Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Recommended Posts

Caros amigos,

Quando eu era criança, comia na casa de meus avós uma fruta arredondada, amarela, pouco maior que uma bola de gude. Conhecíamos como azedinha.

A fruta dava o ano todo, em abundância, pelo que me recordo. Tinha um gosto bem peculiar, mas muito agradável, comia dezenas de uma só vez.

Pois bem, queria plantar essa árvore em meu micro sítio, mas ninguém aqui do RJ tem a mínima idéia de que fruta estou falando. Eu só a vi na casa da minha avó e num clube em Mangaratiba.

Não é serigüela, fruta que tb gosto muito. É bem mais azedinha, como o nome diz...

Eu imagino (mero chute) que seja uma fruta típida do norte/nordeste.

Quem arrisca um palpite? Eu não tenho maiores detalhes para descrevê-la, talvez meu primo Amadeu tenha alguma lembrança adicional. Mas acredito que se eu vir uma foto da árvore com os frutos (ou pelo menos da fruta), conseguiria identificar...

Mais uma vez, obrigado.

Abs

Maurício

O tempo passa (e como), mas o sabor

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 67
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

A casca é lisa, ou aveludada? :coolio:

Responda também se tinha uma única semente, se era grande em relação ao fruto, ou se eram muitas e diminutas sementes... :coolio:

Link para o post

Grande Bome,

A casca é lisa. Estou na dúvida em relação à semente, acho que era uma só. Mas vou tentar confirmar e amanhã posto.

Umbu? Vou procurar uma foto na internet?

Não era ameixa, nêspera e certamente não era baby jaca... hehe

Abs

Link para o post

Grande Bome,

A casca é lisa. Estou na dúvida em relação à semente, acho que era uma só. Mas vou tentar confirmar e amanhã posto.

Umbu? Vou procurar uma foto na internet?

Não era ameixa, nêspera e certamente não era baby jaca... hehe

Abs

Inicialmente pensei na cabeludinha - Eugenia cabelluda - mas esta tem uma pilosidade na casca de maneira que não é lisa, mas sim aveludada. Agora, diante da informação de ser de casca lisa e de uma única semente, pode ser um entre tantas mirtáceas ou anarcadiáceas que existem. Sem mais informações difícil estará a identificação. :coolio:

Link para o post
Caros amigos,

Quando eu era criança, comia na casa de meus avós uma fruta arredondada, amarela, pouco maior que uma bola de gude. Conhecíamos como azedinha.

A fruta dava o ano todo, em abundância, pelo que me recordo. Tinha um gosto bem peculiar, mas muito agradável, comia dezenas de uma só vez.

Pois bem, queria plantar essa árvore em meu micro sítio, mas ninguém aqui do RJ tem a mínima idéia de que fruta estou falando. Eu só a vi na casa da minha avó e num clube em Mangaratiba.

Não é serigüela, fruta que tb gosto muito. É bem mais azedinha, como o nome diz...

Eu imagino (mero chute) que seja uma fruta típida do norte/nordeste.

Quem arrisca um palpite? Eu não tenho maiores detalhes para descrevê-la, talvez meu primo Amadeu tenha alguma lembrança adicional. Mas acredito que se eu vir uma foto da árvore com os frutos (ou pelo menos da fruta), conseguiria identificar...

Mais uma vez, obrigado.

Abs

Maurício

O tempo passa (e como), mas o sabor

Amigo...

O nome da fruta é GUABIROBA...

Parece uma goiaba pequena...

E tem um sabor EXPETACULAR...

Algumas fotos que peguei da net da mesma...

guabiroba_01.jpg

guabiroba_02.jpg

guabiroba_03.jpg

Abraços...

Até +

:joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia:

Link para o post

Grande Diovani,

Inicialmente, também pensei na guabiroba, mas agora, Mauricio nos informa que a fruta tem uma só semente, o que a desqualifica. :coolio:

Link para o post
Guest Normando

Na casa de meus pais até pouco tempo havia uma fruta conhecida como PITOMBA. Árvore de grande porte, produzia os frutos em cachos, possuia uma única semente e era azedinha.

Se for esta coloco mais detalhes.

pitombaqe6.jpg

pitomba1qx5.jpg

Link para o post

ninguém mencionou o ABIL, muito comum no estado do RJ. Possui as características dadas e tem muito na região de Angra e Mangaratiba!!! Tem um pé na casa ao lado da minha sogra. Será essa?????

Link para o post

Eu tb não sei o nome, mas como primo do mauricio e mais velho, lembro bem da fruta.

Não era gabiroba, que conheço. Nem cajá, nem outra das frutas mencionadas.

O pé é uma árvore de galhos densos, de seus 6-7 m de altura, folhas verdes, pequenas e lisas, e não caem do pé.

A fruta é amarela, do tamanho já descrito pelo Maurício, de casca lisa, consistência parecida com a da cereja, bem redonda e um pouco azeda. O formato até lembra a pitomba descrita pelo Normando, mas a casca é bem amarela. A polpa é esbraquiçada e não muito abundante, em torno do caroço. Agora, não lembro mais se era um ou mais caroços. E não dá em cachos...

Abs em todos,

Amadeu

Link para o post
Eu tb não sei o nome, mas como primo do mauricio e mais velho, lembro bem da fruta.

Não era gabiroba, que conheço. Nem cajá, nem outra das frutas mencionadas.

O pé é uma árvore de galhos densos, de seus 6-7 m de altura, folhas verdes, pequenas e lisas, e não caem do pé.

A fruta é amarela, do tamanho já descrito pelo Maurício, de casca lisa, consistência parecida com a da cereja, bem redonda e um pouco azeda. O formato até lembra a pitomba descrita pelo Normando, mas a casca é bem amarela. A polpa é esbraquiçada e não muito abundante, em torno do caroço. Agora, não lembro mais se era um ou mais caroços.

Abs em todos,

Amadeu

SE NÃO FOR ABIL OU CAMBUCÁ, DOU MEU CAIAQUE PRA VOCÊ ...........................de mentirinha, mas deixo dar 2 remadas... :bag::bag::bag::bag:

Link para o post

Galera,

Inicialmente, muito obrigado pelo esforço.

Marcelo, com certeza não é abil. Tenho um pé em casa e é bem diferente. A fruta que falo é bem menor que o abil e bem menos doce. Infelizmente, não é nenhuma das frutas postadas.

Link para o post

Galera,

Seguem novas informações, agora enviadas pelo meu irmão mais velho:

1 - Quando está bem madura, ela fica mais do que amarela. Fica laranja e a casca fica mais grossa. Vai ficando menos azeda, também.

2- Acho que ela tinha dois caroços geminados, ou seja, colados um ao outro. Os caroços possuíam uma película aveludada e esbranquiçada. Tirando essa película, surgia outra, bem mais fina, de cor marrom escuro. Se tirássemos essa película marrom, verificaríamos que os caroços eram verdes no seu interior. Eu sempre fazia isso quando era criança.

3 - É difícil descrever o gosto. Tem gosto de azedinha (he, he, he). Sei lá ... Sabe aquela parte branca do Kwui, que é um pouco mais azeda ? Talvez lembre um pouco. - BEM, NADA NO KIWI ME LEMBRA A AZEDINHA... hehehe

4 - O sumo que existe entre a casa e o caroço é azedo, mas a tal película branca acima citada não é.

5 - Voce descreveu a árvore ? Ela é alta, sem ser gigantesca, com a folhagem fechada e em forma de pirâmede. O solo da caso do vô Libânio era de terra preta. Ela vai gostar de Guapi.

É isso galera, espero que essas novas informações ajudem.

Abs e novamente obrigado

Maurício

Link para o post
Grande Diovani,

Inicialmente, também pensei na guabiroba, mas agora, Mauricio nos informa que a fruta tem uma só semente, o que a desqualifica. :coolio:

Grande Bome,

tudo bem???

Eita...

1 só semente???

Agora complicou, hehehehehe...

Com 1 só semente eu não conheço não...

:triste:

:joia:

O diovani comia muito quando moleque, elas davam nas areas de terra ruim, ou muito ácida no interior de SP, mas seu pé é pequeno, não passava de 2 metros, abs

Grande Cap. Mauro,

tudo bem???

Sou apaixonado por guabiroba...

É exatamente como descreveu...

O pé não passa de 2 metros, más é bem carregado...

hehehehehe

A muitos tempo que não como...

Vou ter que sair pelo mato catar um pé pra relembrar dessa fruta maravilhosa...

hehehehehe

Grande Abraço...

Até +

:joia::assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando::joia::assobiando::joia:

Link para o post