Entre para seguir isso  
Nelson Estêvão

Como se mata um peixe...?

Recommended Posts

Oi pessoal.

Como sabem estou iniciando no mundo da pesca.

Sou adebito do pesque e solte, por isso não mato os peixes que pego. C

omo ninguem é de ferro e peixe alem de ser MUUUUUITO saboroso faz bem pra saude, então uma vez que outra sacrificar um exemplarzinho pra consumo proprio e imediato nao é crime e nem pecado...rsrsrsrs Vejo muitos debates sobre como se deve manipular os peixes para que quando soltos nao morram. Pois bem. Me surgiu a duvida no dia em que fui pescar com um amigo em um pesque e paque e tive que matar o peixe. por isso pergunto:

Como voces matam seus peixes? qual a maneira mais eficiente e mais "etica", "humana"?

ps: peço que respondam sem medo de serem criticados porque atraves de um bom debate podemos chegar a um senso comum e assim nao maltratar os peixes que iremos consumir deixando-os sofrendo desnecessariamente.

Grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende do peixe. :simsim::simsim:

O salmão eu sangro. Outros que não precisam sangrar, dou uma paulada na cabeça e pronto. :assobiando::assobiando:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa questão ...

Isso pode influenciar de alguma forma tb o sabor e/ou qualidade da carne?

(tb solto a grande maioria dos peixes, mas a questão é boa)

Um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Para os precisam ser sangrados faço um corte na branquia e espero sangrar. Para os que nao precisam sangrar a forma mais rapida e indolor, além de manter as melhores caracteristicas da carne é o choque termico, colocando peixe numa caixa com gelo e agua.

[]´s

chico

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só que cruel!!! Eu tenho dó de bater no peixe com um pau na cabeça, acho muito cruel, então deixo ele fora da água mesmo ou dou um choque térmico quando tenho muito gelo. Não deixa de ser cruel, mas acho menos maldoso, hehehe!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns peixes como o Pacu/Caranha...tem no centro da cabeça uma passagem ..q passa uma faca fina e afiada...acerta o cerebro...depois gelo!!

Acho o a choque muito bom , além de manter a qualidade da carne para consumo imediato com sabor melhor !!!

Tb sou por soltar. Mas gosto de comer tb e não vejo problema de fazer o sacrificio com moderação e dentro das normas.

Aquele abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Nelson

Acho q seria legal vc ir até um pesqueiro e la bater um "papinho" com aquele pessoal q faz a limpeza e prepara os

filés dos peixes, eles em sua maioria fazem cursos à esse respeito, tenho um amigo q é proprietário de um pesque pague na minha cidade

e ele q me falou q sempre mantem seus funcionarios atualizados sobre todas essas técnicas!!!!!!!

Talvez alguns de nossos amigos aqui saibam alguma técnica para te ajudar e deixar todos nós informados...

Compartilhar este post

Link para o post

o melhor é matar por choque térmico, eu coloco na agua com gelo e o peixe morre na hora

abraxx

Compartilhar este post

Link para o post

o mais ético, é o gelo.

Vou participar de uma pesquisa em rãs, e a morte vai ser com gelo. é o mais ético.

Compartilhar este post

Link para o post

sensacional o tópico!

tb sempre fui de soltar, mesmo pq não gosto de peixe, a não ser num sashimi, mas aí eu como no restaurante :chuvaa:

minha mulher e filhos gostam de peixe e, atualmente, às vezes sacrifico um ou outro, desde que seja peixe de carne branca e gosto suave. Outro dia levei uma graçainha/xaréu olhodo e eles refugaram :tongue_smile: Enchova tb não gostam muito ...

Não sabia mesmo desse lance do choque térmico

parabéns ao autor do tópico e aos membros que responderam

Compartilhar este post

Link para o post
Depende do peixe. :simsim::simsim:

O salmão eu sangro. Outros que não precisam sangrar, dou uma paulada na cabeça e pronto. :assobiando::assobiando:

Caramba, nem sabia que tinha peixe que precisava sangrar... é só de mar ou rio tb?

Compartilhar este post

Link para o post

eu costumo fazer os dois:

o choque térmico e sangrar.

quando eu vou fazer um sashimi na hr mesmo, perfiro sangrar o peixe.

mas se eh pra legar pra casa, joga na caixa de gelo!

iahiauhaiuhiuhaiuha

grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Nelson a maneira mais rápida, menos dolorosa e mais prática é enfiando a ponta de uma faca ou canivete na junção entre a coluna vertebral e o crânio do animal. Assim que a lâmina secciona a medula cessam-se a dor e os movimentos e a morte vem logo a seguir.

É mais humano e menos vil que deixar o animal morrer por sufocamento ou por sangramento. Quanto ao gelo somente é viável quando se possui uma ampla infraestrutura de apoio, o que nem sempre é o caso.

Compartilhar este post

Link para o post
Oi pessoal.

Como sabem estou iniciando no mundo da pesca.

Sou adebito do pesque e solte, por isso não mato os peixes que pego. C

omo ninguem é de ferro e peixe alem de ser MUUUUUITO saboroso faz bem pra saude, então uma vez que outra sacrificar um exemplarzinho pra consumo proprio e imediato nao é crime e nem pecado...rsrsrsrs Vejo muitos debates sobre como se deve manipular os peixes para que quando soltos nao morram. Pois bem. Me surgiu a duvida no dia em que fui pescar com um amigo em um pesque e paque e tive que matar o peixe. por isso pergunto:

Como voces matam seus peixes? qual a maneira mais eficiente e mais "etica", "humana"?

ps: peço que respondam sem medo de serem criticados porque atraves de um bom debate podemos chegar a um senso comum e assim nao maltratar os peixes que iremos consumir deixando-os sofrendo desnecessariamente.

Grande abraço.

Segundo meu piloteiro/pirangueiro preferido, basta pegar uma faca bem pontiaguda e enfiar no meio da testa do peixe o mais fundo possível, segundo ele o peixe morre imediatamente.

Bom, que o peixe morre na hora isto eu tenho certeza pois vi, o golpe não durou nem meio segundo. Agora se o peixe sofre, isso é difícil dizer, Porém acho bem mais digno do que dar paulada na cabeça ou simplesmente deixar fora da água.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um jeito rápido, mas é pouco ético. É só mostrar a foto abaixo e dizer baixinho:

- Reeleição em dois mil e dé-éz.... :simsim:

Lula2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Tem um jeito rápido, mas é pouco ético. É só mostrar a foto abaixo e dizer baixinho:

Lula2.jpg

ai eh covardia cara...

o sofrimento eh bem maior!

seja mais humano!

iuahiuahiuhaiuhaihaiuahiuaha

grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mato eles de rir, quando volto dedão. :tongue_smile:

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhhhhhhh

Ai já é covardia neh... para que tanto... os peixes naum saum politicos uahaahauahah

Aquele abraço

:coolio:

Lula2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Nelson a maneira mais rápida, menos dolorosa e mais prática é enfiando a ponta de uma faca ou canivete na junção entre a coluna vertebral e o crânio do animal. Assim que a lâmina secciona a medula cessam-se a dor e os movimentos e a morte vem logo a seguir.

É mais humano e menos vil que deixar o animal morrer por sufocamento ou por sangramento. Quanto ao gelo somente é viável quando se possui uma ampla infraestrutura de apoio, o que nem sempre é o caso.

gostei da resposta, Xico :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

:2guns::2guns::2guns::2guns::2guns:

:compress: :compress: :compress: :compress:

:chair::chair::chair::chair:

Compartilhar este post

Link para o post

Lula2.jpg

Sei não????

Tem alguns bichos resistentes!!! Mostra essa que ele enfarta:

http://correnteza.files.wordpress.com/2007/05/serra.jpg

Ótimo tópico!

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Para os precisam ser sangrados faço um corte na branquia e espero sangrar. Para os que nao precisam sangrar a forma mais rapida e indolor, além de manter as melhores caracteristicas da carne é o choque termico, colocando peixe numa caixa com gelo e agua.

[]´s

chico

Quais são os peixes que precisam ser sangrados?

Compartilhar este post

Link para o post
o melhor é matar por choque térmico, eu coloco na agua com gelo e o peixe morre na hora

abraxx

Eu tb...

prefiro assim!!!

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

oi galera...

Valeu pelas respostas foram muito instrutivas e claras.

Um grande abraço a todos e obrigado por me ajudarem.

Compartilhar este post

Link para o post
sensacional o tópico!

tb sempre fui de soltar, mesmo pq não gosto de peixe, a não ser num sashimi, mas aí eu como no restaurante :chuvaa:

minha mulher e filhos gostam de peixe e, atualmente, às vezes sacrifico um ou outro, desde que seja peixe de carne branca e gosto suave. Outro dia levei uma graçainha/xaréu olhodo e eles refugaram :tongue_smile: Enchova tb não gostam muito ...

Não sabia mesmo desse lance do choque térmico

parabéns ao autor do tópico e aos membros que responderam

valeu celio. acho que esta duvida nao era so minha..., e a aqueles que matam aprenderam a faze-lo respeitando o peixe.

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post