Entre para seguir isso  
Domingos Bomediano

Técnicas de Pesca - A pesca de piavas com frutas e suas manhas!

Recommended Posts

1 hora atrás, Je Oliveira disse:

Nossa muito legal seu tutorial de iscas de banana.....vou me aventurar com meu cunhado.... Vou levar banana e milho...Essa espécie só pega no fundo??? Boias estão descartadas???? Pergunto pq como disse sou novato na arte....rsrsrs...Mas vou me aventurar sim aqui no fundo de casa....porém vou experimentar ainda a área de paraibuna... Que é próximo também...é a represa de Jacareí indo ali pela chery também é próximo da para se aventurar..muito obrigado pelo esclarecimento Bomediano... Vc é mestre aqui da região!  Valeu mesmo!

Grande Jerônimo,

Além da banana, as outras três iscas consideradas campeãs, são o a goiaba, o abacate e a mortadela, iscados da mesma forma que a banana. A pesca é sempre com peso para a isca descer, vez que com bóias não vai funcionar. :ok: Contudo, a pesca com chuveirinho e iscas tais como estas que aqui apresento, é um tipo de montagem muito eficiente para água corrente, ou seja, no rio. Já, na represa, será necessário preparar o ambiente com uma ceva prévia, bastando pescar com milho azedo, soja umedecida, caranguejo e queijo em cubinhos.

Obviamente que, após a preparação de uma ceva na represa, outros peixes também serão possíveis de pescar no mesmo local. :joia: 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Domingos Bomediano disse:

Grande Jerônimo,

Além da banana, as outras três iscas consideradas campeãs, são o a goiaba, o abacate e a mortadela, iscados da mesma forma que a banana. A pesca é sempre com peso para a isca descer, vez que com bóias não vai funcionar. :ok: Contudo, a pesca com chuveirinho e iscas tais como estas que aqui apresento, é um tipo de montagem muito eficiente para água corrente, ou seja, no rio. Já, na represa, será necessário preparar o ambiente com uma ceva prévia, bastando pescar com milho azedo, soja umedecida, caranguejo e queijo em cubinhos.

Obviamente que, após a preparação de uma ceva na represa, outros peixes também serão possíveis de pescar no mesmo local. :joia: 

Obrigado Bomediano,  mortadela e banana é bem simples vou usar então, vou seguir o tutorial que me foi apresentado e vamos ver no que vai dar rsrsrs...A mortadela em cubinhos certo...Essa pescaria promete...rsrsrs...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Je Oliveira disse:

Obrigado Bomediano,  mortadela e banana é bem simples vou usar então, vou seguir o tutorial que me foi apresentado e vamos ver no que vai dar rsrsrs...A mortadela em cubinhos certo...Essa pescaria promete...rsrsrs...

A mortadela é em cubinhos do mesmo tamanho dos cubos de banana, abacate e outras frutas. :ok: 

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Andre Iguti disse:

Quando puder tenta dar uns pinchos la em Redenção que é pertinho de SJC tb.

Vou sim...assim que me estabelecer em sjc (arrumar um emprego)  rsrsrs...vou sair pelo vale me aventurando...

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

A mortadela é em cubinhos do mesmo tamanho dos cubos de banana, abacate e outras frutas. :ok: 

Vou fazer os chuveirinhos hoje é amanhã para sábado brincar lá! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Je Oliveira disse:

Vou fazer os chuveirinhos hoje é amanhã para sábado brincar lá! 

Fui na loja vale pesca hoje no monte castelo, foram muito atenciosos, mostrei as fotos do Bomediano e eles tinham chicote de piava pronto,  aí comprei um par, os snaps com girador e a chumbada... Agora farei mais uns 2 chicotes com os anzóis que tenho, e tem um abacate perdido aqui na geladeira... Kkkkkk... Mas está maduro, será que serve??? E o esquema é o mesmo que dá banana???  Com casca também????  Valeu galera!!!! 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Je Oliveira disse:

Fui na loja vale pesca hoje no monte castelo, foram muito atenciosos, mostrei as fotos do Bomediano e eles tinham chicote de piava pronto,  aí comprei um par, os snaps com girador e a chumbada... Agora farei mais uns 2 chicotes com os anzóis que tenho, e tem um abacate perdido aqui na geladeira... Kkkkkk... Mas está maduro, será que serve??? E o esquema é o mesmo que dá banana???  Com casca também????  Valeu galera!!!! 

O abacate tem de estar de vez, mas não maduro, porque estando assim, não restará preso ao chuveirinho, soltando-se muito facilmente já no arremesso. :coolio: O esquema, tanto para frutas, quanto para a mortadela, queijo e salsicha é o mesmo que demonstro no tópico. :coolio: 

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, Domingos Bomediano disse:

O abacate tem de estar de vez, mas não maduro, porque estando assim, não restará preso ao chuveirinho, soltando-se muito facilmente já no arremesso. :coolio: O esquema, tanto para frutas, quanto para a mortadela, queijo e salsicha é o mesmo que demonstro no tópico. :coolio: 

Esse vai para vitamina então.... Kkkkkk...vou comprar outro, pq parece que banana e abacate é o que vai virar...valeu Bomediano! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

pergunto, além das frutas que já foi explicado, e do chuveirinho que já foi ensinado, existe um horário, e um ambiente (embaixo de arvores, correnteza, temperatura) especifico, para as piavas????

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo texto. Bomediano. Os piaus, que devem ser sinônimos de piavas, aqui em Minas, são peixes "ariscos" e bem comuns.

Fiquei com dúvidas de como fazer exatamente o chicote, os nós... tem explicação ou vídeo em outro tópico?

Compartilhar este post

Link para o post

Em 18/03/2016 at 20:15, Je Oliveira disse:

pergunto, além das frutas que já foi explicado, e do chuveirinho que já foi ensinado, existe um horário, e um ambiente (embaixo de arvores, correnteza, temperatura) especifico, para as piavas????

A pesca de piavas é boa durante todo o decorrer do dia, mas à exemplo de outras espécies, sua maior atividade se dá no raiar e no final do dia, passando por um período de menor atividade, nem sempre detectável, no período das dez às quinze horas.

Os locais serão sempre aqueles com profundidade entre dois e quatro metros, em locais onde a água seja mais forte, com alguma correnteza e que tenha pedras ou outras estruturas submersas.

Quanto à temperatura, varia muito, porque a pesca pode ser empreendida desde os meses mais quentes até os mais gelados, com períodos de grande atividade nos meses de abril a agosto.

O único fator que pode atrapalhar bastante a pesca de piavas é mesmo a água barrenta, quando então, a atividade cai bastante, razão pela qual a produtividade cai bastante de novembro a março.

50 minutos atrás, pescador.mg disse:

Ótimo texto. Bomediano. Os piaus, que devem ser sinônimos de piavas, aqui em Minas, são peixes "ariscos" e bem comuns.

Fiquei com dúvidas de como fazer exatamente o chicote, os nós... tem explicação ou vídeo em outro tópico?

A família Leporidae engloba diversas espécies muito parecidas, de sorte que as nomenclaturas "piau", "piava" e "piaba" acabam sempre identificando o mesmo peixe.

Vou ver se terei tempo para mostrar como fazer o chuveirinho, mas o mais importante para se aprender é saber torcer a linha para que permaneça torcida e dar nós comuns cuidando de os fazer na forma de duas voltas. Então, você paga um pedaço de linha de cerca de cerca de 50 cm de comprimento. Pegue uma das pontas e dobre por cerca de 10 cm. Daí, coloque os anzóis, um de costas para o outro e torça a linha para que eles resultem presos na extremidade. Depois de torcida a linha, dê um nó comum, mas com duas voltas fechando esta extremidade. Agora, faça o mesmo na outra extremidade da linha colocando mais dois anzóis.

Depois disso, você restará com uma linha contendo duas extremidades torcidas em cerca de 10 cm, com dois anzóis cada.

Agora, basta dobrar este conjunto e torcer até bem próximo dos nós das extremidades, fechando o chicote e, pronto!

Espero ter ajudado! :ok: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado, B

Em 17/04/2016 at 17:12, Domingos Bomediano disse:

A pesca de piavas é boa durante todo o decorrer do dia, mas à exemplo de outras espécies, sua maior atividade se dá no raiar e no final do dia, passando por um período de menor atividade, nem sempre detectável, no período das dez às quinze horas.

Os locais serão sempre aqueles com profundidade entre dois e quatro metros, em locais onde a água seja mais forte, com alguma correnteza e que tenha pedras ou outras estruturas submersas.

Quanto à temperatura, varia muito, porque a pesca pode ser empreendida desde os meses mais quentes até os mais gelados, com períodos de grande atividade nos meses de abril a agosto.

O único fator que pode atrapalhar bastante a pesca de piavas é mesmo a água barrenta, quando então, a atividade cai bastante, razão pela qual a produtividade cai bastante de novembro a março.

A família Leporidae engloba diversas espécies muito parecidas, de sorte que as nomenclaturas "piau", "piava" e "piaba" acabam sempre identificando o mesmo peixe.

Vou ver se terei tempo para mostrar como fazer o chuveirinho, mas o mais importante para se aprender é saber torcer a linha para que permaneça torcida e dar nós comuns cuidando de os fazer na forma de duas voltas. Então, você paga um pedaço de linha de cerca de cerca de 50 cm de comprimento. Pegue uma das pontas e dobre por cerca de 10 cm. Daí, coloque os anzóis, um de costas para o outro e torça a linha para que eles resultem presos na extremidade. Depois de torcida a linha, dê um nó comum, mas com duas voltas fechando esta extremidade. Agora, faça o mesmo na outra extremidade da linha colocando mais dois anzóis.

Depois disso, você restará com uma linha contendo duas extremidades torcidas em cerca de 10 cm, com dois anzóis cada.

Agora, basta dobrar este conjunto e torcer até bem próximo dos nós das extremidades, fechando o chicote e, pronto!

Espero ter ajudado! :ok: 

. Vou experimentar fazer os nós como explicou. Estou longe da tralha, assim que retornar de viagem, vou tentar.Muito obrigado!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boas dicas. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como  sempre otimas dicas ja pesquei no Rio Preto de Minas com chuveirinho funciona mesmo.valeu por compartilhar. :plamas:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/05/2016 at 21:06, Felipe Avena disse:

Muito boas dicas. 

Valeu, Grade felipe! :joia: 

30 minutos atrás, clei alves disse:

Como  sempre otimas dicas ja pesquei no Rio Preto de Minas com chuveirinho funciona mesmo.valeu por compartilhar. :plamas:

Valeu, Grade Clei! :joia: 

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo texto com super dicas. Não consegui ver as fotos, só aparecem números. Será algum problema do meu navegador?

Compartilhar este post

Link para o post
44 minutos atrás, pescador.mg disse:

Ótimo texto com super dicas. Não consegui ver as fotos, só aparecem números. Será algum problema do meu navegador?

Grande Bruno,

Valeu, Caboclo! :simsim: As fotos estão armazenadas no Facebook e, lá as URL têm um tempo predeterminado para valer, razão pela qual já não mais aparecem. Contudo, vou arrumar e logo elas estarão novamente no ar. :coolio: 

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por compartilhar a técnica Domingos!

Apenas lamentei não conseguir ver as fotos.

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou rastreando todo o site para reiterar-me , e fico triste por não ver as imagens postadas: não abriu automaticamente, logo não sei onde está o erro. mas aqui na região faço uso de LINGUIÇA CAMBUÍ como isca para muitos peixes, inclusive os citados. Quando o assunto é isca , vou pelos atalhos: sem complicações  pois não busco quantidade mas diversão apenas e mesmo assim acontece. piau três pintas piavas, piapara , Piracanjuba , lambaris diversas espécies. Além de eu mesmo comer pois basta uma fatia de aprox. 4/5mm de espessura para ser quadriculada e render 35 a 45 iscas. mas levo outras em pequenas quantidades tbm.

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎24‎/‎02‎/‎2016 at 22:38, Domingos Bomediano disse:

10269544_569658509855198_642191673239413

GRANDE AMIGO BOMEDIANO não há imagens para os post , apenas o que vê acima. Há muito tempo tenho em mente a vontade de fazer um tour nos rios que encontro no percurso ao viajar para VIÇOSA MG. e o Paraiba me acompanha por vários km já no estado RJ. ambiciono pelos menos alguns momentos nos rios encontrados mesmo aqueles menores na região mineira da zona da mata. brevemente realizo essa aventura demorando pelo menos dois dias para chegar ao destino.

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Roque Moraes disse:

GRANDE AMIGO BOMEDIANO não há imagens para os post , apenas o que vê acima. Há muito tempo tenho em mente a vontade de fazer um tour nos rios que encontro no percurso ao viajar para VIÇOSA MG. e o Paraiba me acompanha por vários km já no estado RJ. ambiciono pelos menos alguns momentos nos rios encontrados mesmo aqueles menores na região mineira da zona da mata. brevemente realizo essa aventura demorando pelo menos dois dias para chegar ao destino.

Grande Roque,

Infelizmente as fotos não sobem porque o Facebook renova os links, tornando-as inelegíveis. :triste:  Então, para que retornem seria preciso eu armazená-las em outro sítio, mas de momento estou um bocado apurado com minhas tarefas diárias de sorte a não permitir. A ver se me sobrevém algum tempinho livre e eu arrumo. :ok:

Ps. As fotos desta matéria foram retiradas de matéria da revista Pesca & Companhia, na edição nº 204. :joia: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Atendendo pedidos, acabo de editar para reorganizar o tópico, recuperando :huh: as fotos.  :ok: 

Espero que os que ainda não tinham visto, gostem e que os demais possam revisitar o tópico, aplicando todos, o que aqui se demonstra em suas pescarias de piavas, com grande chance de sucesso, independentemente do rio em que se estiver pescando. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

Atendendo pedidos, acabo de editar para reorganizar o tópico, recuperando :huh: as fotos.  :ok: 

Espero que os que ainda não tinham visto, gostem e que os demais possam revisitar o tópico, aplicando todos, o que aqui se demonstra em suas pescarias de piavas, com grande chance de sucesso, independentemente do rio em que se estiver pescando. :joia:

Boa mestre!!! :plamas::plamas: Isso vai ser muito útil e ajudar a galera na pesca das piavas!!! Show!!!:ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha visto esse tópico, show demais mestre Bome.

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Willian87 disse:

Boa mestre!!! :plamas::plamas: Isso vai ser muito útil e ajudar a galera na pesca das piavas!!! Show!!!:ok:

Espero que agora com as fotos, mais gente possa conhecer esta maneira de pescar piavas, muito característica do Vale do Paraíba, porque só com o texto ficava um pouco difícil de entender a forma de preparar as iscas e a forma de colocar no chuveirinho. :coolio: 

20 horas atrás, gilliamgatto disse:

Não tinha visto esse tópico, show demais mestre Bome.

Era esta a intenção, Grande Gilliam, pois, como você, muita gente não tinha visto. Agora, a pedido de alguns amigos, com as fotos recuperadas, o tópico renasce.  :joia: 

Compartilhar este post

Link para o post