Ir para conteúdo

Vara para traira e tucunaré

pescadorilha

Recommended Posts

Olá, pessoal.

A algum tempo venho pensando em formar um conjunto de pesca. Pesquisei bastante e escolhi uma carretilha, modelo Black Widow da MS.

A intenção desse post é escolher o modelo e o tamanho da vara apropriada para essa carretilha, considerando que:

Os peixes que pretendo pescar são traíras tucunarés, robalos e outros predadores; A pesca é desembarcada em lagoas, rios, etc; o tamanho desses peixes deve oscilar entre 0,5 kg e 4kg; dentre as iscas artificiais que uso com molinete, gosto dos spiners da MS, gostaria de usar essas iscas leves também; o valor máximo que pretendo investir nessa vara é R$ 400,00.

Em minhas pesquisas eu consegui reduzir as opções, a saber:

Venator SE
Lubina LU (vermelha)
Liger 
Intergreen Green Bass 

Dentre esses modelos, qual o melhor? E qual o tamanho mais apropriado, 5'6, 6'0 ou 6'6?

Estou tendente a optar pela venator, mas não sei se 12 ou 17 libras, nem se 5'6 ou 6'6'. O que acham? Quais as desvantagens da 6'6? 

Consigo arremesse iscas como Frog (14g) com uma Venator, 6'6, 12 libras?

Conto com o auxílio dos senhores.

Desde já, agradeco.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai fica fácil, Carretilha Black Widow com vara Venator vai ficar um conjunto bacana (embora todas as outras opções são boas), como vai pescar desembarcado, 6 pés tá de bom tamanho (mais isso é pessoal), vara de 12 libras pra traíras só se for em local sem estruturas, entre 14 e 17 libras seria mais prudente. 

Link para o comentário

5 horas atrás, Alexandre Fishing disse:

Ai fica fácil, Carretilha Black Widow com vara Venator vai ficar um conjunto bacana (embora todas as outras opções são boas), como vai pescar desembarcado, 6 pés tá de bom tamanho (mais isso é pessoal), vara de 12 libras pra traíras só se for em local sem estruturas, entre 14 e 17 libras seria mais prudente. 

Valeu, Alexandre.

Cara, mesmo sem ter nenhuma experiência em pesca com carretilha, imaginei que a venator, 6'6, por ser bem leve e grande, facilitaria o lançamento de iscas leves. As pescarias aqui costumam resultar em peixes pequenos, no máximo 1 a 1,5 kg, mas nem sempre em local limpo.

Agora tô considerando a venator 17 lbs, mas fica a dúvida: ela não acarretaria um efeito "rebocador" em peixes com o tamanho supracitado? Digo, haveria esportividade?

Cara, e a Liger, 5'6, 15 lbs, valeria R$ 400,00 ou a Venator é investimento melhor?

Obrigado

Link para o comentário

No caso específico da traíra em raseiros, locais com muita alga, a esportividade fica em segundo plano, tem que rebocar mesmo. Por essa razão tenho pescado mais tucunarés do que traíras, a arrancada de um tucuninha de 2 quilos é brutal. Se preferir uma vara de 6.6 não tem problema, qualquer uma das marcas citadas são varas muito bem recomendadas. Logo o pessoal que pesca as trairas com frog e franguinho văo te dar um mão pra escolher a vara ideal :ok:.

Link para o comentário

8 horas atrás, Alexandre Fishing disse:

Compartilho com o amigo.

Link para o comentário

Obrigado, Alexandre e JFlavio.

Considerando que opte pela Venator,1,83m, 17 LBS, o trabalho de iscas pequenas, como os spiners MS (aqueles pequenos, 5g) estaria prejudicado?

Por isso pensava nos modelos 12 LBS, por ser mais leves e maiores, na minha cabeça facilitaria o arremesso e o trabalho. Isso procede?

Valeu, galera. 

Link para o comentário

1 hora atrás, pescadorilha disse:

Obrigado, Alexandre e JFlavio.

Considerando que opte pela Venator,1,83m, 17 LBS, o trabalho de iscas pequenas, como os spiners MS (aqueles pequenos, 5g) estaria prejudicado?

Por isso pensava nos modelos 12 LBS, por ser mais leves e maiores, na minha cabeça facilitaria o arremesso e o trabalho. Isso procede?

Valeu, galera. 

Realmente, se for pra iscas de 5 gramas complica, mas pense por outro lado, se 17 é muito, 12 é pouco, 14 libras ficaria numa média boa, caso contrário você teria que se limitar a iscas de até 10 gramas.

Link para o comentário

Algum modelo intermediário? 

As indicações que achamos no forum nos remetem a uma série de varas que não se encontra mais o mercado, ou tem um valor consideravelmente mais alto, como a Green Bass da Intergreen ou a Liger da MS (foi o modelo que sempre quis).

Alguem sabe de outra vara com boa relação custo benefício, leve e entre 8 e 17 libras?

obrigado, galera

Link para o comentário

O que acham do conjunto Rapala Bronze, 5'6, 17 lbs e Black Widow? E do conjunto Lubina LU, 5'6, 16 libras?

Estou relutante em pagar R$ 400,00 numa Venator, embora seja nítida a qualidade dessa vara, muitas outras aparentam fazer o mesmo serviço com características parecidas e preço bem menor.

conto com o auxilio dos senhores.

obrigado

Link para o comentário

Alvaro... vc terá que priorizar a maior utilização. Infelizmente, não dá pra ter uma vara muito comprida pra pinchar em locais de dificil deslocamento (trilhas fechadas etc) e com pouco espaço. E nem uma vara que pincha bem iscas pequenas e que sirva pra rebocar traíras de estruturas, rs. Como vc quer uma "meio termo", eu sugiro a Liger 15lbs. É muito leve, das MS da lista postada por vc é a mais rápida (boa para fisgar as dentuças) e vai pinchar razoavelmente bem iscas de 8 a umas 16gr e é mais barata que a SE. Possui blank bem fino e por isso, muito cuidado com batidas ou "forçar" o recolhimento com o snap na ponta pois pode quebrar na ponta (local mais fragil).

Se quiser uma coisa mais light...pra iscas mais leves e muita esprtividade mesmo com peixes pequenos, a SE 12lbs é excelente. Tenho uma e é meu xodó (muito leve, acabamento, passadores e real seat muito bons etc), mas não indico pra traíras traíras pois seu blank é mais moderado (um dos motivos de pinchar iscas leves tão bem).   

Link para o comentário

1 hora atrás, pescadorilha disse:

O que acham do conjunto Rapala Bronze, 5'6, 17 lbs e Black Widow? E do conjunto Lubina LU, 5'6, 16 libras?

Estou relutante em pagar R$ 400,00 numa Venator, embora seja nítida a qualidade dessa vara, muitas outras aparentam fazer o mesmo serviço com características parecidas e preço bem menor.

conto com o auxilio dos senhores.

obrigado

Também não tive coragem de pagar isso na vara Venator, a Lubina LU é uma vara boa e vale até mais do que custa.

Link para o comentário

1 hora atrás, Sum disse:

Alvaro... vc terá que priorizar a maior utilização. Infelizmente, não dá pra ter uma vara muito comprida pra pinchar em locais de dificil deslocamento (trilhas fechadas etc) e com pouco espaço. E nem uma vara que pincha bem iscas pequenas e que sirva pra rebocar traíras de estruturas, rs. Como vc quer uma "meio termo", eu sugiro a Liger 15lbs. É muito leve, das MS da lista postada por vc é a mais rápida (boa para fisgar as dentuças) e vai pinchar razoavelmente bem iscas de 8 a umas 16gr e é mais barata que a SE. Possui blank bem fino e por isso, muito cuidado com batidas ou "forçar" o recolhimento com o snap na ponta pois pode quebrar na ponta (local mais fragil).

Se quiser uma coisa mais light...pra iscas mais leves e muita esprtividade mesmo com peixes pequenos, a SE 12lbs é excelente. Tenho uma e é meu xodó (muito leve, acabamento, passadores e real seat muito bons etc), mas não indico pra traíras traíras pois seu blank é mais moderado (um dos motivos de pinchar iscas leves tão bem).   

Obrigado pelo auxilio, Sum.

Entendo que uma única vara não se presta a todas as funções, como vc disse.

Voce saberia me dizer onde conseguir uma Liger? Eu não consigo encontrar em lugar algum.

Tenho pesquisado outros modelos, conhecem a Sumax Leopard, 8-17lbs? pesa apenas 84g.

E a sumax the flash, 14 lbs ?

Desculpem pela quantidade de questionamentos, é que a escolha tem que ser acertada.

Link para o comentário

1 hora atrás, Alexandre Fishing disse:

Também não tive coragem de pagar isso na vara Venator, a Lubina LU é uma vara boa e vale até mais do que custa.

Vlw, Alexandre. 

Eu estou realmente considerando a LÚ. O que acha dos modelos da sumax que eu citei acima?

Link para o comentário

2 horas atrás, pescadorilha disse:

Vlw, Alexandre. 

Eu estou realmente considerando a LÚ. O que acha dos modelos da sumax que eu citei acima?

Não conheço, mas tenho uma Sumax Java Cast, gostei bastante dela, está fazendo longos arremessos com a Tatula.

Link para o comentário

11 horas atrás, pescadorilha disse:

Voce saberia me dizer onde conseguir uma Liger? Eu não consigo encontrar em lugar algum.

Tenho pesquisado outros modelos, conhecem a Sumax Leopard, 8-17lbs? pesa apenas 84g.

Desculpem pela quantidade de questionamentos, é que a escolha tem que ser acertada.

Liger saiu de linha, então vai ser um pouco difícil mesmo achar!

A The Flash é muito boa, aguenta desaforo! O que me desagrada apenas é o cabo!

Eu iria de Venator, tenho uma e curti demais :joia: 

Caso vá pescar com os pés no chão (Okapari) eu optaria por uma vara mais longa para facilitar os arremessos! 

Link para o comentário

Amigo, a venator é top mesmo, mas, como disse acima, estou vendo as concorrentes. Aparentemente tem muita coisa boa no mercado. Só preciso do auxílio dos senhores para decidir. Rs.

Confesso que essa Leopard, com apenas 80 g, me chamou a atenção. O preço é acessível, indiscutivelmente leve, componentes de qualidade, passadores FUJI etc. Analisando isoladamente os itens, parece ser uma excelente vara.

Li um relato que a considera um pouco mais lenta que a Liger, indicando, inclusive, ser boa para "bait cast" (não sei o que significa). Arremessa iscas com 3,5 g.

Seria uma boa opção para Traíras e tucunarés? Quero usar iscas como: frog (14 g), spiner da MS (5 a 12 g), Zig Zarinha, Magic Stick e grubs. (Não sei se isso é possível, mas...) lembrando que tem ela em 14 libras e em 17 libras. Nenhuma delas mais pesada que 90g.

agradeco a paciência dos senhores.

Link para o comentário

Em 2017-5-8 at 21:48, pescadorilha disse:

A Liger realmente "sumiu" do mercado. Quanto as sumax, sempre tiveram a fama de terem blanks mais resistentes que as MS. Essa Leopard eu nunca vi ao vivo e pelo pouco que vi na net, eu gostei. Mas tomara que não seja como a dragon cast (que meu pai possui). Investiram num blank bem leve e resistente, mas o cabo muito curto e os passadores ruins (que enroscam com facilidade) tiram um pouco do brilho da varinha. Mas olhando por fotos, parece ter passadores melhores mas o cabo ainda me pareceu curto. Sua ação parece ser média, boa pra pinchar iscas bem leves. Mas lembre-se: varas para trabalho de zaras e pra traíras, é melhor ação rápida e pra pinchar iscas leves, ação moderada. Dificil equilibrar a equação, rs. 

A The Flash é uma baita vara, seu blank é de ação média rápida e muito resistente, o único senão são os passadores (não tão bons quanto os tangle free) e seu peso, por volta dos 115gr. 

Link para o comentário

19 horas atrás, Sum disse:

A Liger realmente "sumiu" do mercado. Quanto as sumax, sempre tiveram a fama de terem blanks mais resistentes que as MS. Essa Leopard eu nunca vi ao vivo e pelo pouco que vi na net, eu gostei. Mas tomara que não seja como a dragon cast (que meu pai possui). Investiram num blank bem leve e resistente, mas o cabo muito curto e os passadores ruins (que enroscam com facilidade) tiram um pouco do brilho da varinha. Mas olhando por fotos, parece ter passadores melhores mas o cabo ainda me pareceu curto. Sua ação parece ser média, boa pra pinchar iscas bem leves. Mas lembre-se: varas para trabalho de zaras e pra traíras, é melhor ação rápida e pra pinchar iscas leves, ação moderada. Dificil equilibrar a equação, rs. 

A The Flash é uma baita vara, seu blank é de ação média rápida e muito resistente, o único senão são os passadores (não tão bons quanto os tangle free) e seu peso, por volta dos 115gr. 

Você compraria a The Flash ou a Leopard?

Consegui essa Leopard por trezentos e poucos reais. Vale a pena?

Desde já, obrigado.

Link para o comentário

Entre as duas, ainda fico com a The flash, pois eu conheço pessoalmente e sei que é uma ótima vara. E deve ser mais rápida que essa Leopard, o que facilita pescar traíras. Uma flash 14 lbs p/ tucunas do sudeste e traíras no "limpo" ou uma 17lbs se eu também gostasse de pescar traíras em locais mais "sujos" ou e tucunas em locais de mais estruturas.  

Link para o comentário

1 hora atrás, Sum disse:

Entre as duas, ainda fico com a The flash, pois eu conheço pessoalmente e sei que é uma ótima vara. E deve ser mais rápida que essa Leopard, o que facilita pescar traíras. Uma flash 14 lbs p/ tucunas do sudeste e traíras no "limpo" ou uma 17lbs se eu também gostasse de pescar traíras em locais mais "sujos" ou e tucunas em locais de mais estruturas.  

E o peso dela, Sum? 126 g contra 86 da Leopard. Pena que não tenho como ver pessoalmente nem conheço quem tenha.

Vejo os pescadores mais experientes aqui valorizando muito a leveza. Sei que não é apenas isso que importa, mas essa Leopard tem tudo bacaninha.

O peso da The flash está me desestimulando. Acha que é bobagem ou seria melhor economizar um pouco mais, esquecer essa discussão de the flash ou Leopard e partir para a Venator logo?

Cara, tô com vergonha de tantas indagações infantis. Obrigado pela atenção.

Link para o comentário

7 minutos atrás, pescadorilha disse:

E o peso dela, Sum? 126 g contra 86 da Leopard. Pena que não tenho como ver pessoalmente nem conheço quem tenha.

Vejo os pescadores mais experientes aqui valorizando muito a leveza. Sei que não é apenas isso que importa, mas essa Leopard tem tudo bacaninha.

O peso da The flash está me desestimulando. Acha que é bobagem ou seria melhor economizar um pouco mais, esquecer essa discussão de the flash ou Leopard e partir para a Venator logo?

Esquecer as outras e juntar um pouco mais e adquirir a Venator, pelo menos é o que eu vou fazer, uma carretilha de 152 gramas merece a vara mais leve possível. Mesmo tendo a Lubina LU, em breve vou adquirir a vara Venator pra fazer par com a carretilha Venator Lite :simsim:.

Link para o comentário

Amanha chega meu kit Carretilha nova Lubina gto 10000 e Vara Lubina LU, mas tbm tenho sonho de ter um kit venator ainda mais leve e top, devagar chego la rsrsr !!!!!!! 

Link para o comentário

23 horas atrás, pescadorilha disse:

Então Alvaro. Não sei onde vc viu o peso da the flash, mas a 5.6' 14lbs pesa menos que isso com certeza. Umas 115gr + ou - . Não é tão pesada assim não, rs. Mas se vc tiver $, iria de venator SE sem duvidas. Mais leve, melhor acabamento e melhores passadores. A SE 12 lbs tem ação média rápida...Portanto, se preferir uma vara mais "rápida", vá de 17lbs. ;)

Link para o comentário

Chegou meu kit!! Muito bom mesmo a Vara e Carretilha Lubina Valew @Alexandre Fishing Pela indicação, eu usava uma VT-5 e uma evolution G3, a diferença é muito grande entre os dois conjuntos!!!! Muito Top bem satisfeito com a nova aquisição!!!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1086892394780126&set=pcb.1086895051446527&type=3&theater

Link para o comentário

• Criar Novo...