Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
HugoFreitas

Por que eu insisto?

Recommended Posts

Você sempre me perguntava: “Por quê?!”. Insistentemente, esse sempre foi o seu questionamento. Quando não em palavras, suas expressões denunciavam sua angústia e revolta enquanto me olha empenhado em organizar o material pra levá-lo até o carro.

Não consegui te explicar o que era a pesca naquela época. Tenho consciência que não será hoje que alcançarei esse intento. Reconheço, contudo, que não é uma questão de “querer ou não querer entender”. Fica mais no campo do aceitar ou não aceitar.

Porque estou escrevendo isso?! Talvez, apenas queira dar vazão a minha própria incompreensão. Não sei, realmente não sei, porque estou fazendo isso. Não tenho a mínima idéia. Não é uma catarse como você pode supor. Você sabe que eu não acredito muito em catarse... Detesto essa palavra inclusive.

Resolvi, entretanto, pelo menos, tentar colocar isso no papel. A cada linha, sinto que foi uma má idéia. Contudo, foi preciso, se eu não o fizesse, você não permitiria que eu tivesse sossego.

Certas coisas, não consegui escrever. Não tenho uma resposta. Não sei, por exemplo, porque saio e queimo o rosto sob o sol, enfrento intempéries. Por que mesmo no frio, me molho todo na garoa. Corro riscos desnecessários eu admito. Não vou deixar de corrê-los, também sou obrigado a admitir.

O que acontece quando eu pesco? Nada demais, você fica ali, olhando pra água, vendo se a ponta da vara mexe. Só isso. Talvez seja tedioso... Não sei ao certo.

Essa história de apreciar a natureza?! Ah, não, não mesmo, isso é mentira dos programas da televisão que querem promover o hotel mais bacana do rio Teles Pires ou o lodge do Rio Xingu. Se você está prestando atenção na linha, na vara, pode passar um dinossauro voando na sua frente que você não conseguiria perceber.

Preservar a natureza é outra lorota. Não que eu não contemple a natureza ou não queira preservá-la, só que não faço isso enquanto estou pescando.  Faço em outras ocasiões mais oportunas, por exemplo, decido devolver o peixe ao invés de matá-lo, ou quando vou andando pra chegar ao ponto de pesca e fico deslumbrado com as plantas daquele lugar.

Só posso dar uma explicação, para a minha obsessão: A fisgada.

Quando você fisga um exemplar de bom tamanho, que oferece resistência é aí que começa algo difícil de explicar... Primeiro você puxa a vara e não consegue trazer o peixe. Pela vara é possível sentir o quanto a linha está tensionada, está em seu limite.

Cada parte do seu organismo para. Nem sequer se sente o batimento cardíaco ou a respiração. Apenas aquela tensão na vara, linha e anzol é transmitida a você.

Não há pensamentos, às vezes se escuta bem ao longe a voz dos companheiros, mas não consigo entender ou escutar o que estão gritando. Ouço o estardalhaço das suas vozes como se fosse a milhares de quilômetros de distância, apesar de estarem berrando ao meu ouvido.

Enquanto a linha é esticada e a vara verga, a realidade vai se esvaindo, desaparecendo. Tudo se resume ao peixe e a mim, ligados infimamente pela linha. Sinto a sublime sensação do completo vazio. Não o vazio no conceito ocidental (que é desespero), um outro tipo de vazio, em que você encontra o que é realmente a sua natureza.

Nesse vazio não há as opressões da realidade e do ego. É o vazio sublime.

Finalmente sinto que o peixe se rendeu, sou bruscamente dragado de volta a realidade. Vem o puçá, começo a escutar de novo os gritos, abraço os companheiros. Comemoramos gritamos, uns até beijam o peixe nessa hora, como se  ele fosse um filho.

O peixe volta pra água.

É essa sensação.  É ela que me obriga a tentar de novo, é por ela que eu volto a pescar. Ela é minha sina. Minha dádiva e minha maldição. Prisão e liberdade. Obrigação e desobrigação. É a completude do absoluto vazio.

Vou continuar enquanto Deus permitir que eu continue. Só vou parar se Ele disser que devo parar.

Permaneço pescando.

Carta do pescador a ele mesmo.

• Like 6
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post

Link para o post

É mais ou menos por aí, Grande Hugo! :clapping: 

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pena não poder mais de um like !!!

Sensacional Hugo !!!!  :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

@HugoFreitas

Que texto, meu amigo, que texto! Sensacional!

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, Tassius disse:

@HugoFreitas

Que texto, meu amigo, que texto! Sensacional!

Muito Obrigado Tassius!

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Frequemente pessoas me abordam iniciando a conversa com a frase clássica: "Pescando muito Batista?". A pessoa não percebe que tem muitas outras coisas pra eu me preocupar, familia, trabalho, estudo. É nessa hora que sou obrigado a responder: "Não tanto quanto gostaria, bora hoje?" Kkk

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Alexandre Fishing disse:

Frequemente pessoas me abordam iniciando a conversa com a frase clássica: "Pescando muito Batista?". A pessoa não percebe que tem muitas outras coisas pra eu me preocupar, familia, trabalho, estudo. É nessa hora que sou obrigado a responder: "Não tanto quanto gostaria, bora hoje?" Kkk

Ao vício.... hehehe. Tem determinadas épocas na vida onde acho, que se fosse possível, o "ia pra água" ou pro "barranco" todo dia. Pena que não tem jeito...

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎21‎/‎02‎/‎2018 at 11:04, HugoFreitas disse:

Ao vício.... hehehe. Tem determinadas épocas na vida onde acho, que se fosse possível, o "ia pra água" ou pro "barranco" todo dia. Pena que não tem jeito...

Caboclo Na Cidade

Dino Franco e Mouraí

A letra desta musica retrata fielmente a vida no dia  a dia do caboclo na sua origem. Hoje somos caipira da cidade cheio de tecnologia, respirando o ar da vida raiz por ouvir falar. a vida é simples, por que complicamos?

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Roque Moraes disse:

Caboclo Na Cidade

Dino Franco e Mouraí

A letra desta musica retrata fielmente a vida no dia  a dia do caboclo na sua origem. Hoje somos caipira da cidade cheio de tecnologia, respirando o ar da vida raiz por ouvir falar. a vida é simples, por que complicamos?

Chegeui a escutar essa moda há muito tempo Roque, mas acho que os intérprites eram outros.. Mas é  mais pura verdade tanto a letra da moda quanto o que você disse. Complicamos muita coisa desenecessariamente. Obrigado Roque!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post