Entre para seguir isso  
Willian87

Montagens Rigs para Robalo

Recommended Posts

Tenho pesquisado bastante a respeito da pescaria de Robalo, e vi o pessoal utilizando algumas Montagens Rig antienrrosco com anzol off-set para a pesca do robalo, visto que na pesca com Jig Head acaba enrroscando bastante pois a ponta do anzol fica exposta. Abri o tópico com o intuito de discutir a respeito do assunto com os mais experiente na pesca do robalo, saber da eficiência dessa técnica, se a fisgada fica comprometida ou ainda é eficiente visto que a boca do robalo tem a pele mais fina.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Para as condições dos meus locais de pesca (muita pedra no fundo), não vi nenhuma vantagem (o bulet entra no vão entre as pedras e fica preso) , pelo contrário, só gastei offset e bulet. 

Talvez em locais com estruturas de madeira auxilie, mas não vejo muita vantagem. O camarão, ao contrário das iscas softs para Bass, tem o corpo mais rígido e o rig fica montado de forma diferente do normal (iscado pelo lado da isca, apenas na "pele" do camarão).

Discutimos isso em um Workshop de Bass com o Nam Kyu Lee, apresentador do RBT Fishing, e a (nossa) conclusão é que nada é mais efetivo que o bom e velho jig head com camarão (modalidade desenvolvida por um pescador de Bass do Paraná para pescar robalo, ou seja, genuinamente brasileira).

Vale o teste, mas, para mim, não há vantagem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Luiz P Busnardo disse:

Para as condições dos meus locais de pesca (muita pedra no fundo), não vi nenhuma vantagem (o bulet entra no vão entre as pedras e fica preso) , pelo contrário, só gastei offset e bulet. 

Talvez em locais com estruturas de madeira auxilie, mas não vejo muita vantagem. O camarão, ao contrário das iscas softs para Bass, tem o corpo mais rígido e o rig fica montado de forma diferente do normal (iscado pelo lado da isca, apenas na "pele" do camarão).

Discutimos isso em um Workshop de Bass com o Nam Kyu Lee, apresentador do RBT Fishing, e a (nossa) conclusão é que nada é mais efetivo que o bom e velho jig head com camarão (modalidade desenvolvida por um pescador de Bass do Paraná para pescar robalo, ou seja, genuinamente brasileira).

Vale o teste, mas, para mim, não há vantagem.

Pois é onde tem pedra não adianta vai enrroscar da mesma forma, o jig head é consagrado e mais usada na pesca do Robalo mesmo. Na região que pesquei é mais galhada vou experimentar pra ver se tenho algum resultado, afinal pescaria é teste!!!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quem mais já usou ou tentou usar para o Robalo? @Ricardo Valim @Mauricio. @Tarcísio Machado @Armando Ito @Korch @Miguel Simmons @Tiago A Fisherman, citei alguns amigos mas gostaria de todos que quiserem opinar!!! Valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Camarão vivo! :D

Compartilhar este post

Link para o post
31 minutos atrás, Mauricio. disse:

Ai é apelação!!! kkkk

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Mauricio. disse:

matador de peixe ... rsrsrsrrs ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

isso pra mim não funciona não .... rsrsrs  ... só atrapalha o nado da isca ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, Willian87 disse:

Quem mais já usou ou tentou usar para o Robalo? @Ricardo Valim @Mauricio. @Tarcísio Machado @Armando Ito @Korch @Miguel Simmons @Tiago A Fisherman, citei alguns amigos mas gostaria de todos que quiserem opinar!!! Valew!

Não gosto de montagem anti enrosco pra robalo!

Perde-se muito peixe, mais muito mesmo. Robalo não tem uma mordida forte, e pra dificultar mais ainda a boca do peixe é mole, algumas partes apenas com uma membrana! Para utilizar isca anti enrosco precisa de ainda mais força na fisgada, sendo assim quando consegue fisgar acaba rasgando a boca do peixe e ele obviamente escapando! 

Se quiser uma montagem eficiente para quando os peixes estão manhosos ou local com enrosco, procure por TWO BAIT, ela enrosca muito menos que o JH :joia: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Armando Ito disse:

matador de peixe ... rsrsrsrrs ...

Camarão vivo é de longe a melhor isca para Robalo rsrsr 

10 horas atrás, Armando Ito disse:

isso pra mim não funciona não .... rsrsrs  ... só atrapalha o nado da isca ...

Pois é Ito já vi comentários desses também!!!

25 minutos atrás, Ricardo Valim disse:

Não gosto de montagem anti enrosco pra robalo!

Perde-se muito peixe, mais muito mesmo. Robalo não tem uma mordida forte, e pra dificultar mais ainda a boca do peixe é mole, algumas partes apenas com uma membrana! Para utilizar isca anti enrosco precisa de ainda mais força na fisgada, sendo assim quando consegue fisgar acaba rasgando a boca do peixe e ele obviamente escapando! 

Se quiser uma montagem eficiente para quando os peixes estão manhosos ou local com enrosco, procure por TWO BAIT, ela enrosca muito menos que o JH :joia: 

É isso que eu imaginava @Ricardo Valim a pele da boca do Robalo é muito fina, o peixe vai bater e não vai fisgar e quando fisgar pela força que vai ser exercida vai estourar a boca do peixe, perdendo assim a fisgada. Eu vi esse TWO BAIT,  mas também acho que vai enrroscar bastante onde tem galhadas pois se usa um jump jig com suporte hook e um chicote com um camarão sem peso, acho q até aumenta a probabilidade de enrroscar pois os anzóis continuam expostos, eu vi alguns vídeos os caras usando TWO BAIT em costões e bahias onde se tem menos enrrosco no fundo e funcionou bem. Mas acho que em rios de mangue e robalos de pequeno porte o negócio é reforçar o estoque de jig head e camarões artificiais :wacko::wacko: e ir na sorte enrroscando, desenrroscando quando der e boa.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Willian87 disse:

Camarão vivo é de longe a melhor isca para Robalo rsrsr 

Pois é Ito já vi comentários desses também!!!

É isso que eu imaginava @Ricardo Valim a pele da boca do Robalo é muito fina, o peixe vai bater e não vai fisgar e quando fisgar pela força que vai ser exercida vai estourar a boca do peixe, perdendo assim a fisgada. Eu vi esse TWO BAIT,  mas também acho que vai enrroscar bastante onde tem galhadas pois se usa um jump jig com suporte hook e um chicote com um camarão sem peso, acho q até aumenta a probabilidade de enrroscar pois os anzóis continuam expostos, eu vi alguns vídeos os caras usando TWO BAIT em costões e bahias onde se tem menos enrrosco no fundo e funcionou bem. Mas acho que em rios de mangue e robalos de pequeno porte o negócio é reforçar o estoque de jig head e camarões artificiais :wacko::wacko: e ir na sorte enrroscando, desenrroscando quando der e boa.

Two bait vc pode usar apenas um chumbo sem suporte ao invés do jump jig! Como o camarão normalmente fica boiando, ele não encosta no fundo. Sempre deu certo comigo nessa configuração em local com enrosco :joia:

E outra, depois que se pega as manhas do JH, você diminui muito a perda! Com aquela estilingada quando enrosca, você consegue desenroscar na maioria das vezes, o segredo é não forçar quando enrosca :ok: 

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Ricardo Valim disse:

Two bait vc pode usar um chumbo ao invés do jump jig! Como o camarão normalmente fica boiando, ele não encosta no fundo. Sempre deu certo comigo nessa configuração em locar com enrosco :joia:

E outra, depois que se pega as manhas do JH, você diminui muito a perda! Com aquela estilingada quando enrosca, você consegue desenroscar na maioria das vezes, o segredo é não forçar quando enrosca :ok: 

Valew vou experimentar Two Bait assim!! Pois é conforme vai pegando a manha a galera fala que enrrosca menos no JH!!! Valew pelas dicas!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma isca (estilho shad) da Ecogear, marca japonesa, que ganhou muitos adeptos para a pesca de robalo. A depender das condições, na montagem flórida ou texas, ficar melhor do que o camarão artificial.

Já tive relatos do uso do jig wacky com camarão pequeno, em locais/momentos de pouca corrida de maré.

Mas, como disse, nada mais efetivo que o camarão artificial com jig head. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ecogear Grass Minnow

Compartilhar este post

Link para o post

Ja usei essas montagens e ja peguei peixe, mas nada mto efetivo que justifique o uso! O jig head é mais pratico e pega tanto ou mais!

Abçxxxx

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, Luiz P Busnardo disse:

Há uma isca (estilho shad) da Ecogear, marca japonesa, que ganhou muitos adeptos para a pesca de robalo. A depender das condições, na montagem flórida ou texas, ficar melhor do que o camarão artificial.

Já tive relatos do uso do jig wack com camarão pequeno, em locais/momentos de pouca corrida de maré.

Mas, como disse, nada mais efetivo que o camarão artificia com jig head. 

Show valew pela opinião e dicas @Luiz P Busnardo!!! Da até para se experimentar mas nada como usar uma técnica já comprovada e efetiva na pescaria como o jig head, acho que mesmo acontecendo de enrroscar, ainda é a mais produtiva pelo menos na pesca de fundo do Robalo e outros peixes do mangue e em bahias!!! Valew!

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Miguel Simmons disse:

Ja usei essas montagens e ja peguei peixe, mas nada mto efetivo que justifique o uso! O jig head é mais pratico e pega tanto ou mais!

Abçxxxx

Valew @Miguel Simmons é mais pra discutir sobre o assunto mesmo para saber em qual técnica os amigos e pescadores tem mais produtividade, ações e capturas de peixe em especial o Robalo! Indiscutivelmente vejo que o jig head é mais efetivo pois a fisgada é mais certeira pelo fato da ponta do anzol estar exposta. O queria é encontrar é uma solução que enrroscasse menos ou uma montagem anti-enrrosco com a mesma efetividade nas capturas dos peixes, mas é complicado visto que o robalo tem a pele da boca muito fina e pode acontecer de ele atacar um anzol off-set com camarão o sistema anti-enrrosco não destravar e não fisgar o peixe ou ainda devido a força empregada para fisgar o peixe na hora que ele ataca o camarão com anzol off-set arrebentar a boca do peixe visto que é muito fina a pele de sua boca!!! O negócio é continuar com o Jig Head mesmo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala pescador. Só para entender melhor o que você está mirabolando... 

Sua intenção é pescar de fundo em poços específicos na rodada ou pescar de fundo nas galhadas do manguezal com o movimento da maré?

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Tarcísio Machado disse:

Fala pescador. Só para entender melhor o que você está mirabolando... 

Sua intenção é pescar de fundo em poços específicos na rodada ou pescar de fundo nas galhadas do manguezal com o movimento da maré?

A pesca que fiz foi de caiaque em rio de mangue acompanhando a maré, na vazante fomos descendo e quando estava enchendo fomos subindo, o rio de mangue tinha bastante enrrosco e galhadas embaixo, pindocando com jig head e camarão artificial de 10 gramas, perdi alguns jig e camarões artificiais, por isso estou vendo e estudando outras montagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca usei essas montagens com anzol offset, mas acredito que atrapalharia muito a fisgada, pois os camarões artificiais nacionais (estilo Monster, Flex, entre outros) são de material muito duro para o anzol atravessar, sendo muito diferentes das iscas de Bass, que se rasgam facilmente, permitindo a fisgada (e mesmo assim a fisgada tem que ser firme e na hora exata para funcionar). Além disso, por experiência própria, acredito que o robalo não tem o hábito de permanecer com as iscas na boca por muito tempo, atacando e cuspindo a isca rapidamente, sendo necessário fisgar muito rápido, quase instantaneamente, ao contrário do Bass, que carrega a isca na boca por um longo período de tempo, permitindo a fisgada.

Talvez essa montagem funcione com camarões e iscas mais macios, como os camarões da D.O.A. ou os shads da Ecogear, por exemplo, ou talvez se utilizar com um anzol comum exposto, mas aí enroscaria igual a um jighead.

Utilizo muito o Texas Rig para os robalos, mas com anzol exposto, iscado de maneira semelhante a um jighead. Gosto bastante de utilizar essa montagem pois permite selecionar diferentes pesos, trocando apenas o chumbo, além do fato de um pacote de anzóis e alguns chumbos sair mais barato que um conjunto de jigheads. Utilizo chumbos bem leves, de no máximo uns 5 gramas, sem deixar a isca bater muito no fundo, e camarões pequenos, arremessando bem próximo às estruturas, para pegar robalos pequenos.

Abraços e espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade analisando se utilizar o anzol anti-enrrosco dificilmente vai ser fisgado os robalos, o negocio é utilizar o jig head tradicional mesmo, e se fizer montagens rig, fazer com o anzol exposto também!!! Valew galera pelas opiniões de todos!!!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Eduardo Monteiro do programa pura pesca que usa bastante essa montagem com bullet e anzol off set

Compartilhar este post

Link para o post
Em 14/08/2017 at 11:58, I2afael disse:

O Eduardo Monteiro do programa pura pesca que usa bastante essa montagem com bullet e anzol off set

Verdade, mas só que ele usa pra pescar Robalos Fechas de bom porte, por aqui como os robalos são menores, acredito que não vai fisgar igual já citaram no tópico!!! Eu tinha visto esse vídeo @I2afael mas mesmo assim obrigado pela informação!!!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post