Entre para seguir isso  
Joelmo Barros

Motores para Caiaques

Recommended Posts

Boa tarde amigos, gostaria de saber se alguém aqui do Pescaki, já adaptou um motor de popa em caiaque? Motor Popa Jet Turbo 3,5hp 2T Pantaneiro ou Motor de Popa 52cc 3HP? Um grande abraço a todos.

Jet turbo.jpg

Motor 52cc.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para caiaque melhor adaptar um motor elétrico...a força do elétrico pode é menor do que de poupa, tendo menas chance de estragar o caiaque (Maioria dos caiaques de pesca tem lugar para adaptar suporte de motor elétrico, já de poupa não) :ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Até entendo que o motor elétrico seja melhor, porém o peso final acaba sobrecarregando o caiaque, além de ocupar espaço com bateria e ter que adquirir um carregador, que aumentaria o custo. Por isso estou optando por um desses dois modelos, mas gostaria de obter mais opiniões. Obrigado pela sua opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Pessoal, estou justamente com essa dúvida. To vendo uma galera comprando caiaque (hook) do Raphael de SC com esse motor jet turbo.

Minha dúvida é na legalidade disso. Será que não precisa registrar o conjunto na capitania dos portos? E não precisa ter Arrais amador?

Pelo que eu li no site da capitania de Paranaguá, norman - 3, propulsão a remo não precisa registar, nem arrais....

Alguém ta ligado na legislação disso?

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, AugustoSchima disse:

Bom dia Pessoal, estou justamente com essa dúvida. To vendo uma galera comprando caiaque (hook) do Raphael de SC com esse motor jet turbo.

Minha dúvida é na legalidade disso. Será que não precisa registrar o conjunto na capitania dos portos? E não precisa ter Arrais amador?

Pelo que eu li no site da capitania de Paranaguá, norman - 3, propulsão a remo não precisa registar, nem arrais....

Alguém ta ligado na legislação disso?

Pelo que eu saiba quando o conjunto tem motor a propulsão já necessita de arrais! Por isso a galera usa elétrico...

Compartilhar este post

Link para o post

Se usar motor a explosão, precisa de arrais sim.  Elétrico creio que não.  Mas cuidado, esses motorzinhos refrigerados a ar tem alguns inconvenientes, como serem muito barulhentos e não serem aquela Brastemp no quesito durabilidade. Sem falar que a maioria não é marinizada, ou seja, algumas peças até são de alumínio ou inox, mas o resto não é.  

Compartilhar este post

Link para o post

Bem pessoal, percebo que há muitas dúvidas quanto a utilização de motor elétrico ou a combustão.

Haverá aqui na minha cidade Campos dos Goytacazes/RJ, no dia 10/06/2017, o primeiro evento de pesca do robalo para embarcados (caiaques não podem), na oportunidade procurei o posto de inscrição, onde a Marinha do Brasil estava dando apoio, e registrando as embarcações, assuntei com eles sobre assa possibilidade de adicionar um motor no meu caiaque (Caiman 100) e se haveria algum problema.

Eles me informaram que terei que tirar a carteira de arrais amador, para qualquer tipo de motorização, já que o caiaque deixaria de a remo (apesar de utilizá-lo com remo) e passaria a ser considerado uma embarcação, e ainda teria que registrar o caiaque na capitania dos portos, para evitar transtornos ao ser abordados em uma fiscalização. Acredito que essa determinação sirva para todo o território nacional, é claro que muitos não legalizam suas embarcações (caiaques), por estarem em locais mais remotos dos grandes centros e orlas.

Não sei por quanto ficaria o custo para o registro da embarcação, mas já estou estudando para tirar a carteira de arrais amador (R$ 800,00).

Já preparei o meu caiaque para receber o motor a combustão, e também adicionei uma quilha para melhorar o direcionamento na remada, além de instalar estabilizadores laterais para pesca em pé (jogadinha), e diminuí o acesso a vasão dos drenos, para quando acionar o motor não entrar água devido a velocidade.

20170415_180429.jpg

20170422_153839.jpg

20170415_180415.jpg

IMG-20170427-WA0025.jpg

20170422_153904.jpg

20170425_175030.jpg

IMG-20170427-WA0022.jpg

20170405_125048.jpg

20170405_125103.jpg

20170415_180244.jpg

20170415_180324.jpg

Editado por Joelmo Barros
Diminuir resolução das imagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Pessoal. Falei com um despachante náutico aqui de Curitiba, uma longa e muito esclarecedora conversa.

Resumo da ópera:

- Motorizou o caiaque, canoa, tina, ou qualquer embarcação miúda, menor de 5m, seja elétrico ou combustão, precisa ter arrais amador e registrar barco e motor na capitania da sua região;

- No registro, vai os dados do conjunto, modelo, fabricante, capacidade de carga, e motorização, hp, etc...(precisa apresentar notas fiscais de compra)

- Pagar o seguro obrigatório para embarcações DPEM;

- Agendar vistoria e levar o conjunto até a capitania da região. Levar todos os itens obrigatórios de salvatagem, ancoras, etc.. descritos no norman-3;

- Embarcação precisa de nome ou numero nos 2 bordos frontais.

- A brincadeira via despachante custa R$ 700,00 para um caiaque. Prazo para a documentação de 2 a 6 meses.

- O descumprimento da lei causa multa mínima de R$ 900,00 e pode ter o conjunto apreendido.

Disso isso, acho que vou continuar no pedalinho. kkkkkkk

Mas é bom essa galera se ligar na lei....até quem vende e fica fazendo propaganda dos motores e adaptações pra caiaque.

O povo compra na ingenuidade e pode acabar se complicando.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, AugustoSchima disse:

Bom dia Pessoal. Falei com um despachante náutico aqui de Curitiba, uma longa e muito esclarecedora conversa.

Resumo da ópera:

- Motorizou o caiaque, canoa, tina, ou qualquer embarcação miúda, menor de 5m, seja elétrico ou combustão, precisa ter arrais amador e registrar barco e motor na capitania da sua região;

- No registro, vai os dados do conjunto, modelo, fabricante, capacidade de carga, e motorização, hp, etc...(precisa apresentar notas fiscais de compra)

- Pagar o seguro obrigatório para embarcações DPEM;

- Agendar vistoria e levar o conjunto até a capitania da região. Levar todos os itens obrigatórios de salvatagem, ancoras, etc.. descritos no norman-3;

- Embarcação precisa de nome ou numero nos 2 bordos frontais.

- A brincadeira via despachante custa R$ 700,00 para um caiaque. Prazo para a documentação de 2 a 6 meses.

- O descumprimento da lei causa multa mínima de R$ 900,00 e pode ter o conjunto apreendido.

Disso isso, acho que vou continuar no pedalinho. kkkkkkk

Mas é bom essa galera se ligar na lei....até quem vende e fica fazendo propaganda dos motores e adaptações pra caiaque.

O povo compra na ingenuidade e pode acabar se complicando.

Abraços.

É isso mesmo, as lojas querem vender, e não informa aos compradores sobre seus deveres e obrigações, refiro-me as lojas que vendem motores, pois fica um custo bem elevado para cumprir todas as normas para utilizá-lo.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Um grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/05/2017 at 10:36, Ricardo Valim disse:

Pelo que eu saiba quando o conjunto tem motor a propulsão já necessita de arrais! Por isso a galera usa elétrico...

Amigos, comprei um com propulsão elétrica e precisa sim registrar e precisa sim, ser arrais, colocou propulsão elétrica ou mecânica a combustão, tem que ter a carteira de arrais e registrar o caiaque sim, é simples e fácil, não depende de despachante, os únicos mistérios ficam no formulário de preenchimento da capitania, mas qualquer dúvida pode me passar um zap que passo cópia do meu formulário pra colocar de exemplo

Pronto, só preencher assim que a capitania  vai aceitar 

form.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/05/2017 at 19:39, Joelmo Barros disse:

É isso mesmo, as lojas querem vender, e não informa aos compradores sobre seus deveres e obrigações, refiro-me as lojas que vendem motores, pois fica um custo bem elevado para cumprir todas as normas para utilizá-lo.

Falou tudo parceiro!!!

Compartilhar este post

Link para o post