Entre para seguir isso  
andremprs

Cai de paraquedas no Fly e preciso que me ajudem :D

Recommended Posts

Boa tarde pessoal...

Seguinte ganhei em uma promoção um conjunto de Fly, só falta a vara. Nunca pesquei e não entendo muito, entendo só pelo que vi em fóruns, sites e vídeos.

- A carretilha que ganhei é uma #3-5, e a linha uma WF4F, tenho uma linha de leader e umas loop connector, que não faço ideia pra que serve essa última.

- Me interessei nessa vara: https://www.lojapescaalternativa.com.br/vara/vara-fly/vara-energy-fly-da-albatroz-fishing.html, pelo fato dela ser uma 8'6", mas se tiver uma mais barata vou ficar bem mais feliz haha.

- Pretendo pescar em rio desembarcado. Aqui sai uns pampos pequenos, sardinhas e robalos (meus preferidos que já pesco com bait), de no máximo uns 3Kg e olhe la, mais comum são de 1Kg - 1,5Kg.

- Minha principal dúvida mesmo é sobre essa tal loop connector, e sobre uma vara de um tamanho bom e barata.

Segue foto do equipamento

FOTO EQUIPAMENTO FLY

Abraços pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que é WF4W? Não é WF4F ou WF4S?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde André, o loop connector é para você colocar na linha de fly e conectar com o leader através de um nó tipo loop. Serve para facilitar a troca do leader. Na foto abaixo a linha grossa vermelha é a sua linha de fly, a azul é o loop connector e a linha mais fina é o leader. A segunda foto é como você coloca o loop connecor na linha de fly.

A vara acho que está de acordo com a linha e carretilha.

Pelo que eu vi tá faltando uma linha de backing, que é alinha que vai por baixo da linha de fly. Se não tiver vai precisar comprar também.

fishing-knot-loop-to-loop.jpg

Z21435255635.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Mauricio. disse:

Tem certeza que é WF4W? Não é WF4F ou WF4S?

O correto é Wf4F mesmo, escrevi errado, mas já editei ali :D obg

1 hora atrás, Kiko Caporrino disse:

Boa tarde André, o loop connector é para você colocar na linha de fly e conectar com o leader através de um nó tipo loop. Serve para facilitar a troca do leader. Na foto abaixo a linha grossa vermelha é a sua linha de fly, a azul é o loop connector e a linha mais fina é o leader. A segunda foto é como você coloca o loop connecor na linha de fly.

A vara acho que está de acordo com a linha e carretilha.

Pelo que eu vi tá faltando uma linha de backing, que é alinha que vai por baixo da linha de fly. Se não tiver vai precisar comprar também.

Entendi, mas minha linha de Fly em uma das pontas já tem o loop.

Sobre a linha de backing, posso utilizar uma linha de nylon ou tem que ser uma especifica mesmo?

- Outra dúvida: Pra amarrar a isca no leader, qual nó utilizo?

Compartilhar este post

Link para o post
31 minutos atrás, andremprs disse:

O correto é Wf4F mesmo, escrevi errado, mas já editei ali :D obg

Entendi, mas minha linha de Fly em uma das pontas já tem o loop.

Sobre a linha de backing, posso utilizar uma linha de nylon ou tem que ser uma especifica mesmo?

- Outra dúvida: Pra amarrar a isca no leader, qual nó utilizo?

Até pode usar nylon mas vale a pena usar um backing específico. Não é tá caro.

Dá uma olhada nesse anúncio (custa R$ 29,90): http://www.lojafsb.com.br/linha-reserva-backing-scientific-anglers.~1437~15~3~linhas.~lider-conico,-tippet-e-backing

Se já tem o loop na linha não prcisa usar o loop connector. Para emendar o backing na linha de fly usa o nó de prego.

O nó pode usar o que já está acostumado.

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Kiko Caporrino disse:

Até pode usar nylon mas vale a pena usar um backing específico. Não é tá caro.

Dá uma olhada nesse anúncio (custa R$ 29,90): http://www.lojafsb.com.br/linha-reserva-backing-scientific-anglers.~1437~15~3~linhas.~lider-conico,-tippet-e-backing

Se já tem o loop na linha não prcisa usar o loop connector. Para emendar o backing na linha de fly usa o nó de prego.

O nó pode usar o que já está acostumado.

Qual a diferença dessas linhas de backing pra linha normal de fly e pra linha de nylon?

Qual a característica delas?

Compartilhar este post

Link para o post

André a linha de fly é lisa e é ela que é arremessada levando o leader e a isca.

O backing geralmente é de dacron que parece uma linha multifilamento e serve como linha reserva pois tem por volta de 100m. A linha de fly tem por volta de 30m e dependendo do peixe toma a linha toda em uma briga.

O nylon até pode ser usado mas não é muito comum.

Tem um livro muito bom que serve tanto para iniciantes como para os mais experientes que explica tudo muito bem.

Mas só um aviso: o fly vicia!!!!   kkkkk

pescando-com-mosca-_-capa.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Curtidos os post do Gde Caporrino, endosso a indicação de leitura das únicas  02 Gdes Obras Nacionais referentes: Aceleram infinitamente o aprendizado !

O último, ainda que voltado a região específica, trás fartas dicas gerais a adotarmos em diferentes  situações e lugares. Ambas Obras são imperdíveis aos apreciadores do "Fly" ou da Pesca! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 04/06/2016 at 11:22, Ilza Gonçalves disse:

Curtidos os post do Gde Caporrino, endosso a indicação de leitura das únicas  02 Gdes Obras Nacionais referentes: Aceleram infinitamente o aprendizado !

O último, ainda que voltado a região específica, trás fartas dicas gerais a adotarmos em diferentes  situações e lugares. Ambas Obras são imperdíveis aos apreciadores do "Fly" ou da Pesca! 

Ilza agradeço pelo elogio..... mas ainda estou aprendendo e esse livro tem sido de grande utilidade. Além do mais tudo que aprendemos acredito que devemos repassar para que cada vez mais pessoas possam fazer parte desse mundo fascinante que é o Fly.

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Kiko Caporrino disse:

Ilza agradeço pelo elogio..... mas ainda estou aprendendo e esse livro tem sido de grande utilidade. Além do mais tudo que aprendemos acredito que devemos repassar para que cada vez mais pessoas possam fazer parte desse mundo fascinante que é o Fly.

Amém, Kiko. 

O pleno  prazer jamais se obtém isolado; apenas  compartilhado ! :joia:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎01‎/‎06‎/‎2016 at 17:25, andremprs disse:

Outra dúvida: Pra amarrar a isca no leader, qual nó utilizo?

Usar um backing com linha de Nylon pode ferir sua mão no momento da corrida de um peixe maior. Esse é um dos principais motivos de usarmos linha apropriada. Raras vezes capturei um peixe que levasse toda a linha de Fly e nesse caso sobra o backing que estará em sua mão. Se usar Nylon vai se cortar.

Na ponta do líder colocamos o tippet e o tippet será atado a isca ou mosca. Tenho como preferência usar um nó único (Uni Knot).

Use um de sua preferência, pois certamente será mais bem feito pelo fato de já estar acostumado a usar e dedique algum tempo para aprender outros. Uso sempre esse nó e não me preocupo.

Para unir loop to loop faço uso de uma alça chamada Perfection Loop.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, muito obrigado pelas respostas, estive um pouco atarefado no serviço e não tive mais tempo de entrar no fórum, desculpem a demora.

Bom, todas as minhas dúvidas tiradas, mas de nada adianta tudo isso se não tenho o equipamento completo hehe

To pensando em comprar uma dessas duas varas:

Vara Energy Fly Albatroz Fishing - 8'6" #4/5 R$410,00: https://www.lojapescaalternativa.com.br/vara/vara-fly/vara-energy-fly-da-albatroz-fishing.html

Vara Artemis Fly -R$300,00 7'5" #4 R$Albatroz Fishing: https://www.lojapescaalternativa.com.br/vara/vara-fly/vara-artemis-fly-albatroz.html

Vale a pena gastar mais R$100,00 e pegar essa Energy?

Essa 1 polegada a mais faz diferença pra melhor?

Foi as mais baratas que encontrei, se tiverem mais em conta que me aconselhem, por favor...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 15/06/2016 at 00:54, andremprs disse:

Galera, muito obrigado pelas respostas, estive um pouco atarefado no serviço e não tive mais tempo de entrar no fórum, desculpem a demora.

Bom, todas as minhas dúvidas tiradas, mas de nada adianta tudo isso se não tenho o equipamento completo hehe

To pensando em comprar uma dessas duas varas:

Vara Energy Fly Albatroz Fishing - 8'6" #4/5 R$410,00: https://www.lojapescaalternativa.com.br/vara/vara-fly/vara-energy-fly-da-albatroz-fishing.html

Vara Artemis Fly -R$300,00 7'5" #4 R$Albatroz Fishing: https://www.lojapescaalternativa.com.br/vara/vara-fly/vara-artemis-fly-albatroz.html

Vale a pena gastar mais R$100,00 e pegar essa Energy?

Essa 1 polegada a mais faz diferença pra melhor?

Foi as mais baratas que encontrei, se tiverem mais em conta que me aconselhem, por favor...

Boas.

Faz muito tempo que não posto nada, então aqui vai...

Prefiro essa:

http://www.lojafsb.com.br/vara-de-fly-marca-fsb-modelo-rpd-rapida.-o-melhor-custo-beneficios+qualidade-do-brasil.~1772~182~1~varas.~fly-shop-brasil.

Tem garantia e peças de reposição no Brasil.

http://www.lojafsb.com.br/peca-de-reposicao-varas-fsb.~1773~182~1~varas.~fly-shop-brasil.

Abraço.

Evaldo

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, EvaldoMS disse:

Boas.

Faz muito tempo que não posto nada, então aqui vai...

Prefiro essa:

http://www.lojafsb.com.br/vara-de-fly-marca-fsb-modelo-rpd-rapida.-o-melhor-custo-beneficios+qualidade-do-brasil.~1772~182~1~varas.~fly-shop-brasil.

Tem garantia e peças de reposição no Brasil.

http://www.lojafsb.com.br/peca-de-reposicao-varas-fsb.~1773~182~1~varas.~fly-shop-brasil.

Abraço.

Evaldo

Obrigado amigo, porém me conjunto é #4, e essa vara é #5 :/

Compartilhar este post

Link para o post

Gde Mestre Evaldo

Antes, a Comunidade agradece teu retorno, com a habitual solicitude e ponderação:iCo01:. À propósito:  Pelo tto que li a respeito da Vara, pareces ter feito excelente indicação! 

Que voltes mais vezes agraciar-nos com tuas participações! Felicidades junto ao filhote e família! 

Andremprs,

Contrariamente ao que, acima, respondes  ao Mestre : não tens um CJ #4; mas "apenas" uma LINHA #4 :  

Em 01/06/2016 at 12:48, andremprs disse:

"...tendo muito, entendo só pelo que vi em fóruns, sites e vídeos.

- A carretilha ...é uma #3-5, e a linha uma WF4F,..."

(grifo meu)

Tens todo o direito de montar o resto do cj, tomando a linha #4 como parâmetro. Mas só uma dica de uma "duranga", ainda engatinhando em tudo, especialmente na aquisição de materiais: Aprendi que é comum se ter, p/ uma mesma vara, diversas linhas de shapes e até de numeração, variando em 01 pto acima ou até abaixo, cf contexto e alterações que se pode fazer manualmente nas ppias ( ex. uma linha nº acima wff ; com ou sem cortarmos pedaço da cabeça de linha..., não é incomum  vermos por aí) . 

Então, respeitosamente, julgo no mínimo um equívoco de principiante ( não pense que não cometi ou que ainda não cometa os meus...hehe)  montar um cj baseado na linha que se possui . Seria tvz supervalorizá-la além do merecido. Nem mesmo  tvz, se fosse uma super linha, de CJ em numeração e tudo mais que a tornasse um tto polivalente ( outra coisa difícil , em modalidade tão técnica , com tantas variações de materiais voltadas a diferentes contextos. E se falarmos em polivalência, ou mesmo na pesca que tens em mente, e outras que podem lhe surgir,  humildemente penso que não focaríamos a numeração  #4) .

Considere ainda que as linhas que acompanham os Combos mais simples geralmente são trocadas pelos adquirentes, como condição de conseguirem continuar aprendendo com gde Up no aproveitamento, invés de desistirem. Logo, não costumam ser boas linhas...

Talvez lhe surjam outras opções de varas em numeração acima, ou mesmo na #4 que pretendes. Mas considerar com outros olhos, e sobretudo com carinho, as palavras e gesto de atenção do gde mestre Evaldo, já será um gde passo. 

Votos de feliz aquisição, vivências e relatos  referentes!     

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/06/2016 at 22:16, Ilza Gonçalves disse:

Gde Mestre Evaldo

Antes, a Comunidade agradece teu retorno, com a habitual solicitude e ponderação:iCo01:. À propósito:  Pelo tto que li a respeito da Vara, pareces ter feito excelente indicação! 

Que voltes mais vezes agraciar-nos com tuas participações! Felicidades junto ao filhote e família! 

Andremprs,

Contrariamente ao que, acima, respondes  ao Mestre : não tens um CJ #4; mas "apenas" uma LINHA #4 :  

(grifo meu)

Tens todo o direito de montar o resto do cj, tomando a linha #4 como parâmetro. Mas só uma dica de uma "duranga", ainda engatinhando em tudo, especialmente na aquisição de materiais: Aprendi que é comum se ter, p/ uma mesma vara, diversas linhas de shapes e até de numeração, variando em 01 pto acima ou até abaixo, cf contexto e alterações que se pode fazer manualmente nas ppias ( ex. uma linha nº acima wff ; com ou sem cortarmos pedaço da cabeça de linha..., não é incomum  vermos por aí) . 

Então, respeitosamente, julgo no mínimo um equívoco de principiante ( não pense que não cometi ou que ainda não cometa os meus...hehe)  montar um cj baseado na linha que se possui . Seria tvz supervalorizá-la além do merecido. Nem mesmo  tvz, se fosse uma super linha, de CJ em numeração e tudo mais que a tornasse um tto polivalente ( outra coisa difícil , em modalidade tão técnica , com tantas variações de materiais voltadas a diferentes contextos. E se falarmos em polivalência, ou mesmo na pesca que tens em mente, e outras que podem lhe surgir,  humildemente penso que não focaríamos a numeração  #4) .

Considere ainda que as linhas que acompanham os Combos mais simples geralmente são trocadas pelos adquirentes, como condição de conseguirem continuar aprendendo com gde Up no aproveitamento, invés de desistirem. Logo, não costumam ser boas linhas...

Talvez lhe surjam outras opções de varas em numeração acima, ou mesmo na #4 que pretendes. Mas considerar com outros olhos, e sobretudo com carinho, as palavras e gesto de atenção do gde mestre Evaldo, já será um gde passo. 

Votos de feliz aquisição, vivências e relatos  referentes!     

As vezes ter uma linguagem tão formal em um texto que não pede esta tal formalidade acaba atrapalhando completamente o entendimento do mesmo.

E eu sei que meu equipamento não é melhor, sei que é o mais simples, mas como foi dito por mim mesmo, cai de paraquedas porque ganhei em um promoção, então de maneira alguma eu tenho a intenção de investir em qualquer equipamento que não seja na vara, mais em conta possível, pois apenas quero conhecer esta técnica de pesca, e claro, que tudo que a gente inicia tem que ser com pequenos passos, caso eu goste desta maneira de pesca ai sim invisto em um equipamento de melhor qualidade.

Mas obrigado mesmo assim pela boa vontade

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/06/2016 at 22:16, Ilza Gonçalves disse:

Gde Mestre Evaldo

Grande Profª Ilza.

Alegria toda minha em reencotrá-la.

Li seu post no tópico do Raphael pescando com fly. Sempre muito gentis e incentivadoras suas palavras.

Ando meio sem tempo e paciência para responder tópicos em forum, principalmente paciência.

Quando respondo são geralmente breves. Não é o caso deste post, que merece grande atenção de minha parte.

Mas estou sempre lendo os tópicos sobre Flyfishing por aqui e no MDR.

Muito obrigado por suas gentilezas.

Grande abraço extensivo ao marido, escravo, pitaqueiro, incentivador, ajudante, etc...

Evaldo

Compartilhar este post

Link para o post
Em 23/06/2016 at 16:52, andremprs disse:

As vezes ter uma linguagem tão formal em um texto que não pede esta tal formalidade acaba atrapalhando completamente o entendimento do mesmo.

E eu sei que meu equipamento não é melhor, sei que é o mais simples, mas como foi dito por mim mesmo, cai de paraquedas porque ganhei em um promoção, então de maneira alguma eu tenho a intenção de investir em qualquer equipamento que não seja na vara, mais em conta possível, pois apenas quero conhecer esta técnica de pesca, e claro, que tudo que a gente inicia tem que ser com pequenos passos, caso eu goste desta maneira de pesca ai sim invisto em um equipamento de melhor qualidade.

Mas obrigado mesmo assim pela boa vontade

Opa!

Minhas maiores alegrias , no fly, se deram c o mais simples de meus poucos cjs., adquirido bem usadinho. Mas principalmente qdo troquei de linha, seguindo pesquisas feitas nos fóruns. Ficando até semestre s praticar, e às vezes ainda apanhando nuns casteios, demorei a perceber a diferença no prazer de castear uma vara e linha de melhores qualidades. Mas concordo que isto possa ser secundário.

A motivação principal é reiterar que mtas vezes o iniciante desiste, pensando não adaptar-se; qdo na verdade o material está desequilibrado ou com linha  péssima  ou não compatível com as iscas/ pesca específica pretendida. Tentar facilitar a outros colegas algumas das emoções vividas, no bailado com as linhas ao ar, é parte do prazer. 

Linguagem formal : Tenho + de 01 motivo para , na maioria das vezes, adotá-la. Tento melhorar , a cada dia, as dificuldades inerentes; já me desculpando  pelo longo caminho a percorrer neste campo.

Boas aventuras! 

Compartilhar este post

Link para o post

Gde, Evaldo.

De tudo que escreveste, desde o hilário adjetivo primeiro; de correto apenas o de incentivadora. E o que a muitos parece  gentileza minha, não passa de merecido reconhecimento e gratidão.

Gde abç extensivo ao Rafinha e família,

Ilza e Edu.

Compartilhar este post

Link para o post