Entre para seguir isso  
Cap. Tuba

Track logs e linhas Isobaticas

Recommended Posts

Olá pessoal que tal falarmos desses dois recursos importantes e extremamente úteis para a navegação e principalmente para a pescaria?

O primeiro são os track logs, recurso que praticamente todo GPS/Chart plotter moderno possui no qual é possível se gravar todo o caminho percorrido permitindo que se tenha exata noção de por onde passamos e permitindo que se retorne exatamente pelo mesmo caminho.

Seu uso na navegação tem extrema importância principalmente em lugares com barras de areia que sempre estão mudando permite que se saia e consiga entrar exatamente pelo mesmo caminho.

Um exemplo:
A Barra aqui de Canavieiras é rasa, de areia e as vezes forma grandes ondas sendo que entrar e sair requer muito cuidado e tripulação com bastante conhecimento da região

IMG_8702.jpg

IMG_8952a.jpg

Numa condição dessas não é possível se basear nas cartas náuticas de papel já que foram fabricadas a muito tempo e esse tipo de barra está sempre mudando, vejam os track logs registrados no meu plotter na entrada da barra na carta da marinha
Dump0011.png

mesmos tracks na carta Navionics Platinum +
Dump00aa1.png

Como esses tracks foram registrados e salvos durante entradas e saídas reais da barra eu posso me basear neles independente de estarem passando por cima de terra na carta vetorial.
Os equipamentos modernos permitem que se gravem os tracks com diferentes cores e nomes, aqui na barra de canavieiras existem 3 canais principais que vão se movendo com o decorrer dos meses essas linhas coloridas indicam esses canais e são uma indicação segura de entrada e saída da barra com barcos do porte do meu (Mares 30 com 1 metros de calado) em qualquer maré, barcos maiores devem consultar a tábua de maré que em algumas cartas digitai como a Navionics Platinum+ e Navionixs 3XG  você tem acesso a tabua de maré na tela do chartplotter bastando clicar em um icone de estação de maré ( esse recurso para mim é fundamental) tanto para entrar e sair a barra como para programar uma pescaria de robalos nos rios de mangue aqui da região

Tabua de maré da marinha do Brasil

pode ser obtida em  http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas/
mare111.jpg

Altura de maré no aplicativo Navionics boat HD

Screenshot_2016-02-19-22-51-13.png

Tabua de Maré direto na tela do Chartplotter com Carta Navionics Platinum +

Dump00aa3.png

Agora durante a pescaria os track logs são fundamentais, com eles você consegue ter com exatidão a direção da deriva do barco e posicionar exatamente de maneira com que a deriva passe exatamente por cima dos pontos de pesca, essa técnica de pescar a deriva é altamente usada na pesca com jigs ou iscas naturais de fundo , dessa maneira você consegue cobrir aeras maiores encontrando a mais produtiva, se você pescasse fundeado ficaria restrito a um único ponto até que levantasse o ferro e reposicionasse a embarcação

essa imagem ilustra bem isso
Dump0093aa.png
vejam a seta indicando a direção da corrente e da deriva do barco, você descobre essa direção simplesmente parando o barco sobre o ponto e aguardando alguns minutos para o track ser criado, a partir daí basta passar por cima do ponto, nesse caso ir até a posição 1 e deixar o barco derivar até a posição 2  repetindo essa manobra durante todo o tempo que ficar no local, normalmente eu dou umas 2 ou 4 derivadas  no ponto de a sonda indicar peixes
Dump0162.png

acho que para começar está bom
Vamos discutir mais sobre esse assunto nos posts seguintes

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está aí um assunto que não entendo nada , mas gostei das explicações , as duas primeiras fotos são coisa de louco kkkkk , muito legal !!

Compartilhar este post

Link para o post

os Track Logs registrados no seu Plotter  vão para um "banco de dados" da Navionics correto?

se eu tenho um ChartPlotter na minha lancha ( em Ilhabela ), eu consigo atualizar com os seus registros ( via net - wi fi ) de Canavieiras ?

ou vice versa ...

* obs ... não é Linha Isobáricas ? ( linha de pressão ) ?

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Armando Ito disse:

os Track Logs registrados no seu Plotter  vão para um "banco de dados" da Navionics correto?

se eu tenho um ChartPlotter na minha lancha ( em Ilhabela ), eu consigo atualizar com os seus registros ( via net - wi fi ) de Canavieiras ?

ou vice versa ...

* obs ... não é Linha Isobáricas ? ( linha de pressão ) ?

linhas isobáricas são linhas de pressão, Isobaticas são batiméricas, já já falamos nelas

o que pode ser enviado pela navionics são "sonar logs" registros de sonar com coordenadas

Se você tiver no seu chartplotter de Ilhabela uma carta Navionics Platinum + ou Navionics + 3XG com assinatura do fresh update validos pode atualizar sua carta com todas as correções feitas com o auxilio de todos os sonar logs enviados pelos usuários do brasil (caso sua carta seja américa do sul e caribe)

Essas atualizações são feitas simultaneamente no aplicativo para celulares e tablets Boating HD sendo que para quem não tem um chartplotter a bordo é uma solução altamente eficiente pois você tem as mesmas informações

Portanto alguém que não conhece uma determinada região e tem essas cartas pode navegar com segurança sabendo que as informações batimétricas são sempre atualizadas com o auxilio dos sonares de muitos usuários, o sistema é muito bom.

Veja como era a carta de canavieiras a pouco tempo atrás e como é hoje com correções feitas só com o meu equipamento já que minha lancha é a única por aqui  com esses recursos

Dump00aa2.png

Dump00aa1.png

o pessoal da cartografia da Navioncs é muito prestativo

Quanto aos tracks em si se eles forem salvos no formato .GPX podem ser enviados  até por e.mail que serão abertos em qualquer chartplotter, GPS ou mesmo no google earth
o formato .GPX é um formato de intercambio entre GPSs, algo como o JPEG em imagens.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Armando os contornos isobaticos ou Isóbatas são as linhas de profundidade existentes nas cartas náuticas, nas cartas digitais elas podem ser de altíssima resolução com diferenças de profundidade na faixa de 50cm, isso mesmo 50cm  como por exemplo nas Sonar Charts da Navionics. a distância entre essas Isóbatas indica a inclinação do declive e com isso as diferentes mudanças nas correntes marinhas que passam nessa área, o conhecimento desses locais e fundamental para o sucesso da pescaria.

essa é uma carta normal
Captura%20de%20Tela%20(107).png

essa é uma sonar chart, com Isóbatas de alta resolução
Captura%20de%20Tela%20(108).png
se você der zoom nessas areas mais escuras vai ver que são exatamente os pontos com maiores diferenças no relevo submarino e que tem mais influencia nas correntes

Veja com zoomCaptura%20de%20Tela%20(105).png

essa área indicada pela seta é exatamente esse local
Captura%20de%20Tela%20(44).png

e que aparece assim no meu Sonar

bamhpinhmcddghee.png

e assim é como aparece na foto hehehehehehe

7DB_9449.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Cap. Tuba disse:

linhas isobáricas são linhas de pressão, Isobaticas são batiméricas, já já falamos nelas

Portanto alguém que não conhece uma determinada região e tem essas cartas pode navegar com segurança sabendo que as informações batimétricas são sempre atualizadas com o auxilio dos sonares de muitos usuários, o sistema é muito bom.

relevo submarino , linhas de corrente + nutrientes = segurança e + peixes .... fantástico ...

os pontos de pesca são sempre os mesmos ( corrente não altera ) , ou a linha barométrica influi ? ( zonas de baixa e/ou alta pressão )  alterando o sentido e/ou velocidade da corrente ...

* impressionante ... de 50/60 mts , caída pra 200 e logo depois abismo acima dos 1000 ...

10 horas atrás, Cap. Tuba disse:

e assim é como aparece na foto hehehehehehe

7DB_9449.jpg

ainda pego um desse naipe .... por aqui só tem filhote , rsrrsrs

abrasss

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Armando Ito disse:

relevo submarino , linhas de corrente + nutrientes = segurança e + peixes .... fantástico ...

os pontos de pesca são sempre os mesmos ( corrente não altera ) , ou a linha barométrica influi ? ( zonas de baixa e/ou alta pressão )  alterando o sentido e/ou velocidade da corrente ...

* impressionante ... de 50/60 mts , caída pra 200 e logo depois abismo acima dos 1000 ...

ainda pego um desse naipe .... por aqui só tem filhote , rsrrsrs

abrasss

as áreas de alta e baixa pressão tem influência sobre os ventos e os ventos influência sobre a corrente na superfície mas a corrente do Brasil tem sentido norte sul

o talude da plataforma continental é muito próximo da costa aqui no nordeste

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola!

Tá doido, maré varia mais de 2m em lua grande!?!?!? Amplitude boa, deve puxar uns 3 nós quando tá no pau!!! Não me admira as ondas que devem se formar no baixio da boca da barra!

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Marcelo Lanzara disse:

Show de bola!

*****, maré varia mais de 2m em lua grande!?!?!? Amplitude boa, deve puxar uns 3 nós quando tá no pau!!!

Abraço.

Depende da Região e inclinação do relevo Marcelo, já vi usarem 8kg de chumbo para pescar aqui

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Capitao, depois que passei a usar a carta Navionics com o sistema sonar chart, minhas pescarias deram um salto... Alem do que o estudo - em terra - das isobaticas na regiao em que vou pescar me revelou novos e maravilhos points que antes eram completamente ignorados.

Para mim essa tecnologia foi uma revolucao.

abrxx!!

Theo

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Theobarao disse:

Capitao, depois que passei a usar a carta Navionics com o sistema sonar chart, minhas pescarias deram um salto... Alem do que o estudo - em terra - das isobaticas na regiao em que vou pescar me revelou novos e maravilhos points que antes eram completamente ignorados.

Para mim essa tecnologia foi uma revolucao.

abrxx!!

Theo

sem dúvidas é revolucionário, e o mais legal é que quanto mais gente usar e enviar os registros de sonar melhores e mais detalhadas ficam as cartas
quem usa chartplotters Raymarine a partir do dia 6 vai poder baixar a versão R17 do software e vai ter o sonar chart live direto na tela do plotter, isso é fantástico !

abraxxxxxxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente aula.  Agora no inverno é comum sairmos com neblina e mesmo com radar, ter os tracks salvos dos pontos mais críticos é questão de sobrevivência.

entrada_barra.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Angelo Alves disse:

Excelente aula.  Agora no inverno é comum sairmos com neblina e mesmo com radar, ter os tracks salvos dos pontos mais críticos é questão de sobrevivência.

entrada_barra.jpg

Esse seu exemplo é perfeito Cap.  se um navegante se basear nessa carta (deve ser Garmin) jamais conseguiria entrar o canal, os track logs são importantíssimos.

Eu acho uma pena a Garmin ter bloqueado o uso das cartas Navionics a partir do software 2015.0202.  antes era possível vc comprar as cartas "Sonar Charts for Garmin" e teria a opção de atualizações diária pelo fresh update

by the way, seus motores ficaram prontos? a Comcasinha está preparada para enfrentar os bicudos da próxima temporada?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Cap

Sim, uso a Bluechart em um MFC Garmin 6012, sem update de cartas por parte do usuário. Os MFC´s novos, 74XX, 76XX por ex, já fazem a atualização no próprio aparelho através da função "Quickdraw Contours". Qto aos motores, estão prontos e devem ser instalados esta semana. A abstinência está me matando.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Capt isso é impressionante, um recurso ótimo que ajuda todo mundo. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Angelo Alves disse:

Cap

Sim, uso a Bluechart em um MFC Garmin 6012, sem update de cartas por parte do usuário. Os MFC´s novos, 74XX, 76XX por ex, já fazem a atualização no próprio aparelho através da função "Quickdraw Contours". Qto aos motores, estão prontos e devem ser instalados esta semana. A abstinência está me matando.

Abraços

os novos Raymarine também vão fazer as correções no MFD a partir do próximo software o R17 que vai estar disponível para download na sexta feira, mas o recurso de enviar para a Navionics é sensacional pois todos recebem as correções

imagino como deve estar sua ansiedade !

abração

Compartilhar este post

Link para o post

seria interessante comentar tbem dos Apps ....

pelo que entendi , tenho as mesmas coordenadas cartográficas ( atualizadas pelos usuários ) do mundo todo ( Navionics e Sonarchart ) .... sem necessidade de um plotter ...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 02/05/2016 at 00:32, Cap. Tuba disse:

essa é uma sonar chart, com Isóbatas de alta resolução
Captura%20de%20Tela%20(108).png
se você der zoom nessas areas mais escuras vai ver que são exatamente os pontos com maiores diferenças no relevo submarino e que tem mais influencia nas correntes

Capitao, na sua imagem as marcas escuras parece que estão em 3D. A minha não fica assim com esses detalhes em relevo. Seria o barranco daí que tem mais relevos e contornos mais grossos?... Que carta que você usa?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa troca e coleta de informações são usadas pelos atuneiros há mais de 10 anos, lógico que não com essa facilidade e disponibilidade. 

10 anos atrás em longas conversas com amigos mestres atuneiros, contavam que cruzavam informações de pressão, TSM, isotérmicas e principalmente incidência de clorofila!

http://sites.unisanta.br/simposiobiomar/2010/trabalhosap/108.pdf

http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/acervo.formulario.logic?idProd=4464

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Theobarao disse:

Capitao, na sua imagem as marcas escuras parece que estão em 3D. A minha não fica assim com esses detalhes em relevo. Seria o barranco daí que tem mais relevos e contornos mais grossos?... Que carta que você usa?

OI Arlindo, estão escuras porque está com pouco zoom, essas são areas onde a inclinação do barranco é mais acentuada, portanto as linhas ficam próximas quando vc tira zoom.
essa imagem que eu postei acima é do Navionics web APP, direto do site da navionics, é disponível para qualquer um, muito útil para escolher quais cartas comprar

https://webapp.navionics.com/?lang=en

eu uso a Navionics Platinum +  na Raymarine C125 e a Navionics + 3XG na Dragonfy

No aplicativo Boating HD para smartphone e tablet eu comprei as cartas south america and caribean

quando vc vai dando zoom as linhas se tornam mais visíveis

Captura%20de%20Tela%20(82).png

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, Armando Ito disse:

seria interessante comentar tbem dos Apps ....

pelo que entendi , tenho as mesmas coordenadas cartográficas ( atualizadas pelos usuários ) do mundo todo ( Navionics e Sonarchart ) .... sem necessidade de um plotter ...

acho até melhor abrir um tópico sobre o Navionics Boating HD Armando pois ele é um sistema totalmente independente embora possa ser conectado com dispositivos específicos inclusive a esse Sonar phone que igual ao Black box Wifish da Raymarine .

wi-fish-mobile.png

Compartilhar este post

Link para o post

Cap

Aproveitando o ensejo, tenho o "Carib&S.America HD" no smart dentro do prazo de inscrição e ontem lendo seu post acima instalei o "Boating HD" para ver se tinha algo diferente. O que me deixou surpreso foi o fato de ser solicitado uma outra inscrição para baixar o mesmo mapa já pago, é assim mesmo? Tem alguma diferença entre os APP´s? Pelo que vi nos créditos, até o controle de versão é o mesmo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Angelo Alves disse:

Cap

Aproveitando o ensejo, tenho o "Carib&S.America HD" no smart dentro do prazo de inscrição e ontem lendo seu post acima instalei o "Boating HD" para ver se tinha algo diferente. O que me deixou surpreso foi o fato de ser solicitado uma outra inscrição para baixar o mesmo mapa já pago, é assim mesmo? Tem alguma diferença entre os APP´s? Pelo que vi nos créditos, até o controle de versão é o mesmo.

Abraços

É  assim Captain

Estando logado no APP e com a assinatura ainda válida

menu

Screenshot_2016-03-10-22-39-00.png

setings

Screenshot_2016-03-10-22-39-07.png

restore purchases
Screenshot_2016-03-10-22-39-12.png

é a mesma coisa que vc faz quando troca de celular, eu tenho a mesma assinatura no tablet e no smartphone

abraxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem tentei restaurar, mas não rolou. Hoje fiz o mesmo e continua o problema. Vou usar o outro mesmo, pois pelo que vi são iguais, sendo que um já vem com a carta escolhida.

Obrigado 

Abraços 

Compartilhar este post

Link para o post