Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Vara 14lb de 2 partes: qual a melhor sugestão de entrada?

Recommended Posts

Boa noite pescadores.

Estou em busca de uma vara para carretilha para compor um conjunto para tucunarés e traíras do sudeste. Há poucos dias minha Lumis Viper 17lb sofreu um acidente doméstico (rs) e quebrou. Sentia dificuldade com ela em arremessar iscas abaixo de 8 ou 9g.

Agora estou em busca de uma vara que arremesse relativamente bem iscas leves, mas que não fique restrita apenas a estas iscas (minhas iscas vão de 4 a 21g).

Como pesco frequentemente em locais cercados por árvores, quero uma vara de 1,68m (5'6") ou, no máximo 1,73m (5'8").

Sei que estas medidas não ajudam no arremesso em pescaria de barranco, então quero compensar isso com uma vara de ação média (ou moderada).

Pela praticidade no transporte com a família, preciso que seja uma vara de 2 partes.

Inicialmente olhei estas 3 varas de até $300 que encontrei com maior frequência nas lojas on line:

Mas, após a contribuição do pessoal neste tópico e alguma leitura no fórum, fiz uma tabela com as principais sugestões de varas de 12 a 16lb bipartidas:

image.thumb.png.ef3d59e8734e293a21df5ee50b57c0d7.png

A ideia é deixar a tabela como um ponto de partida para outros companheiros que tiverem a mesma necessidade que a minha. As informações foram obtidas em sites oficiais dos fabricantes e, quando não encontradas, em sites de lojas on line de pesca. Fiquem à vontade para informar qualquer erro. O objetivo é aprimorar e aumentar a tabela.

Como sou chato e paciente, continuo em busca da melhor vara possível de até R$400 que seja:

• bipartida (2 partes)
  • libragem máxima: 12 a 15lb
  • 1,68 a 1,73m
  • ação média
  • casting bom para iscas leves
  • menor peso possível

Muito grato ficarei com novas sugestões.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço as contribuições. Vou analisar cada uma. Meu interesse por varas abaixo de 6" é pq costumo pescar em locais com árvores à beira da água. Sofria mais em arremessar vara de 1,8m. Gostei da experiência com a anterior de 1,68m.

Link para o post
3 horas atrás, Evandro P.F. de Camargo disse:

Por que não outra Viper, agora de 14 lbs? Tenho uma 14 lbs 6"3 e arremessa bem essas iscas.

Só achei essa vara na medida de 1,68m bipartida em uma loja: https://www.pescapinheiros.com.br/produto/varas/para-carretilha/5331-vara-de-pesca-para-carretilha-lumis-viper-2-partes

Vc tem sugestão de outra loja? Achei relativamente salgado o preço. Paguei cerca de 270 na de 17lbs em loja física.

Link para o post
1 hora atrás, Gadbem disse:

Tenho uma lumis tunizza 14 lb 5'8 e uma enzo sport 12lb 6'3 lb

Paguei 303,00 e 274,00 respectivamente.

Gosto bem delas.

Em todos os sites que encontrei a Tunizza fica por cerca de 350 com frete. Não é muito além do teto que citei.

Mas, além de ser carbono IM8, o que mais nela a faz melhor que as 3 citadas no tópico inicial? Estou com certo receio nela por se limitar a iscas de 15g.

Tenho algumas que passam de 20g (até 28g no máximo, se não me engano), embora a maioria seja de até 15g. A Saint Plus e a Albatroz tem 17,5g e 21g como peso máximo de isca, ou seja, minhas iscas mais pesadas ultrapassam menos o limites destas.

Aliás, com a experiência de vocês, arremessar iscas mais pesadas que o recomendado é de fato um problema?

Link para o post
3 horas atrás, Fortunato disse:

Só achei essa vara na medida de 1,68m bipartida em uma loja: https://www.pescapinheiros.com.br/produto/varas/para-carretilha/5331-vara-de-pesca-para-carretilha-lumis-viper-2-partes

Vc tem sugestão de outra loja? Achei relativamente salgado o preço. Paguei cerca de 270 na de 17lbs em loja física.

Dá uma olhada no Mercado Livre. Selecionar a opção mostrar primeiro os menores preços. Tanto a Viper quanto a Tunizza - e outras mais - têm por lá com preços atrativos.

Link para o post
55 minutos atrás, Fortunato disse:

Em todos os sites que encontrei a Tunizza fica por cerca de 350 com frete. Não é muito além do teto que citei.

Mas, além de ser carbono IM8, o que mais nela a faz melhor que as 3 citadas no tópico inicial? Estou com certo receio nela por se limitar a iscas de 15g.

Tenho algumas que passam de 20g (até 28g no máximo, se não me engano), embora a maioria seja de até 15g. A Saint Plus e a Albatroz tem 17,5g e 21g como peso máximo de isca, ou seja, minhas iscas mais pesadas ultrapassam menos o limites destas.

Aliás, com a experiência de vocês, arremessar iscas mais pesadas que o recomendado é de fato um problema?

Cara comprei de uma loja física em três pontas. Chama TP pesca. Tem loja no mercado livre. Dê uma olhada, mas semana retrasada passei por la pro meu irmão comprar uma,  não tinha mais a tunizza de 14 lb 5'8. Tem uma loja pescaadventure, ta saindo 278 no depósito, da uma olhada ai.

O que mas gostei nela foi o peso. Bateu 88 gramas na balança lá. Fiquei com receio de quebrar a vara pois sou bem desastrado, até agora ele tem aguentado bem. haha

Não posso opinar quanto as 03 varas pois desconheço. A única coisa que me incomodou nela é a ponteira da vara, não gostei muito. Somente ouvir falar que essa flexa não é boa, porém desconheço. A Exsense eu acho que é de entrada da lumis.

Quanto arremessar isca, não abusei muito, mas já arremessei isca de 23 gramas com ela, claro sem exigir da vara, somente para teste mesmo. Pois, tenho muito receio com isca mais pesadas que o casting da vara.

Meu irmão tem a viper 17 lb também, gostei demais da vara, mas a tunizza eu achei bem melhor.

Link para o post
Em 12/02/2019 at 16:54, Evandro P.F. de Camargo disse:

Dá uma olhada no Mercado Livre. Selecionar a opção mostrar primeiro os menores preços. Tanto a Viper quanto a Tunizza - e outras mais - têm por lá com preços atrativos.

Ótima dica. Obrigado. Sou comprador frequente no ML, mas sempre busquei itens de pesca em lojas do ramo. 

Link para o post
Em 12/02/2019 at 17:16, Gadbem disse:

Cara comprei de uma loja física em três pontas. Chama TP pesca. Tem loja no mercado livre. Dê uma olhada, mas semana retrasada passei por la pro meu irmão comprar uma,  não tinha mais a tunizza de 14 lb 5'8. Tem uma loja pescaadventure, ta saindo 278 no depósito, da uma olhada ai.

O que mas gostei nela foi o peso. Bateu 88 gramas na balança lá. Fiquei com receio de quebrar a vara pois sou bem desastrado, até agora ele tem aguentado bem. haha

Não posso opinar quanto as 03 varas pois desconheço. A única coisa que me incomodou nela é a ponteira da vara, não gostei muito. Somente ouvir falar que essa flexa não é boa, porém desconheço. A Exsense eu acho que é de entrada da lumis.

Quanto arremessar isca, não abusei muito, mas já arremessei isca de 23 gramas com ela, claro sem exigir da vara, somente para teste mesmo. Pois, tenho muito receio com isca mais pesadas que o casting da vara.

Meu irmão tem a viper 17 lb também, gostei demais da vara, mas a tunizza eu achei bem melhor.

Vou olhar a dica da pesca adventure. De fato a Tunizza entrou no meu radar.

Link para o post
Em 12/02/2019 at 10:45, Miguel Simmons disse:

So pra confundir ainda mais.... Eu daria uma olhada na Sumax Java Cast 6" 12lbs ...

Sabe dizer se encontro esta vara abaixo de 1,80 e, de preferência, de 14lbs? 

Link para o post
10 horas atrás, Fortunato disse:

Sabe dizer se encontro esta vara abaixo de 1,80 e, de preferência, de 14lbs? 

Essa vara que eu citei, não! Não tem abaixo de 6' e só 12lbs, depois eh 17lbs

Link para o post
14 horas atrás, Leandro Francisco disse:

Ótima sugestão. Muito completa perante o preço. Só me surpreendeu o peso: 129g. Achei pesada para uma vara 14lb de carbono IM9. Acrescentei o modelo à tabela de sugestões no início do tópico. Obrigado.

Link para o post

Amigo, eu recomendaria a impacto 14 libras. Tenho uma de 1,68 e acho show de bola. Paguei R$ 99,00 na época e acho um ótimo custo / benefício. Porém, ela é inteiriça. Não sei até que ponto isso iria te atrapalhar. Mas, dê uma conferida!

Link para o post
Em 20/02/2019 at 20:37, Victor Stevan disse:

Amigo, eu recomendaria a impacto 14 libras. Tenho uma de 1,68 e acho show de bola. Paguei R$ 99,00 na época e acho um ótimo custo / benefício. Porém, ela é inteiriça. Não sei até que ponto isso iria te atrapalhar. Mas, dê uma conferida!

Excelente custo-benefício, Victor.

Mas, realmente preciso que seja vara de 2 partes.

Link para o post
  • 2 weeks later...

Olá!

Tenho uma Albatroz Flexa 6'0, de 14lbs e 2 partes e gosto bastante dela, possui ação média-rápida e arremesso várias iscas com ela, desde plugs de 3,5 gramas a uns 10m de distância até iscas de 15 gramas a uns 30m de distância. Uso essa vara para robalos desembarcado e às vezes para Bass também desembarcado. O único ponto fraco da vara é ser um pouco pesada.

Ainda sobre as varas Flexa da Albatroz, já tive uma 5'8", de 17lbs e 2 partes. Era mais rápida que a 14lbs, porém quebrou quando forcei pra tirar um robalo flecha de 62cm e mais de 3kg pra fora das pedras.

Sobre as outras varas que falaram, nunca usei nenhuma, mas já testei em uma loja a Lumis Excense 14lb 5'6" 2 partes e gostei bastante. Bem leve e com ação média-rápida,  apesar de achar o cabo um pouco comprido demais.

Também já tive uma Saint Hammer 5'6" 2 partes, só que a 4-10lbs. Tinha ação bem lenta, mas quebrou durante uma pescaria em uma fisgada que nem foi tão forte, então não a recomendaria a não ser que fosse pra pescarias ultralight.

Espero ter ajudado!

Link para o post

Amigo, recentemente eu comprei a Sumax Java Cast 6" (1,83) como indicação dos amigos aqui do forum, a mesma que o amigo @Miguel Simmons está citando e olha, ela me surpreendeu.

Eu buscava assim como voce uma vara que arremessasse iscas leves (nada de magica, isca de 6.5gramas, diga-se queens 70 rs.) e essa varinha arremessa muuuuito iscas leves, o casting dela é de 3 a 14g mas creio ser meio impossivel arremessar 3g numa carretilha, quanto ao peso maximo de arremesso, creio que vai ser dificil voce achar uma vara que arremesse muito bem iscas leves e tenha arremesso maximo de 20g ou mais. ( me corrijam se eu estiver errado) 

no mais, a vara é leve, é barata (R$154 + frete na loja Mg Pesca: http://www.mgpesca.com.br/vara-para-carretilha-sumax-java-cast-6-1-83m-12-lbs-jvc-602ml-02-partes-pr-5202-340075.htm), e aremessa muito bem iscas leves, tem ação media, é uma vara de entrada pra categoria mas me deixou de queixo caido. fora que 12 libras a esportividade é show de bola! 

Link para o post
1 hora atrás, Mferretti disse:

Amigo, recentemente eu comprei a Sumax Java Cast 6" (1,83) como indicação dos amigos aqui do forum, a mesma que o amigo @Miguel Simmons está citando e olha, ela me surpreendeu.

Eu buscava assim como voce uma vara que arremessasse iscas leves (nada de magica, isca de 6.5gramas, diga-se queens 70 rs.) e essa varinha arremessa muuuuito iscas leves, o casting dela é de 3 a 14g mas creio ser meio impossivel arremessar 3g numa carretilha, quanto ao peso maximo de arremesso, creio que vai ser dificil voce achar uma vara que arremesse muito bem iscas leves e tenha arremesso maximo de 20g ou mais. ( me corrijam se eu estiver errado) 

no mais, a vara é leve, é barata (R$154 + frete na loja Mg Pesca: http://www.mgpesca.com.br/vara-para-carretilha-sumax-java-cast-6-1-83m-12-lbs-jvc-602ml-02-partes-pr-5202-340075.htm), e aremessa muito bem iscas leves, tem ação media, é uma vara de entrada pra categoria mas me deixou de queixo caido. fora que 12 libras a esportividade é show de bola! 

Bacana Mauricio! E seguindo a cadeia de indicações, eu comprei uma Java Cast por indicação do @Alexandre Fishing. Hj eu tenho 3 delas ....

Abçxxxx

Link para o post
14 minutos atrás, Miguel Simmons disse:

Bacana Mauricio! E seguindo a cadeia de indicações, eu comprei uma Java Cast por indicação do @Alexandre Fishing. Hj eu tenho 3 delas ....

Abçxxxx

Valeu Miguel, das varas mais baratas foi a que mais gostei tambem e a Lumis Excense foi a que menos gostei.

Link para o post

Pegando o barco já na água... E as varas daiwa?? Laguna (essa não sei realmente se tem nessas especificações) e Aird 1,68m 8-17lb 2 Partes (R$ 228,00)?

Estou pra comprar uma vara também, mais ou menos nessas condições dele (quase iguais, só aumenta a libragem da vara).

Link para o post
11 horas atrás, Miguel Simmons disse:

Abçxxxx

Tambem comprei por indicação dele, valeu @Alexandre Fishinghehehe.

Link para o post