Entre para seguir isso  
Athos

Problema com Isca artificial recolhida de costa

Recommended Posts

Ola bom dia, tenho um pequeno problema com a Isca Rapala X-Rap Countdown com distorcedor (girador) e snap , estou usando com molinete com linha multi filamento com leader, ao recolher a isca, a garateia traseira vem fisgado na linha, a isca esta vindo de costas rodando, não é só uma vez, o problema ocorre em todos os arremessos com essa isca, das iscas que tenho, essa é a unica que esta com esse problema.

jpg.jpg

jpg.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, Athos disse:

Ola bom dia, tenho um pequeno problema com a Isca Rapala X-Rap Countdown com distorcedor (girador) e snap , estou usando com molinete, ao recolher a isca, a garateia traseira vem fisgado na linha, a isca esta vindo de costas rodando, não é só uma vez, o problema ocorre em todos os arremessos com essa isca, das iscas que tenho, essa é a unica que esta com esse problema.

jpg.jpg

Desculpe Athos, talvez eu não tenha entendido direito sua pergunta...essa isca enrosca a garateia traseira na linha em todos os arremessos que faz? E por causa dessa garateia enroscada, que ela vem nadando de costas? É isso? Ou mesmo quando a garateia não enrosca ela vem nadando defeituosamente?

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Leandro Francisco disse:

Desculpe Athos, talvez eu não tenha entendido direito sua pergunta...essa isca enrosca a garateia traseira na linha em todos os arremessos que faz? E por causa dessa garateia enroscada, que ela vem nadando de costas? É isso? Ou mesmo quando a garateia não enrosca ela vem nadando defeituosamente?

a garateia traseira enrosca na linha, fazendo com que a isca venha de costa rodando em tono da linha, fiz um desenho como exemplo e adicionei ao tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Athos disse:

a garateia traseira enrosca na linha, fazendo com que a isca venha de costa rodando em tono da linha

Ok, agora entendi. O problema está no fato da linha estar enroscando na garateia então, pois qualquer isca que aconteça isso nada defeituosamente mesmo.

Tenho várias iscas artificiais semelhantes a essa e o enrosco da garateia na linha é coisa extremamente rara (1 em cada 100 arremessos). 

Acredito que possam ser dois problemas:

1) A isca está desbalanceada: nesse caso veja se as esferas de aço (ratlin) estão presas ou se movimentando, pois no arremesso elas devem ir para trás na isca e no recolhimento voltar para o meio da isca. Se elas estiverem presas, um bom chacoalhão pode soltá-las.

2) Estilo de arremesso: por vezes o seu estilo de arremesso pode facilitar que a linha ultrapasse a isca e enrosque na garateia...tenta fazer o seguinte...no arremesso quando faltar um ou dois metros para a isca cair na água freie a linha com seu dedo, isso fará com que a inércia da isca desfaça alguma volta de linha que embarace na isca.

Espero que essas informações lhe ajudem, mas aguardemos outras pessoas do fórum darem suas opiniões. Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, amigo!

Além dos motivos acima, pode ser que a garateia esteja enroscando na linha devido ao uso de girador com snap, pois o nó fica mais distante da isca, facilitando com que ela se enrosque mais na linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto não escobribri que diacho esta acontecendo basta arrancar a garateia e colocar um anzol, aí minimiza o problema :D.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 31/03/2018 at 09:47, Leandro Francisco disse:

Ok, agora entendi. O problema está no fato da linha estar enroscando na garateia então, pois qualquer isca que aconteça isso nada defeituosamente mesmo.

Tenho várias iscas artificiais semelhantes a essa e o enrosco da garateia na linha é coisa extremamente rara (1 em cada 100 arremessos). 

1) A isca está desbalanceada: nesse caso veja se as esferas de aço (ratlin) estão presas ou se movimentando, pois no arremesso elas devem ir para trás na isca e no recolhimento voltar para o meio da isca. Se elas estiverem presas, um bom chacoalhão pode soltá-las.

2) Estilo de arremesso: por vezes o seu estilo de arremesso pode facilitar que a linha ultrapasse a isca e enrosque na garateia...tenta fazer o seguinte...no arremesso quando faltar um ou dois metros para a isca cair na água freie a linha com seu dedo, isso fará com que a inércia da isca desfaça alguma volta de linha que embarace na isca.

Espero que essas informações lhe ajudem, mas aguardemos outras pessoas do fórum darem suas opiniões. Um abraço.

a isca não tem os ratting.

Testei hoje, colocar o dedo antes dela cair na água, parece que resolveu, pois não ocorreu o problema, ate bateu uma trairá nela, mas ela abriu a  boca e soltou da isca, ultimamente as  trairás que esta vindo, estão se soltando, ate com isca viva ocorrei isso hoje, acho que as trairás aqui da regiao são espertas.

Outra coisa que percebi foi o vento, quando pesquei numa represa onde nao tinha vento, a isca nao enroscou, na que eu costumo ir venta muito mas frear ela com o dedo resolveu, obrigado. 

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, Athos disse:

a isca não tem os ratting.

Testei hoje, colocar o dedo antes dela cair na água, parece que resolveu, pois não ocorreu o problema, ate bateu uma trairá nela, mas ela abriu a  boca e soltou da isca, ultimamente as  trairás que esta vindo, estão se soltando, ate com isca viva ocorrei isso hoje, acho que as trairás aqui da regiao são espertas.

Outra coisa que percebi foi o vento, quando pesquei numa represa onde nao tinha vento, a isca nao enroscou, na que eu costumo ir venta muito mas frear ela com o dedo resolveu, obrigado. 

Fico feliz de ter ajudado.:joia:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 31/03/2018 at 09:47, Leandro Francisco disse:

Opa, deixa eu chegar de metido aqui kkkk

Seguinte parceiro, já tô com algumas iscas assim. Iscas que tem rattlin mas ficou preso, e não consigo soltar de jeito nenhum. Já tentei chacoalhar, dar umas batidinhas e nada.

Alguma ideia ou é só aceitar mesmo? Kkk

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Luis Sasse disse:

Seguinte parceiro, já tô com algumas iscas assim. Iscas que tem rattlin mas ficou preso, e não consigo soltar de jeito nenhum. Já tentei chacoalhar, dar umas batidinhas e nada.

eu resolvi colocando o dedo na linha antes da isca cair na agua, a que estava apresentando esse problema, nao tem ratting.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Luis Sasse disse:

Bom dia Luis,

Se não conseguiu soltar o rattlin das formas normais, só tem duas alternativas:

1) Usa a isca assim mesmo (se as esferas estiverem travadas numa posição que não desbalanceie a isca ela vai continuar a funcionar, apenas sem barulho).

2) Se as esferas pararam num local que desbalanceia a isca então, com uma pequena furadeira e broca, fure a isca e leve as esferas para o meio da isca (com um araminho) e preencha o furo com araldite ou outra resina epóxi (ela vai perder o rattlin, mas isso não é o fim do mundo, aliás é assunto polêmico, o Nakamura tem videos no youtube falando que não gosta do rattlin para robalos).

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Leandro Francisco disse:

Bom dia Luis,

Se não conseguiu soltar o rattlin das formas normais, só tem duas alternativas:

1) Usa a isca assim mesmo (se as esferas estiverem travadas numa posição que não desbalanceie a isca ela vai continuar a funcionar, apenas sem barulho).

2) Se as esferas pararam num local que desbalanceia a isca então, com uma pequena furadeira e broca, fure a isca e leve as esferas para o meio da isca (com um araminho) e preencha o furo com araldite ou outra resina epóxi (ela vai perder o rattlin, mas isso não é o fim do mundo, aliás é assunto polêmico, o Nakamura tem videos no youtube falando que não gosta do rattlin para robalos).

Não, quanto ao balanceamento da isca tá tranquilo, se não me engano o rattlin dela já ficava só na cabeça mesmo, não lembro, mas tá normal assim.

Quanto a isso já vi esse vídeo sim, e acho que faz sentido. Até porque nenhum peixe fica fazendo esse toc toc quando tá nadando né :heh:

Mas enfim, já pegou peixe assim e vai continuar pegando rsrs

Obrigadão meu querido!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post