captura.... 

2h6wt1z.jpg

http://f0p9fr.jpg

Por um momento achei que fosse uma pirapitinga, porem a pirapitinga tem suas nadadeiras avermelhadas... porem se nao for me corrijam

http://View My Video

2z5ryaa.jpg

28ujjmt.jpg

8yrhg6.jpg

Deixei essa Saicanga por ultimo porque ela foi a maior , e para ter a noção do tamanho dos peixes a boca do puça tem 21cm...

263zjmc.jpg

Fotos do Local.... Que mudou o nome de Paraiso das Saicangas para Paraiso da Piabanha...

Abraços

Parabéns Raphael,

É uma pirapitinga com certeza. A Brycon opalinus tem um tom amarelado das nadadeiras mais discreto que a Brycon nattereri. Já a cauda tem uma coloração que tende mais para o marrom. 

belo peixe, 

abs

Link para o post
  • 8 months later...

Que seja Piraptinga e não Piabanha! Resultando em mais motivação para o Raphael insistir em desvendar este paraíso na caça da "cobiçada"; oxalá nos brindando com mais relatos do gênero. Muito Show! :joia: ; bem como a aula dos amigos Bome e Leo.

Obrig a tds p compartilharem. 

Link para o post