Entre para seguir isso  
Ale Silva

Dúvidas carretilha

Recommended Posts

Bom comecei a pescar a pouco tempo e  vou iniciar pesca com carretilha ja dei uma pesquisada e vi que é bem diferente do molinete (o qual uso) , gostaria de saber o que seria a capacidade de arrasto?

Deem tambem sujestoes de carretilhas simples e baratas para iniciar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ale, você não vai mais querer saber de molinetes,kkkk! Embora, se for usar iscas muito leves, eles são indispensáveis!

Capacidade de arrasto é o que se chama Drag, muitas carretilhas vão trazer esta informação, geralmente em libras ou quilos.

O Drag é o sistema de força que a carretilha consegue fazer ou suportar sem estourar a linha, resumindo, vai uma explicação:

- O freio consiste em uma estrela onde se consegue oferecer mais resistência e aliviar o carretel.
- Essa estrela encaixa no eixo da peça, mas antes vem uma sequencia de peças, que à medida que for apertada ela vai pressionar um "tamborzinho". O círculo da carretilha é o freio.
- Hoje, as carretilhas de perfil baixo variam a potência do freio entre 8, 10 e 12 libras, que é uma resistência muito interessante. Quanto maior o for o drag maior é a resistência na hora da briga com o peixe. Quanto maior o peixe, mais forte deve ser o drag.
- Para regular o freio, destrave a carretilha e aperte toda a estrela, a ponto do carretel nem se mover, então vá soltando um pouquinho e vá puxando com a mão para ver o ponto certo.
- Se deixar muito apertado, pode estourar a linha e danificar outros componentes do equipamento. Não deixe toda a fricção apertada, deve ter um espaço para o peixe tomar linha.
- Em algumas situações o drag deve ficar mais fechado, principalmente quando o peixe fica perto das estruturas, que pode comprometer a linha e a vara. Depois que você conseguir tirar ele, pode aliviar a fricção para você brigar com ele do seu jeito.

Alguns modelos: Elite 300, Lubina Gts, Brisa Gto, Maruri - Mais vai depender do que pode gastar, tem a Daiwa que gosto muito, depende do que gastar e o que vai pescar e muito importante é ter uma vara que dê certo com seu equipamento e que seja para carretilha, pois as de molinete não funcionam bem com as carretas.

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Ale Silva disse:

Bom comecei a pescar a pouco tempo e  vou iniciar pesca com carretilha ja dei uma pesquisada e vi que é bem diferente do molinete (o qual uso) , gostaria de saber o que seria a capacidade de arrasto?

Deem também sugestões de carretilhas simples e baratas para iniciar.

Hoje com as informações que temos, com a facilidade da internet eu tenho certeza que você vai começar com um material bem mais adequado do eu comecei. Carretilhas de perfil baixo com menos peso que você puder comprar (isso faz diferença sim) que caiba cerca de 100 metros de linha 030, de preferência que tenha duplo sistema de freios (magnético e centrifugo) e com DRAG (capacidade de arrastro) de mais de 4 quilos. A linha seria interessante começar com uma multifilamento 4 fios de preferencia de cor cinza (desbota menos, depois de um ano parece nova) com bitola entre 025 e 028, se for usar linha fina pode fazer uma cama no carretel com uma nylon velha para evitar desperdício, não tem sentido colocar 140 metros de linha se pra pesca tucunaré é traíra não vai sair mais de 50 metros do carretel (coloco uns 70 por segurança), atado a um líder de fluorocarbono (pode ser nylon sim) 040 por um no bem simples, depois você faz aqueles mais complicados.

Albright

15966121_364546570577122_158790592701939

Na ponta do líder prenda a um snap pra você trocar as iscas artificiais ou anzóis com facilidade. Antes eu amarrava direto no snap até ver como o pessoal faz no Fly, agora estou usando um nó tipo laço, se quiser trocar a vara não precisa cortar próximo snap, é só tirar e recolocar quando quiser. Antes usava o nó loop perfeito, mas meu tio que é Bombeiro Militar me ensinou um mais simples e muito eficiente, o nó 8.

15873322_364546600577119_408039860093086

Quanto a vara, a boa e velha varinha de 5.6 pes (1.68m) pra linhas de 8-16 libras de carbono tubular ou carbono sólido (fibra de vidro não) de ação média ou media rápida que arremesse iscas entre 7 e 22 gramas fecha o conjunto. Se for utilizar em um pesque pague pra arremessar cevadeiras ou boias de arremesso ai uma vara maior (acima de 6 peś) e que suporte mais peso arremesso se faz necessário.

Depois  quando você tiver antigo no negócio vai ficar fresco e querer um varinha assim de 6 libras

15826465_363032440728535_444211813682809

Mas aí já outra estória, rsss abraço e sucesso nas pescarias.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Ale Silva, bom para quem gosta é excelente para quem pesca.

O arremesso na carretilha tem uma diferença é o dedo polegar se torna um freio suave na hora do arremesso.

Tanto o conjunto médio como um conjunto de carretilha é a ponta da vara que solta a energia para um arremesso sem  Hairy isto muitos fica com raiva, deste que é o próprio pescador arremessou errado.

Eu aconselho ter um amigo que já sabe arremessar corretamente  para não ter vícios errados procura e vai praticar para ter habilidade vai enfrente.

Eu iniciei com carretilha com 16 anos aprendi e sempre aprendendo agora é muito fácil de arremessa com um conjunto de vara e carretilha e é muito prazeroso.     

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Alexandre Fishing disse:

Nó de sangue

15966121_364546570577122_158790592701939

esse  é o albright ....  nó de sangue é outro ... e se usa pra unir 2 monos ...

Compartilhar este post

Link para o post

todos meus equipamentos tem no mínimo 150 mts de linha ...

Compartilhar este post

Link para o post
45 minutos atrás, Armando Ito disse:

esse  é o albright ....  nó de sangue é outro ... e se usa pra unir 2 monos ...

Correto, me confundi na hora que upei a imagem, mas a intenção era mostrar o Albright mesmo, atualmente uso o SF.

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Armando Ito disse:

todos meus equipamentos tem no mínimo 150 mts de linha ...

Ai muda de acordo com a necessidade mesmo, por qui pesco tucunarés, trairas trairões, cachorras, bicudas, quando vou tirar a linha pra trocar da pra ver pela cor que metade dela nunca saíram do carretel.

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Alexandre Fishing disse:

Ai muda de acordo com a necessidade mesmo, por qui pesco tucunarés, trairas trairões, cachorras, bicudas, quando vou tirar a linha pra trocar da pra ver pela cor que metade dela nunca saíram do carretel.

é só inverter de lado ... melhor que ficar cortando em 2 de 75 ...

se vc perde um bom pedaço em algum enrosco .... o que faz ? ... descarta ? ... emenda ? ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Armando Ito disse:

se vc perde um bom pedaço em algum enrosco .... o que faz ? ... descarta ? ... emenda ? ...

Ja fiz assim tambem, atualmente faço uma cama fixa de monofilamento na quantidade qua caiba cerca de 70 metros (duas enchidas com um carretel de 150) da linha multi que vou usar, compro carretel de 300. Nunca perdi linha no enrosco, geralmente quando o tucunaré se enfia na galhada arrebenta ou no snap ou nó da linha, so nao deixo de levar o lider de reserva. Mas a sua forma de usar é valida, fiz isso por um bom tempo. De tempos em tempos tento sair do obvio e experimentar outras maneiras.

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Armando Ito disse:

Nesse caso prefiro emendar pra ter o carretel sempre cheio.

Compartilhar este post

Link para o post

vc sim ... quem inicia , a coisa mais normal é perder linha por cabeleira/enrosco/estourão ...

então ..... sempre aconselho a iniciar na mono ...

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, Armando Ito disse:

vc sim ... quem inicia , a coisa mais normal é perder linha por cabeleira/enrosco/estourão ...

então ..... sempre aconselho a iniciar na mono ...

Ok, ponto pro monofilamento, quando se sentir mais a vontade passa pra mult.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, pela ajuda gente, fico informado ate de coisas que nao conhecia hehe. Então a carretilha que estou querendo é uma que possa atender tanto na pesca de traíras em lagos pequenos, como em uma cevadeira em pesqueiros.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá turma de pescarias!!! Por um bom tempo aprendi a arremessar com carretilhas de perfil baixo, mas recentemente adquiri uma carretilha de perfil alto (Yumoshi PCA300) abastecido com linha 0,50mm monofilamento montado numa vara de 2,70m de ação média/rápida. Tudo regulado para arremesso, mas quando arremesso quando a linha vai tocar a água já tá formada a cabeleira. Retirei a linha toda e voltei a rebobinar com mais tensão, mas mesmo assim uma hora ou outra volta a cabeleira. O que eu possa estar fazendo errado?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Edmilson, normalmente as carretilhas de perfil alto tem menos recursos que as perfil baixo (freios magnéticos ou centrífugos são raridade), assim para arremessar essas carretilhas (se vc tem pouca prática) vc deve usar o freio mecânico um pouco mais apertado, até vc aprender a usar o dedão como freio auxiliar.

Compartilhar este post

Link para o post