Entre para seguir isso  
DiegoSilva

Primeira vez em pesqueiro

Recommended Posts

Pessoal boa noite, e quanta dúvida que nem sei por onde começar, então, sou novo em pescaria de pesqueiro, sempre pesquei em costão e praia a vida toda e sábado irei a um pesqueiro com Lagos “pequenos” , tenho diversas dúvidas, vou para pescar tilápias na vara telescópica, vocês têm alguns conselhos ???? Chicote, tipo de massa, melhor isca? Me ajudem pfffff

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Diego, tenho pouca experiência com Tilápias, mas vou relatar o que sei, normalmente nos pesqueiros que fui, eles próprios tinham uma "massinha" que utilizavam no trato dos peixes, neste que vai não tem? Em casas de isca tem uns kits para preparar massas, dá para você comprar e levar para preparar lá, de preferência com a água do lago.

Outra coisa, cuidado ao manusear a massa ou outra isca, minha última experiência mostrou que mexer na massa após ter passado protetor solar foi terrível para afetar a pesca, se for usar o protetor, passe antes, depois lave muito bem as mãos, por ser água parada e lago pequeno, a tendência é que a sensibilidade delas aos aromas "estranhos" seja muito maior.

Quanto ao chicote, use a linha de bitola mais fina que conseguir, evite encastoador, se usar chumbo, opte pelo menor possível, eu tenho usado uma linha de mono com banho de fluor carbono da mazzafero, até então a melhor linha que utilizei, o modelo é trilon, bitola 0,28 na cor verde e peguei várias piaparas e outros peixes com ela, curiosamente usando a mesma linha com bitola pouco maior as ações diminuíram muito, o ruim é que está difícil achar esta linha no mercado, até na internet está escasso, parece que tem uma opção da Raiglon .

Abraços e boa pesca

Compartilhar este post

Link para o post

Diego, nos P&P aqui da região, uma isca que é excelente para tilápias e matrinxãs - até alguns pacus entram - é o fígado de boi.

Corte ele em pequenas tiras, como se fossem minhocas, e vai ser fatal. Para as matrinxãs, convém botar um pedacinho maior, tipo um dadinho, e usar anzol encastoado. Se preferir também, é uma boa vc já cortar o fígado antes de sair para a pescada e "empanar" eles no fubá. Fica melhor para manusear e há quem diga que o fubazinho que vai soltar na água ajuda a chamar a atenção dos peixes.

Das massas, o amigo Wesley já deu até a dica de lavar bem as mãos após o protetor solar, pq elas são bem manhosas.

Você vai conseguir pegar elas com milho também. 

Chicote não tem muito segredo. Mas vale lembrar que é interessante usar a bitola mais fina possível e sem chumbo, pois elas costumam ser "lisas" e refugam se sentir alguma coisa estanha na linha. Boia, se for usar, também é bom usar a menor possível.

Acho que com isso vai poder se divertir bastante com elas.:smiley-sport041:

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai usar mais de uma vara, consequentemente elas estarão no descanso, use salva-varas.

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutos atrás, Claudiok disse:

Se vai usar mais de uma vara, consequentemente elas estarão no descanso, use salva-varas.

Bem lembrado... Especialmente se tiver matrinxã no lago:joia:.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Wesley Souza disse:

Boa noite Diego, tenho pouca experiência com Tilápias, mas vou relatar o que sei, normalmente nos pesqueiros que fui, eles próprios tinham uma "massinha" que utilizavam no trato dos peixes, neste que vai não tem? Em casas de isca tem uns kits para preparar massas, dá para você comprar e levar para preparar lá, de preferência com a água do lago.

Outra coisa, cuidado ao manusear a massa ou outra isca, minha última experiência mostrou que mexer na massa após ter passado protetor solar foi terrível para afetar a pesca, se for usar o protetor, passe antes, depois lave muito bem as mãos, por ser água parada e lago pequeno, a tendência é que a sensibilidade delas aos aromas "estranhos" seja muito maior.

Quanto ao chicote, use a linha de bitola mais fina que conseguir, evite encastoador, se usar chumbo, opte pelo menor possível, eu tenho usado uma linha de mono com banho de fluor carbono da mazzafero, até então a melhor linha que utilizei, o modelo é trilon, bitola 0,28 na cor verde e peguei várias piaparas e outros peixes com ela, curiosamente usando a mesma linha com bitola pouco maior as ações diminuíram muito, o ruim é que está difícil achar esta linha no mercado, até na internet está escasso, parece que tem uma opção da Railgon .

Abraços e boa pesca

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode me dizer um chicote bom para a tilápia? A massa vi dizendo que pó de ração de gato do sabor peixe e bom, é verdade?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, DiegoSilva disse:

Você pode me dizer um chicote bom para a tilápia? A massa vi dizendo que pó de ração de gato do sabor peixe e bom, é verdade?

Cara, uma massa que eu sempre usei e é bem boa para as danadas, é com ração de coelho, farinha e banana.

Se tiver como triturar a ração de coelho até virar pó, melhor. Se não, deixa na água um tempo até ficar bem mole, espreme ela muito bem para tirar toda a água e vai misturando aos poucos a banana e um pouquinho de farinha até dar o ponto e não grudar na mão.

Com essa ração de gato não sei se dá, mas é provável que sim também.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem muitas maneiras de capturá-las Diego, mas nada igual a uma vara telescópica usada ao estilo Tenkara. Tilapia é um bicho desconfiado, não usar bóia e usar somente a ração flutuando com um anzol pequeno ajuda bastante. Se não quizer gastar com linha de fly pode usar uma cordinha de nylon dessas que pedreiros usam pra nivelar os tijolos e amarrar num lider de nylon de uns 80 cm.  Melhor isca é a ração usada no pesqueiro ou mesmo uma ração  artificial de eva ou cortiça. Se elas se alimentam no fundo aí é melhor ficar com as orientações dos colegas. Obss: tem muitas linhas boas revertidas de carbono como a SuperRaiglon e a Dayama.

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, DiegoSilva disse:

Então Diego, como o amigo Gmarux mencionou a massa preparada com ração de coelho e banana costuma ser muito produtiva e não só para tilápias, dá para ir testando, você vai usar molinete ou vara telescópica ou até de bambu mesmo? Se não for usar molinete creio que não deva se preocupar muito com chicote, ainda mais se o foco é a tilápia, falo no quesito resistência, pois até onde sei as tilápias não oferecem muita resistência, ainda mais considerando serem de pesqueiros, tente sempre usar a menor bitola possível, comigo tem funcionado, já perdi alguns peixes pela linha relativamente fina, isso pode ocorrer é verdade, mas o erro maior foi que a fricção do molinete não estava devidamente ajustada e eram piaparas em Rios de corredeiras, altamente "brigonas", mas com o tempo vamos ganhando experiência.

Abraços e boa pesca, depois nos relate os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post