Entre para seguir isso  
Lucaap

Pesca em arraial do cabo

Recommended Posts

Olá, me chamo Lucas e estou começando na pesca agora, vou fazer uma viagem a arraial do cabo e gostaria de saber os melhores lugares para pesca, tanto embarcado quanto na areia, e quais seriam os melhores tipos de isca, natural ou artificial. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Lucas, seja bem vindo!

Arraial é um paraíso! Não sei como anda a pesca por lá, pois tem algum tempo que não vou lá, mas um grande amigo que mora em Arraial esteve pegando umas anchovas há uns 2 meses ou menos, além de muitos olhos-de-cão perto do Boqueirão.

Embarcado os melhores pontos são:

- Pedra Vermelha: fica do lado de dentro da Ilha do Farol, ali já pesquei baiacus-arara enormes (entre 2 e 4,5kg), serras, xereletes, pitangolas, xaréus-olhudos, bicudas, agulhões, ciobas, cavalas e peixes-galo, a maioria de pouco tamanho, abaixo de 1kg ou passando pouco disso. A exceção ficou por conta dos baiacus que realmente me surpreenderam e detonaram um bocado de iscas minhas (mas valeu a pena!). Tudo depende de maré e de como a água vai estar de temperatura.

- Laje do Focinho: ali é um dos melhores pontos! Na hora certa, ao raiar do dia, você pode dar de cara com cavalas, olhos-de-boi, pitangolas, anchovas, bonitos e serras. Uma valiosa dica: ali quase sempre é agitado, pois é onde a corrente bate de frente com as rochas; do lado oeste, na extensão do Boqueirão (passando pela linda Gruta Azul) o mar parece uma piscina. Se houver condição, vale a pena pedir pro barqueiro posicionar o barco pelo lado calmo, a uns 40m da laje, e arremessar em direção a ela, pra fugir da máquina de lavar que aquilo vira às vezes. Parece muito distante mas dá tranquilo com o material que recomendo usar.

- Ponta Leste: do lado oposto à laje do Focinho, é um ponto de olhetes, olhos-de-boi, pitangolas, badejos, bonitos e eventualmente, anchovas e serras.

- Pelo meio da Ilha do Farol pelo lado de fora tem a Pedra do Boi, que marca o início de uma enseada onde pode se encontrar de tudo um pouco, principalmente anchovas. O Pedrote também dava uns peixes. Mas quando a corrente tá boa quase toda a extensão da ilha fica promissora.

Importante estar um ventinho fraco de sudoeste, fraco mesmo, que ajuda a encostar as correntes que trazem nutrientes e peixes menores pra costa. No verão era comum isso ocorrer e eventualmente até os dourados batiam ali na costeira. A Corrente do Brasil - que é quente - encontra a corrente que vem do Sul desde a Argentina e causa o fenômeno da ressurgência, que traz à tona uma enorme massa de nutrientes das áreas mais profundas, é um espetáculo quando os fatores se alinham. Fiz ali algumas das melhores pescarias de minha vida.

Desembarcado, vale a pena ver se tem lulas no pier dos Anjos, assim como vale tentar alguma coisa na praia do Foguete e no canto direito da Prainha. Recomendo ir acompanhado por conta de segurança e por conta dos riscos de caminhar em trilha (no caso da Prainha).

Material: vou tentar ser prático e resumir tudo em três conjuntos...

Embarcado do lado de dentro da baía dos Anjos: conjunto de vara 6'6" 17lbs com molinete compatível e multi de 20 lbs, leader de 40lbs dá e sobra. Iscas zara, pencil popper, twitch baits, Gotchas, jigs de pena, iscas de barbela sinking e meia-água de 6 a 11cm em média.

Embarcado do lado de fora: vara 7' a 8' de 25 a 30 lbs, molinete no mínimo 4000 (orientando o tamanho por Shimano) com multi de 30lbs, leader de 60lbs. Eu ainda levava uma vara de 8'3" 60lbs com molinete tamanho 6000 (aproximando da numeração Shimano) e muti de 50lbs com leader 80lbs, pra arremessar uns tocos grandes... Iscas zara, sliders, pencil poppers, colheres grandes, barbela sinking e meia-água, barbela grande. Tudo entre 12cm e 18cm pros plugs e colher de 1oz (adoro a Krocodile). Pra corricar, jigs de pena, Gotchas e afins fazem a festa com atunídeos em geral.

Pra desembarcado, 14 e 17 lbs dão e sobram. Ainda não pesquei lá de fly, mas amigos que já o fizeram se divertiram muito com #5 e #6 no espumeiro da praia do Foguete e na praia Grande.

Boa sorte e não deixe de postar aqui o resultado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites