Entre para seguir isso  
Allan Marques

Material e montagem para beirada

Recommended Posts

Estou pensando em montar um material leve para pesca de beirada. Pesco na praia de Itaipuaçu em Maricá/RJ que é uma praia de tombo. Nessa praia, como é de tombo, a beirada não significa somente peixes bem pequenos.

Pensei numa vara Albatroz New Pampo de 2,70m, que pretendo mandar agulhar depois, e um molinete Okuma Ceymar 30. É um conjunto equilibrado?

Uma linha 0.18 monofilamento fica legal nesse conjunto? Fiquei em dúvida quanto ao tamanho e bitola do leader, assim como do chicote e pernadas.

Esse conjunto daria para pescar até quase meia água nessa praia de tombo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem estou procurando um conjunto pra pescar no raso. Vou acompanhar o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/02/2019 at 11:13, Allan Marques disse:

Estou pensando em montar um material leve para pesca de beirada. Pesco na praia de Itaipuaçu em Maricá/RJ que é uma praia de tombo. Nessa praia, como é de tombo, a beirada não significa somente peixes bem pequenos.

Pensei numa vara Albatroz New Pampo de 2,70m, que pretendo mandar agulhar depois, e um molinete Okuma Ceymar 30. É um conjunto equilibrado?

Uma linha 0.18 monofilamento fica legal nesse conjunto? Fiquei em dúvida quanto ao tamanho e bitola do leader, assim como do chicote e pernadas.

Salve Vizinho. Tbm moro em Itaipuacu. Pesco com 3 conjuntos, um de 4,20 pra fundo, arremessando onde a chumbada for ..... Um de 3,60 pra meia agua, fazendo a leitura do mar ... e um de 3,00m com a ponta agulhada, com molinete 1000 e linha 0,18, esse conjunto pra beirada. Eu uso nesse conjunto mais uma montagem com pernada bem em cima ... com flutuador, atras de pampo ... Uso chicote e pernada com Fluor 0,40mm

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/02/2019 at 11:13, Allan Marques disse:

Então Allan, para beira em praia de tombo com incidencia de peixes grandes eu deixava a vara original, so compraria uma maior (3m ou melhor ainda 3,30m).

O molinete eu não conheço, mas como referencia usaria um daiwa regal 3500XIA.

Linha, usaria uma mais grossa, tipo 0,22 a 0,25 com um arranque 0,35 de uns 6 a 7m.

Chicote na casa de 1 metro de 0,35 a 0,40 e pernadas 0,33 / 035 com 60/80cm de comprimento.

Gosto muito da pesca de beira, esta presente em 90% das minhas pescarias, mas o material muda conforme a praia ...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 15/03/2019 at 00:09, TMedina disse:

Tambem estou procurando um conjunto pra pescar no raso. Vou acompanhar o tópico.

pesca de beira pode ser desde material UL ate material mais parrudo como citado acima.

No caso de material UL muda tudo ...

Alias, o pampo da minha foto de perfil foi no UL

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc agulhar, vai ter um conjunto top. Sensível, mas capaz de trabalhar aquele pampo mais valente que veio pra beira. O Molinete tbm é ótimo, bem construído, sem folgas. Vou usar um pra um conjunto de bait.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 23/03/2019 at 20:06, vrcedro disse:

Se vc agulhar, vai ter um conjunto top. Sensível, mas capaz de trabalhar aquele pampo mais valente que veio pra beira. 

Eu jamais iria para uma praia de tombo com uma vara agulhada .... não que seja impossivel, mas acho que ja extrapola os limites

Uso muito material leve , ja peguei exemplares de respeito com eles, mas em praias tranquilas, enseadas, canais ... numa praia de tombo ja uso um material mais bruto, pois exige bem do material na hora de "sacar" o peixe d'gua.

Na minha humilde opinião, não faz sentido ir para uma praia de tombo com anzol pequeno ... pernada, chicote e linha fina, logo não faz sentido algum uma vara "light".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
56 minutos atrás, Maquart disse:

Eu jamais iria para uma praia de tombo com uma vara agulhada .... não que seja impossivel, mas acho que ja extrapola os limites

Uso muito material leve , ja peguei exemplares de respeito com eles, mas em praias tranquilas, enseadas, canais ... numa praia de tombo ja uso um material mais bruto, pois exige bem do material na hora de "sacar" o peixe d'gua.

Na minha humilde opinião, não faz sentido ir para uma praia de tombo com anzol pequeno ... pernada, chicote e linha fina, logo não faz sentido algum uma vara "light".

Mas basicamente é o que o pessoal de SP faz em praias como Massaguaçú. Linha 0.20, anzóis pequenos e pernadas longas. A realidade de SP é um pouco diferente da do ES pra cima. Um ou outro pampo perdido, corvinas, estas um peixe muito ''frouxo'' e betaras.Uma ponteira de fibra de vidro ou híbrida aguentamuita pressão.

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, vrcedro disse:

Mas basicamente é o que o pessoal de SP faz em praias como Massaguaçú. Linha 0.20, anzóis pequenos e pernadas longas. A realidade de SP é um pouco diferente da do ES pra cima. Um ou outro pampo perdido, corvinas, estas um peixe muito ''frouxo'' e betaras.Uma ponteira de fibra de vidro ou híbrida aguentamuita pressão.

Mas o pescador acima é do RJ , salvo engano as praias na região dele são parecidas com as do ES. 

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Maquart disse:

Mas o pescador acima é do RJ , salvo engano as praias na região dele são parecidas com as do ES. 

Mesma situação, águas subtropicais. Em praia de tombo vc tira o peixe aproveitando quando alguma onda quebra na declividade. Tem vídeos dessa pesca em Caraguá e adjacências.

Compartilhar este post

Link para o post

1 hora atrás, vrcedro disse:

Mesma situação, águas subtropicais. Em praia de tombo vc tira o peixe aproveitando quando alguma onda quebra na declividade. Tem vídeos dessa pesca em Caraguá e adjacências.

Enfim, gosto é gosto e na pesca não ha regras ... continuo com o meu ponto de vista baseado em detalhes observados com o tempo.

Cabe ao Allan avaliar e decidir o que sera melhor para ele.

Abraços

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Maquart disse:

Enfim, gosto é gosto e na pesca não ha regras ... continuo com o meu ponto de vista baseado em detalhes observados com o tempo.

com esse negócio chamado internet , google e youtube , aparece cada vez mais esses pescadores de internet kkkkkkkkkkkkkkk

voce percebe quando o cara posta alguma coisa kkkkkkkkkkkkkk   tem até termos científicos pra explicar kkkkkkk

a gente pesca quase todo dai , durante mais de 20 anos , e fica lendo cada coisa :rotfl2:

• Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 25/03/2019 at 12:55, Maquart disse:

kkkk    acho que os bichos ai costumam ser mais brutos. kkkk

os amigos que praticam essa modalidade aqui no rio, costumam ir de vara pampo ou new pampo agulhada em torno de 3m.   e linha 0,18...   so não sei ao certo quanto ao arranque .  chicotes com pernadas mais curtas em torno de 35 cm.    e o mais importante , fricção aberta.

Compartilhar este post

Link para o post

mas acredito que vai variar muito de praia pra praia, e principalmente do que está saindo lá.   

Compartilhar este post

Link para o post

3 horas atrás, francisco dos anjos disse:

kkkk    acho que os bichos ai costumam ser mais brutos. kkkk

os amigos que praticam essa modalidade aqui no rio, costumam ir de vara pampo ou new pampo agulhada em torno de 3m.   e linha 0,18...   so não sei ao certo quanto ao arranque .  chicotes com pernadas mais curtas em torno de 35 cm.    e o mais importante , fricção aberta.

Tirar o peixe com linha fina é mais facil que desenterrar o chumbo da areia, normal nesse tipo de praia

Compartilhar este post

Link para o post
Em 18/04/2019 at 15:08, Maquart disse:

Tirar o peixe com linha fina é mais facil que desenterrar o chumbo da areia, normal nesse tipo de praia

verdade.   

Compartilhar este post

Link para o post