Entre para seguir isso  
Tiago_A

Massa - Fazendo minha própria receita

Recommended Posts

Fala pessoal,

Vou começar a fazer massa de pesca em minha casa, para uso pessoal mesmo. O foco é a Tilápia, o Pacu, Carpas, peixes de pesqueiro em geral. Vou misturar todos os ingredientes e ensacar, vai ficar igual a essas massas que o pessoal vende, chegando na beira do lago vai ser só misturar com a água.

Pesquisando os principais ingredientes que o pessoal usa me surgiu uma dúvida, quanto mais ingredientes na massa melhor? Pensando na teoria a minha resposta seria sim, pois quanto mais ingredientes, mais sabores e odores para atrair o peixe. Porém na prática a mistura ficaria estranha, misturando várias coisas diferentes e formando uma "gororoba". Gostaria de saber as opiniões de vocês, resultados e experiências...

Gostaria também de ressaltar que fazendo procuras na internet descobri que não é apenas o sabor ou o cheiro que atraí o peixe, ele também "detecta" as vitaminas e minerais que seu metabolismo precisa para então se alimentar da massa. Bom, isso foi constatado em alguns estudos feitos sobre a carpa, peixe favorito dos europeus e muito estudado pelos mesmos. O Jean da Amental Fishing também tem propriedade para falar do assunto, ele comenta sobre em palestras no youtube.

Aqui os ingredientes que pensei, todos em pó, pois como já disse vou ensacar para misturar com água na beira do lago:

-Ração de peixe moída (contém proteínas e vitaminas necessárias para o peixe)

-Farinha de Trigo (para dar liga)

-Suco de saquinho, qualquer sabor de fruta (para atrair o peixe)

-Paçoquinha (contém sal e açúcar, que fazem parte da necessidade alimentar do peixe)

-Queijo parmesão ralado (odor forte)

-Leite em pó (contém bastante cálcio)

-Nescau (contém inúmeras vitaminas e minerais)

Agradeço qualquer cooperação. Valeu galera, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A vantagem de passar a fazer a própria massa, passa-se também a promover infindáveis combinações, sempre no intuito de melhor resultado. :joia: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que a melhor forma seja mesmo tentativa e erro, ou seja, coloca um ingrediente e testa. 

Compartilhar este post

Link para o post

daTenta usar pó de alevino tbm o nível de proteína e vitaminas e altíssimo podendo chegar a 80% de proteína dependendo da marca.

Compartilhar este post

Link para o post

E tbm estou pensando em colocar vitagold, pois contém vitamina do complexo B entre outras o q acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Um palpite, ao invés de colocar paçoquinha coloca o sal e o açúcar...

É mais barato que a paçoca.. e dá pra comer a paçoca tbm.. kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Tirando a ração e a farinha, pode ensacar  que eu compro deve ser uma delícia.

Compartilhar este post

Link para o post

Para falar uma grande verdade, eu Pesco sempre com a mesma massa a anos. Se o peixe estiver ativo ele vai comer. A base é a ração P22 / P28 / P45 que é utilizada para a alimentação do peixe a sua vida toda. O que determina a ação na minha opinião é o ponto da massa e a montagem para pescar com a mesma.

Se você utilizar chumbada, anzol grande, linha grossa, empate de aço..... Isso tudo já faz as ações diminuir muito.

Lembrando, que existe no mercado massas dizendo que faz milagres..... mas é tudo ilusão.

Ir no pesqueiro dia de semana ou pesqueiro fechado é muito fácil pegar peixe......  Com o valor cobrado em um pacote de 1Kg eu faço 3Kg de massa.

Abraços;

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que testar, mas acho que dá pra dividir os ingredientes em duas receitas, uma "doce" (paçoquinha, leite em pó, nescau :huh:) para as carpas e outra "salgada" para os demais. :ok:

Para as carpas, levo a massa doce seca e misturo com a batata doce (descascada, cozida e espremida) na hora da pescaria. Nescau nunca vi, mas leite condensado em cima da coxinha para as carpas, vai bem.

Nas poucas vezes em que uso massa, também levo seca e misturo na hora com água.

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

A vantagem de passar a fazer a própria massa, passa-se também a promover infindáveis combinações, sempre no intuito de melhor resultado. :joia: 

Exatamente Bomediano! 

Vou procurar me "especializar" em massas caseiras ;)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, Alexandre Campos disse:

Acredito que a melhor forma seja mesmo tentativa e erro, ou seja, coloca um ingrediente e testa. 

Sim, sorte que tem um lago aqui perto de casa! Fica mais cômodo fazer testes kkk

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Johnatan disse:

daTenta usar pó de alevino tbm o nível de proteína e vitaminas e altíssimo podendo chegar a 80% de proteína dependendo da marca.

14 horas atrás, Johnatan disse:

E tbm estou pensando em colocar vitagold, pois contém vitamina do complexo B entre outras o q acham?

Ok, obrigado pela dica! Vou ver se acho esse pó de alevino em lojas agropecuárias aqui.

E parece ser interessante colocar o vitagold, vale a pena testar, até porque o preço é bem baixo.

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Murilo Nascimento disse:

Um palpite, ao invés de colocar paçoquinha coloca o sal e o açúcar...

É mais barato que a paçoca.. e dá pra comer a paçoca tbm.. kkk

Tem razão kkkkk

Apesar de que a paçoca tem amendoim, dessa forma não ia ter o trabalho de moer amendoim pra colocar na massa :heh:

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, JFlavio disse:

Tirando a ração e a farinha, pode ensacar  que eu compro deve ser uma delícia.

Bom saber kkkkk

Daqui a pouco vai ter produção de massa mista, para peixe e para pescador! :D

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Douglas Werneck Salce disse:

Para falar uma grande verdade, eu Pesco sempre com a mesma massa a anos. Se o peixe estiver ativo ele vai comer. A base é a ração P22 / P28 / P45 que é utilizada para a alimentação do peixe a sua vida toda. O que determina a ação na minha opinião é o ponto da massa e a montagem para pescar com a mesma.

Se você utilizar chumbada, anzol grande, linha grossa, empate de aço..... Isso tudo já faz as ações diminuir muito.

Lembrando, que existe no mercado massas dizendo que faz milagres..... mas é tudo ilusão.

Ir no pesqueiro dia de semana ou pesqueiro fechado é muito fácil pegar peixe......  Com o valor cobrado em um pacote de 1Kg eu faço 3Kg de massa.

Abraços;

Sim, quanto mais coisa exposta para o peixe pior....eu pesco só com um anzol chinú 4, direto na linha do molinete abastecido com linha 0,20mm (ultralight).

Eu não me importava muito com a massa, eu apenas fazia uma receita qualquer da internet e se pegasse peixe ok, se não ok também, eu tentava outra receita. Mas agora quero ver se consigo fazer uma massa boa, criar minha própria receita e ir aprimorando com o tempo. Quando o peixe está com fome ele acaba comendo mesmo, mas não é raro o peixe estar manhoso então acho que uma boa massa pode fazer a diferença nessas situações, até mesmo no inverno quando o peixe fica mais "devagar".

Abraços

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Korch disse:

Tem que testar, mas acho que dá pra dividir os ingredientes em duas receitas, uma "doce" (paçoquinha, leite em pó, nescau :huh:) para as carpas e outra "salgada" para os demais. :ok:

Para as carpas, levo a massa doce seca e misturo com a batata doce (descascada, cozida e espremida) na hora da pescaria. Nescau nunca vi, mas leite condensado em cima da coxinha para as carpas, vai bem.

Nas poucas vezes em que uso massa, também levo seca e misturo na hora com água.

Entendi, obrigado pela ideia de dividir a receita! Vou fazer 3 receitas então, uma doce, uma salgada e outra misturando essas duas.

Nescau não é muito comum mesmo, encontrei apenas uma receita que tinha Nescau, pensei em usar pois seguindo a lógica de que o peixe tem uma necessidade por vitaminas e sais minerais o Nescau pode dar bons resultados!

Levar a massa seca pra fazer na hora é melhor mesmo, evitamos de fazer muito e ter desperdício e também evita que a massa acabe no meio da pescaria kkk

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Tiago_A disse:

Sim, quanto mais coisa exposta para o peixe pior....eu pesco só com um anzol chinú 4, direto na linha do molinete abastecido com linha 0,20mm (ultralight).

Eu não me importava muito com a massa, eu apenas fazia uma receita qualquer da internet e se pegasse peixe ok, se não ok também, eu tentava outra receita. Mas agora quero ver se consigo fazer uma massa boa, criar minha própria receita e ir aprimorando com o tempo. Quando o peixe está com fome ele acaba comendo mesmo, mas não é raro o peixe estar manhoso então acho que uma boa massa pode fazer a diferença nessas situações, até mesmo no inverno quando o peixe fica mais "devagar".

Abraços

Vai por mim.... antes eu tbm levava um monte de tipos de massa diferente. O que manda é o ponto da massa. A massa não pode ficar com liga, ou seja a mesma deve esfarelar. E que a maioria dos pescadores fazem é ficar amassando sovando a massa. Jamais faça isso.

O que as vezes eu faço é jogar uma essência, para diversificar. (banana, mel , frutas etc )

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Tiago_A disse:

Exatamente Bomediano! 

Vou procurar me "especializar" em massas caseiras ;)

É isso aí! :joia: Muita coisa que aprendi na pesca, decorreu de inúmeras experiências e tentativas, razão pela qual, isso é perfeitamente válido! :simsim: 

Compartilhar este post

Link para o post

Gastei muito dinheiro comprando massas mirabolantes e acreditando nos tais "atrativos secretos".

Hoje, pego um punhado de ração, trituro no liquidificador e misturo com farelo de milho. Quando não dá para usar o liquidificador, pego um pouco da ração, coloco na água e deixo amolecer, tiro o excesso de água se tiver e dou o ponto com o farelo.

Não percebi se aumentaram ou não as ações, mas pelo menos, tenho economizado um dinheiro.

Já vi muita coisa. Gente misturando linguiça, misturando sangue ao invés de água, triturando fígado de boi, miúdo de galinha etc.

O jeito é ir testando e achar a sua própria receita! :D

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Don Yamada disse:

Gastei muito dinheiro comprando massas mirabolantes e acreditando nos tais "atrativos secretos".

Hoje, pego um punhado de ração, trituro no liquidificador e misturo com farelo de milho. Quando não dá para usar o liquidificador, pego um pouco da ração, coloco na água e deixo amolecer, tiro o excesso de água se tiver e dou o ponto com o farelo.

Não percebi se aumentaram ou não as ações, mas pelo menos, tenho economizado um dinheiro.

Já vi muita coisa. Gente misturando linguiça, misturando sangue ao invés de água, triturando fígado de boi, miúdo de galinha etc.

Exatamente, financeiramente falando é muito melhor achar sua receita, do que pagar 15 conto em meio quilo de massa.

Abraço;

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/05/2016 at 20:54, Tiago_A disse:

Fala pessoal,

Vou começar a fazer massa de pesca em minha casa, para uso pessoal mesmo. O foco é a Tilápia, o Pacu, Carpas, peixes de pesqueiro em geral. Vou misturar todos os ingredientes e ensacar, vai ficar igual a essas massas que o pessoal vende, chegando na beira do lago vai ser só misturar com a água.

Pesquisando os principais ingredientes que o pessoal usa me surgiu uma dúvida, quanto mais ingredientes na massa melhor? Pensando na teoria a minha resposta seria sim, pois quanto mais ingredientes, mais sabores e odores para atrair o peixe. Porém na prática a mistura ficaria estranha, misturando várias coisas diferentes e formando uma "gororoba". Gostaria de saber as opiniões de vocês, resultados e experiências...

Gostaria também de ressaltar que fazendo procuras na internet descobri que não é apenas o sabor ou o cheiro que atraí o peixe, ele também "detecta" as vitaminas e minerais que seu metabolismo precisa para então se alimentar da massa. Bom, isso foi constatado em alguns estudos feitos sobre a carpa, peixe favorito dos europeus e muito estudado pelos mesmos. O Jean da Amental Fishing também tem propriedade para falar do assunto, ele comenta sobre em palestras no youtube.

Aqui os ingredientes que pensei, todos em pó, pois como já disse vou ensacar para misturar com água na beira do lago:

-Ração de peixe moída (contém proteínas e vitaminas necessárias para o peixe)

-Farinha de Trigo (para dar liga)

-Suco de saquinho, qualquer sabor de fruta (para atrair o peixe)

-Paçoquinha (contém sal e açúcar, que fazem parte da necessidade alimentar do peixe)

-Queijo parmesão ralado (odor forte)

-Leite em pó (contém bastante cálcio)

-Nescau (contém inúmeras vitaminas e minerais)

Agradeço qualquer cooperação. Valeu galera, abraços.

Em 10/05/2016 at 09:04, Douglas Werneck Salce disse:

Exatamente, financeiramente falando é muito melhor achar sua receita, do que pagar 15 conto em meio quilo de massa.

Abraço;

Como você faz para moer a ração de peixe? Você já achou para vender moída?

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Malkovit disse:

Como você faz para moer a ração de peixe? Você já achou para vender moída?

Ração moída eu nunca vi, mas é só pegar um punhado de ração e colocar para bater no liquidificador, na primeira vez pode assustar porque a ração é dura então faz um baita barulho.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, Tiago_A disse:

Ração moída eu nunca vi, mas é só pegar um punhado de ração e colocar para bater no liquidificador, na primeira vez pode assustar porque a ração é dura então faz um baita barulho.

Já vende moida. Nomes Amicil , P22, P28, P45, Biotruta.  Essas são as principais. Na DMFishing vende no site. Porém o frete as vezes não vale a pena.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 09/05/2016 at 20:56, Don Yamada disse:

Acho que nós mesmos devemos descobrir "atrativos secretos" para nossas massas caseiras! E para descobrir só testando mesmo kkk

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde amigos,

Dando continuidade a criação da receita vou seguir a ideia do Korch e criar duas receitas, uma doce e outra salgada, valeu pela dica Korch!

Após algumas pesquisas encontrei informações importantes! Há casos de massas especiais que fazem uso da farinha de trigo, no meu caso como o objetivo é a dissolução da massa na água vou dispensar o uso do trigo. Com a eliminação do trigo a massa perderá consistência, para compensar vou usar farinha de mandioca. E para que a massa se dissolva bem na água o uso da farinha de milho é importante.

Resumindo: vou retirar o trigo e adicionar farinha de mandioca e farinha de milho, para ver se a massa ficará mais parecida com as industrializadas.

Outra informação, dessa vez obtida na palestra do Jean da Amental Fishing na Feipesca 2016. Para aumentar as capturas o peixe deve ser atraído para a isca, para isso o peixe deve sentir o "cheiro" da isca de longe e nada melhor que o óleo para transportar odores em meio aquático, pois o mesmo não se dissolve na água. A partir dessa informação, no lugar da paçoquinha vou colocar amendoim moído em ambas as massas, pois ele é um alimento rico em lipídios. Assim eu aproveito para comer a paçoquinhas, seguindo a dica do Murilo Nascimento:assobiando:

Quero deixar bem claro que todas essas informações eu encontrei na internet! Não sendo de minha responsabilidade a veridicidade das mesmas, cabe a mim e a vocês testarem e comprovarem!

• Aqui vai as duas Receitas:

MASSA SALGADA PARA PESCA

- Ração de Peixe Moída.............................3 xícaras

- Pó de alevino...........................................1 xícara (Pode substituir por ração triturada com ALTO índice de proteína, Ex: p40 ou p55)

- Farinha de Milho......................................1 xícara

- Leite em pó..............................................4 colheres de sopa

- Amendoim Torrado moído.......................100 g

- Queijo Parmesão em pó...........................100 g

- Nescau......................................................4 colheres de sopa

- Sal.............................................................2 colheres de sopa

MASSA DOCE PARA PESCA

- Ração de Peixe Moída..............................3 xícaras

- Farinha de Mandioca................................1 xícara

- Farinha de Milho.......................................1 xícara

- Leite em pó................................................4 colheres de sopa

- Amendoim Torrado moído........................100 g

- Suco em pó sabor Morango.....................2 saquinhos

- Nescau......................................................4 colheres de sopa

- Chá de Erva Doce.....................................2 sachês

- Canela em pó.............................................2 colheres de sopa

•  Aqui a dica sobre as farinhas:

• Aqui a palestra do Jean da Amental Fishing:

https://www.youtube.com/watch?v=SKSyItCcWto

É isso, até mais!

Compartilhar este post

Link para o post