Entre para seguir isso  
Graminhha

Pesca sem ceva?

Recommended Posts

Olá! Se o tópico for no lugar certo me avisem!

Gosto de pescar! Porém não tenho muita experiência e nem costume de pescar em lugares diferentes do meu habitual, que seria o básico do básico! Vara, anzol, linha e minhoca!

Porém recentemente tenho me aventurado em outros tipos de modalidades na pesca, mas recentemente me surgiu uma dúvida! E possível pescar qualquer tipo de peixe de escama(curimba ou qualquer outro similar) sem ceva?

Sou de pompeu/ Minas gerais!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, Graminhha disse:

Olá! Se o tópico for no lugar certo me avisem!

Gosto de pescar! Porém não tenho muita experiência e nem costume de pescar em lugares diferentes do meu habitual, que seria o básico do básico! Vara, anzol, linha e minhoca!

Porém recentemente tenho me aventurado em outros tipos de modalidades na pesca, mas recentemente me surgiu uma dúvida! E possível pescar qualquer tipo de peixe de escama(curimba ou qualquer outro similar) sem ceva?

Sou de pompeu/ Minas gerais!

Bom dia Geovane, claro que é possível pescar sem ceva, existem lugares onde os peixes se concentram naturalmente, por questões como profundidade, correnteza mais calma, maior disponibilidade de alimentos (arvores com frutas por ex). Descobrir esses lugares é tarefa do pescador observador, que deduz se o lugar pode ser produtivo ou não e o resto é testar. A ceva é uma estratégia para aumento da produtividade, de concentrar os peixes para ficar mais fácil capturá-los.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Geovane,

Conforme já esclareceu muito bem nosso amigo Leandro, a pesca com ceva visa concentração de peixes no local escolhido. Contudo, é sim, possível pescar sem ceva com bons resultados e, estes resultados podem vir a ser mais volumosos ou menos volumosos conforme a incidência das espécies no local onde se pretende pescar.  :ok: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 12/07/2019 at 10:28, Leandro Francisco disse:

Bom dia Geovane, claro que é possível pescar sem ceva, existem lugares onde os peixes se concentram naturalmente, por questões como profundidade, correnteza mais calma, maior disponibilidade de alimentos (arvores com frutas por ex). Descobrir esses lugares é tarefa do pescador observador, que deduz se o lugar pode ser produtivo ou não e o resto é testar. A ceva é uma estratégia para aumento da produtividade, de concentrar os peixes para ficar mais fácil capturá-los.

Bom saber! Sendo assim a algum tipo de isca eu posso ter rendimento melhor do que usando apenas minhocas? Pois pelo que tive de experiência de pesca até hoje o tipo de peixe mais fácil de capturar por aqui usando essa isca e o mandi!

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Graminhha disse:

Bom saber! Sendo assim a algum tipo de isca eu posso ter rendimento melhor do que usando apenas minhocas? Pois pelo que tive de experiência de pesca até hoje o tipo de peixe mais fácil de capturar por aqui usando essa isca e o mandi!

Importante saber quais os peixes que existem e quais vc está pretendendo pescar, para então buscar outras opções de iscas. A minhoca não pega só mandis, mas se ela for lançada num local um pouco mais profundo e calmo de correnteza (poço) com certeza os mandis e bagres serão os primeiros a atacarem.

A sua cidade fica exatamente no meio de dois rios legais para pesca (São Francisco e Paraopeba) onde em ambos existem variedade de peixes, vou tentar dar algumas dicas para cada espécie, assim vc sabendo qual pretende pescar, começa a levar outras iscas para a barranca do rio:

1) Piaus: Milho verde, mortadela em cubos, coração de boi em cubos.

2) Dourados: Tuvira, lambaris e piauzinhos vivos.

3) Surubins: Tuvira, lambaris e piaus vivos, e minhocussu.

4) Curimbas: massa de trigo bem liguenta em anzol triplo (pesca-se a prumo).

5) Lambaris: siriri (aleluia de cupins), macarrãozinho, bichinho de laranja.

6) Mandis e peixes de couro de menor porte: minhocas, fígado, tripa de frango.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/07/2019 at 15:49, Leandro Francisco disse:

Importante saber quais os peixes que existem e quais vc está pretendendo pescar, para então buscar outras opções de iscas. A minhoca não pega só mandis, mas se ela for lançada num local um pouco mais profundo e calmo de correnteza (poço) com certeza os mandis e bagres serão os primeiros a atacarem.

A sua cidade fica exatamente no meio de dois rios legais para pesca (São Francisco e Paraopeba) onde em ambos existem variedade de peixes, vou tentar dar algumas dicas para cada espécie, assim vc sabendo qual pretende pescar, começa a levar outras iscas para a barranca do rio:

1) Piaus: Milho verde, mortadela em cubos, coração de boi em cubos.

2) Dourados: Tuvira, lambaris e piauzinhos vivos.

3) Surubins: Tuvira, lambaris e piaus vivos, e minhocussu.

4) Curimbas: massa de trigo bem liguenta em anzol triplo (pesca-se a prumo).

5) Lambaris: siriri (aleluia de cupins), macarrãozinho, bichinho de laranja.

6) Mandis e peixes de couro de menor porte: minhocas, fígado, tripa de frango.

Quais desses consigo pegar mais facilmente em dia frio!

Compartilhar este post

Link para o post

No paraopeba eu pego Mandi basicamente em qualquer época do ano ao anoitecer, piau também mas em menor quantidade. Lambari não costumo pescar , só se precisar de isca viva.

Agora os outros peixes aí são bem mais chatos de pegar, Surubim eu nunca peguei e nunca vi ninguém pegar, dourado com Sarapó (Tuvira) em corredeiras já peguei no São Francisco. Curimba haja paciência, os pescadores mais sistemáticos falam que se colocar a mão na massa já atrapalha a pegar o peixe a cada um tem sua massa preferida, alguns colocam, ovo, queijo, melaço, banana, leite azedo, açucar, terra de formigueiro (não todos de uma vez), as que eu peguei foi com massa branca mesmo, só farinha de trigo e água do rio, e com o quibe (ração de coelho com farinha de trigo e água) na chumbada para cevar.

Compartilhar este post

Link para o post