Recommended Posts

Cadê a agua?
Já é rotina anualmente vivermos o problema de seca, aonde  vamos sempre encontramos os reservatorios com "sede", no entanto fico me questionando para onde vão as aguas das chuvas? - não impotando se caem nas cidades ou nos campos, sempre vão descer até algum rio principal que por vez são represados.
Então por que as represas sempre estão muito abaixo dos niveis considerado normais?. por vezes maquiavelicamente imagino que por interesses monetarios alguém manipula para sempre terem argumentação justificando os tarifaços de energia eletrica.
Neste final de semana não fui para pescar , mas sim estar junto e misturado familiarmente apos longa ausencia da filha, fomos para uma pousada na cidade Piracaia , conhecendo o rio Floresta e a represa que estava muito abaixo revelando o barranco, quase revelando a silueta do proprio rio. fiz uma caminhada longa para conhecer o rio nos varios trechos, ora muito estreito e raso ora melhor nos aspectos como rio.
Noutras viagens a mesma constatação quanto a seca nos niveis dos reservatorios, como se ainda não houvessem nenhuma chuva no período. Mas aos olhos os rios estão com bons níveis, facil observação ao cruza-los nas rodovias.
Afinal o que acontece?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, no final de teu texto, você já dá a resposta, Grande Roque! Os rios estão com bons níveis justamente porque as represas esvaziam... A vazão vem sendo maior que a entrada de água. Então...  :triste: 

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, Domingos Bomediano disse:

Na verdade, no final de teu texto, você já dá a resposta, Grande Roque! Os rios estão com bons níveis justamente porque as represas esvaziam... A vazão vem sendo maior que a entrada de água. Então...  :triste: 

...Mas não são os rios que abastecem as represas?... penso que num primeiro trecho sim, somente após a primeira barragem justificariam a vazão maior.

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Roque Moraes disse:

...Mas não são os rios que abastecem as represas?... penso que num primeiro trecho sim, somente após a primeira barragem justificariam a vazão maior.

Sim, Grande Roque, mas são eles que também esvaziam quando a vazão supera a entrada. O que ocorre é o seguinte: seja para gerar energia, seja para fornecer água que vem faltando à população, as administradoras vêm soltando mais água do que entra e é justamente aí que está o problema de as represas secas.  De momento o que chove ainda não supera o que precisa sair da represa... :ok: 

Editando para explicar que após sair de uma represa o rio passa pelas cidades, sendo alvo de coleta de enorme quantidade de água, para chegar na represa mais abaixo com um volume menor que o da vazão mais abaixo. E por aí vamos... 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não se pode apenas deixar a água para a represa. Tem-se que permitir vazão nos rios também.

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Mauricio. disse:

Não se pode apenas deixar a água para a represa. Tem-se que permitir vazão nos rios também.

Sim. Certo país sul-americano teve uma presidenta (sic) que em dado momento foi categórica nesse assunto:

"As represas não estão secas; elas estão molhadas porque choveu ontem e estiveram cheias mas agora estão mais pra secas mesmo, porque foram esvaziadas pra poder encher os rios - esses sim estavam secos, que agora estão cheios, molhando onde passa. Aliás, eu vinha pra cá de barco e quase não pude vir porque o barco que eu vinha tinha vindo de um lugar que tava muito vazio porque a represa liberou água pra encher o rio onde ele vinha antes de vir pelo caminho que veio agora, que é por onde eu vim. E tá bem seco."

Consta que ela deu essa declaração na região de Jacareí.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, Fred Mancen disse:

Sim. Certo país sul-americano teve uma presidenta (sic) que em dado momento foi categórica nesse assunto:

"As represas não estão secas; elas estão molhadas porque choveu ontem e estiveram cheias mas agora estão mais pra secas mesmo, porque foram esvaziadas pra poder encher os rios - esses sim estavam secos, que agora estão cheios, molhando onde passa. Aliás, eu vinha pra cá de barco e quase não pude vir porque o barco que eu vinha tinha vindo de um lugar que tava muito vazio porque a represa liberou água pra encher o rio onde ele vinha antes de vir pelo caminho que veio agora, que é por onde eu vim. E tá bem seco."

Consta que ela deu essa declaração na região de Jacareí.

Hummmm....:huh: Então, preciso informar ao Bome. Ele é da região e pode mandar resolverem isso.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
42 minutos atrás, Mauricio. disse:

Hummmm....:huh: Então, preciso informar ao Bome. Ele é da região e pode mandar resolverem isso.

Sim, acho válido avisar ao @Domingos Bomediano.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que nada, se ela tivesse aparecido aqui tinha sido expulsa na base da bala, uai :smiley-violent069:   :rotfl2: :rotfl2: :rotfl2:

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post