Ir para conteúdo

Melhores Lugares para Pesca no Pantanal

Rodrigo Secco

Recommended Posts

Olá pessoal,

Em maio estou saindo de férias com minha mulher e pretendemos conhecer o Pantanal. Porém como nunca fui a região e visto a grande variedade de locais para pesca no Pantanal, gostaria que me dessem dicas de bons lugares, seja em estrutura, acesso e pescaria.

A princípio pensamos no Pantanal Norte, na região de Porto Jofre, já que estamos planejando um passeio pela Transpantaneira, mas enfim galera, ainda não descartamos o pantanal sul,  então toda dica e sugestão é bem vinda.

Muito obrigado e um abraço

• Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Rodrigo, 

Se for apenas uma questão de opção, pode ir sem medo de errar, para o Pantanal Norte, mais autêntico e, que ainda poderá te levar ao verdadeiro sentimento de estar em um lugar super especial. É lá que se encontra a gente verdadeiramente pantaneira, com um sotaque muito especial. Ademais, nada se compara ao prazer da aventura de se cruzar o Pantanal pela Transpantaneira, algo sem par no mundo todo. :coolio:

Contudo, a pesca anda um tanto prejudicada, tanto ao centro quanto ao norte, de sorte que em razão da pesca não há muito o que escolher. A região do Porto Jofre pode oferecer grande chance de acertar com os dourados, sobretudo de julho a setembro, ademais de serem razoavelmente fáceis os tucunarés.

E, paralelamente à pesca e aventura, a dias de hoje há também o principal atrativo que é poder avistar muito facilmente uma onça pantaneira, onde também abundam sucuris amarelas. :ok: 

Link para o comentário

11 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

Grande Rodrigo, 

Se for apenas uma questão de opção, pode ir sem medo de errar, para o Pantanal Norte, mais autêntico e, que ainda poderá te levar ao verdadeiro sentimento de estar em um lugar super especial. É lá que se encontra a gente verdadeiramente pantaneira, com um sotaque muito especial. Ademais, nada se compara ao prazer da aventura de se cruzar o Pantanal pela Transpantaneira, algo sem par no mundo todo. :coolio:

Contudo, a pesca anda um tanto prejudicada, tanto ao centro quanto ao norte, de sorte que em razão da pesca não há muito o que escolher. A região do Porto Jofre pode oferecer grande chance de acertar com os dourados, sobretudo de julho a setembro, ademais de serem razoavelmente fáceis os tucunarés.

E, paralelamente à pesca e aventura, a dias de hoje há também o principal atrativo que é poder avistar muito facilmente uma onça pantaneira, onde também abundam sucuris amarelas. :ok: 

Domingos,

Muitíssimo obrigado pelas dicas, senti falta de avaliações deste tipo na internet quando procuramos sobre o Pantanal. Pelo que conta me parece que já teve boas experiências no pantanal. E a nossa ideia é bem próximo do que você contou. Estar próximo a natureza, avistar animais pantaneiros e quem sabe, com sorte, uma onça pintada selvagem. Quanto aos peixes, pescaria é pescaria, as vezes damos sorte as vezes não, mas como diz o ditado: mais vale um mal dia de pesca do que um bom dia de trabalho!!!

Vi que saem muitos barcos hotéis de Caceres, o que também acredito ser uma boa opção viajar pelo Rio e cada dia estar em um local diferente, o q você acha?

Bom Domingos, mais uma vez muito obrigado!!!!

Abraço

Link para o comentário

Grande Rodrigo,

Felizmente tenho o prazer de conhecer muito bem a região pantaneira, sobretudo a parte central e a parte nortenha. A opção de subir até o Porto Jofre embarcado em barco-hotel é muito boa, embora se lhe retire alguma que outra coisa boa que teria se fosse fazer por terra a partir de Poconé. Por terra, você terá de trafegar por todo o trajeto ainda transitável da Transpantaneira, algo simplesmente maravilhoso, ademais de ter muita chance de ter o contato com o formidável povo ribeirinho, conhecer um pouco de sua especial cultura, algo possível apenas em razão da visão a partir da terra para o rio. Contudo, se há esta perda, por outro lado, a navegação te traz algo também de bom, vez que terá uma outra visão do Pantanal, do rio para a terra, passando por muitos lugares especiais, ademais de poder pescar com maiores chances de sucesso em razão da mobilidade. :ok: 

Link para o comentário

• 1 month later...

Boa tarde amigos e amigas pescadores!!!

Bom estou precisando de uma ajuda de vocês, temos um grupo de pescadores aqui do espirito santo e todo ano nos unimos para fazer uma pescaria pelo brasil a fora, ano passado estivemos no Teles Pires - alta floresta, um excelente lugar para pegar vários tipos de peixes. Então, esse mes de julho/2016 estamos focando o rio Cuiabá, alguém já esteve por la para dar dicas de lugares, aaa sim pessoal o nosso grupo gosta de ficar acampado na beira do rio com equipamentos adequados e para viver e presenciar o nosso pantanal, pois então se alguém conhece os lugares, contato de pessoas que podem nos ajudar por la, aluguel de barcos, etc...

agradeco a quem nos ajudar!!!

obs: se tiver algum grupo que queira se unir conosco nessa aventura mande um email para stanley1517@hotmail.com para conversarmos sobre a viagem...ate mais pessoal.

Link para o comentário

Grande Stanley,

Reveja minha opinião nas postagens anteriores à tua neste tópico. Lá na região do Porto Jofre, Pantanal Norte, há uma área de camping, cujo contato é: interativa@interativapantanal.com.br.

A ver se consegui te ajudar. :ok: 

• Like 1
Link para o comentário

• 1 month later...

Acho que estou chegando atrasado, mas vou postar minha resposta assim mesmo para poder servir como informação para alguém que precise. Por motivos pessoais precisei ficar afastado do forum e não li nem respondi tópicos por vários meses.

Em setembro do ano passado estive no Pantanal Norte, na cidade de Poconé ( a região também é conhecida como porto cercado).

Reforçando o que o Bomediano falou sobre a pesca estar prejudicada, enfrentamos 5 dias difíceis de pescaria. Foi realmente uma surpresa para mim encontrar tanta dificuldade em um lugar como esse. Além de outros fatores, o rio subiu o nível em todos os dias de pescaria, o que atrapalhou muito.

Foi um desafio, e exigiu muita percepção para entender o comportamento dos peixes e conseguir algumas capturas. Durante o dia pescava com artificiais e peguei alguns dourados, várias cachorras e muitas piranhas. Na pescaria noturna consegui alguns peixes de couro, porém todos pequenos. O destaque em tamanho nessa pescaria foi mesmo uma arraia de aproximadamente 25kg ( peso estimado pelo piloteiro). No mais, ainda com as dificuldades, considero como saldo positivo, uma vez que pescando com artificiais minhas capturas se destacaram em número em um grupo que pescou basicamente com tuviras e outras iscas naturais. 

O local em que fiquei me pareceu bem explorado e sob muita pressão de pesca, se fosse voltar esse ano iria um pouco mais longe, talvez em Porto Jofre ou Santo Antonio do Leverger.

Como vai com a esposa, uma opção muito interessante ( ainda em Poconé) seria o Sesc Pantanal. Eles possuem um hotel aparentemente muito bem estruturado e ainda oferecem os guias e barcos para passeios turísticos. Esses passeios incluem visitas a lugares que os piloteiros diziam serem proibidos para o publico, e que somente pessoal autorizado do Sesc tinha acesso. A Areá de reserva do Sesc se destacava do resto todo pela preservação e vale a pena ser visitada.

Link para o comentário

• 1 month later...

Bom dia Domingo Bomediano!!!

obrigado por ajudar, mas voce ja esteve por la? poderia tirar umas duvidas para o nosso grupo? saberia dizer se alugamos somente o barco porque estamos querendo levar o motor que temos aqui para la...o camping é cobrado? qual o valor? sera que conseguimos ficar acampados na beira do rio sem ter que pagar area de camping?

temos um grupo que todo o ano nos aventuramos na pesca e na natureza, ja estivemos no rio teles pires, rio tocantins e agora iremos no rio cuiaba no dia 07/07.

agradeço desde ja meu amigo!!!

Link para o comentário

2 horas atrás, stanley machado disse:

Bom dia Domingo Bomediano!!!

obrigado por ajudar, mas voce ja esteve por la? poderia tirar umas duvidas para o nosso grupo? saberia dizer se alugamos somente o barco porque estamos querendo levar o motor que temos aqui para la...o camping é cobrado? qual o valor? sera que conseguimos ficar acampados na beira do rio sem ter que pagar area de camping?

temos um grupo que todo o ano nos aventuramos na pesca e na natureza, ja estivemos no rio teles pires, rio tocantins e agora iremos no rio cuiaba no dia 07/07.

agradeço desde ja meu amigo!!!

Grande Stanley,

Houve época e que ia pra aquela região anualmente, inclusive, mais de uma vez por ano. Em razão de que já vai muito tempo que para lá não retorno, sugiro entrar em contato com o pessoal do camping por aquele email que mais acima informei. Inclusive, este email já é de pessoal que sucedeu ao pessoal que eu conheci por lá, de sorte que não os conheço.

Nosso afastamento de lá se deu em razão da drástica diminuição do potencial de pesca, mas te afirmo, não há lugar mais bonito no mundo e só de estar lá já vale a pena, ainda que a pesca deixe a desejar.

Entre a área que o Grande Pedro destacou mais acima, ou seja, Porto Cercado e a área do Porto Jofre, há grande diferença. Na primeira, se de um lado tem um ótimo hotel (Sesc) e muita preservação, por outro, a pesca vai bastante prejudicada, mas será ali que estará melhor para ir com a Família, quando então, todos poderão conhecer o dia-a-dia do verdadeiro pantaneiro, conhecer um pouco do siriri e do rasqueado cuiabano original. Contudo, se não for com Família, não tenha dúvidas em optar por Porto Jofre, pois é a área mais fantástica do Pantanal e vai te proporcionar passar por todo o trajeto da formidável Transpantaneira, além de também poder conhecer o lendário Rio Piqueri. Já de alguns anos para cá, é também onde não costuma falhar o avistamento de onças nas margens dos rios e, isso, vem sendo o grande atrativo por lá. :coolio:  Ademais, é uma região muito boa de dourados, sobretudo nos meses de julho e agosto. :joia: 

Boa viagem, mas depois nos mostre como foi a jornada em um relato aqui pra nós! :coolio: 

• Like 1
Link para o comentário

• 2 months later...
Em 11/04/2016 at 13:53, Domingos Bomediano disse:

Grande Stanley,

Reveja minha opinião nas postagens anteriores à tua neste tópico. Lá na região do Porto Jofre, Pantanal Norte, há uma área de camping, cujo contato é: interativa@interativapantanal.com.br.

A ver se consegui te ajudar. :ok: 

Domingos, vi no post a cima que conhece muito bem o Pantanal.

Quero levar alguns colegas iniciantes para pescar no pantanal, devido a fauna e flora da regiao, que é bem mais interativa que de outras regioes, contudo estou em duvida se vou ao Pantanal norte ou sul, onde vc acha que esta melhor pra peixe!? levando em conta que o tamanha agora talvez nao seja o mais importante.
pretendia realizar essa pescaria em junho, é um mes bom para pesca no pantanal!?

Abraços

Link para o comentário

7 minutos atrás, Breno Murai disse:

Domingos, vi no post a cima que conhece muito bem o Pantanal.

Quero levar alguns colegas iniciantes para pescar no pantanal, devido a fauna e flora da regiao, que é bem mais interativa que de outras regioes, contudo estou em duvida se vou ao Pantanal norte ou sul, onde vc acha que esta melhor pra peixe!? levando em conta que o tamanha agora talvez nao seja o mais importante.
pretendia realizar essa pescaria em junho, é um mes bom para pesca no pantanal!?

Abraços

Olá Breno,

Siga bem-vindo ao Pescaki! :joia:  

Do Pantanal só não conheço mesmo o extremo sul, mas da parte central para cima, conheço bem a ponto de poder opinar. De momento parece não mais haver grande diferenças entre norte e centro do Pantanal em termos de tamanho e quantidade de peixes. Contudo, já que pode escolher prefira ir pro norte, pelas razões que acima destaquei. :coolio:  

Os meses do ano apresentam características diferenciadas conforme a época do ano. Por esta razão, no mês de junho, em condições normais, a parte norte estará ainda com o nível alto de água, mas menos cheia que a central e, esta, menos cheia, ou até igual que a parte sul. Na cheia não é tão bom pescar, valendo dizer que para os peixes de couro a melhor época é quando as áreas alagadas transitoriamente começam a "vazar" para o rio principal, onde os melhores pontos serão aqueles onde se podem observar as correntes de água neste percurso. Com o rio "na caixa", sobrevém a melhor época para os dourados, quando em qualquer água mais rápida, lá poderão estar. Então, sugiro antes consultar o pessoal de lá para saber como está o nível este ano nas duas regiões.:coolio: 

Com relação ao sul, sobretudo a área de Porto Murtinho, as notícias não vêm nada boas em termos de peixes, mesmo nas melhores épocas em razão da forte sobrepesca. :ok: 

Link para o comentário

1 minuto atrás, Domingos Bomediano disse:

Olá Breno,

Siga bem-vindo ao Pescaki! :joia:  

Do Pantanal só não conheço mesmo o extremo sul, mas da parte central para cima, conheço bem a ponto de poder opinar. De momento parece não mais haver grande diferenças entre norte e centro do Pantanal em termos de tamanho e quantidade de peixes. Contudo, já que pode escolher prefira ir pro norte, pelas razões que acima destaquei. :coolio:  

Os meses do ano apresentam características diferenciadas conforme a época do ano. Por esta razão, no mês de junho, em condições normais, a parte norte estará ainda com o nível alto de água, mas menos cheia que a central e, esta, menos cheia, ou até igual que a parte sul. Na cheia não é tão bom pescar, valendo dizer que para os peixes de couro a melhor época é quando as áreas alagadas transitoriamente começam a "vazar" para o rio principal, onde os melhores pontos serão aqueles onde se podem observar as correntes de água neste percurso. Com o rio "na caixa", sobrevém a melhor época para os dourados, quando em qualquer água mais rápida, lá poderão estar. Então, sugiro antes consultar o pessoal de lá para saber como está o nível este ano nas duas regiões.:coolio: 

Com relação ao sul, sobretudo a área de Porto Murtinho, as notícias não vêm nada boas em termos de peixes, mesmo nas melhores épocas em razão da forte sobrepesca. :ok: 

Muito Obrigado Bomediano

Então pelo que entendi, o primeiro semestre não é um bom periodo para pesca no pantanal!?

Abraços

Link para o comentário

fui duas vezes ao pantanal sul em CORUMBA mais precisamente em Albuquerque pesquei no Miranda e no rio Paraguai  ,lugar lindo com por do sol inigualável ótimos piloteiros e pousadas bem estruturadas .mas peixes de porte grande virou raridade devido a pesca predatória e falta de fiscalização:4: .mas ainda sim sai alguns pacus ,pintados cacharas etc que garantem a diversão .:smiley-sport041:

Link para o comentário