Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
mineirinho

Montando tralha para o Araguaia

Recommended Posts

Amigos, como estão?

Pesco desde pequeno, mas de forma bem humilde pescando peixes fáceis como o mandi e o piau, sempre com iscas naturais; ou seja, não tenho muita técnica.
Pela primeira vez vou fazer uma pescaria num rio maior, Araguaia, daqui a 40 dias. Pescarei embarcado.
Como ainda não tenho tralha grande, não tentarei as pescas dos gigantes, tais como piraíbas, pirararas, jaús e companhias.
Dessa forma, veja se essa tralha está compatível ou o que mais posso comprar/levar.

Conjunto 1:
Carretilha Marine GTO Urano Shil

Dúvida na vara:
Perguntei em outro post sobre uma vara para pescar tambaqui e indicaram-me essas duas e disseram-me que serve também para o Araguaia. Vou comprar uma delas ou outra, caso tenha sugestão melhor:
Vara Carretilha Lumis Falcon (2,10m / 15 - 30lb) 2 Partes
Vara Saint Plus New Gaby Cast 2,10m 15-30lb 2 partes

Dúvida na linha:
Tava pensando em colocar uma mono Raiglon 0,37mm, mas não sei se ficará garrando, porque a 0,40mm tenho certeza que fica. Nunca usei multifilamento; recomendaram-me no post uma multi 0,23mm, mas nem tenho ideia de marca boa, nem qual linha usar para fazer a cama de nylon.

Dúvida no leader
Levarei todos os anzóis já com o empate de aço (encastoados). É necessário um líder também? Qual linha poderei colocar para esse leader?

Conjunto 2
Molinete Daiwa Bg 60
Vara compatível (não sei a marca que tenho)
Linha mono 0,50mm ou 0,60mm (ainda em dúvida)

Anzóis
Encastoei anzóis de 2/0 até 7/0, com cabo de aço flexível de 15 a 30cm. Uns 20 de cada.

Artificiais
Nunca usei iscas artificiais. Então acho melhor não arriscar ainda.

Restante da tralha:
Vara telescópica Daiwa Júpiter JF-30
Caixa de pesca
Lanterna X900 (baterias reservas e carregador)
Alicate Bico
Alicate Corte
Alicate Grip - Pega-Peixe
Faca / Canivete
Porta anzol encastoado
Chumbada
Linhas reservas (não sei quais ainda)
Porta isca
Viveiro peixes
Trena
Passaguá
Caixa térmica
Itens pessoais (roupas, remédios, carteira de pesca, etc.)

Até pretendo comprar outro conjunto (carretilha / vara), mas não faço ideia de modelos.
Com essas que tenho, pensei em pescar com a carretilha na mão usando anzóis menores e deixar o molinete de espera usando anzóis maiores.

O que vocês acham?

Obrigado.

Grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, mineirinho disse:

Conjunto 1:
Carretilha Marine GTO Urano Shil

Carretilha básica mas boa para pesca leve a média.

Dúvida na vara:
Perguntei em outro post sobre uma vara para pescar tambaqui e indicaram-me essas duas e disseram-me que serve também para o Araguaia. Vou comprar uma delas ou outra, caso tenha sugestão melhor:
Vara Carretilha Lumis Falcon (2,10m / 15 - 30lb) 2 Partes
Vara Saint Plus New Gaby Cast 2,10m 15-30lb 2 partes

Existem varas bem melhores que essas que eu sugeri, mas são mais caras, me dá uma idéia até quanto vc quer gastar que lhe sugiro outras opções.

Dúvida na linha:
Tava pensando em colocar uma mono Raiglon 0,37mm, mas não sei se ficará garrando, porque a 0,40mm tenho certeza que fica. Nunca usei multifilamento; recomendaram-me no post uma multi 0,23mm, mas nem tenho ideia de marca boa, nem qual linha usar para fazer a cama de nylon.

Eu uso muito a linha Max Force PE 4X ou 8X, é uma linha de bom preço, forte e me satisfaz na questão arremesso. Não precisa fazer cama de nylon para por multifilamento, aliás se fizer isso sua carretilha que já tem capacidade baixa de linha, ficaria ainda pior, pois só caberia pouca linha multifilamento nela. Creio que caberão 120 - 130 metros de multifilamento nela...bem melhor que 70 m de 0,37 mm.

Dúvida no leader
Levarei todos os anzóis já com o empate de aço (encastoados). É necessário um líder também? Qual linha poderei colocar para esse leader?

Se optar por usar linha monofilamento não precisa de líder, mas no caso de usar multi é sempre indicado uso de líder. A melhor linha para líder é a fluorcarbono, mas dá para usar uma monofilamento, caso ache a fluor muito cara. Uso a Vexter 0,52 mm...para pesca média acho que estaria ótima.

Conjunto 2
Molinete Daiwa Bg 60
Vara compatível (não sei a marca que tenho)
Linha mono 0,50mm ou 0,60mm (ainda em dúvida)

O molinete é top, quanto à linha, se não pretende ir atrás das pirararas e piraíbas, a 0,50 mm vai te atender bem.

Anzóis
Encastoei anzóis de 2/0 até 7/0, com cabo de aço flexível de 15 a 30cm. Uns 20 de cada.

Leve anzóis pequenos também, pois lá se usa muito isca branca, que é pega nas lagoas marginais (lambaris, sauás, sardinhas de água doce, piaus, etc), então precisará deles para pescar as iscas.

Artificiais
Nunca usei iscas artificiais. Então acho melhor não arriscar ainda.

Algumas iscas artificiais são muito fáceis de usar, basta lançar e recolher em velocidade lenta, como as iscas de barbela...acho bacana levar algumas pois nas lagoas marginais do rio pegam-se tucunarés, aruanãs e traíras...uma pesca bem divertida.

Restante da tralha:
Vara telescópica Daiwa Júpiter JF-30
Caixa de pesca
Lanterna X900 (baterias reservas e carregador)
Alicate Bico
Alicate Corte
Alicate Grip - Pega-Peixe
Faca / Canivete
Porta anzol encastoado
Chumbada
Linhas reservas (não sei quais ainda)

Leve linhas mais finas e mais grossas que as que irá levar nos molinetes e carretilhas, assim se precisar vc troca na hora.

Porta isca
Viveiro peixes
Trena
Passaguá
Caixa térmica
Itens pessoais (roupas, remédios, carteira de pesca, etc.)

Até pretendo comprar outro conjunto (carretilha / vara), mas não faço ideia de modelos.

Vc tem um kit de pesca leve/ média (carretilha) e um para pesca média (molinete), vc opta por levar um pesado (para tentar piras?) ou leve (para tentar com iscas artificiais?). Me diga o que quer levar e te dou sugestões.

Com essas que tenho, pensei em pescar com a carretilha na mão usando anzóis menores e deixar o molinete de espera usando anzóis maiores.

O que vocês acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Fui ao Araguaia e posso dar alguns conselhos... Pelo que percebo, você está um pouco perdido nos materiais!

1 - Porque não pretende pescar Pirararas?

Seu Daiwa  Bg 60 abastecido com linha 0,75 a 0,80 mm e uma vara de 80 lbs faz uma pescaria de pirararas tranquilamente! Fuja da ideia destes programas que você só consegue pescar tal peixe com o equipamento de tantos mil reais, isso é balela. Dimensione ao máximo possível o que você tem, ou o que pode adquirir! Pra você ter ideia de como nada é 100% certo, meu amigo foi ao Araguaia com o único material que tinha e tirou pirararas com linha 0,70 e vara de 60 lbs maciça, mas quando se trata desse peixe, abuse na espessura, pois briga sujo! Se não quiser gastar muito, recomendo uma Millenium Gladiador 80 lbs, acha fácil nas lojas de pesca e gira em torno de 100 reais! Ou pode optar pelas varas Mig Jaú, que são boas também, porém mais caras!

2 - Varas de pesqueiro para usar no Araguaia?

Se pretende pescar com isca viva (ex: lambari), vai pegar peixes como dourada, cachara, traíras e pequenas cachorras. Melhor optar por uma vara de 17 lbs a no máximo 20 lbs e multifilamento 0,25. Eu uso e recomendo pelo custo x benefício a Celta Bandit 17 lbs e multifilamento KastKing 0,25!

3 - Líder, encastoado, anzóis...

Quanto ao uso do encastoado, vai da opinião de cada um. Eu não usei quando fui, pois não havia necessidade, então optei por uma mono 0,50 mm como líder. Não tive problemas com linha cortada... Recomendo utilizar anzol Wide Gap, principalmente os da Pinnacle que são bons e baratos (1/0 e 2/0)! A vantagem é que esse anzol costuma fisgar na lateral e, assim, evita o atrito da boca do peixe com a linha, muito melhor para esse tipo de pescaria do que esses comuns do tipo "J" .

Compartilhar este post

Link para o post