Ir para conteúdo

Recommended Posts

           

            Desde sua fundação como fabricante de itens de fundição em Hiroshima em dezembro de 1943, a Ryobi Limited acumulou tecnologias inovadoras, fabricando componentes para automóveis, eletrônica, telecomunicações e outras indústrias. Em 1944, a Ryobi alavancou essas tecnologias e aproveitou sua experiência para diversificar, como fabricação de equipamentos de impressão, equipamentos de pesca, suprimentos de golfe, ferramentas elétricas e hardware para construtores. RYOBI, DAIWA e SHIMANO são as três principais marcas de equipamentos de pesca no Japão, envoltas por uma aura própria de admiração e respeito entre os amadores e profissionais Japoneses.

          Aparentemente, parece que a Ryobi entrou totalmente no mercado Norte Americano apenas em 1977. A Ryobi fabricou molinetes e carretilhas para outras empresas antes de 1977, sendo as mais bem sucedidas seus modelos feitos para a Zebco.  O período de 12 anos de marketing Norte Americano da Ryobi viu passar 148 carretilhas e molinetes em aproximadamente 30 séries diferentes. Equipamento Ryobi foi vendido sob as marcas Zebco nos EUA, Ryobi na Europa, Jarvis Walker na Austrália e Tatlow & Wright em partes da América do Sul.

          Em algum momento de 1988, Ryobi vendeu ou de alguma forma licenciou seu negócio de equipamento de pesca para a Fintek, que era uma subsidiária da gigante da indústria de pesca Berkley. Nessa época parece que, infelizmente, o foco estava mais no preço do que na qualidade.

          Difícil dizer quando o relacionamento da Ryobi com a  Fintek  terminou, e a história dessa empresa e sua relação com o mercado Norte Americano ficou um tanto obscura.  Em 2000, a empresa JOHSHUYA Co., o maior grupo de equipamentos de pesca japonês, recebeu a posse do setor de equipamentos de pesca da Ryobi. Em novembro de 2008, a empresa JOHSHUYA e a WEIHAI RYOBI INTERNATIONAL TRADING CO LTD entraram em um acordo em que a WEIHAI RYOBI INTERNATIONAL foi autorizada a fabricar, vender e operacionalizar produtos de pesca Ryobi em todo o mundo, com exceção do mercado japonês.

 

 

           Aqui, um ótimo exemplo dessa conceituada marca. Uma pequena carretilha Chinu Section EX 130, feita para o mercado Japonês exclusivamente.

fMQfRuH.jpg

 

       É bem pequena, como pode se ver na comparação com a xícara de café ao lado. De fato, é um equipamento feito especificamente para pesca da Brema Negra, embarcado ou em píeres. Mas claro que serviria para pescar uma enorme variedade de peixes, principalmente os peixes do Casqueiro. :joia:

       Como pode se ver na etiqueta de preço, isso custava apenas 5.380 ienes. Eu mesmo paguei por ela pouco mais de 25 reais em um leilão no Ebay, uma pechincha. Só que a Receita Federal não achou isso. Ao chegar no Brasil quiseram me cobrar mais de 200 reais em tributos de importação, na cara dura. Fiz um pedido formal de revisão de tributo no próprio site dos correios, anexando cópia eletrônica da página do Ebay como comprovante do valor pago, mostrando que de tão baixo nem deveria ser taxado. Depois de uma semana reconsideraram e me cobraram apenas aqueles 15 reais de entrega do correio. Neste País, se a gente não grita sai depenado. :comemorando:

  

7Knmsj9.jpg

 

          É bem pequena apesar de ser o maior tamanho da série, que também tinha o tamanho 80.  Muito leve, quase nem se percebe o peso, apenas 150 g. Isso devido aos materiais usados, muito leves.

 

iTDUu01.jpg

   

           Adoro esses pequenos detalhes na caixa. Esse destacável tem alguma utilidade como pode se ver no desenho e quando eu aprender japonês vou saber qual é. :rotfl2:

 

Vw5nx7p.jpg

8vewiui.jpg

 

               Carretel facilmente retirável. Facilita a troca quando se possui mais um de reserva e se quer trocar de linha rapidamente. Ou mesmo para fins de limpeza e lubrificação.

 

IbKIF4Z.jpg

 

          Esse equipamento possui um freio diferente, com certeza adequado ao tipo de pesca a que se propõe. A fricção não funciona quando o click está ativo, apenas quando se o desativa. E a alavanca gira junto quando o carretel descarrega sob pressão da corrida do peixe.

 

qU6kBli.jpg

 

              Um belo exemplar para uma coleção eclética. :ok:

 

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante essa pequena carretilha Ryobi, os materiais de hoje em dia ainda são muito bons, mesmo que não sejam mais feitos no Japão mas na China.

Molinetes como os Ryobi Zauber são referência em custo-benefício.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 months later...

Legal esta postagem HU, historia é cultura , é conhecimento. tenho um conjunto de praia Zebco ... made in china via usa, ganhei de presente , qualquer dia atendo o convite da mana para descer a serra e poder batizar o conjunto.:joia: 

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 6 months later...
  • 9 months later...

 Não conhecia! e é linda a carretilha. Parabéns.

Tem uma venda no Ebay, zero! preço de 25 dolares.

https://www.ebay.com/itm/Ryobi-Chinu-Section-Ex80-No-01/333754427891?hash=item4db55069f3:g:RRkAAOSw2LBfh5vm

 

Possuo a Shimano Chinu gt1000 com rolamentos Abec7, as buchas foram trocadas, com disco de carbono, serviço bem feito, uso para pesca de corvinas e piaus no fundo, vou postar fotos no tópico  

 

Tinha conhecimento da Daiwa Chinujacker, segue vídeo.

Japonês pesca em qualquer ponte e qualquer canal de viaduto... 

 

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

www.petsEXPERT.pt
×
×
  • Criar Novo...